19.03.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
No piso, Qatari Desert, com tom inspirado nas areias do deserto. Na parede, Qatari
No piso, Qatari Desert, com tom inspirado nas areias do deserto. Na parede, Qatari Desert Rose, mosaico com design que remete à obra de arquitetura de Jean Nouvel em Doha (Foto: Portobello)

Coletivo Criativo Doha apresenta Qatari

calendar-blank-line
19.03.2024
Conheça o novo produto da Coleção Portobello 2024, cocriado por 19 profissionais criativos a partir de uma viagem de pesquisa e inspiração promovida pela Comunidade Portobello+Arquitetura
minutos de leitura

Criação coletiva. Olhares diversos, vivências particulares, em uma jornada na multifacetada Doha, capital do Qatar. Olhares que convergem na dualidade entre a natureza -  imenso deserto - e a cidade - intensa e pulsante.

Assim foi a experiência do Coletivo Criativo Doha, na intensa viagem ao Qatar promovida pela Comunidade Portobello+Arquitetura em outubro de 2022. Mais de um ano se passou, com trocas constantes do processo de cocriação. Agora, na Revestir 2024, a Portobello lança Qatari, como destaque de sua coleção.

A textura de Qatari revela microrrelevos
A textura de Qatari revela microrrelevos (Foto: Portobello)

Qatari é uma superfície minimalista e profunda, carregando camadas e texturas que revelam microrrelevos. À primeira vista, um porcelanato absolutamente neutro. Mas que, observado de perto, demonstra detalhes surpreendentes e complexos.

O deserto do Qatar inspirou o Coletivo Criativo a criar Qatari
O deserto do Qatar inspirou o Coletivo Criativo a criar Qatari (Foto: Portobello)

Os produtos estão disponíveis em dois tons neutros: Desert, inspirado na areia do deserto, e City, na cidade, levemente mais acinzentado. Ambos nos formatos 90x90 cm, 120x120 cm e 60x120 cm, nos acabamentos natural e externo. Ainda, há versões com relevos para adicionar textura às paredes, no formato 45x120 cm. 

Mas é nos mosaicos que Qatari mostra sua vocação para o design. Rose traz cortes ousados, inspirados no Desert Rose, obra de arquitetura de Jean Nouvel que é símbolo de Doha. Já Craft apresenta padrões que atualizam uma azulejaria com raízes culturais. Peças que personalizam, imprimem a identidade de quem compõe e possibilitam composições únicas.

Coletivo Criativo Doha visita Desert Rose, projeto icônico de Jean Nouvel em Doha, que inspirou o mosaico de mesmo nome (Foto: Mauri Cherobin)

Perfeito para projetos que buscam um refúgio de tranquilidade e sofisticação, Qatari tem a pureza do natural, a legitimidade do coletivo e a elegância da vanguarda.

As formas tradicionais da arquitetura islâmica inspiraram o mosaico Craft (Foto: Mauri Cherobin) 

Conheça o Coletivo Criativo Doha

O Coletivo Criativo Doha na viagem ao Qatar (Foto: Mauri Cherobin)

O Coletivo Criativo Doha é composto por 19 profissionais criativos, entre arquitetos, designers de interiores e decoradores, de todo o Brasil. Um grupo plural e diverso, representativo de várias realidades do mercado de arquitetura nacional.

Integrantes do Coletivo Criativo Doha em discussão de cocriação (Foto: Mauri Cherobin)

Eles foram convidados pela Comunidade Portobello+Arquitetura para viajar ao Qatar em outubro de 2022. Desde então, tiveram encontros presenciais e online com workshops de cocriação, para desenvolverem a linha completa para a Portobello.

Conheça os integrantes do Coletivo Criativo Doha:

Alexsandro Stabelini
Bethania Spies Campos
Bruno Brandini
Cristiane Trommer
Daiane Melo
Fernanda Triches
Fernando Farinazzo
Fernando Matsucuma Watanabe
Granatti Júnior
Isabella Rebello
Ivan Rocha Arquitetura
Leila Azzouz estúdio de arquitetos
Marcelo Diniz
Mayara Callister
Milcent Arquitetura
Nathalia Montans
Raquel Quintas Saraiva
Sophia Romcy
Susane Quesinski Arquitetura

Doha, a inspiração de Qatari

Coletivo Criativo Doha visita a Faculdade de Estudos Islâmicos, projeto do Mangera Yvars Architects, na Education City (foto: Mauri Cherobin)

É improvável uma cidade construída no meio do deserto. Em um local praticamente inabitável, em poucas décadas, especialmente nos últimos dez anos, surgiram edifícios majestosos, motivados pelo desejo humano, por meio da arquitetura. Porém, não foi só a grandiosidade que encantou o Coletivo Criativo Doha. O Qatar está preocupado não apenas com a forma, mas também com conteúdo. Por isso, tem investido em urbanismo, sustentabilidade, cultura e educação.

Os integrantes do Coletivo Criativo Doha em Msheireb, o bairro sustentável que inspirou o Qatari City (Foto: Mauri Cherobin)

Para além dos arranha-céus espelhados, encontramos obras de arquitetura delicadas, equilibradas, sem exageros formais e preocupadas com o entorno e a história. Edifícios baixos, em tons de areia, com pouco uso de vidro. Descobrimos uma Doha contemporânea, um solo fértil em que a arquitetura da melhor qualidade pode florescer, inspirando um design puro, sutil, coletivo e autêntico.

>>> Leia mais sobre a viagem

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Coletivo Criativo Doha apresenta Qatari...

Coletivo Criativo Doha apresenta Qatari

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies