16.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Abadia de Sénanque, na Provence conta com campos de lavanda cultivados pelos monges (Foto: Vwalakte/Freepik)

Coletivo Criativo Provence: o próximo destino de inspiração da Portobello

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.03.2023
Com destino ao sul da França, Coletivo Criativo Provence vai passar por paisagens exuberantes, construções históricas e muita arte!
minutos de leitura

Já pensou em ter o privilégio de desenvolver uma coleção inédita em parceria com a marca líder em revestimentos cerâmicos na América Latina? Essa é a proposta do Coletivo Criativo Provence, da Portobello, destino anunciado na feira Expo Revestir 2023.

>>> Saiba tudo sobre a coleção Authentic da Portobello na feira Expo Revestir 2023

A ideia do programa de inovação aberta é levar profissionais de arquitetura e design a destinos inspiradores, em um trabalho que resulta em novos produtos.

Em 2024, os selecionados vão fazer parte do Coletivo Criativo Provence, no sul da França. Em edições anteriores, profissionais passaram por cidades como Copenhague, na Dinamarca (2017), Reykjavik, na Islândia (2018), Berlim, na Alemanha (2019), Doha, no Catar (2022), e Casablanca, no Marrocos, que está para acontecer em 2023.

Diversas linhas já foram desenvolvidas na Portobello graças à contribuição do Coletivo Criativo, entre elas Berliner e Dansk, por exemplo.

Para a próxima aventura, a escolha do Coletivo Criativo Provence se dá pela riqueza da região. Afinal, reúne deslumbrantes campos de lavanda, vilarejos pitorescos e cidades medievais. Sem falar nos modernos museus e centros culturais, além de balneários da Côte D’Azur.

Entenda o que é o Coletivo Criativo

A inovação sempre esteve presente no DNA da Portobello. E é por isso que a marca trabalha em conjunto com grandes nomes do mercado, além de profissionais parceiros.

Dessa maneira, é possível sair do lugar comum, ampliando o olhar sobre arquitetura e design para criar produtos autênticos.

Uma das formas de sair da zona de conforto é por meio do Coletivo Criativo. Ele reúne inspiração e aprendizado em uma viagem anual de pesquisa.

coletivo criativo provence
Marselha é uma das cidades mais importantes da Provence (Foto: Wirestock/Freepik)

Participam dessa grande oportunidade profissionais selecionados do programa de relacionamento da marca, o Portobello+arquitetura.

Para se inscrever no programa, basta ter diploma em um dos cursos correlatos. Entre eles arquitetura, design, engenharia civil ou paisagismo. Além disso, é necessário ter o número do registro do CAU, CREA ou ABD.

A viagem, que acontece anualmente, também envolve profissionais da Portobello. Ao regressar para o Brasil, todos se unem na elaboração de novas linhas de porcelanato.

Para garantir dias de muita inspiração e conhecimento, a equipe da Portobello prepara um roteiro mais do que especial. Ele reúne museus, obras e prédios históricos, além de restaurantes e outras atrações da cidade de destino.

Coletivo Criativo Provence promete arte, história e design

A escolha do Coletivo Criativo Provence não foi à toa. Essa é uma região da França onde passado e presente se encontram, formando charmosas e inspiradoras paisagens.

Balneários, cidades medievais, campos de lavanda, vinícolas, museus e centros culturais estão entre os exemplos do que se pode explorar no Coletivo Criativo Provence.

Portanto, é um destino com infinitos caminhos e muitas inspirações que certamente darão origem a belíssimas linhas de produto.

Provence é região rica em história

vilarejo na provence, novo destino do coletivo criativo portobello
Em Provence, Gordes é vilarejo medieval repleto de história (Foto: Vwalakte/Freepik)

Também conhecido como Provença, Provence é um território no sul da França cheio de história. Sua ocupação aconteceu mesmo em uma época pré-histórica, com estruturas que remetem a tempos entre 27.000 e 19.000 a.C.

O nome, que vem de “província”, é porque esse foi um dos primeiros territórios conquistados por romanos fora da Itália. O que teria acontecido no século II.

Com essa influência, tornou-se uma região cristã já no século III. Por isso, mosteiros e igrejas históricas podem ser encontradas na Provence e, certamente, serão parte do roteiro do Coletivo Criativo.

No entanto, com a queda do Império Romano do Ocidente, a região sofreu algumas tentativas de tomada de poder, como por parte dos francos, dos árabes e até de piratas.

Foi em 1246 que Provence se tornou um feudo da coroa francesa, herdado por Luís XI com a morte de Carlos do Maine, em 1481.

Contudo, foi em 1486 que a Provence se tornou definitivamente um território de domínio Francês. Ainda assim, algumas disputas permaneceram, como para a integração de Nice e Menton ao território, o que só aconteceu em 1860.

Para se ter uma dimensão da importância da Provence, ela reúne não só as cidades citadas acima, como também Marselha, Avignon e Aix-en-Provence e Cannes.

Sua geografia é bastante rica, com limites pelos Alpes e pela Itália a leste, e pelo rio Ródano a oeste. É possível ainda apreciar o mar Mediterrâneo ao sul. Portanto, é uma região com planícies, montanhas e pântanos.

Coletivo Criativo Provence conhece origem da decoração provençal

coletivo criativo provence
Regiões do sul da França, como Moustiers-Sainte-Marie, deram origem à arquitetura provençal (Foto: Vwalakte/Freepik)

Entre os séculos XVI e XVII, um estilo de decoração cheio de detalhes rebuscados e com aplicações de ouro ganhou força e se espalhou.

O Rocaille, conhecido no Brasil como Rococó, era o preferido da realeza, sobretudo na figura de Maria Antonieta e Luiz XV. Inclusive, esse é o estilo que compõe o Palácio de Versalhes, na França.

Entretanto, essa sofisticação não estava ao alcance de camponeses do sul da França, que adaptaram o estilo, dando origem à decoração provençal.

No Coletivo Criativo Provence, os participantes poderão conferir de perto a região que é berço de um estilo rico em detalhes. Eles surgem a partir do trabalho com a madeira, principalmente com linhas curvas.

Estampas suaves e com motivos florais também estão entre os destaques, bem como listras e cenas rurais.

O estilo logo se espalhou pela Europa. Entre as décadas de 1940 e 1950, foi resgatado e permanece até hoje entre as opções de quem quer adicionar o charme campestre à decoração.

Campos de lavanda estão entre destaques da Provence

campos de lavanda na provence
Plantações estão entre atrações imperdíveis do Coletivo Criativo Provence (Foto: karlyukav/Freepik)

A Provence é, certamente, uma região que une passado, futuro e natureza. Tudo se mistura para refletir o requinte e a cultura de um país.

Quando falamos sobre a natureza local, um dos grandes destaques são os campos de lavanda, que também servirão de inspiração no Coletivo Criativo Provence.

Leia também:

Grandes obras serão apreciadas pelo Coletivo Criativo Provence

castelo na região da provence
Além de vinícola, Château La Coste reúne muita arte (Foto: Fred Romero/Flickr)

Na Provence também é possível admirar uma das maiores construções góticas da Idade Média. Trata-se do Palácio dos Papas. Destaque também para as ruínas de Arles, que é a maior fora de Roma.

Há ainda edifícios modernos, como os projetados por Le Corbusier e até mesmo por Oscar Niemeyer.

Inclusive, um pavilhão no Château La Coste tem grande significado para a arquitetura brasileira por ser a última obra de Oscar Niemeyer.

Sem dúvida, o Coletivo Criativo Provence promete muitas descobertas, inspiração e encantamento.

Quer participar do projeto? Procure uma loja Portobello Shop em sua cidade e faça parte do Portobello+arquitetura

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Coletivo Criativo Provence: o próximo destin...

Coletivo Criativo Provence: o próximo destino de inspiração da Portobello

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies