16.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Coletivo Criativo Provence explora pontos importantes em Avignon(Foto: OT Avignon/Wikimedia Commons)

Coletivo Criativo Provence: o próximo destino de inspiração da Portobello

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.03.2023
Coletivo Criativo Provence inicia a viagem em 19 de outubro, explorando paisagens exuberantes, construções históricas e mergulhando em muita arte!
minutos de leitura

Já pensou em ter o privilégio de desenvolver uma coleção inédita em parceria com a marca líder em revestimentos cerâmicos na América Latina? Essa é a proposta do Coletivo Criativo Provence, da Portobello, que leva 24 arquitetos de todo o Brasil para viver essa experiência no sul da França.

A ideia do programa de inovação aberta é levar profissionais de arquitetura e design a destinos inspiradores, em um trabalho que resulta em novos produtos.

Em 2024, os selecionados vão fazer parte do Coletivo Criativo Provence, em uma viagem que acontece entre os dias 19 e 26 de outubro.

Em edições anteriores, profissionais passaram por cidades como Copenhague, na Dinamarca (2017), Reykjavik, na Islândia (2018), Berlim, na Alemanha (2019) e Doha, no Catar (2022).

Diversas linhas já foram desenvolvidas na Portobello graças à contribuição do Coletivo Criativo, entre elas Berliner, Dansk e Qatari.

Para a próxima aventura, a escolha do Coletivo Criativo Provence se dá pela riqueza da região. Afinal, reúne deslumbrantes campos de lavanda, vilarejos pitorescos e cidades medievais. Sem falar nos modernos museus e centros culturais, além de balneários da Côte D’Azur.

Quer descobrir por onde os profissionais vão passar para se inspirar e criar uma nova coleção? Acompanhe a leitura e saiba qual é o roteiro de viagem do Coletivo Criativo Provence.

https://youtube.com/watch?v=P7DnLRnwDeE%3Fsi%3D4-eCvGy-izTayVmG

Coletivo Criativo Provence promove inovação e diversidade

A inovação sempre esteve presente no DNA da Portobello. E é por isso que a marca trabalha em conjunto com grandes nomes do mercado, além de profissionais parceiros, por meio de collabs.

Dessa maneira, é possível sair do lugar comum, ampliando o olhar sobre arquitetura e design para criar produtos autênticos.

Uma das formas de sair da zona de conforto é por meio do Coletivo Criativo. Ele reúne inspiração e aprendizado em uma viagem anual de pesquisa.

Além disso, reúne profissionais de diferentes partes do Brasil, ampliando o olhar da Portobello.

No Coletivo Criativo Provence, por exemplo, embarcam arquitetos de cidades como Sorriso, Ribeirão Preto, Cuiabá, Manaus, Boa Vista, Rondonópolis, Londrina, Rio de Janeiro e São Paulo.

coletivo criativo provence
Marselha é uma das cidades mais importantes da Provence (Foto: Wirestock/Freepik)

Participam dessa grande oportunidade profissionais selecionados do programa de relacionamento da marca, o Portobello+arquitetura.

Para se inscrever no programa, basta ter diploma em um dos cursos correlatos. Entre eles arquitetura, design, engenharia civil ou paisagismo. Além disso, é necessário ter o número do registro do CAU, CREA ou ABD.

A viagem, que acontece anualmente, também envolve profissionais da Portobello. Ao regressar para o Brasil, todos se unem na elaboração de novas linhas de porcelanato.

Para garantir dias de muita inspiração e conhecimento, a equipe da Portobello prepara um roteiro mais do que especial. Ele reúne museus, obras e prédios históricos, além de restaurantes e outras atrações da cidade de destino, como você vai conferir mais à frente.

Leia também:

Coletivo Criativo Provence: um roteiro com arte, história e design

A escolha do Coletivo Criativo Provence não foi à toa. Essa é uma região da França onde passado e presente se encontram, formando charmosas e inspiradoras paisagens.

Balneários, cidades medievais, campos de lavanda, vinícolas, museus e centros culturais estão entre os exemplos do que se pode explorar no Coletivo Criativo Provence.

Portanto, é um destino com infinitos caminhos e muitas inspirações que certamente darão origem a belíssimas linhas de produto.

ponte d'avignon
Ponte em Avignon está no roteiro do Coletivo Criativo Provence (Foto: Wirestock)

Também conhecido como Provença, Provence é um território no sul da França cheio de história. Sua ocupação aconteceu em uma época pré-histórica, com estruturas que remetem a tempos entre 27.000 e 19.000 a.C.

O nome, que vem de “província”, é porque esse foi um dos primeiros territórios conquistados por romanos fora da Itália, o que teria acontecido no século II.

Com essa influência, tornou-se uma região cristã já no século III. Por isso, mosteiros e igrejas históricas podem ser encontradas na Provence.

Após a queda do Império Romano do Ocidente, a região sofreu algumas tentativas de tomada de poder, como por parte dos francos, dos árabes e até de piratas.

Foi em 1246 que Provence se tornou um feudo da coroa francesa, herdado por Luís XI com a morte de Carlos do Maine, em 1481.

Catedral em Marselha
Catedral em Marselha, um dos destinos do Coletivo Criativo Provence (Foto: Wirestock)

Contudo, foi em 1486 que a Provence se tornou definitivamente um território de domínio Francês. Ainda assim, algumas disputas permaneceram, como para a integração de Nice e Menton ao território, o que só aconteceu em 1860.

Para se ter uma dimensão da importância da Provence, ela reúne não só as cidades citadas acima, como também Marselha (Marseille), Avignon e Aix-en-Provence e Cannes.

Sua geografia é bastante rica, com limites pelos Alpes e pela Itália a leste, e pelo rio Ródano a oeste. É possível ainda apreciar o mar Mediterrâneo ao sul. Portanto, é uma região com planícies, montanhas e pântanos.

A região também é berço de um estilo rico em detalhes que surgiu entre os séculos XVI e XVII e deriva do Rocaille, conhecido no Brasil como Rococó.

Cheio de detalhes rebuscados e com aplicações de ouro, ganhou força e se espalhou. Ele surge do trabalho com a madeira, principalmente com linhas curvas. Estampas suaves e com motivos florais também estão entre os destaques, bem como listras e cenas rurais.

Naquela época, era o preferido da realeza, sobretudo na figura de Maria Antonieta e Luiz XV. Inclusive, esse é o estilo que compõe o Palácio de Versalhes, na França.

Entretanto, essa sofisticação não estava ao alcance de camponeses do sul da França, que adaptaram o estilo, dando origem à decoração provençal.

O estilo logo se espalhou pela Europa. Entre as décadas de 1940 e 1950, foi resgatado e permanece até hoje entre as opções de quem quer adicionar o charme campestre à decoração.

Experiência em hotéis luxuosos

Os participantes do Coletivo Criativo Provence vão desembarcar na cidade de Marselha e encontrar um transfer exclusivo para a sua primeira grande experiência: hospedar-se em um hotel cinco estrelas.

Trata-se do Hotel Le Vallon de Valrugues & Spa. Com instalações luxuosas, fica em Saint Rémy de Provence, perto de Les Baux de Provence, no parque natural do maciço das Alpilles. Ou seja, bem no coração da Provence.

Ainda no primeiro dia, os arquitetos participarão de um jantar de boas vindas em uma área reservada do hotel. Entre as delícias que eles poderão provar durante o Coletivo Criativo Provence está um doce típico da região, o calisson.

Com receita inalterada desde a sua criação, o doce é feito de uma mistura sutil de amêndoas doces moídas, melão cristalizado e casca de laranja. Tudo isso sobre uma cama de hóstia e coberto com glacê Royal.

Mas a experiência não para por aí. No terceiro dia, os participantes do Coletivo Criativo Provence voltam a Marselha e se hospedam no luxuoso InterContinental Marseille-Hôtel Dieu. O hotel fica no bairro Panier e tem vista para o Vieux Port.

Vale mencionar ainda as enormes escadarias e os magníficos terraços do hotel, que destacam as antigas estátuas do edifício. Uma estrutura do século XVIII inaugurada por Napoleão III.

Quanto aos quartos do hotel, são assinados por Jean-Philippe Nuel, uma das referências mundiais em design de hotéis de luxo. A decoração, no entanto, equilibra o antigo e contemporâneo.

Coletivo Criativo Provence começa o tour por Arles

Arles, destino do coletivo criativo provence
Visão aérea de Arles, em Provence (Foto: Chensiyuan/Wikimedia Commons)

Logo no segundo dia do Coletivo Criativo Provence, os participantes vão ter uma imersão com um historiador e, na sequência, partir para explorar Arles.

Essa é uma cidade rica em história e arte. É conhecida por suas ruínas romanas que impressionam. Incluindo um anfiteatro bem preservado. Para se ter uma ideia, é o maior complexo do Império Romano fora de Roma.

A região foi central e muito importante durante o Império Romano. Ainda nos dias de hoje, é um foco da cultura provençal. Além disso, é famosa por ter inspirado Van Gogh, que morou na região e criou 300 obras nesse período.

Vale mencionar ainda a importância da fotografia para a região. Afinal, o fotógrafo Lucien Clergue também viveu em Arles. Hoje, a cidade é uma das referências para a fotografia contemporânea. Além de sediar o renomado festival Les Rencontres d'Arles.

Luma Arles
Luma Arles leva modernidade à Provence (Foto: Georg Holderied)

Para inspirar os participantes do Coletivo Criativo Provence, haverá ainda uma visita guiada ao Luma Arles. Esse é um importante centro cultural contemporâneo que se destaca pela torre projetada por Frank Gehry.

Apesar da fachada em aço inoxidável que destoa da arquitetura da cidade, a estrutura reflete a luz provençal. Por lá, é possível conferir exposições de arte moderna e contemporânea. Além disso, há programas educativos e workshops.

Conhecendo Avignon

Palais des Papes
Palais des Papes é uma das maiores construções góticas (Foto: Artur Staszewski)

No terceiro dia do Coletivo Criativo Provence, é hora de explorar a região de Avignon. Também rica em história, está rodeada por muralhas medievais conservadas. Isso se mistura a outras estruturas como ruínas romanas e edifícios renascentistas. Portanto, um prato cheio para os arquitetos se inspirarem.

De maneira geral, Avignon conta com uma atmosfera medieval. Tem ruas estreitas, praças históricas e muita arte para desfrutar. Para explorar todos os cantinhos, os participantes vão passar por pontos como:

  • Les Halles: um mercado coberto e vibrante que é centro gastronômico. Por lá, é possível encontrar produtos frescos e característicos da região provençal.
  • Palais des Papes: símbolo do poder do cristianismo, o palácio é uma das maiores construções góticas da Idade Média. Além disso, é possível desfrutar dos Jardins des Papes.
  • Pont d’Avignon et ses remparts: icônica, a ponte é testemunha da rica história medieval de Avignon.
  • Centro histórico: o passeio continua por pontos como Colline des doms, Rue des teinturiers, Ruelles médiévales e Eglise saint Didier.

Aix-en-Provence também ganha olhar do Coletivo Criativo Provence

coletivo criativo provence
Em Aix-en-Provence, é possível conferir diferentes estilos de arquitetura e decoração (Foto: Bjs/Wikimedia Commons)

Depois de explorar Avignon, é a hora de conhecer Aix-en-Provence. A cidade tem uma grande riqueza histórica e artística, sendo famosa por sua beleza arquitetônica, além de suas ruas vibrantes. Local de nascimento de Paul Cézanne, cultiva uma longa tradição como centro de arte e cultura.

Para explorar a região, o roteiro do Coletivo Criativo Provence contempla:

  • Tour guiado pelo mercado para conhecer e experimentar produtos locais.
  • Cours Mirabeau, que é uma avenida arborizada cheia de cafés e fontes do século XVII.
  • Catedral de Saint-Sauveur, um complexo arquitetônico que mistura diferentes estilos. Entre eles, o romântico, o gótico e o barroco. Por lá, é possível encontrar importantes obras de arte religiosas.
  • Place de l'Hôtel de Ville, uma praça central que serve como ponto de encontro para turistas e moradores. Está cercada de prédios históricos, além de uma antiga torre de relógio.
  • Quartier Mazarin, bairro elegante e sofisticado, construído no século XVII. Tem ruas tranquilas, arquitetura refinada e galerias de arte.
  • Palácio da Justiça, edifício imponente que fica bem no coração da cidade. Tem estilo neoclássico, construído no século XIX.
  • La Rotonde, fonte icônica que fica na principal rotatória da cidade.

Para fechar a experiência: Marselha

Fundação Vasarely
Fundação Vasarely está no roteiro do Coletivo Criativo Provence (Foto: User:Creando/Wikimedia Commons)

Ainda no quarto dia de viagem, os participantes do Coletivo Criativo Provence voltam a Marselha para explorar essa região ao sul da França.

Essa experiência começa com uma visita guiada à Fundação Vasarely. Os participantes vão mergulhar na op-art por meio de uma visita guiada.

Assim, será possível fazer uma introdução ao estilo e à arte cinética, conhecer a obra e a vida de Victor Vasarely, entender sua relação com a Provence, além de apreciar obras e a arquitetura dos espaços.

Outro destaque do roteiro é a visita guiada à Unité d'Habitation, projetada por Le Corbusier. Trata-se de um marco na arquitetura moderna, sendo pioneira no design brutalista.

E para fechar a viagem do Coletivo Criativo Provence, um tour por Marselha, explorando a cidade portuária do sul da França. Entre os pontos a serem explorados, estão:

Basilique Notre Dame de la Garde
Forte da Basilique Notre Dame de la Garde (Foto: Robert Valette/Wikimedia Commons)
  • Basilique Notre Dame de la Garde: do século XIX, está no ponto mais alto da cidade e oferece vista panorâmica.
  • Cathédrale de la Major: exemplo de arquitetura neo-bizantina, é destaque em Marselha com suas grandes cúpulas e interior rico em detalhes.
  • Euromed: uma das iniciativas de renovação urbana da Europa, o projeto foi lançado em 1995. Por meio dele, áreas industriais e portuárias deram espaço a um distrito de negócios e habitação. Por lá, é possível observar edifícios assinados por grandes nomes como Zaha Hadid, Jean Nouvel e Massimiliano Fuksas.
  • L’Ombrière de Norman Foster: instalação artística moderna e funcional, tem cobertura espelhada que chama a atenção. É um ponto de encontro popular, além de exemplo de design contemporâneo.
  • MUCEM: museu dedicado às civilizações europeias e mediterrâneas com arquitetura moderna, projetada por Rudy Ricciotti.

Sem dúvida, o Coletivo Criativo Provence promete muitas descobertas, inspiração e encantamento.

Quer participar do projeto? Procure uma loja Portobello Shop em sua cidade e faça parte do Portobello+arquitetura.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Coletivo Criativo Provence: o próximo destin...

Coletivo Criativo Provence: o próximo destino de inspiração da Portobello

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies