02.10.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetura contemporânea: diversidade e tecnologia para construir

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.10.2020
Elementos sustentáveis e minimalistas são uma das características mais importantes da arquitetura contemporânea. Saiba mais!
minutos de leitura

Quando falamos em arquitetura contemporânea, nos referimos a tudo o que veio após o movimento modernista ganhar força no Brasil e no mundo. Trata-se de uma proposta que não segue um estilo único, tampouco tem uma estética padrão.

Na arquitetura dos dias de hoje, nada é óbvio e se aposta na ideia da pluralidade para o desenvolvimento de projetos dos mais diversos tipos. Além disso, adaptações são realizadas de acordo com as necessidades da sociedade.

Recentemente, a pandemia de Covid-19 fez com que as pessoas tivessem que passar mais tempo em casa. Esse cenário se reflete na arquitetura contemporânea, por exemplo, uma vez que40.

No artigo de hoje, abordaremos a arquitetura contemporânea em diversos aspectos. Vamos falar sobre conceitos, características e profissionais que se destacam. Além disso, apresentaremos alguns exemplares interessantes de se observar. Acompanhe!

O conceito de arquitetura contemporânea

Como explicamos, a arquitetura contemporânea surgiu após a consagração dos movimentos modernistas. Trabalha-se com a ideia de que o nascimento desse novo conceito se deu a partir da década de 1980 e segue até os dias atuais.

A arquitetura contemporânea, assim como acontecia em outras épocas, tem foco na beleza e funcionalidade das obras. Porém, isso não é tudo! Ela também se preocupa em ser sustentável e tecnológica.

Nos projetos de hoje, trabalha-se muito com a ideia de que as edificações devem ser acessíveis e práticas para todas as pessoas, ao mesmo tempo em que não agridem o meio ambiente.

Quando falamos em materiais usados para as construções, concreto, aço e vidro são os mais empregados. Já para fins decorativos, além da pintura, se destacam os revestimentos, com o uso de peças de porcelanato.

Características da arquitetura nos dias atuais

O uso de plantas como objetos de adorno é bastante comum na arquitetura contemporânea (Projeto: Portobello S.A.)
O uso de plantas como objetos de adorno é bastante comum na arquitetura contemporânea (Projeto: Portobello S.A.)

A arquitetura contemporânea tem características bem marcantes, que quase sempre são trabalhadas pelos arquitetos e decoradores, desde os projetos residenciais mais simples até as grandes edificações. Veja, a seguir, as principais.

Minimalismo

Cada vez mais a arquitetura contemporânea é minimalista.

As pessoas buscam sim a beleza em suas residências, mas com naturalidade e sem exageros. Entende-se que menos é mais e que não é preciso ter muitos objetos para fazer a decoração de uma casa, por exemplo.

Além disso, o minimalismo pode ser visto em projetos que priorizam a iluminação natural, com grandes aberturas como portas, janelas e claraboias.

Sustentabilidade

Se há alguns anos as pessoas tinham uma ideia de que os recursos naturais eram inesgotáveis, hoje o pensamento é outro. Já se compreende que devemos preservar a natureza e promover harmonia entre o que é natural e o que é construído.

Materiais naturais e sustentáveis, por exemplo, ganham cada vez mais força em todas as etapas dos projetos. Fabricação de produtos não-tóxicos e ornamentação com plantas, entre outros recursos, fazem parte do estilo atual da arquitetura.

Tecnologia

A evolução tecnológica é evidente e transformou a forma como vivemos, comunicamos, trabalhamos e muito mais. Na arquitetura não é diferente: a informática e os recursos computacionais também têm influência nos projetos contemporâneos.

Se observarmos a convivência de arquitetos de diferentes gerações, por exemplo, veremos como a forma de projetar mudou. Hoje, os profissionais da arquitetura têm à disposição softwares modernos, como Revit, SketchUp e AutoCAD, entre outros, que permitem a criação de plantas em 2D e 3D.

Contraste

A arquitetura contemporânea também se caracteriza pelos contrastes de estilos.

São valorizados os traços lineares do pós-modernismo, mas, ao mesmo tempo, também são incorporadas ideias mais futuristas, como formas distorcidas ou fragmentadas.

Os arquitetos podem inovar e ser bastante criativos nos projetos, mesclando ideias e estilos, de acordo com o objetivo da obra ou o gosto do cliente.

Arquitetos que se destacam atualmente

São diversos os profissionais da arquitetura que se destacam na contemporaneidade. Listamos alguns deles para que você possa conhecer e se inspirar.

Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha é tido como o mais importante arquiteto contemporâneo brasileiro (Foto: Archtrends)
Paulo Mendes da Rocha é tido como o mais importante arquiteto contemporâneo brasileiro (Foto: Archtrends)

Paulo Mendes da Rocha é o único brasileiro vencedor do prêmio Pritzker vivo. Ele tem 91 anos e é considerado por muitos como o arquiteto mais importante do Brasil atualmente.

Entre as suas obras se destacam a Capela de São Pedro, em Campos do Jordão; a Pinacoteca de São Paulo; o pórtico do Patriarca e o Sesc 24 de Maio, em São Paulo.

Tom Wright

Tom Wright é o arquiteto responsável pelo Burj Al Arab, em Dubai (Foto: Frogmoreton)
Tom Wright é o arquiteto responsável pelo Burj Al Arab, em Dubai (Foto: Frogmoreton)

O britânico Tom Wright é tido como um dos grandes arquitetos do mundo.

Ele é o responsável pela execução da obra do Burj Al Arab, em Dubai. O projeto é um dos mais luxuosos e surpreendentes construídos nos últimos anos.

Audacioso, Wright afirma que, ao desenvolver essa obra, queria criar algo tão marcante para Dubai como é a Torre Eiffel para Paris.

Frank Gehry

O Museu Guggenheim de Bilbao foi projetado por Frank Ghery (Foto: 準 建築 人 手札)
O Museu Guggenheim de Bilbao foi projetado por Frank Ghery (Foto: 準 建築 人 手札)

A revista Vanity Fair considerou Frank Gehry como o arquiteto mais influente da nossa era.

Ganhador do Pritzker, ele é reconhecido por projetos com formas desconstruídas e superfícies irregulares.

Entre as suas principais obras está o Museu Guggenheim, localizado em Bilbao.

Odile Decq

Odile Decq é um dos grandes nomes femininos da arquitetura contemporânea (Foto: Columbia GSAPP)
Odile Decq é um dos grandes nomes femininos da arquitetura contemporânea (Foto: Columbia GSAPP)

As mulheres também ganham cada vez mais espaço na arquitetura contemporânea, que deixou de ser uma atividade majoritariamente masculina. Entre os grandes nomes femininos que se destacam atualmente podemos citar o de Odile Decq.

A francesa tem o seu próprio estúdio de arquitetura desde 1979 e, de lá para cá, esteve à frente de projetos grandiosos, como o Museu de Arte Contemporânea de Roma e o Le Cargo, um escritório de incubadora de startups em Paris.

Exemplares interessantes da arquitetura contemporânea

Agora que você já conhece grandes nomes da arquitetura contemporânea, confira alguns exemplares que se destacam por terem as características predominantes dos dias atuais.

Hotel Royal Park

O Hotel Royal Park é um projeto que aposta na sustentabilidade (Foto: Erwin Soo)
O Hotel Royal Park é um projeto que aposta na sustentabilidade (Foto: Erwin Soo)

Localizado em Singapura, o Hotel Royal Park foi desenvolvido pelo escritório Woha e tem praticamente todas as características da arquitetura contemporânea.

Ela traz estruturas de metal e vidro, além de contar com jardins suspensos, com muito verde.

A ideia é mesclar um ar futurista com as características da natureza e o uso de recursos renováveis, como a luz solar para a iluminação dos ambientes.

London City Hall

London City Hall é a sede do governo municipal de Londres (Foto: Garry Knight)
London City Hall é a sede do governo municipal de Londres (Foto: Garry Knight)

A prefeitura de Londres, cuja sede foi inaugurada em 2002, foi projetada por Norman Foster e é considerada um exemplar interessante da arquitetura contemporânea.

Localizado às margens do Rio Tamisa, o prédio tem formas bulbosas, que servem para reduzir a área superficial e melhorar a eficiência energética.

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de ser um prédio público sustentável e não prejudicial o meio-ambiente.

Rochaverá Corporate Towers

Localizado em São Paulo, o Rochaverá Corporate Towers aposta no uso de energia sustentável (Foto: Wilfredor)
Localizado em São Paulo, o Rochaverá Corporate Towers aposta no uso de energia sustentável (Foto: Wilfredor)

O Rochaverá Corporate Towers fica na marginal Pinheiros, em São Paulo. Trata-se de um interessante exemplar da arquitetura contemporânea no Brasil. O projeto é do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos e tem um visual moderno, em que a sustentabilidade é evidenciada.

O uso de energia natural e fachadas translúcidas combinam com moldados de concreto revestidos. Além disso, há uma cobertura de alta eficiência energética que dá conforto térmico aos ambientes, reduzindo a necessidade de uso do ar-condicionado.

Mas a arquitetura contemporânea, vale ressaltar, não é vista apenas nos grandes projetos. Em todos os trabalhos de arquitetos e decoradores ela se evidencia, até mesmo em pequenas reformas em casas ou apartamentos.

Quando uma construção antiga é restaurada para que seja explorada de maneira sustentável e eficiente, por exemplo, ocorre uma manifestação da arquitetura contemporânea.

No Archtrends você pode conhecer diversos trabalhos de arquitetos contemporâneos de todo o Brasil, que expõem os seus projetos com identidade nacional, dando roupagem própria aos conceitos que apresentamos. Não deixe de prestigiar!

Foto de destaque: O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projetado por Oscar Niemeyer, tem características da arquitetura contemporânea (Foto: Wikipédia)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura contemporânea: diversidade e tec...

Arquitetura contemporânea: diversidade e tecnologia para construir

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies