13 arquitetas contemporâneas que são referência para o setor
Quantas arquitetas famosas você conhece? Embora as mulheres estejam presentes na arquitetura há muito tempo, o reconhecimento de seu trabalho é relativamente recente.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Cada vez mais temos visto profissionais se destacando pelo mundo todo, desenvolvendo projetos impressionantes e recebendo os principais prêmios da área.
Que tal prestigiar a carreira e as conquistas dessas grandes arquitetas que se destacam atualmente? Vem com a gente!
13 arquitetas contemporâneas com trabalhos inspiradores que você precisa conhecer
Conheça, a seguir, algumas das arquitetas responsáveis pelos projetos mais admirados no mundo inteiro atualmente.
Leia também:
- Lina Bo Bardi: descubra por que você deveria conhecê-la
- Chu Ming Silveira: conheça a arquiteta que criou o orelhão
- Zaha Hadid: conheça sua história e contribuição arquitetônica
1. Allison Williams
Entre as arquitetas que são referências mundiais, Allison Williams se destaca pelas suas instalações em grande escala.
Ao longo de sua consolidada carreira, ela conquistou diversos prêmios pelos seus projetos de edifícios que unem cultura, tecnologia e meio ambiente.
Williams também explorou muito bem seu instinto inventivo e design interdisciplinar para transmitir valores e tradições dos locais onde as construções foram erguidas.
Em 2017, fundou seu próprio estúdio de arquitetura, o AGWms_studio, baseado no poder das ideias e no design como ferramenta criativa para solucionar problemas.
A arquiteta ainda atua como jurada de premiações, realiza palestras e trabalha como professora adjunta na Universidade de Stanford.
2. Benedetta Tagliabue
Benedetta Tagliabue é uma arquiteta italiana que vive em Barcelona, na Espanha, onde leciona na Universidade de Arquitetura ETSAB.
Em parceria com Enric Miralles, Tagliabue também fundou o estúdio EMBT, responsável por projetar prédios icônicos e espaços públicos premiados.
Entre os destaques em Barcelona estão o Edifício Gas Natural, o Mercado de Santa Caterina e o Parc Diagonal Mar.
Além desses, outros projetos marcaram a carreira da arquiteta, como o Parlamento Escocês, em Edimburgo, e o Conselho Municipal de Utrecht.
3. Carla Juaçaba
Carla Juaçaba é uma arquiteta brasileira conhecida pelo seu trabalho experimental e interdisciplinar com arquitetura.
Em 2000, ela abriu seu próprio escritório, criando, principalmente, projetos residenciais de grande sensibilidade, por aproveitar o potencial do ambiente natural do entorno.
Ao longo de sua carreira, Juaçaba foi responsável por projetar instalações e obras culturais premiadas, como o Pavilhão Humanidade 2012, criado para a Rio +20, e a Capela da Bienal de Veneza de 2018.
4. Denise Scott Brown
Denise Scott Brown é considerada uma das arquitetas mais influentes do século XX, tanto por conta das suas criações quanto por seu trabalho como docente e escritora.
Junto de seu marido e sócio, Robert Venturi, ela foi responsável por projetos de planejamento urbano em vários países e uma grande crítica do modernismo na arquitetura.
Entre seus edifícios mais famosos estão o Quartel de Bombeiros número 4, o Museu das Crianças de Houston, o Allen Memorial Art Museum e a Sainsbury Wing da National Gallery.
5. Liz Diller
Liz Diller já foi incluída mais de uma vez na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo da revista TIME. Isso nos dá uma dimensão do alcance do seu trabalho.
Com seu marido, ela assinou projetos importantes, como o Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro; o High Line e a expansão do MoMA, em Nova York; o Broad Art Museum, em Los Angeles; entre outros.
Mais do que criar edifícios bonitos, a arquiteta enxerga o potencial da arquitetura em transformar a vida das pessoas e das cidades.
6. Kazuyo Sejima
Segunda mulher a ganhar um Pritzker, Kazuyo Sejima está entre as arquitetas mais renomadas do mundo.
Nascida no Japão, ela se encantou pela arquitetura desde cedo. Depois de um tempo trabalhando para outros arquitetos, abriu o seu próprio escritório em Tóquio.
Recebeu várias premiações ao longo de sua carreira, com destaque para o Prêmio Pritzker de 2010 pelo projeto New Museum, em Nova York, e pelo Rolex Learning Center, na Suíça.
7. Jeanne Gang
Com seu olhar visionário, a arquiteta norte-americana Jeanne Gang é considerada a primeira mulher no mundo a projetar um arranha-céu.
Ela enxerga a combinação entre verticalização, sustentabilidade e tecnologia como uma solução para a expansão dos centros urbanos.
Entre os seus edifícios mais famosos estão a embaixada dos Estados Unidos, em Brasília; a Aqua Tower, em Chicago; o Colégio das Artes, na Califórnia; entre outros.
8. Frida Escobedo
A arquiteta Frida Escobedo sabe usar sua sensibilidade artística e seu pensamento crítico para projetar edifícios que dialogam com contextos contrastantes.
Ela foi a primeira mexicana e a mulher mais jovem a trabalhar no projeto de 2018 do Pavilhão da Serpentine Gallery, um famoso evento do mundo da arquitetura.
Também estão entre suas obras mais famosas o La Tallera, um centro cultural no México, e a nova ala do Museu Metropolitano de Nova York.
9. Lucía Cano
Conhecida por se inspirar na natureza para idealizar seus projetos, Lucía Cano é uma arquiteta espanhola à frente do escritório SelgasCano, que fundou com seu marido, José Selgas.
Trabalhando lado a lado, Cano e Selgas receberam diversos prêmios e conquistaram importantes oportunidades.
Uma delas foi a criação do Pavilhão da Serpentine Gallery em 2015 e o convite para participar da Bienal de Veneza em 2010 e 2012.
10. Carme Pigem
Nascida em uma pequena cidade da região da Catalunha, na Espanha, a arquiteta Carme Pigem desenvolveu uma relação especial com o interior que se reflete no seu trabalho.
Independentemente do local, ela tem a preocupação de compor com a natureza, ou seja, com o que está ao redor de suas obras.
Em 1987, fundou o escritório RCR Arquitectes, com os sócios Rafael Aranda e Ramon Vilalta. Após 30 anos juntos, receberam o Prêmio Pritzker. Pigem foi a terceira mulher na história a receber a premiação.
11. Yvonne Farrell
Yvonne Farrell é uma arquiteta irlandesa, co-fundadora da Grafton Architects, empresa criada em 1978 com sua colega de universidade, Shelley McNamara.
Juntas, elas ficaram conhecidas, principalmente, por projetarem espaços acadêmicos.
Tanto é que foram premiadas em 2018 pelo edifício da Universidade Bocconi, em Milão, e em 2016 pelo prédio da Universidade de Engenharia e Tecnologia de Lima.
Em 2018, Farrell foi curadora da Bienal de Veneza. Dois anos depois, recebeu o Prêmio Pritzker, junto de sua sócia.
12. Shelley McNamara
Como você deve ter notado, as carreiras de Shelley McNamara e Yvonne Farrell se confundem. Afinal, há décadas as duas arquitetas desenvolvem projetos juntas.
McNamara dividiu com a parceira diversos prêmios e oportunidades, como a de participar da curadoria da Bienal de Veneza.
Em paralelo ao escritório, ela leciona no curso de Arquitetura na University College, em Dublin, e em outras universidades.
13. Anne Lacaton
Anne Lacaton, junto de sua dupla Jean-Philippe Vassal, com que fundou o escritório Lacaton & Vassal, foi a ganhadora do Prêmio Pritzker de 2021.
A arquiteta francesa é conhecida por desenvolver habitações sustentáveis, com arquitetura aberta, que confere liberdade às pessoas.
Ela já criou dezenas de projetos, incluindo espaços públicos, instituições acadêmicas e centros culturais, entre outros.
Essas são algumas das arquitetas que ganham cada vez mais reconhecimento em seus países e internacionalmente.
A partir de um novo olhar sobre a arquitetura e sua relação com as pessoas e o meio ambiente, essas mulheres inovam e são fontes de inspiração para as novas gerações de profissionais.
Arquitetura natural e atemporal: conheça um pouco do trabalho da arquiteta Patricia Ieno!