27.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
loja sustentável portobello shop
Portobello Shop Jardim Social é a primeira da loja da nossa rede a conquistar o selo LEED para construções sustentáveis (Foto: Guto Campos)

Portobello Shop Jardim Social recebe selo Leed e é a primeira loja de revestimentos cerâmicos sustentável do Brasil

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.04.2023
Entenda como a Portobello Shop Jardim Social, em Curitiba, teve construção e operação sustentáveis, se tornando um modelo de ESG no varejo para a rede de lojas
minutos de leitura

Você já sabe que o produto Portobello é sustentável. Mas sustentabilidade vai além do produto na Portobello Grupo: engloba todos os pilares ESG - Environmental, social and corporate governance e todas as unidades de negócio. Agora, a rede de lojas Portobello Shop está dando um grande passo nesse sentido com a nova Portobello Shop Jardim Social, em Curitiba (PR), a primeira loja de revestimentos cerâmicos sustentável no Brasil e a primeira loja Portobello Shop que recebeu o selo Leed - Leadership in Energy and Environmental Design, na categoria mais alta, a Platinum.

Em português, a sigla Leed quer dizer liderança em design para energia e meio ambiente. Trata-se da principal certificação do mundo para projetos sustentáveis.

A loja já está em funcionamento desde o fim de 2022 e teve sua inauguração oficial em 15 de fevereiro de 2023. "A nova loja própria de Curitiba já estava nos planos de expansão e melhoria da rede Portobello Shop. E, com as metas de ESG, entendemos que seria uma oportunidade construir a loja no formato sustentável", afirma Romael Soso, CEO da Portobello Shop.

A Portobello Shop Jardim Social é a primeira, mas não será a única loja sustentável da Portobello Shop. Na verdade, ela servirá como modelo para as outras unidades. "A partir de 2023, a rede conta com um guia de boas práticas ESG, com recomendações como captação de água da chuva, uso de ventilação e iluminação natural, além de ações voltadas para o social e a governança", afirma Romael. Todos esses quesitos serão medidos pelo Programa de Excelência, as diretrizes que medem a padronização das lojas da rede.

No entanto, vale reforçar que nem todas as lojas passarão a possuir Leed Platinum - a Portobello Shop Jardim Social em Curitiba é um destaque de sustentabilidade, principalmente no quesito arquitetura. "A construção de lojas sustentáveis não será uma obrigatoriedade para os franqueados da rede", explica Romael.

Materiais e outras características contribuem para tornar a loja mais sustentável (Fotos: Guto Campos)

O foco da sustentabilidade para as mais de 140 lojas da rede será mais na operação do varejo. O guia de boas práticas ESG será recomendado para as ações do dia a dia nas lojas, com benefícios para aqueles que seguirem os direcionamentos. Serão oferecidos treinamentos de sustentabilidade, seguido das avaliações no Programa de Excelência. "Na visão da Portobello Shop, adotar boas práticas sustentáveis não custa mais caro, mas, sim, exige disposição para inovação e equipes de trabalho comprometidas", afirma Romael.

Nas linhas a seguir, entenda melhor a importância da Portobello Shop Jardim Social e conheça os seus diferenciais!

O que é sustentabilidade?

A busca pela sustentabilidade é uma das principais maneiras de cuidar do meio ambiente. O conceito pode ser aplicado em diferentes áreas de conhecimento, inclusive na arquitetura.

Basicamente, a sustentabilidade objetiva o equilíbrio entre os recursos naturais disponíveis e a exploração deles pela sociedade. Além disso, é necessário pensar em como suprir as necessidades atuais, mas sem comprometer as futuras gerações.

Para garantir que um projeto é sustentável, um dos caminhos é olhar para o tripé da sustentabilidade. Ele contempla três pontos:

  1. ser economicamente viável;
  2. ser ecologicamente correto;
  3. ser socialmente justo.

ESG ajuda a nortear as ações

Para entender se estão no caminho certo, tanto empresas quanto consumidores podem se basear em alguns critérios, como certificações.

Além disso, há algumas metodologias cada vez mais comuns em diferentes mercados. Esse é o caso da sigla ESG, que significa Environmental, social and corporate governance.

Em tradução literal para o português, temos os seguintes termos: "ambiental", "social" e "governança". Basicamente, é preciso avaliar as organizações quanto a atitudes nesses quesitos.

Ou seja, quando uma empresa olha para essas questões, quer dizer que ela está preocupada com os seus impactos na natureza e na sociedade. A Portobello Grupo possui 25 metas de ESG, que englobam todas as unidades (Pointer, Portobello Shop, Portobello América e Portobello), de acordo com a especificidade de cada negócio. Conta ainda com um Comitê de Sustentabilidade, responsável por atuar de maneira corporativa e estratégica sobre o tema e acompanhar de perto todas essas práticas.

Equipe da Portobello Shop Jardim Social e outros funcionários da marca comemoram inauguração (Foto: Guto Campos)

Portobello Shop Jardim Social é a única com certificação Leed

Portobello Shop Jardim Social, selo LEED
Certificação LEED é dada a construções sustentáveis, como a loja Portobello Shop Jardim Social

A certificação Leed foi criada em 1993 pelo USGBC - United States Green Building Council. O objetivo dessa organização sem fins lucrativos era incentivar construções sustentáveis.

Mais de 160 países já a adotaram. No Brasil, apenas em 2006 os primeiros projetos foram reconhecidos. De lá para cá, cresce a quantidade de construções sustentáveis certificadas, como é o caso da Portobello Shop Jardim Social.

Para conquistar essa certificação, é necessário preencher alguns requisitos. São eles que permitem quantificar os benefícios ambientais dos projetos. Essas especificações também são ótimas para orientar arquitetos e engenheiros na hora de projetar e construir.

Os requisitos são divididos nas seguintes categorias:

  1. Qualidade do Ambiente Interno (Indoor Environmental Quality – EQ);
  2. Localização e Transporte (Location and Transportation – LT);
  3. Materiais e Recursos (Materials and Resources – MR);
  4. Energia e Atmosfera (Energy and Atmosphere – EA);
  5. Prioridades Regionais (Regional Priorities – RP);
  6. Inovação em Design (Innovation in Design – IN);
  7. Terrenos Sustentáveis (Sustainable Sites – SS);
  8. Eficiência da Água (Water Efficiency – WE).
Portobello Shop Jardim Social, sustentabilidade, requisitos
Para receber certificação LEED, é necessário apresentar projetos nas categorias elencadas

Cada uma dessas categorias tem pré-requisitos que são obrigatórios. Além disso, elas rendem créditos para pontuar para os diferentes níveis da certificação.

Para a Portobello Shop, a certificação Leed Platinum não era o objetivo, mas acabou sendo uma consequência da busca pela maior sustentabilidade possível da loja.

Quais são os diferenciais de sustentabilidade da Portobello Shop Jardim Social?

Vamos, então, detalhar os diferenciais de sustentabilidade da Portobello Shop Jardim Social que garantiram a certificação Leed.

Localização e Transporte

Portobello Shop Jardim Social, localização, transporte
Acessos e meios de transporte sustentáveis são contemplados na Portobello Shop Jardim Social

A Portobello Shop Jardim Social tem diversas as iniciativas para promover um projeto sustentável do ponto de vista de localização e transporte. Entre elas:

  • incentivo a meios de transporte saudáveis;
  • bicicletários para funcionários e clientes;
  • acesso a trânsito de qualidade;
  • vagas para veículos eficientes;
  • vaga com carregador elétrico.

Redução das ilhas de calor

Portobello Shop Jardim Social, redução de ilhas de calor
Com menos ilhas de calor, a construção e o entorno se beneficiam

As ilhas de calor são um problema quando o assunto é bem-estar e sustentabilidade. Uma das formas de reduzir os seus efeitos é adotando o design biofílico nas construções.

Esse é o caso do projeto da Portobello Shop Jardim Social. Por lá, foram utilizados materiais de alta refletância nas áreas externas.

Entre os exemplos estão a pavimentação clara e o telhado branco. Dessa maneira, é possível garantir a redução do efeito da ilha de calor.

Afinal, ela causa o aumento da temperatura em centros urbanos por conta da alta absorção da radiação solar. Isso tende a acontecer em superfícies escuras, como asfalto e telhas convencionais.

Eficiência no uso da água

Transportes eficientes e espaços com temperaturas agradáveis contribuem para um meio ambiente melhor.

Contudo, também é necessário usar a água de forma inteligente, levando em consideração que esse é um recurso que pode não ser suficiente para todos os habitantes do planeta nos próximos anos.

Com os projetos implementados na Portobello Shop Jardim Social, é possível reduzir até 76% do consumo de água potável na loja.

Uma das iniciativas é a descarga dos vasos, que têm duplo acionamento. Essa é uma escolha 35% mais eficiente do que a convencional.

Além disso, as torneiras dos banheiros contam com arejadores. Dessa forma, é possível reduzir o consumo. 

Isso acontece porque a vazão diminui, mas ainda é entregue o fluxo de quantidade de água necessário para o uso.

Há também um projeto de captação e reutilização da água da chuva. Uma alternativa para atender 100% da demanda dos vasos com água de reuso.

Energia e Atmosfera

Diversas iniciativas ajudam a melhorar o conforto térmico e valorizar a luz natural, por exemplo.

São diferenciais que ampliam o bem-estar na construção e ainda são capazes de reduzir em 100% o consumo de eletricidade. Entre eles, estão:

  • controles de iluminação para melhorar a operação e qualidade dos ambientes;
  • melhoria da qualidade do ar por meio do acréscimo nas taxas de ar externo;
  • simulação termo-energética para definição das melhores estratégias;
  • utilização de sistema de ar-condicionado mais eficiente, do tipo VRF;
  • envoltória pensada para proporcionar conforto térmico;
  • instalação de energia renovável na cobertura da loja;
  • geração de energia através de placas fotovoltaicas;
  • busca pela certificação Zero Energia do Leed;
  • redução de 55% de potência em iluminação;
  • coberturas com isolamento térmico;
  • vidros de alto desempenho térmico;
  • monitoramento de energia;
  • iluminação eficiente.

Materiais e Recursos

Portobello Shop Jardim Social, materiais, recursos
Escolha de materiais e recursos sustentáveis são essenciais em projetos ESG

Tanto na obra, quanto no uso da Portobello Shop Jardim Social, foram adotados materiais e recursos para tornar a construção mais sustentável. Por exemplo:

  • trabalho em conjunto com fornecedores parceiros para a utilização e o desenvolvimento de documentos dos produtos;
  • plano de qualidade do ar interno durante a obra para preservar a saúde dos funcionários;
  • desenvolvimento dos inventários de ingredientes para algumas linhas de cerâmicas;
  • ponto de coleta para descarte de eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias;
  • avaliação do ciclo de vida e desenvolvimento de EPDs para as cerâmicas;
  • utilização de materiais que contam com conteúdo de material reciclado;
  • 100% do volume de resíduos gerados foi desviado de aterros sanitários;
  • utilização de materiais com Declaração Ambiental do Produto;
  • destinação correta dos resíduos para reaproveitamento;
  • separação adequada de resíduos recicláveis;
  • utilização de madeiras com selo FSC;
  • gerenciamento de resíduos da obra;
  • central de resíduos para separação;
  • sensores para a qualidade do ar;
  • política antifumo;
  • filtragem do ar.

Assim como no caso da Portobello Shop Jardim Social, é possível ter projetos mais verdes, que pensem no meio ambiente. Saiba o que é a arquitetura sustentável e descubra como aplicar!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Portobello Shop Jardim Social recebe selo Lee...

Portobello Shop Jardim Social recebe selo Leed e é a primeira loja de revestimentos cerâmicos sustentável do Brasil

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies