15.11.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Um quarto decorado predominantemente com preto cria um ambiente de personalidade (Projeto: Martin Corullon)

Quarto preto: saiba como criar um ambiente elegante e leve

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.11.2022
O quarto preto representa elegância, modernidade e personalidade. Veja como incluir essa cor no seu dormitório
minutos de leitura

Personalidade, sofisticação, modernidade. Esses são apenas alguns adjetivos utilizados para descrever o uso do preto na decoração. Se algum dia essa cor foi associada a ambientes sem personalidade ou com alta dose de melancolia, hoje é o tom preferido de quem deseja ousar na decoração, inclusive na hora de projetar um quarto preto.

Além de ser o local da casa em que a maioria dos moradores se sentem mais confortáveis para arriscar, o preto colabora para a criação de uma atmosfera intimista e cheia de originalidade.

tons escuros no quarto
Um dos ambientes preferidos de quem quer começar a incluir tons escuros na decoração é o quarto
(Projeto: Maria Graziella Oliveira e Allan Chierighini / Foto: Lio Simas)

Confira a seguir algumas dicas para começar a dar vida ao seu quarto preto.

Considere o preto como uma “tela em branco”

A primeira dica é enxergar a cor apenas como um pano de fundo do quarto. Apesar de ter muita presença, o preto é uma cor neutra. Portanto, os elementos de decoração escolhidos, assim como os materiais e texturas, terão muito mais influência no estilo do quarto preto do que necessariamente o uso da cor em questão.

Se o desejo é ter um ambiente mais clássico e sereno, o preto cai bem na cabeceira da cama - de tecido acolchoado - em recamieres (banco do pé da cama) de veludo e almofadas de tecidos nobres. Também vale arriscar nas molduras de quadros, abajures e até lustres.

quarto preto clássico
Exemplo de quarto clássico com usos pontuais de elementos pretos (Projeto: Adriana Cristina Piva de Faria / Foto: Guto Campo)

Em ambientes mais neutros, o tom vai superbem em uma parede central - que pode ser preenchida com um papel de parede de texturas ou apenas tinta fosca - em roupas de cama, nichos e prateleiras, esquadrilhas de janela e vasos de plantas. Claro que, de acordo com essa proposta mais clean, deve-se escolher apenas alguns desses elementos em tons mais escuros.

Já para os modernos e ousados o céu é o limite - e nessa linha, o quarto all black é uma proposta certeira. Para que o cômodo não fique monótono, é imprescindível apostar em texturas, misturando diferentes tecidos e tons (foscos, brilhantes etc.) nas paredes, cortinas, roupa de cama, tapetes, almofadas, poltronas, assim como objetos de decoração.

Independentemente da sua escolha de estilo, existe um ponto de atenção em comum: a iluminação. Mas esse é um assunto para o tópico a seguir.

Use a iluminação como um trunfo do quarto preto

No quarto preto a iluminação é uma peça-chave. É ela quem vai evitar que o quarto se torne um ambiente obscuro e sem personalidade, entretanto seu uso deve ser moderado para não ultrapassar os limites da decoração e usabilidade, tornando-se a protagonista do local.

iluminação quarto preto
Janelas amplas iluminam quarto com elementos pretos (Projeto: Portobello Shop Gabriel)

A primeira opção é apostar em um bom projeto de iluminação. Neste caso, a iluminação pode ser um pouco mais audaciosa e estar presente em pontos focais no teto, em cima da cabeceira, dentro de nichos decorativos, em pendentes e lustres. Além disso, pode-se alterar a temperatura da luz, indo desde uma iluminação mais quente e intimista até tons mais claros e abertos.

Caso o orçamento esteja um pouco apertado, é possível criar pontos de iluminação sem gastar muito - ou quase nada. A primeira alternativa é se beneficiar da luz natural, responsável por trazer mais leveza para o preto.

Observe se o seu quarto recebe luz, mantenha as janelas sempre abertas ou faça uso da iluminação da sacada, se houver. Se o local ainda abrigar um espaço para o trabalho ou estudos, este deve sempre que possível estar posicionado para receber a luz do dia e equipado com luminárias para a noite.

painel quarto preto
Pendentes e abajures nos móveis de cabeceira ajudam a criar fortes pontos de luz, sem muito investimento
(Projeto: LOGOarquitetura e interiores)

Uma forma de iluminar e ampliar o espaço é usar espelhos. Se bem posicionados, eles ajudam a criar a sensação de profundidade - uma questão de ambientes escuros - , claridade e até mesmo sofisticação.

Escolha materiais que conversam com o preto

Além do mix de texturas e da iluminação adequada, o uso de materiais que têm sinergia com o preto é fundamental para criar um quarto mais harmonioso.

Jogos de texturas em preto
A iluminação natural e o jogo de texturas da parede ajudam a criar um ambiente moderno e leve (Projeto: Portobello S.A.)

A madeira é um desses materiais. Em projetos mais românticos e tradicionais, ela é responsável por trazer aconchego e conforto. Já em quartos como o all black ela pode ser pintada de preto para deixar o espaço maior e colaborar com o jogo de texturas.

O cimento queimado é a aposta para complementar quartos com uma pegada mais industrial. Pode ser aplicado em apenas uma parede, ou até mesmo no teto, e proporciona um contraste estético com trilhos eletrificados, esquadrilhas e janelas pretas.

Ainda nessa linha industrial, o preto também casa perfeitamente com tijolos aparentes - principalmente nas paredes que comportam muitos objetos de decoração, como quadros com molduras pretas, prateleiras, nichos e estante para TV.

Os pisos e revestimentos em porcelanato, por sua vez, são elementos extremamente versáteis. Em outras cores, como bege, trazem sofisticação, já os pretos ajudam a imprimir personalidade e modernidade.

quarto preto com painel em mármore
Porcelanato se destaca no painel que interpreta mármore preto e no piso (Projeto: Portobello S.A.)

Por fim, as plantas são recursos indispensáveis. Elas podem aparecer em vasos de pequeno porte em locais favorecidos pela a iluminação, penduradas na parede (como as samambaias) ou em vasinhos.

Para “mães e pais de planta” vale a pena investir em plantas um pouco maiores, posicionadas em vasos no chão ou em uma mini-horta na varanda. É bom ainda investigar quais cuidados necessários cada tipo de planta exige.

Já para quem gosta da ideia, mas não tem tempo nem leva jeito, vale apostar em um espaço com plantas artificiais.

Depois dessas inspirações, agora é hora de deixar a criatividade falar mais alto. Seja com uma parede, elementos decorativos ou roupa de cama, dê o primeiro passo para criar o seu quarto preto.

Independentemente da cor, o quarto precisa ser um local que convida ao descanso e relaxamento. Para ter um ambiente assim, confira essas dicas para um quarto aconchegante.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Quarto preto: saiba como criar um ambiente el...

Quarto preto: saiba como criar um ambiente elegante e leve

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies