Cor areia: como combinar e usar na decoração da sua casa?
Que tal usar a cor areia na decoração? Essa é uma das cores neutras cada vez mais presentes em projetos, principalmente de interiores, por ser bastante versátil.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Trata-se de uma alternativa ao branco e a outros tons neutros “batidos”, que pode ser facilmente harmonizada com diversos materiais, tonalidades e texturas.
Continue a leitura para saber como combinar a cor areia com outras colorações e como a usar na decoração dos espaços da sua casa!
O que é a cor areia?
Como o próprio nome já entrega, é aquela cor que remete aos tons presentes na areia de praias e desertos.
Tem uma semelhança com o bege, mas carrega um aspecto natural e suave. Assim, oferece sobriedade, calmaria e aconchego aos ambientes.
Por sair do comum e permitir inúmeras composições, ela é cada vez mais explorada em revestimentos, tintas, estofados etc.
Quando bem balanceada com outras tonalidades, ajuda a deixar os ambientes iluminados. Além disso, a cor areia é atemporal, o que faz com que se encaixe perfeitamente em diversos estilos decorativos.
Por isso, costuma ser a protagonista em espaços que valorizam a serenidade ou um plano de fundo em projetos mais ousados.
Leia também:
- Cor cru: qual é e como usar na decoração?
- Cor Fendi: o que é e como usar na decoração de interiores?
- Peach Fuzz: conheça a cor do ano 2024, eleita pela Pantone
Com quais cores a cor areia combina?
Uma das principais características da cor areia é a sua versatilidade. Por ser neutra, ela pode combinar tanto com outras cores sóbrias quanto com aquelas mais vivas e vibrantes.
Ou seja, fica até difícil errar na escolha!
O segredo está em levar em conta não só o estilo, como também a atmosfera que se deseja criar para cada ambiente da casa.
Veja, a seguir, quais efeitos podem ser gerados a partir da combinação da cor areia com outras.
Azul
Nesse caso, qualquer tom cai bem com a cor areia. Tudo vai depender do estilo de decoração escolhido.
No geral, o azul costuma ser usado para transmitir uma sensação de paz, serenidade e bem-estar, efeitos potencializados pela combinação com a neutralidade do areia.
Os ambientes modernos pedem por tons médios e escuros — como azul-marinho, royal, oxford, cobalto e índigo —, que ganham vida pelo contraste.
Branco
Há quem curta uma decoração mais clean, composta apenas por cores neutras e claras, deixando as vivas para os detalhes.
Nesse tipo de proposta, a cor areia combinada ao branco resulta em um visual bastante harmonioso, sem chances de erro.
Ao mesmo tempo, a mistura entre as duas cores ajuda a iluminar e a ampliar os ambientes, além de conferir um toque extra de sofisticação.
Cinza
Outra possibilidade de combinação neutra é a da cor areia com as variações de cinza, que também são uma tendência no universo da decoração.
Se quiser intensificar o contraste entre elas, opte pelos tons escuros. Por outro lado, se a intenção for deixar o ambiente iluminado, prefira as tonalidades claras.
Trata-se de uma mistura que contribui, principalmente, para os projetos em estilo contemporâneo.
Marrom
A cor areia também pode ser uma grande parceira do marrom, pois carregam uma proximidade, embora a intensidade seja distinta.
Quando aparecem na mesma paleta de cores, criam um efeito único, deixando qualquer ambiente mais propício ao acolhimento.
Por remeter à natureza, essa combinação fica ótima junto de tons terrosos e plantas.
Metálicos
As cores metálicas costumam aparecer, sobretudo, em projetos de cozinha por meio de eletrodomésticos, torneiras e puxadores.
Assim como outros tons neutros, a cor areia se dá bem com elementos prateados e dourados, agregando sofisticação a qualquer espaço.
Preto
A junção do preto com a cor areia permite criar um contraste interessante e um pouco mais suave, se compararmos ao branco.
Por ser pesado, o preto costuma ser aplicado em fachadas e ambientes amplos que valorizam a sobriedade.
A tonalidade da areia ajuda a iluminar e a equilibrar visualmente diversas propostas decorativas.
Rosa
Uma das melhores maneiras de valorizar a delicadeza do rosa, do pink ao rosé, é por meio de composições em que a cor areia está presente.
Trata-se de uma combinação que abandona o óbvio e gera resultados marcantes e harmônicos.
Terrosos
Para quem está em busca de uma alternativa neutra para compor a paleta de tons terrosos, a cor areia é, sem dúvidas, a melhor aposta.
Sobretudo se a ideia é explorar as tonalidades mais intensas, como terracota, mostarda e marsala, ela traz o equilíbrio necessário para não deixar o ambiente muito carregado.
A paleta de cores terrosas leva a essência da natureza para dentro de casa, podendo ser explorada em pisos, paredes, móveis e objetos feitos de materiais naturais.
Verde
O verde é bastante apreciado na decoração por trazer uma sensação de aconchego, frescor e tranquilidade.
Seus diversos tons podem ser combinados à cor areia em todos os ambientes da casa.
Da mesma forma que as cores terrosas, o verde está associado à natureza. Por isso, é uma ótima aposta para quem valoriza essa conexão.
Vermelho
Intenso e vibrante, o vermelho costuma aparecer principalmente nos detalhes da decoração de espaços cheios de personalidade.
Mas saiba que ele também pode ser protagonista, desde que harmonizado com outras tonalidades mais suaves, como a cor areia.
Como usar a cor areia na decoração?
Agora você já sabe que a cor areia cai bem com inúmeras cores. Mas onde, exatamente, essa tonalidade pode ser usada? É o que vamos mostrar a seguir.
Pisos
Os pisos na tonalidade areia ajudam a transmitir leveza para os espaços, além de oferecerem muitas possibilidades de combinação com outras cores da decoração.
E o que não faltam são opções de revestimento no mercado, tanto para ambientes internos quanto externos, como veremos adiante.
Paredes internas
A cor areia também aparece nas paredes de diversos projetos de interiores, que podem ser pintadas ou cobertas por revestimentos.
Já a escolha entre usá-la em todas as superfícies de um ambiente ou combinar com outras cores depende da composição que se deseja criar.
Móveis
Embora existam diversas opções de móveis coloridos, eles geralmente são criados para se encaixar em espaços de estilos específicos.
Isso explica por que a maioria conta com tons neutros, como a cor areia, sobretudo em estofados.
Objetos decorativos
É possível encontrar no mercado uma infinidade de objetos decorativos para casa na cor areia.
Uma das formas mais interessantes de usá-la para harmonizar com outras cores é por meio de cortinas e tapetes aconchegantes.
Fachadas de casas
Embora muitas cores possam ser usadas em fachadas, os tons neutros costumam ser os preferidos da maioria das pessoas.
E a cor areia se apresenta como uma excelente opção. Mas vale a pena combiná-la com tonalidades mais escuras, sejam elas neutras ou coloridas, que sujem menos.
Conheça Qatari: revestimento Portobello na cor areia
Qatari é uma linha de revestimentos criada pelo Coletivo Criativo, uma iniciativa da Comunidade Portobello+Arquitetura. Os olhares diversos e as vivências particulares de 19 profissionais que participaram de uma viagem de cocriação à multifacetada Doha convergiram ao tom de areia do deserto.
Com uma superfície minimalista e profunda, os revestimentos Qatari carregam camadas e texturas que revelam microrrelevos, interpretados em tons de areia.
Qatari é perfeito para quem busca um refúgio de tranquilidade e sofisticação. Guarda a pureza do natural, a legitimidade do coletivo e a elegância da vanguarda.
A coleção conta com duas tonalidades: uma em areia, inspirada pelo deserto, outra mais acinzentada, inspirada pela cidade:
Essas características fazem desses produtos excelentes opções para todos os ambientes da casa. Por meio da combinação de suas peças na cor areia, é possível decorar cada cantinho em grande estilo!
Quer saber mais sobre revestimentos neutros? Conheça produtos clássicos para criar uma base versátil e atemporal!