28.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Peças de mobiliário desenhadas por Leonardo Lattavo & Pedro Moog (Foto: Fashion TV/Divulgação/Gazeta do Povo)

Série Insight: os designers e as histórias por trás da produção brasileira

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.03.2022
Com duas temporadas, a série Insight apresenta o trabalho e a vida de nomes de destaque no design e na arquitetura. Leia o artigo e saiba mais!
minutos de leitura

A série Insight, lançada em 2019, apresenta as histórias de vida e o processo de criação de grandes designers e arquitetos brasileiros. Em formato de documentário, fez tanto sucesso que chegou à segunda temporada.

Ao entrar no universo dos criadores, os episódios mostram seus desafios, conquistas e sonhos. Afinal, mais do que mostrar seus trabalhos, a ideia é transmitir uma imagem humanizada de cada um deles.

Vamos falar, a seguir, sobre curiosidades dessa produção brasileira e alguns profissionais que fazem parte da série.

Se você gosta de design, arquitetura e arte, não deixe de conferir!

Contando histórias humanas a partir do olhar do design e da arquitetura

A narrativa da série Insight buscou escapar dos tradicionais caminhos seguidos pelos documentários. Por meio da humanização dos criadores, a proposta era atingir um público mais amplo e não só as pessoas conhecedoras de design e arquitetura.

Isso porque se tratam de áreas que geralmente têm um público pequeno e bastante elitizado.

Mas, a partir das histórias particulares de cada protagonista, a série busca democratizar esse universo da criação e mostrar como os trabalhos desses profissionais podem impactar a vida real.

TRAILER-INSIGHT 1TEMP from Nonno Filmes on Vimeo.

Os episódios apresentam momentos marcantes da vida deles, depoimentos de outros profissionais da área, motivações, fontes de inspiração e tudo aquilo que os move. É esse olhar sensível o responsável por captar as singularidades dos protagonistas.

Insight: sucesso que já rendeu duas temporadas

A primeira temporada, dividida em 6 episódios, foi dedicada sobretudo ao design de mobiliário. Já a segunda temporada, com 10 episódios, apresenta profissionais ligados ao mundo da arquitetura.

Essas temáticas, na verdade, funcionam como pano de fundo para a série Insight. Isso porque cada episódio traz uma temática diferente.

Cenas dos bastidores da produção de Insight
Cenas dos bastidores da produção de Insight (Foto: Fashion TV/Divulgação/Associação Brasileira de Cinematografia)

Ainda, vale dizer que os protagonistas não são necessariamente nomes conhecidos no cenário do design e da arquitetura.

Eles foram escolhidos por serem figuras interessantes, com uma história de vida diferente e que se destacam por realizarem projetos com propostas inovadoras e plurais.

Quem são os profissionais retratados na série Insight?

Para aliviar a curiosidade, a gente conta, a seguir, um pouco da história de alguns dos nomes mostrados na série:

Julia Krantz

O primeiro episódio de Insight é dedicado à história da designer Julia Krantz.Usando a madeira como a principal matéria prima em seu trabalho, ela reforça a importância de jamais dissociar o design da sustentabilidade.

A artista acredita que é possível explorar as possibilidades da madeira de forma mais consciente. E sem deixar de pensar em seu aprimoramento técnico e desenvolvimento artístico.

A partir de várias espécies de madeira nativa do Brasil, Julia Krantz reinterpreta o movimento das águas, formas e volumes orgânicos da natureza.

Morito Ebine

Morito Ebine é um mestre que nos ensina a trabalhar com paixão e paciência
Morito Ebine é um mestre que nos ensina a trabalhar com paixão e paciência
(Foto: Fashion TV/Divulgação/Associação Brasileira de Cinematografia)

Dono de um ateliê respeitado mundialmente, Morito Ebine prioriza a qualidade da produção antes de mais nada.

Por meio da técnica milenar de encaixes, produz móveis artesanais de madeira e design contemporâneo que não contêm pregos ou parafusos.

Morito Ebine é outro que se preocupa com a sustentabilidade de sua produção. Por isso, busca garantir a alta durabilidade de suas peças a partir da combinação de técnicas tradicionais e novas tecnologias.

Nitsche

Os irmãos Lua e Pedro Nitsche são destaque entre a nova geração de arquitetos brasileiros. Fundaram em 2000 o escritório que leva o sobrenome da família.

Eles são conhecidos por criar projetos modernos e de alta qualidade, que unem técnica e arte. Assim, apresentam resultados surpreendentes de uma arquitetura que transforma.

Mário Biselli e Arthur Katchborian

A dupla de arquitetos pelo centro de São Paulo
A dupla de arquitetos pelo centro de São Paulo (Foto: Nonno Filmes/Revista Projeto)

Os arquitetos Mário Biselli e Arthur Katchborian aparecem na segunda temporada de Insight mostrando como seus projetos buscam dar uma resposta às transformações sociais, culturais e econômicas do país.

Fundaram o escritório em 1987 e, de lá para cá, ganharam diversos prêmios não só no Brasil como em outros países.

Ao longo dos anos, projetaram diversos edifícios públicos e privados, comerciais, residenciais, escolas, centros esportivos, templos religiosos, entre outros.

Yuri Vital

Considerado um dos arquitetos mais promissores do Brasil, Yuri Vital é outro que se destaca entre os jovens da área. Dono de um escritório próprio, já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.

Na série, o arquiteto mostra que tudo o que lhe dá prazer serve como fonte de inspiração para os seus projetos.

FGMF

FGMF é o nome do escritório fundado em 1999 pelos arquitetos Fernando, Lourenço e Rodrigo.

O objetivo deles era produzir uma arquitetura contemporânea que usasse diversos materiais, técnicas construtivas e escalas. Ou seja, não havia nada pré-definido.

A cada novo projeto, fazem todo o trabalho de pesquisa para criar uma visão completamente nova de objeto, edifício e cidade. Isso porque acreditam que o desenho pode ser um instrumento de inclusão e pluralidade.

Miguel Pinto Guimarães

Miguel Pinto Guimarães desenvolve uma arquitetura contemporânea que não apenas usa uma linguagem moderna como também consegue se integrar à natureza.

Para criar espaços amplos onde a luz natural e o bem-estar individual e coletivo se destacam, usa materiais naturais e tecnologias inovadoras.

Dessa forma, consegue oferecer uma experiência visual e ao mesmo tempo sensorial, provocando sensações que mesclam a objetividade e a subjetividade.

Vista de cima de um projeto feito pelo arquiteto Samuel Kruchin
Vista de cima de um projeto feito pelo arquiteto Samuel Kruchin (Foto: Nonno Filmes/Revista Projeto)

Além desses nomes, também participaram da primeira temporada da série Insight os designers Fernando Mendes, Leonardo Lattavo & Pedro Moog, Guilherme Ribeiro & André Bastos e Alessandra Clark E Nuno Fs.

Na segunda temporada, os arquitetos Reinach&Mendonça, Angelo Bucci, Silvio Kozuchowicz, Samuel Kruchin e Duda Porto tiveram a oportunidade de compartilhar os sucessos e desafios de suas trajetórias.

Se você gosta de design e arquitetura, vale a pena assistir à série Insight e conhecer mais sobre as histórias de vida por trás de projetos de sucesso.

Que tal ficar por dentro da trajetória de outro dos grandes nomes da arquitetura brasileira? Conheça a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha!

Imagem de destaque: Peças de mobiliário desenhadas por Leonardo Lattavo & Pedro Moog (Foto: Fashion TV/Divulgação/Gazeta do Povo)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Série Insight: os designers e as histórias ...

Série Insight: os designers e as histórias por trás da produção brasileira

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies