17.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cozinha branca e cinza
Cozinha desenhada pelo escritório das irmãs (Projeto: Mariane Baptista e Marilda Baptista)

5 dicas para redes sociais de arquitetos e designers

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.02.2023
Arquiteta Mariane Baptista, que junto da irmã Marilda acumula mais de 550 mil seguidores no Instagram, dá sugestões para ajudar na divulgação de projetos na internet
minutos de leitura

As irmãs Mariane e Marilda Baptista encontraram no Instagram uma forma de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo escritório de arquitetura que ambas comandam, com base em Londrina, no Paraná. Hoje, elas possuem mais de 550 mil seguidores no Instagram, que é abastecido com fotos e vídeos com detalhes de projetos, além de dicas de decoração.

Essa parceria começou após Marilda se formar em arquitetura e se unir a irmã, que já tinha um escritório. “Depois, com o passar dos anos, montamos o Instagram, que tem um público muito assíduo, está crescendo e conseguimos mostrar o trabalho para o Brasil”, disse Mariane. A dupla especifica na Portobello Shop Arapongas.

Arquitetas Mariane e Marilda Baptista, de Londrina
Irmãs Mariane e Marilda Baptista comandam escritório em Londrina e fazem sucesso no Instagram (Foto: Marcos Fertonani)

Ela conta que essa foi uma forma de apresentar o trabalho para clientes e ajuda a tornar essa relação mais assertiva. “Seguimos uma linha clássica e contemporânea que agrada bastante um determinado público”, disse.  

Leia também: 

A pedido do Archtrends, Mariane listou dicas para quem quer usar redes sociais para compartilhar o seu trabalho como arquiteto ou designer de interiores. Entre as suas recomendações, destaca a importância da constância nas publicações e uso de fotos profissionais, bem produzidas. 

Área gourmet com revestimento metálico
Experimentar novas mídias pode ajudar na divulgação de portfólio (Projeto: Mariane Baptista e Marilda Baptista)

1. Novas mídias e divulgação

“Eu acho que as pessoas têm que seguir o dia a dia de cada época”, disse Mariane. “O Instagram está aí, depois pode surgir outra forma de divulgação, é preciso ficar atento". 

Ela, como mais de 2.600 profissionais de arquitetura brasileiros, faz parte também do Archtrends, uma rede social dedicada à arquitetura, na qual profissionais da área podem divulgar seus projetos com grande visibilidade.

Além disso, vale frequentar eventos especializados, buscar publicações em livros. “Não ficar preso a um só tipo de divulgação”, pontua. 

Leia também:

2. Constância e transparência

“Rede social é constância.” Segundo Mariane, para conseguir alcance em redes sociais, é preciso criar conteúdos e publicá-los em uma rotina certa. 

Ela ressalta também que publica apenas conteúdos que realmente fazem sentido, com transparência, seja um produto que ela gosta e aprova, ou evento. “Nosso dia a dia é mostrado de maneira natural. Isso é muito importante, pela prática de mídia social”, disse. 

Cozinha com revestimentos neutros
Acompanhar e falar sobre tendências pode servir de conteúdo para redes sociais (Projeto: Mariane Baptista e Marilda Baptista)

3. Tendências 

Além de frequentar eventos de lançamento, é preciso estar antenado nas tendências, não apenas para o desenvolvimento de projetos, mas para compartilhar nas redes sociais. 

“Sempre procuramos lugares para visitar onde tem concentração de produtos de decoração”, disse. “Pelas viagens e roteiros, conseguimos anteceder o que vai acontecer na arquitetura e mostramos isso no Instagram”. 

Bancada e cozinha pequena
Fotos feitas por profissionais ajudam na divulgação do trabalho de arquitetos e designers (Projeto: Mariane Baptista e Marilda Baptista)

4. Fotos profissionais 

Mariane recomenda sempre que os projetos sejam fotografados com especialistas, independentemente se forem para redes sociais, pois é uma forma de montar um portfólio para futuros clientes. “Sempre fotografamos com profissionais”, disse. “Ele é da área, sabe como mostrar, conduzir uma iluminação”. 

Para o Instagram, recomenda imagens sem interferências visuais que possam comprometer o ambiente, que chamem a atenção além da decoração. 

5. Interação com os seguidores

“Nós conversamos todos os dias com seguidores do Instagram, temos amigos no mundo todo e respondemos todas as perguntas”, disse. “Só quando tem um evento, uma montagem, aí podem passar muitas mensagens, mas pedimos para repetir a pergunta”. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

5 dicas para redes sociais de arquitetos e de...

5 dicas para redes sociais de arquitetos e designers

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies