17.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A presença digital é essencial para arquitetos e decoradores que desejam atrair mais clientes e fortalecer suas marcas (Crédito: Archtrends)

Presença digital para arquitetos e decoradores: 6 dicas para sua estratégia

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.09.2021
Não sabe como fortalecer sua presença digital? Veja 6 dicas de marketing que vão ajudar a atrair ainda mais clientes usando o poder da internet!
minutos de leitura

A presença digital é cada vez mais necessária para todos os profissionais – e isso não é diferente com arquitetos e decoradores. A pandemia de Covid-19 fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa e, com isso, houve, também, um aumento nas pesquisas online sobre temas referentes à decoração e reformas.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

De acordo com dados do Google Trends, pesquisas pelo termo “como pintar” alcançaram seu nível mais alto nos últimos 3 anos, enquanto as buscar por “como reformar” mais que dobraram entre março e junho de 2020.

Com tantas pessoas na internet pesquisando sobre assuntos relacionados, que tal fortalecer a sua marca e conquistar mais clientes? Veja as dicas que separamos!

1. Tenha um site

Não tem como você marcar presença digital sem ter um site. Essa é uma dica básica, mas que muitos profissionais ainda acabam deixando de lado. O site é o cartão de visitas do seu negócio, transmitindo confiança e credibilidade aos usuários.

O Google é uma grande vitrine virtual – e se a sua marca não está exposta nela, muitas pessoas podem achar que ela sequer existe.

Mas não vale ter qualquer site. Ele tem que ser responsivo (se adapte a qualquer tamanho de tela como computadores, notebooks e smartphones) e carregar rápido (oferecendo uma boa experiência em qualquer tipo de conexão). 

Também é preciso que ele tenha informações básicas sobre você ou seu escritório, conte com boas imagens de projetos, tenha uma área de contato fácil de ser encontrada, apresente um layout agradável e seja fácil de navegar.

Além disso, vale a pena investir em SEO (Search Engine Optimization). São técnicas de otimização que vão ajudar o seu site a ficar em destaque nos mecanismos de busca, como o Google, para as principais palavras-chaves do seu setor.

Aproveite e inclua o seu escritório no Google Meu Negócio. O cadastro é bem simples e, quando um usuário pesquisar pelo nome da sua empresa, encontrará as informações essenciais sobre ela, como localização (já com link para o Google Maps), horário de funcionamento, contato, site e até fotos ou comentários e reviews de outros usuários.

2. Inclua um blog no seu site

Além de ter um bom site, inclua um blog no seu domínio. Assim, você conseguirá trabalhar conteúdos focados nas dúvidas das pessoas que deseja atrair, ao mesmo tempo em que constrói a sua presença digital, se firmando como um especialista na sua área.

Para essa estratégia funcionar, é muito importante que você conheça o seu público. Em marketing digital, é usado o termo “persona”. É um perfil semifictício do seu cliente ideal, contendo as principais características socioeconômicas e também comportamentais.

Reúna o máximo de informações que conseguir sobre seus clientes, agrupando-os em diferentes perfis. 

Alguns dados que você pode levantar são: idade, renda, localização, redes sociais que mais usam, principais problemas e dores que seus serviços ajudam a resolver, principais empecilhos para contratar seu serviço, entre outros dados.

A partir dessas personas, será mais fácil pensar em palavras-chaves relacionadas às buscas delas na internet. E, assim, produzir conteúdos relacionados a esses assuntos. 

Dessa forma, você conseguirá atrair mais usuários para o seu site e começar a se relacionar com essas pessoas, aumentando as chances de fechar negócios.

3. Construa sua presença digital nas redes sociais

Outro braço importante do marketing digital são as redes sociais. Analise as personas e veja quais redes sociais essas pessoas mais usam – e marque presença nelas.

Normalmente, as mais usadas são Facebook e Instagram. Mas tudo depende do perfil do seu público. 

O Pinterest, por exemplo, é uma rede social muito interessante para arquitetos e decoradores – e agora também existe a possibilidade de criar anúncios nessa rede. Então, caso o seu público tenha o hábito de usá-lo, vale a pena começar a divulgar seu trabalho também no Pinterest.

presença digital para arquitetos e decoradores
Um perfil engajador e interessante nas redes sociais ajuda a dialogar com seu público e a diferenciar o seu negócio (Crédito: Archtrends)

Nas redes sociais, é importante oferecer conteúdo informativo e não apenas focar em venda. Você pode usar a regra dos 80-20: 80% de conteúdo informativo e 20% de conteúdo institucional e promocional.

No Instagram, aproveite para incluir imagens e pequenos vídeos dos seus projetos. Use a interatividade dos stories para fazer perguntas ao seu público sobre as dúvidas que eles possuem e também para mostrar os “bastidores” das obras e do seu escritório, além dos cursos e atualizações que você tem feito.

Use o IGTV para fazer lives tirando dúvidas sobre obras, reformas, decoração, revestimentos, tintas etc. Interaja com seu público, levando informação valiosa a essas pessoas – assim você será visto como um profissional de destaque no seu setor.

4. Crie um portfólio online

Um portfólio online é uma excelente forma de mostrar rapidamente o seu trabalho para os clientes, além de conseguir novos interessados. Para isso, as fotos devem ser profissionais e muito bem executadas. Também é possível incluir pequenos vídeos.

presença digital para arquitetos e decoradores
Imagens profissionais são muito importantes para destacar seus projetos na rede e trazer mais credibilidade para a sua marca (Projeto: Portobello S.A.)

Você pode usar seu site para criar seu portfólio e até as redes sociais, ou, ainda, desenvolver uma plataforma própria para isso. O importante é que o cliente consiga acessar rapidamente o portfólio e que ele tenha informações adequadas para a navegação.

Ou seja, não adianta apenas colocar imagens – é importante explicar sobre o que elas tratam, indicando que tipo de serviço foi realizado, por exemplo.

5. Faça parcerias

Outra forma de melhorar a sua presença digital é por meio das parcerias. Dessa forma, você poderá alcançar um público ainda maior e ser visto como uma autoridade no seu setor.

Selecione alguns influenciadores digitais para trabalhar em parceria, sempre pensando na relevância que essas pessoas têm para o público que você deseja atrair e o setor da arquitetura e decoração.

Também é possível realizar parcerias com marcas de produtos, como de revestimentos, de tintas, lojas de materiais de construção ou outros profissionais, como paisagistas, projetistas de móveis etc. 

Inclua também nessa lista blogs de decoração, sites de construção civil, revistas de arquitetura e outros meios de comunicação. O mais importante é que essas parcerias tenham relação com o seu público.

Por exemplo, não adianta fazer uma parceria com um pet shop se o público atendido por essa empresa não tem nenhuma relação com as pessoas que você deseja ter como clientes. Pense em marcas e empresas complementares ao que você faz e que sejam relevantes para as pessoas que você deseja atrair para o seu negócio.

6. Crie um perfil no Archtrends

O Archtrends é uma excelente oportunidade para arquitetos e decoradores que desejam melhorar sua presença digital. Ele é uma plataforma criada pela Portobello, a maior empresa de revestimentos do Brasil.

rede social para arquitetos
O Archtrends é uma plataforma completa, com conteúdos informativos e projetos de arquitetos e decoradores de todo o país, que fortalecem sua marca ao divulgar seu trabalho para milhares de pessoas (Crédito: Archtrends)

No Archtrends, você encontra conteúdos informativos e relevantes sobre as principais tendências de arquitetura e decoração, além de muitos temas técnicos. Por isso, mensalmente, o site recebe um grande volume de usuários.

Decoradores, arquitetos, designers e outros profissionais do setor podem incluir seus projetos na plataforma, destacando a sua marca e atraindo mais clientes.

As imagens dos projetos adicionadas podem ser usadas pelo próprio Archtrends para ilustrar seus conteúdos e também podem ser divulgadas nas demais redes sociais do Archtrends e da Portobello.

presença digital para arquitetos e decoradores
O Archtrends funciona como um excelente portfólio online, pois seus clientes poderão navegar pelos seus projetos e ainda obter uma série de informações valiosas sobre o seu trabalho (Perfil: Beiral Estúdio de Arquitetura)

Além disso, na página inicial do Archtrends, sempre há projetos em destaque – e existe uma editoria exclusiva no site com entrevistas com os profissionais da plataforma. Você ainda poderá aparecer em conteúdos exclusivos criados pelos profissionais do Archtrends para o portal, divulgando seu trabalho e sua experiência.

O Archtrends também conta com a participação de profissionais e escritórios renomados e muito conhecidos do setor, como Maurício Arruda, Doma Arquitetura e muitos outros.

A própria Portobello tem um perfil ativo, com várias imagens e inspirações que utilizam os produtos da marca. Os conteúdos informativos e a possibilidade de navegar nas criações de outros profissionais são atrativos à parte, funcionando como uma grande fonte de inspiração e criatividade para novos projetos.

Gostou das nossas dicas? Que tal começar a construir sua presença digital agora mesmo? Acesse o Archtrends e se cadastre!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Presença digital para arquitetos e decorador...

Presença digital para arquitetos e decoradores: 6 dicas para sua estratégia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies