03.04.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de estar ampla com predominância de cor cru
Cor cru é uma das opções certeiras para quem busca uma tonalidade neutra e elegante para os ambientes da casa (Projeto: Portobello)

Cor cru: qual é e como usar na decoração?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.04.2024
Descubra quais são as principais características da cor cru e como trazê-la para dentro de casa em grande estilo com Lalai, revestimento lançamento da Portobello
minutos de leitura

A cor cru está entre as queridinhas de profissionais e amantes da arquitetura quando o assunto é paleta de cores na decoração. Por ser neutra e versátil, funciona muito bem em ambientes de diferentes estilos.

Mas ainda é comum o tom cru ser confundido com outros tons neutros. Já parou para pensar se você sabe diferenciá-lo?

Neste conteúdo, vamos mostrar quais são as características da cor cru, como combiná-la com outras cores e usá-la na decoração em grande estilo. Continue a leitura!

Qual é a cor cru?

Porcelanato em cor cru e com relevo atrás de cadeira
Revestimento Lalai Brut Bordi, na cor cru, conta com relevos que trazem movimento para a superfície (Foto: Portobello)

“Cru” vem do francês ecru, termo usado para se referir à cor do linho natural, ou seja, que não foi branqueado. Com o passar do tempo, passou a ser utilizado pelos ingleses para fazer referência a uma tonalidade um pouco mais escura.

O tom cru também costuma ser chamado de “cor da seda”, além de ser facilmente usado como sinônimo de areia, creme ou bege. Ou seja, existem noções diferentes do que seria a cor cru.

No entanto, pode-se dizer que em meados do século 20, ela conquistou espaço nas paletas de cores neutras, diferenciando-se do bege enquanto um castanho-claro com toques de amarelo-acinzentado e nuances de verde.

Como combinar a cor cru com outras cores?

Cozinha em tom cru, com destaque para marcenaria verde e ilha com pontos coloridos
Tom cru combinado a outras tonalidades neutras e verde-musgo (Foto: Portobello)

Nada como aproveitar o poder das cores para criar projetos de decoração incríveis, não é mesmo? Afinal, elas são elementos visuais capazes de influenciar o modo como nos sentimos nos espaços onde estamos. Ou seja, a presença delas vai muito além da beleza.

Se você gosta da cor cru, saiba que combiná-la com outras cores é uma tarefa simples. Isso porque cai bem com uma ampla gama de tons.

Veja, a seguir, como fazer combinações de forma harmoniosa.

Cores neutras

Box no centro de banheiro amplo em cor cru
Porcelanato Lalai Brut usado para revestir o piso em tom cru (Foto: Portobello)

Os tons neutros são curingas quando se trata de decoração. Isso porque dialogam facilmente com outras cores, não atraem atenção de forma excessiva e ainda ajudam a deixar os ambientes elegantes.

E o tom cru, como já foi dito aqui, está entre eles. No mesmo espaço, é possível optar por mesclá-lo com diferentes tonalidades neutras, sejam elas claras ou escuras.

Se você busca contraste, colocá-la ao lado de tons mais escuros de marrom, por exemplo, é uma opção que produz um efeito interessante.

Cores frias

Na hora da mistura de cores, saiba que é possível combinar o tom cru com tonalidades frias, que incluem variações de verde, azul e violeta.

Elas conferem uma sensação de tranquilidade, serenidade, calmaria e paz. Portanto, ajudam a criar ambientes com uma atmosfera acolhedora e aconchegante.

Ao serem combinadas à cor cru, encontram um ponto de equilíbrio agradável. Isso porque a neutralidade do tom cru ajuda a tornar o ambiente mais iluminado e amplo, mas sem deixar que as cores frias percam seu protagonismo.

Cores quentes

O tom cru vai muito bem com as cores quentes também. Ou seja, com tonalidades de vermelho, laranja e amarelo. Elas ajudam a deixar os ambientes mais alegres, descontraídos e cheios de energia. 

Mas é sempre importante tomar cuidado para não usar as cores quentes em excesso, evitando que o espaço fique visualmente carregado. Por isso, a combinação com o tom cru é uma ótima opção.

Leia também:

Como usar a cor cru na decoração?

Box de banheiro com piso e parede na cor cru
Área do banho bem iluminada e acolhedora, revestida com Lalai Bruit (Foto: Portobello)

Basicamente, a cor cru pode ser usada em qualquer tipo de ambiente, do piso ao teto. Nas superfícies, ela se expressa por meio de tintas e revestimentos, com texturas variadas. Mas não para por aí.

O que não faltam são objetos decorativos no tom cru, como estofados, cortinas, tapetes, mantas, roupas de cama e almofadas, entre outros. As fibras naturais e os produtos artesanais são bons exemplos.

Use a criatividade para fazer composições cheias de personalidade, inserindo itens de decoração de outras cores e de materiais variados.

Se você optou pela cor cru no piso, por exemplo, brinque com as cores dos móveis ou explore as tonalidades de madeira para gerar contraste.

Por ser uma tonalidade curinga, é difícil errar. Use e abuse dela, sem receios, seja qual for o estilo de decoração do ambiente da sua casa. 

Do contemporâneo ao rústico, os espaços sempre podem aproveitar dos efeitos surpreendentes que o tom cru tem o poder de produzir.

Em busca de revestimento na cor cru? Conheça a linha Lalai, da Portobello

Detalhe de home office com piso e parede em tom cru; há uma porta de vidro que leva a uma área verde
Na parede, Lalai Brut Bordi; no piso, Lalai Brut (Foto: Portobello)

A Portobello traz mais uma novidade em porcelanato neutro, no tom cru perfeito. Batizada com nome próprio, lindo de falar, Lalai é uma linha única, que remete aos fragmentos de fósseis no ritmo ideal.

Ela foi imaginada para se tornar matéria. Beleza que simplesmente existe; que passou de pedra à pura essência, nova matéria.

Francesa de origem, Lalai tem um charme tropical e foi criada para o mundo.

A linha é formada pelo revestimento Lalai Brut, disponível nos formatos 120x270 cm (natural), 120x120 cm (natural e TACT) e 90x90 cm (natural e TACT).

E ainda conta com Lalai Brut Bordi 45x120 cm Mate e Lalai Brut Wall 45x120 cm Mate, para paredes com aparência contínua, com bordas que não ficam visíveis após o assentamento. Essa característica torna o acabamento dos produtos semelhante ao do papel da parede, mas com muito mais resistência a desgastes e possibilidades de aplicação.

Agora que você sabe qual é e como usar a cor cru na decoração, ficou com vontade de adotá-la nos seus ambientes?

Leia o nosso conteúdo sobre revestimentos neutros para conhecer as principais vantagens e opções cheias de estilo para os seus projetos!

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cor cru: qual é e como usar na decoração?...

Cor cru: qual é e como usar na decoração?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies