27.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
arquiteta Lesley Lokko
A arquiteta Lesley Lokko, curadora da próxima edição da Bienalle di Architectura de Venezia (Foto: Jacopo Salvi, Biennale di Venezia)

Planeta design

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.01.2023
Marcelo Lima, colunista de design do Archtrends, faz um overview sobre os eventos que movimentam o setor em 2023
minutos de leitura

“Na Europa falamos de minorias, mas a verdade é que elas são a maioria global – a diversidade é a nossa norma. E, se há um lugar neste planeta onde todas essas questões de equidade, raça, esperança e medo convergem e se fundem, esse lugar é a África”, afirma a arquiteta, romancista e atual curadora da 18ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, Lesley Lokko. Um dos mais aguardados eventos de 2023, ano que se prenuncia particularmente próspero para todos os interessados nos rumos da criação contemporânea.  

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Das grandes marcas aos objetos artesanais. Da Bienal de Veneza à CASACOR. Das semanas internacionais de design à sua versão paulistana, a DW!. No Brasil e no exterior, o que não vai faltar serão oportunidades de se atualizar com o que existe de mais atual nos universos da arquitetura, da casa e da economia criativa. A começar pela Maison&Objet, feira francesa dedicada aos segmentos de design e decoração, que aconteceu em Paris de de 19 a 23 deste mês, abrindo o calendário internacional do setor.  

“A sociedade anseia por novos modelos e isso é algo que as marcas podem oferecer, fornecendo soluções capazes de encorajar todos a cuidar dos outros ou focar em nosso próprio bem-estar”, adianta Vincent Grégoire, diretor criativo da NellyRodi, consultoria de estilo responsável pela curadoria da mostra, discorrendo sobre Cuidar uns dos outros, de nós mesmos e do planeta, tema da Maison. 

Take care será o tema da edição de janeiro da Maison & Objet em Paris (Foto: Maison & Objet)

Leia também:

Já de 18 a 23 de abril, todas as atenções se voltam para o Salone del Mobile de Milão. Por certo o evento mais esperado do ano para o planeta design, que, finalmente volta a ocupar seu tradicional espaço na agenda internacional, a primavera europeia, após os turbulentos anos de pandemia. Também bastante esperada, após um hiato de quatro anos, a Euroluce, mostra bienal de iluminação, ganha novo formato. “Pretendemos permitir que o visitante explore diretamente as questões relacionadas à iluminação. Que toque os produtos com suas próprias mãos”, destaca Maria Porro, Presidente do Salone del Mobile.

Euroluce volta ao Salão do Móvel
Após um hiato de 4 anos, Euroluce volta ao Salão do Móvel (Foto: Flos)

Ainda na Itália, a Bienal de Arquitetura abre suas portas no dia 20 de maio, para uma temporada que deve se estender até novembro, com o tema Laboratório do Futuro. Como de costume, contará com as participações nacionais de países convidados, cada um deles apresentando sua própria exposição nos pavilhões do Giardini e do Arsenale, e também no centro histórico de Veneza. A representação brasileira comparecerá com o projeto Terra, dos arquitetos Gabriela de Matos e Paulo Tavares. 

Finalmente, em setembro, o planeta design se desloca novamente para o norte da Europa, onde orbita em torno da edição de final de verão da Maison & Objet, de 7 a 11 de setembro de 2023, e, na sequência, com o London Design Festival, de 18 a 24 de setembro. De longe, o mais urbano dos festivais internacionais de design, que no ano passado completou duas décadas e promete inúmeras atrações culturais e ao ar livre, mas que ainda serão divulgadas. 

No Brasil

Entre nós, o ano começa com a 21° edição da Expo Revestir: a maior feira de revestimentos da América Latina, que abre suas portas entre os dias 14 e 17 de março, em novo endereço: o pavilhão São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km, Vila Água Funda, São Paulo). Um espaço com o dobro do tamanho ocupado em sua locação anterior, que deve receber mais de 300 marcas, Portobello a frente, que apresentarão lançamentos em cerâmicas, louças e metais, entre outros produtos.

Saiba mais:

Simultaneamente à mostra, a Haus Decor Show, feira promovida e organizada pela alemã NürnbergMesse, que realiza sua edição inaugural no Brasil apresentando novidades nos segmentos de tintas, vernizes e iluminação. Ainda durante a semana, de 11 a 19 de março, a 12ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo promete agitar o circuito design e decoração da cidade com mais de uma centena de ações, espalhadas por toda a capital, com o objetivo de promover a cultura do design e suas múltiplas conexões. 

Ainda no primeiro semestre, de 30 de maio a 6 de agosto, CASACOR São Paulo, a maior mostra de design de interiores e paisagismo residencial do País, volta a ocupar o mezanino e o terraço aberto do Conjunto Nacional, icônico edifício modernista da Avenida Paulista, tendo como tema Corpo e Morada. Igualmente aguardada, CASACOR Rio ainda não tem locação definida, mas também deve ser realizada entre maio e junho. A conferir. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Planeta design...

Planeta design

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcelo Lima
Colunista
Colunista

Formado em Arquitetura pela FAU-USP, é jornalista e crítico de design. Foi colunista da...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies