16.10.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Os segredos do networking nas redes sociais para arquitetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.10.2017
Sabendo que marcar presença no ambiente online é uma ótima maneira de fortalecer relacionamentos profissionais e alavancar sua carreira, separamos algumas dicas fundamentais para quem quer investir pesado em networking nas redes sociais!
minutos de leitura

As redes sociais se tornaram ferramentas básicas no nosso dia a dia e sua influência tende a aumentar cada vez mais. No meio desse progresso, elas também foram descobertas como oportunidade de crescimento profissional e troca de experiência com diversas outras pessoas da área.

Sabendo que marcar presença no ambiente online é uma ótima maneira de fortalecer relacionamentos profissionais e alavancar sua carreira, separamos algumas dicas fundamentais para quem quer investir pesado em networking nas redes sociais!

O poder do networking nas redes sociais

Estamos no "olho do furacão" da revolução tecnológica. A cada dia que passa, novas redes sociais vão surgindo, assim como tendências e pautas relevantes que saem dos microblogs e aplicativos diretamente para a tela dos smartphones.

No início, as redes sociais foram elaboradas com foco maior no entretenimento e compartilhamento de momentos pessoais (salvo alguns exemplos como o LinkedIn). Mas com o passar do tempo os próprios usuários acabaram encontrando oportunidades de negócio.

O motivo? Engajamento. Em abril de 2017, o Instagram atingiu o marco de 700 milhões de usuários ativosno mundo. O Facebook está quase duplicando o bilhão e outras redes sociais conhecidas, como o Twitter e YouTube, também não ficam para trás. No meio desses usuários, vários também são arquitetos e estão em busca das mesmas coisas que levaram você a se interessar por este post.

Além de encontrar uma grande quantidade de profissionais dispostos a trocar experiências, outra vantagem das redes sociais são os baixos custos. Na internet não é preciso se preocupar muito, pois o networking pode ser realizado sem a necessidade de comprar anúncios. O investimento será em tempo, dedicação e criatividade.

Muitos usuários ativos + visibilidade fácil e sem custos = sucesso na certa!

Pessoa acessando facebook pelo celular e notebook

Maiores segredos para bombar nas redes

Sabendo que as redes sociais são capazes de transformar a carreira de um profissional por completo, veja algumas táticas que podem ajudar você a crescer.

Participe das redes ideais

O primeiro passo é decidir qual rede social é a mais adequada para você, pensando no tipo de conteúdo que deseja publicar e levando em consideração o seu público-alvo. Tenha em mente desde o início que não é eficaz manter um grande número de contas caso você não consiga alimentar todas elas com frequência e qualidade.

Um possível cliente que eventualmente encontre seu perfil pode se desapontar muito ao perceber que a página está malcuidada ou desatualizada. Isso também pode acontecer com outros arquitetos em busca de parcerias. Portanto, a qualidade dos conteúdos é mais importante do que a quantidade de contas.

Sabendo disso, comece a pensar em quais redes sociais você quer estar presente. Se o objetivo é fortalecer seu networking, o LinkedIn é uma das melhores opções. Chamada por muitos de “currículo online”, essa plataforma é elaborada especialmente para profissionais e suas necessidades (como recrutamento, por exemplo).

Nela, será possível encontrar outros arquitetos e especialistas de áreas relacionadas, como a construção civil, além de seguir páginas de empresas e ler artigos da sua área.

Ambientes “descontraídos” também podem ser porta para um bom networking. No Facebook, no Instagram e no Pinterest, por exemplo, você tem a liberdade de divulgar seu trabalho de forma mais natural, investindo nas imagens e criando pequenos textos com informações relevantes para o seu público.

Mantenha uma postura profissional

Ao criar uma rede social para networking, saiba que você ainda estará trabalhando. Por isso, tenha cuidado com as postagens e com a sua abordagem. Seja o mais cordial possível, não trate ninguém com desrespeito e mantenha-se disponível.

Sempre que for postar alguma coisa, pense na seguinte pergunta: “isso ficaria melhor na minha conta pessoal?”. Se a resposta for sim, ou até se demorar muito a responder, hesite em publicar.

É preciso encontrar a melhor forma de abordar e responder os colegas e clientes no ambiente online, interagindo com profissionalismo e seriedade. Você não quer sujar o seu nome, certo?

Sua imagem estará em jogo, então continue agindo como se estivesse trabalhando dentro do escritório. Não faça nada que possa prejudicar você!

Pessoa acessando Linkedin pelo notebook

Troque ideias em grupos de arquitetos

Por mais que tenha optado por investir no LinkedIn primeiramente, por exemplo, ainda é possível "trocar figurinhas" e criar uma rede de networking com outros profissionais.

Que tal participar de grupos de discussão de arquitetos e especialistas de áreas relacionadas? O Facebook é um ótimo lugar para isso, já que conta com a ferramenta de criação de grupos. Divididos por inúmeros temas, é possível entrar com o seu próprio perfil pessoal e conversar com gente de todos os cantos.

Ambientes descontraídos de interação também são válidos. Não pense que você está restrito a conhecer outros profissionais apenas quando estiver utilizando as redes sociais voltadas ao mundo corporativo.

Muitas vezes, o networking por meio de fóruns e até grupos de WhatsApp ocorre de forma até mais natural e menos “forçada”! Neles, também será possível ficar a par de tendências de mercado e oportunidades às quais você não teria acesso em outro canal.

Faça amizade com as pessoas certas

O networking, por mais que seja um relacionamento interpessoal, deve ser pensado de uma maneira sistemática. O que isso significa? É simples: você deve buscar relações que permitam benefício profissional mútuo.

As vantagens podem ser encontradas em uma possível parceria, por exemplo, ou em receber dicas e conhecimentos ao conversar com quem é mais experiente, ou é de uma área diferente da sua.

Veja abaixo algumas ações específicas para isso:

  • atualize sua lista de contatos de tempos em tempos;
  • não sufoque ninguém e nem crie conversas forçadas, isso pode parecer puro interesse;
  • retome o convívio com colegas antigos da faculdade ou de trabalhos anteriores;
  • cultive o vínculo marcando encontros pessoalmente.

Conversar com pessoas notáveis na área também é ótimo sinal de que um bom networking está sendo feito. Busque o contato, mas tome cuidado para não parecer interesseiro ou calculista!

Com relações construídas de forma espontânea, é possível cultivar laços profissionais e comprovar o fato de que o networking nas redes sociais veio pra ficar.

E aí? Gostou do post e das dicas? Fique de olho em nossa página do Facebook para não perder nenhuma novidade!

Além disso, não se esqueça de fazer sua conta no Archtrends e subir o seu projeto para divulgar o seu trabalho!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Os segredos do networking nas redes sociais p...

Os segredos do networking nas redes sociais para arquitetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies