13.06.2022
Avaliação
()
Pinterest é uma rede social visual com mais de 46 milhões de usuários no Brasil. Ótima oportunidade para arquitetos (Foto: Charlesdeluvio)
0

Pinterest para arquitetos: 9 dicas para ter sucesso nessa ferramenta

minutos de leitura
Rede social de imagens ajuda as pessoas a organizarem e compartilharem inspirações e desejos. Saiba como usar o Pinterest
minutos de leitura

Quase todas as profissões se beneficiam das estratégias de marketing digital, que permitem se reinventar, ampliar o alcance e conversar com novos públicos. Esse é o caso do Pinterest para arquitetos.

Por meio dessa rede social com foco em imagens, os profissionais conseguem expor seu portfólio, alcançar potenciais clientes e até fazer networking. 

Ou seja, é um jeito fácil e prático de tornar seu trabalho conhecido. E o melhor: de forma gratuita.

No entanto, o uso do Pinterest para arquitetos requer dedicação e conhecimento. Se você não está por dentro de tudo o que essa rede social tem a oferecer, continue com a gente para descobrir!

O que é e como funciona o Pinterest?

Pinterest, tablet
Pinterest pode ser a ferramenta ideal para arquitetos acompanharem tendências e exporem seu trabalho
(Foto: Souvik Banerjee)

Basicamente, o Pinterest é uma rede social para compartilhamento de imagens que funciona no computador ou no celular, via aplicativo.

A ideia central é criar painéis, que funcionam como murais de inspiração para diferentes assuntos, como moda, beleza, festas e, claro, arquitetura e decoração.

E é justamente isso que faz do Pinterest uma boa ferramenta de divulgação de trabalho para arquitetos. Afinal, as pessoas entram buscando ideias para projetos futuros.

Nessa fase de pesquisa, muita gente nem sabe ao certo o que procura. E você pode ajudar mostrando trabalhos e tendências.

A plataforma também tem tudo a ver com o trabalho dos arquitetos por ser muito visual. No Pinterest, é possível criar painéis autorais, com suas fotos e seus projetos.

Ainda dá para salvar inspirações de outras pessoas por meio dos pins (publicações). Isso sem falar na possibilidade de participar de painéis colaborativos, fazendo networking com outros profissionais.

E o potencial de alcance é gigante! De acordo com o Pinterest, são 459 milhões de usuários acessando a ferramenta. Só no Brasil, o número passa de 46 milhões todos os meses.

No levantamento referente a 2020, as pastas criadas tinham como principais temas centrais “receitas”, “tatuagem”, “cabelo”, “unhas” e “casa”.

Além disso, muita gente procura por tutoriais do tipo “faça você mesmo” (DIY) relacionados aos mais diferentes assuntos.

Como arquitetos podem ter sucesso no Pinterest?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a ferramenta, é hora de conferir as dicas práticas para começar a usá-la. Vamos lá?

1. Faça sua conta no Pinterest e acrescente informações importantes

Pinterest, tablet
Plataforma sugere conteúdo e pessoas para seguir com base nos seus interesses (Foto: Gustavo da Cunha Pimenta)

A primeira dica de Pinterest para arquitetos é, claro, criar uma conta na rede social. Você pode configurar em um navegador de internet ou por meio do aplicativo.

Para acessar, é possível usar seus dados do Facebook ou do Gmail. Também há a possibilidade de utilizar o seu endereço de e-mail.

É fundamental escolher uma foto de perfil que combine com você ou com o seu escritório. Além disso, é importante detalhar seu trabalho e fornecer um link para o site ou uma forma de contato.

Essa é a hora de se destacar e deixar clara sua proposta de valor. Isso ajuda ainda a definir que tipo de público deseja atingir.

Outra atividade nesta etapa é a escolha das categorias pelas quais você tem interesse. Mas não se preocupe, porque dá para editar essas informações depois, caso seja necessário.

2. Crie painéis com os seus projetos

Pinterest, arquiteto
Criação de pastas, ou painéis, ajuda a organizar o Pinterest para arquitetos (Foto: Rawpixel.com)

É possível publicar no Pinterest de duas formas: pins ou boards. No primeiro caso, são imagens ou vídeos avulsos que você sobe na plataforma.

Já no segundo, são como pastas, ou painéis, que você cria e pode inserir diversos conteúdos que tenham relação entre si.

O ideal é ter um painel para cada projeto ou tema. Dá para mostrar as etapas de uma obra, reunir as principais tendências ou apresentar “inspirações para sala pequena” usando fotos de projetos autorais.

Esses são só exemplos, mas você pode soltar a imaginação na hora de criar boards que sejam chamativas e conquistem clientes.

Em um Pinterest para arquitetos, o mais importante é pensar em uma estética que seja bonita e atrativa, além de manter a organização, para facilitar que as pessoas encontrem o que procuram.

Para começar, toque na sua imagem de perfil e clique no símbolo de “+”. Então, selecione a opção “Pasta”. Escolha um nome para ela e pronto!

3. Adicione pins no Pinterest

Depois que você criou seus painéis ou boards, é hora de povoar essas pastas com informações. Escolha as imagens e vídeos (chamados de pins) que acredite que se destacam em seu portfólio.

Lembre-se de que, como é uma ferramenta visual, a estética é o ponto-chave de um Pinterest para arquitetos.

Se conseguir manter uma unidade, melhor ainda! Assim, cria uma marca pessoal e se torna referência por seu traço autoral.

No caso das publicações, você também deve tocar na sua imagem de perfil e, depois, em “+”. Escolha a opção “Pin” e preencha informações como título e descrição.

Se quiser criar um pin dentro de uma pasta, basta entrar no painel em questão antes de adicionar a publicação.

4. Capriche nos títulos e nas descrições

Pinterest, arquiteta
A criação de um Pinterest para arquitetos pode ajudar a alavancar a carreira (Foto: Drobotdean)

Ao criar um Pinterest para arquitetos, a expectativa é receber muitas visitas no perfil, certo? Mas isso não vai acontecer de uma hora para a outra. Afinal, é preciso fazer publicações que atraiam as pessoas.

E para que elas cheguem até você, é fundamental pensar em títulos e descrições que tenham palavras-chave importantes. Os termos devem ter a ver com as imagens dos pins que estão nos boards.

Isso porque as pessoas procuram por temas ou palavras específicas para encontrar inspirações. Então, para ganhar visibilidade, é preciso usar aquelas relacionadas ao projeto em questão, sempre de maneira fluida e informativa.

O legal do Pinterest é que os painéis não aparecem só no resultado da busca interna da plataforma. Também é possível achar boards e pins fazendo pesquisas no Google usando termos que tenham a ver com as publicações.

Dessa maneira, você consegue alcançar até quem não está na rede social com os seus projetos. 

Além disso, o site permite uma pesquisa visual. Ou seja, dá para marcar um objeto de uma imagem e o Pinterest diz onde comprar produtos semelhantes, por exemplo. Essa funcionalidade se chama Flashlights.

Há ainda outro modo de buscar: por meio das Lens. Com essa função, você carrega uma foto que está no seu celular ou abre a câmera e aponta para algo. Então, a plataforma mostra imagens parecidas.

5. Prefira imagens verticais longas

Pinterest, inspiração
Imagens na vertical ganham destaque ao serem exibidas no Pinterest (Projeto: Portobello S.A.)

Cada rede social tem um formato de imagem que funciona melhor. No Facebook e no Instagram para arquitetos, por exemplo, a preferência é por fotos quadradas.

Já no Pinterest, o que chama a atenção são as imagens na vertical, principalmente aquelas mais compridas. No feed, elas aparecem lado a lado e acabam por se destacar.

Inclusive, isso amplia o leque de opções na hora de fazer as postagens. Afinal, possibilita criar infográficos.

6. Compartilhe seus links

É essencial prender a atenção das pessoas. Por isso, adicione links nas descrições, seja do seu perfil, dos seus painéis ou pins.

Só é importante manter a coerência, linkando demais páginas ou conteúdos que tenham relação com o atual.

Você pode colocar até links externos. Assim, é capaz de levar a pessoa para sites, blogs ou outras redes sociais.

7. Divulgue seu Pinterest

Pinterest, laptop
Compartilhe seu perfil do Pinterest em outros canais para aumentar sua audiência (Foto: Fahim Reza)

Se você tem um blog, pode incorporar os pins nas publicações da página. Assim, consegue aumentar sua audiência no Pinterest.

Outra forma de levar mais pessoas para conhecerem o seu trabalho é divulgando seu perfil para arquitetos, clientes e leads.

Você pode colocar o link do seu Pinterest em outras redes sociais, em uma newsletter, na assinatura do seu e-mail ou até no seu cartão de visitas.

8. Participe de painéis colaborativos

Um ponto muito interessante quando o assunto é Pinterest para arquitetos é que dá para participar de boards com outras pessoas.

Os painéis colaborativos são uma forma de fazer networking por essa plataforma e, quem sabe, firmar parcerias com escritórios, empresas e profissionais.

Com a função “mural compartilhado”, você pode convidar pessoas para contribuírem e interagirem com as suas publicações.

9. Acompanhe os resultados

Pinterest, escritório de arquitetura
Pinterest tem ferramenta que mostra resultados das publicações, gerando insights (Foto: Lookstudio)

Por fim, é muito importante acompanhar o seu desempenho no Pinterest for Business

Por lá, é possível identificar os pins que mais fizeram sucesso, dando uma ideia do que você pode produzir daí em diante.

Nada melhor como ver exemplos de Pinterest para arquitetos para se inspirar, não é mesmo? 

Outra excelente alternativa, ainda mais promissora, é o nosso Archtrends, um ambiente no qual é possível cadastrar o seu projeto, criar um portfólio, divulgar seu trabalho e conquistar muitas oportunidades. Conheça as vantangens e participe!

Também confira o perfil do Archtrends no Pinterest e aproveite todas as referências!

Foto de destaque: Pinterest é uma rede social visual com mais de 46 milhões de usuários no Brasil. Ótima oportunidade para arquitetos (Foto: Charlesdeluvio)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies