18.10.2022
Avaliação
()
A escolha ideal do revestimento para fachada confere uma estética exclusiva para os imóveis, ao mesmo tempo que protege as paredes (Projeto: Portobello S.A.)
0

Revestimento para fachada: ideias para destacar e transformar a sua

minutos de leitura
Confira os principais materiais usados como revestimento para fachada e conheça os produtos Portobello capazes de transformar o seu imóvel
minutos de leitura

O revestimento para fachada é um dos principais aliados na hora de transformar o visual externo da sua casa.

Afinal, esse é o primeiro contato que os visitantes têm com o imóvel. Por isso, ela precisa ser planejada, introduzindo o estilo decorativo.

Atualmente, é possível encontrar materiais perfeitos para destacar os volumes e os detalhes dessa superfície.

Inspire-se com algumas ideias de revestimento para fachada que a Portobello reuniu!

Por que usar revestimento para fachada?

A pintura das paredes das áreas externas é uma das soluções mais conhecidas e usadas para transformar as fachadas. No entanto, se você quer uma casa imponente e diferenciada, pode buscar outras alternativas.

Os revestimentos para fachadas são variados, com opções para todos os estilos e as preferências. Além de embelezarem a parte externa do imóvel, enfatizando os detalhes da construção, eles ainda ajudam a protegê-la.

No caso de cerâmicas e porcelanatos, por exemplo, há inúmeras vantagens. Como:

  • alta durabilidade, mesmo quando expostos às intempéries. Ou seja, com o passar dos anos, dificilmente os revestimentos cerâmicos perderão cor, brilho ou textura;
  • apresentam diversas possibilidades estéticas, inclusive recriando materiais naturais, como madeiras, pedras, concreto ou mármores;
  • facilidade de manutenção e limpeza, bastando uma lavagem com hidrojato e detergente neutro;
  • não racham, desbotam ou mancham, nem são agredidos pelo sol;
  • proteção da superfície contra infiltrações, fungos e bolores.

Quais são os melhores revestimentos para fachadas?

A escolha do revestimento para fachada dependerá, basicamente, do estilo do imóvel.

Uma casa rústica ficará melhor com materiais relacionados a esse tipo de arquitetura, como tijolinhos à vista e madeira.

Já uma casa moderna poderá ser valorizada com revestimentos que geram volume e adicionam movimento.

O projeto arquitetônico, portanto, sempre deve considerar a fachada. É preciso analisar cores, texturas e demais detalhes capazes de realçar as características da superfície, além, é claro, de avaliar questões técnicas do ambiente.

Pedra

Revestimento para fachada , pedra
O mármore traz um toque nobre e sofisticado às fachadas. Na imagem, Or de Cacau, da linha Unique, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

As pedras naturais são muito utilizadas na composição das fachadas. Elas podem aparecer tanto polidas quanto em mosaicos ou filetes.

São opções resistentes, mas que exigem manutenção — desde que, claro, você escolha a matéria-prima ideal para as características do seu espaço.

Algumas bastante usadas são pedra-ferro, miracema, canjiquinha, São Tomé, caxambu e pedra-madeira.

Madeira

A madeira é uma outra opção, pois combina com diferentes estilos decorativos e pode ser coordenada com vários materiais, como pintura, pedras naturais ou Lastras.

Contudo, é preciso tomar cuidado, assegurando que resistirá ao tempo. O fundamental é que ela seja impermeabilizada e envernizada (com verniz marítimo).

Além disso, você deve escolher a madeira certa para as características do local onde mora, uma vez que existem versões mais indicadas para regiões frias, quentes, secas, úmidas e assim por diante.

Uma vantagem é que esse revestimento para fachada oferece isolamento térmico, já que tem uma capacidade maior de reter e liberar calor.

A desvantagem é que, a depender da madeira, ela não é sustentável e pode causar grande impacto ao meio ambiente. Além disso, precisa de muito mais manutenção que outras opções, inclusive para evitar a ação de cupins.

Tijolinho

Revestimento para fachada, tijolinho
O tijolinho está em alta e combina com diferentes estilos decorativos. Inclusive, existem opções cerâmicas que recriam o material, como
Georgian Red, da Portobello (Projeto: Pavilhão 95 Arquitetura / Foto: GB Comunicação)

O tijolinho à vista é uma alternativa bastante tradicional e está em alta. Ele dialoga com diferentes estilos, especialmente o rústico, o vintage e o industrial.

É possível encontrar diversas versões, com variedade de tamanhos, cores e texturas. Essa é uma opção de revestimento mais econômica, que assegura conforto térmico e isolamento acústico.

No entanto, se não for uma reprodução em cerâmica, requer impermeabilização regularmente, para que a umidade não prejudique o acabamento e nem crie fungo ou limo.

Vidro

revestimento para fachada, vidro
O vidro é uma opção moderna e elegante, capaz de combinar com diferentes estilos e materiais (Projeto: Sophia Romcy)

O vidro é uma opção moderna de revestimento para fachada, que une beleza e praticidade. É adaptável a diferentes estilos e pode ser combinado com vários materiais, inclusive com porcelanato.

Além disso, permite que o interior do imóvel fique iluminado, o que gera economia na conta de energia elétrica.

Nas fachadas, as alternativas mais usadas são os vidros temperado e laminado, porque são bem resistentes e duráveis.

O laminado também oferece isolamento acústico.

Aço Corten

aço cortem
Materiais que remetem ao aço traz modernidade aos projetos de fachada e podem ser combinados com vários materiais (Projeto: Aercio Santiago)

As fachadas em aço cortem são uma tendência. Isso porque o material entrega estilo e modernidade.

Ele é mais leve e resistente que o aço comum. Além disso, oferece liberdade no momento da modelagem.

Quando exposto a agentes corrosivos ou intempéries, desenvolve uma película de óxido em cor avermelhada, que protege a sua superfície e reduz a velocidade de desgaste.

O aço corten não precisa de pintura, é 100% reciclado, é fácil de instalar e tem ótima durabilidade, mesmo para locais que sofrem com a maresia.

Você pode combinar esse metal com diferentes materiais e, assim, criar uma fachada cheia de personalidade.

Lastras

As Lastras são as melhores opções de revestimento para fachada.

Afinal, você consegue encontrar versões que recriam, de maneira bastante fidedigna, quase todos os materiais que citamos acima: pedras, madeiras, tijolos etc.

Além disso, a Lastra tem a vantagem de ser uma superfície contínua, o que gera poucas "emendas" e dá a sensação de uma peça única, trazendo mais beleza à sua casa.

Basicamente, esse é um porcelanato retificado de grandíssimo formato, com medidas a partir de 90x180 cm, que podem chegar até 180x360 cm. Por isso, quando assentado em fachadas, exige menos espaço para rejunte.

Aliás, como a Lastra é um tipo de porcelanato, ela conta com as mesmas vantagens que esse material apresenta:

  • não necessita de tratamentos adicionais;
  • tem acabamento refinado e uniforme;
  • entrega facilidade de manutenção;
  • oferece ótimo isolamento térmico;
  • não sofre com as intempéries;
  • se destaca pela resistência;
  • impermeável.

As Lastras ainda permitem maior dinamismo de paginação, atuando como verdadeiros elementos construtivos visualmente integrados às características arquitetônicas.

Mix de revestimentos

Não consegue se decidir por apenas um revestimento para fachada? Sem problemas! Afinal, a mistura de diferentes materiais está em alta e ajuda a dar mais personalidade ao seu imóvel.

Você pode combinar, por exemplo, vidro, aço corten e Lastras que reproduzem mármore.

Ou, ainda, Lastras que interpretam pedras, madeira e concreto, criando a sensação de um mix de revestimentos.

Quais são as principais linhas da Portobello para fachadas?

A Portobello conta com uma grande variedade de revestimentos para fachadas.

A dica é sempre conferir se o material tem essa indicação de uso antes de fazer a compra. Dessa forma, você garante todos os benefícios que citamos.

Veja algumas linhas que separamos.

Oh!Take

revestimento para fachada Oh! Take
A linha criada em parceria com Ruy Ohtake traz modernidade e diferenciação às fachadas (Projeto: Portobello S.A.)

Ruy Ohtake é um mestre da arquitetura brasileira. Suas criações nos levam a experiências surpreendentes, desafiando as possibilidades dos materiais.

Oh!Take é a linha criada por ele em parceria com a Portobello. São grandes Lastras que revelam uma superfície infinita ao olhar.

Com cores suaves, porém marcantes pela força da sua escala, Oh!Take apresenta um novo caminho para projetar.

São sete opções que nos convidam a rever o neutro e podem ser usadas para criar fachadas imponentes e modernas.

Folk

linha folk da portobello
A linha Folk recria uma superfície natural com um toque moderno e elegante (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Folk, da Portobello, é uma fusão ritmada, influenciada pela história do Folk, tanto na cultura quanto na música.

As superfícies das Lastras surpreendem. Elementos naturais compõem um limestone recriado — uma composição contemporânea que traz memórias do tempo.

São tons neutros com pequenos agregados fossilizados que expressam elegância e adicionam personalidade: desert (areia), ice (névoa) e grey (rato).

Terralma

terralma , revestimento
Os tons terrosos de Terralma criam uma conexão com a natureza e adicionam um charme extra às fachadas (Projeto: Portobello S.A.)

Terralma representa a origem de um material que tem o poder de transformar, mas que preserva a sua essência.

Uma análise da cor, a partir de uma imersão na tendência de reconexão e identidade, resultou em uma paleta de tons terrosos, complementada por nuances frias inspiradas na natureza.

A superfície mate se une aos filetes e à argamassa na mesma cartela para criar um sistema de acessórios para composições exclusivas.

Está disponível no formato longilíneo 9x37 cm.

Marea

revestimento para fachada , mareá
Marea foi inspirado nos movimentos das marés, dando um toque surpreendente às fachadas
(Projeto: Portobello S.A.)

Marea é um revestimento cimentício inspirado nas subidas e descidas da maré. A fluidez do movimento inspirou o desenvolvimento de novas possibilidades.

Está disponível no formato 50x120 cm e desafia a tecnologia, garantindo tridimensionalidade, como se fosse esculpido por um mestre artesão.

É apresentado nas versões Travertino Grigio e Bianco di Lucca, capazes de criar uma atmosfera particular ao traduzir a força da natureza em um relevo imponente para transformar qualquer fachada.

Unique

revestimento para fachada unique.
Nero Venato reproduz a beleza do mármore paquistanês, conferindo imponência aos projetos de fachadas (Projeto: Portobello S.A.)

Quer uma fachada imponente, composta por materiais nobres, mas sem deixar de lado a facilidade que os revestimentos cerâmicos oferecem?

A linha Unique, da Portobello, é perfeita para você. Afinal, ela recria mármores raros e cheios de personalidade.

Para os amantes dos mármores negros e escuros, as alternativas são Black Supreme, Classic Marquinia e Nero Venato.

Se você prefere um mármore marrom com veios dourados, precisa conhecer Or de Cacau. E para quem não abre mão dos claros, Palissandro surpreenderá.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil escolher o seu revestimento para fachada? Confira outras opções incríveis nos projetos de profissionais cadastrados aqui no Archtrends e transforme sua casa!

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

  1. Achei sensacional, mas eu tenho uma outra alternativa para revestimento, não deixa emenda e não faz sujeira.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies