12.08.2022
Avaliação
()
12.08.2022
hotel Menorca Experimental
O antigo edifício militar do século 19 que foi transformado no hotel Menorca Experimental (Foto: Bárbara Cassou)
0

A arquitetura mediterrânea do Menorca Experimental

Um hotel projetado com a estética da arquitetura mediterrânea e o conceito de ser a casa de veraneio de um artista imaginário
minutos de leitura

Menorca Experimental é um hotel no sul da ilha de Menorca, rodeado por uma paisagem selvagem de pinheiros, arbustos e flores silvestres. Sua arquitetura mediterrânea revela o lifestyle da ilha. 

Menorca faz parte das cinco ilhas Baleares pertencentes à Espanha no meio do mar mediterrâneo. Há quem diga que é uma das mais bonitas por suas praias paradisíacas e a natureza exuberante. 

paisagem selvagem de Menorca
A paisagem selvagem de Menorca, uma das cinco ilhas Baleares na Espanha (Foto: Bárbara Cassou)

Conheça mais sobre Menorca, a mais encantadora das Ilhas Baleares na Espanha

Um antigo edifício militar do século 19, com 30 hectares de terra, foi reformado para se transformar no Menorca Experimental. Um hotel dedicado ao ecoturismo, com o conceito de ser uma casa de veraneio para um artista imaginário. Como Miró fez com Mallorca, Dali com Cadaquès e Picasso na Riviera Francesa.

Conheça também a casa de praia de Salvador Dali em Cadaquès

O projeto da renovação foi concebido por Dorothée Mailichzon, fundadora do estúdio de design CHZON, especializado no setor de hotelaria. O estúdio conta com mais de 60 projetos em diversas cidades, como Paris, Londres, Ibiza Menorca, Basel, Veneza, Mônaco e Nova York. 

comunicação visual do hotel menorca
As bolas no encontro das arestas do mobiliário combinam com a tipografia criada para comunicação visual do hotel (Foto: Bárbara Cassou)

O CHZON foi responsável desde o projeto de arquitetura até o design de mobiliário e os elementos gráficos do Menorca Experimental. O estúdio trouxe uma identidade visual marcante não só pela arquitetura mediterrânea, mas também pelo toque artístico e gráfico do hotel. 

É possível perceber os detalhes desta identidade quando a mesma tipografia criada para o branding do hotel é perceptível nos detalhes dos móveis. A tipografia tem como característica bolas nos encontros de arestas das letras. Vemos as mesmas bolas nos encontros das arestas do mobiliário também. 

arquitetura mediterrânea menorca
A estética e os materiais da arquitetura mediterrânea presentes no projeto do hotel (Foto: Bárbara Cassou)

A estética geral do hotel foi feita para inspirar: desenhar, meditar, nadar, contemplar e ver o pôr do sol. O ponto de partida de Dorothèe Meilichzon e sua equipe foi infundir alguns materiais da paisagem mediterrânea de Menorca no projeto: pedras, móveis de concreto, terracota, formas semicirculares, persianas de madeira e couro. Uma paleta de cores inspirada no céu azul de Menorca complementa o moodboard. 

Também foram utilizados materiais reciclados de antigas fazendas: vigas de madeira, telhas de telhado e “pedra marrés” (típica pedra encontrada nas Ilhas Baleares). 

Conheça a Fundação Lithica, uma antiga pedreiras de extração de “pedra marrés” em Menorca

rquitetura do hotel foi inspirada no céu
A cor azul presente na arquitetura do hotel foi inspirada no céu de Menorca (Foto: Bárbara Cassou)

Os móveis foram construídos por artesãos locais da ilha, com base no desenho de Dorothée. A designer trabalhou em conjunto com outros profissionais talentosos para completar a experiência do hotel. 

menorca experimental
Mantas tecidas à mão e criadas pela designer LRNCE fazem parte da decoração dos quartos (Foto: Bárbara Cassou)

O designer Karel Balas criou toda a identidade gráfica, incluindo a logo, a tipografia e ilustrações inspiradas em desenhos de Miró e Picasso. Já a designer LRNCE criou algumas mantas exclusivas tecidas à mão e fabricadas em Marrakech para compor a ambientação dos quartos. 

Menorca Experimental é um hotel que não só concebe um local para o visitante se hospedar na ilha. Mas traz, principalmente, uma experiência imersiva no lifestyle e arquitetura mediterrânea de Menorca. 

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies