03.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O prêmio Portobello+arquitetura é concedido anualmente e ajuda os arquitetos parceiros a se destacarem, além de terem acesso a uma infinidade de benefícios (Foto: Portobello S.A.)

Prêmios de arquitetura: saiba quais são os principais reconhecimentos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.12.2021
Conheça quais são os principais prêmios de arquitetura internacionais e nacionais e veja como funciona a premiação da Portobello!
minutos de leitura

Ter o próprio trabalho reconhecido é algo importante. Por isso, os prêmios de arquitetura são um desejo de muitos profissionais dessa área.

Além do reconhecimento, participar de um concurso ou uma premiação é sempre uma oportunidade de fazer networking e valorizar a própria marca.

Mas você sabe quais são os principais prêmios de arquitetura do Brasil e do mundo? Siga conosco para descobrir!

Prêmio Pritzker

Quando o assunto são prêmios em arquitetura, sem dúvida o mais famoso de todos é o Pritzker, considerado o “Nobel” do setor. 

Ele é anual e homenageia um ou mais arquitetos vivos, cujo trabalho demonstre uma combinação de qualidades como visão, talento e compromisso, com contribuições significativas para a humanidade.

O prêmio foi criado em 1979 por Jay A. Pritzker e sua esposa, Cindy, e foi patrocinado pela Fundação Hyatt — uma organização associada à empresa hoteleira que foi fundada por Pritzker e seu irmão, Donald, em 1957.

A primeira edição do prêmio homenageou o arquiteto Philip Johnson, natural dos Estados Unidos e autor de obras importantes na história da arquitetura moderna, principalmente a Glass House (Casa de Vidro), de 1949, um marco na sua carreira.

O Prêmio Pritzker é considerado o
O Prêmio Pritzker é considerado o “Nobel” da arquitetura e já foi concedido a dois brasileiros ao longo da sua história (Foto: Fundação Hyatt)

O prêmio já soma mais de 40 edições ininterruptas, prestigiando e homenageando arquitetos de 22 países diferentes.

O primeiro arquiteto brasileiro a ser honrado com o Pritzker foi Oscar Niemeyer, na edição de 1988. Considerado um dos maiores mestres da arquitetura moderna, ele mesclava originalidade, ousadia e delicadeza em seus projetos.

Além dele, Paulo Mendes da Rocha também foi laureado, em 2006. Ele foi um dos principais arquitetos do Brasil e elaborou projetos polêmicos, com estética arrojada e qualidade técnica.

Confira o Archtrends Summit Edição Especial Paulo Mendes da Rocha.

Medalha de ouro AIA

A medalha de ouro AIA é a premiação do Instituto Americano de Arquitetos que visa reconhecer um conjunto de obras com significativa influência na teoria e na prática da arquitetura.

É a premiação máxima do instituto, que é um dos mais importantes do mundo. A primeira vez que a medalha foi oferecida foi em 1947. Desde então, o prêmio elege um arquiteto por ano.

A medalha é concedida a um único arquiteto vivo ou dois arquitetos que criaram um corpo de obras arquitetônicas distintas. 

Os laureados são, automaticamente, elevados a membros honorários do instituto. Até hoje, nenhum brasileiro ganhou esse prêmio.

Medalha de ouro RIBA

Assim como o anterior, esse prêmio também é concedido por uma instituição — no caso, o Royal Institute of British Architects —, em reconhecimento a um arquiteto ou um grupo de arquitetos com contribuições significativas à arquitetura internacional.

A primeira vez que a medalha foi concedida foi em 1841, quando Charles Robert Cockerell foi homenageado. Essa foi a única edição em que não foram permitidos estrangeiros. 

Desde então, nomes de prestígio já receberam a premiação, como o suíço-francês Le Corbusier e o norte-americano Frank Lloyd Wright, entre outros.

A condecoração é para o conjunto da obra, não apenas para uma edificação ou para um arquiteto “em alta”.

Em 1998, Oscar Niemeyer foi homenageado com a premiação. Em 2017, foi a vez de Paulo Mendes da Rocha.

Oscar Niemeyer é o arquiteto brasileiro mais prestigiado e premiado, ganhador do Prêmio Pritzker, da Medalha de Ouro Riba e de inúmeras outras condecorações
Oscar Niemeyer é o arquiteto brasileiro mais prestigiado e premiado, ganhador do Prêmio Pritzker, da Medalha de Ouro Riba e de inúmeras outras condecorações (Foto: Roger Pic)

Prêmio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe

Esse é considerado um dos mais importantes prêmios da arquitetura europeia, oferecido pela Fundação Mies van der Rohe

A láurea foi instituída em 1988. O primeiro a ganhá-la foi o português Álvaro Siza, com o Edifício Borges & Irmão, situado na Vila do Conde.

A premiação acontece a cada dois anos e é fruto de uma parceria da fundação com a Comissão Europeia. Até hoje, nenhum brasileiro foi premiado.

Prêmio Jane Drew

Esse é um dos prêmios de arquitetura mais recentes, nascido em 1998, a partir de discussões entre o Grupo de Mulheres Arquitetas do Royal Institute of British Architects e o Arts Council of England.

Ele é concedido anualmente pelo Architects’ Journal à arquiteta capaz de demonstrar inovação, diversidade e inclusão na arquitetura. 

O nome foi escolhido em homenagem à arquiteta britânica Dame Jane Drew, que tentou estabelecer a prática da arquitetura exclusivamente feminina e foi a primeira professora titular na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A ideia é reconhecer as profissionais que ajudam a contribuir para o status da mulher na arquitetura. Entre as vencedoras estão importantes nomes, como a iraquiana-britânica Zaha Hadid, a paquistanesa Yasmeen Lari e a norte-americana Denise Scott Brown.

ASBEA

Esse é um dos principais prêmios de arquitetura nacionais, oferecido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) a cada dois anos.

Existem várias categorias, como a premiação para os profissionais e estudantes de arquitetura, que podem inscrever seus trabalhos como projetos de edificação comercial, residencial ou institucional.

Também há uma categoria destinada a valorizar os melhores produtos e sistemas voltados à construção civil, visando incentivar o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a sustentabilidade e o design.

Prêmio de arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel

Outra premiação importante no cenário nacional, que visa reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea do país, valorizando as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social.

Os projetos finalistas são expostos na sede do Instituto Tomie Ohtake e registrados em catálogos. Os vencedores são anunciados na inauguração da mostra. 

Além disso, os ganhadores são premiados com viagens internacionais e estágios em escritórios de arquitetura, na categoria estudantes.

O prêmio Portobello+arquitetura é concedido anualmente e ajuda os arquitetos parceiros a se destacarem, além de terem acesso a uma infinidade de benefícios
O prêmio Portobello+arquitetura é concedido anualmente e ajuda os arquitetos parceiros a se destacarem, além de terem acesso a uma infinidade de benefícios (Foto: Portobello S.A.)

Portobello+arquitetura é um dos principais prêmios de arquitetura

Todos os anos, os profissionais que participam do programa de relacionamento Portobello+arquitetura são reconhecidos e premiados.

A premiação visa homenagear aqueles que mais se destacaram nas lojas Portobello Shop de todo o país, em diversas categorias, como: Nacional, Regionais, Lojas, Officina Portobello, Sustentabilidade e Social.

Nessas duas últimas, os profissionais inscrevem projetos nos quais trabalharam e que tiveram esse cunho sustentável ou social.

Até 2020, o prêmio acontecia junto à Expo Revestir, com o Archtrends Summit e uma festa de reconhecimento. Devido à pandemia, a edição de 2021 aconteceu online, com recorde de participação.

Além da premiação, o programa de relacionamento Portobello+arquitetura conta com outras inúmeras vantagens, como workshops, viagens, possibilidade de trabalhar com a equipe Portobello na criação de produtos etc.

E então, gostou de conhecer os principais prêmios de arquitetura internacionais e nacionais? Se você ficou interessado no programa Portobello+arquitetura, que tal se inscrever? É só acessar o nosso site, fazer o seu cadastro e começar a aproveitar todos os benefícios que ele oferece!

Foto de destaque: Entre os diferentes prêmios de arquitetura está o Portobello+arquitetura, que visa reconhecer os profissionais parceiros da marca (Foto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Prêmios de arquitetura: saiba quais são os ...

Prêmios de arquitetura: saiba quais são os principais reconhecimentos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito interessante uma coisa que poderia ter era por continente também aqui por exemplo i das Américas e seus sub-continentes

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies