14.09.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Patricia Ieno

Patricia Ieno desvenda a sua arquitetura natural e atemporal

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.09.2022
Leia o artigo para conhecer a trajetória e o trabalho inovador da arquiteta Patricia Ieno, uma grande parceira da Portobello Shop
minutos de leitura

Patricia Ieno é uma arquiteta carioca, parceira da Portobello Shop Recreio, que se destaca pelo seu talento e sua inovação no mercado de arquitetura e decoração.

Com uma formação robusta, ela teve experiências diversas que foram cruciais para formar a bagagem que tem hoje.

Além de ter o próprio escritório, a arquiteta acumula em seu currículo produto e decorado assinados, projeto da Vila Olímpica do Rio de Janeiro, palestra na Casa Vogue e uma empresa de arquitetura online.

Para saber mais sobre a sua trajetória, a convidamos para um bate-papo. Você confere, a seguir, o que ela compartilhou com a gente!

A paixão de Patricia Ieno pela arquitetura

Patricia Ieno
Patricia Ieno é uma arquiteta empreendedora que sabe usar a tecnologia a seu favor (Foto: Acervo pessoal de Patricia Ieno)

Enquanto algumas pessoas têm o sonho de estudar Arquitetura, a escolha da profissão não foi algo planejado para Patricia Ieno.

Ela cresceu numa família cristã no Rio de Janeiro. Por isso, frequentava uma igreja famosa, arquitetonicamente falando, no centro da cidade.

Na época do vestibular, quando passava pela típica crise existencial desse período da vida, um prédio que havia atrás da igreja chamou a atenção dela.

Patricia começou a se imaginar trabalhando lá, tendo uma carreira corporativa. Mas, na verdade, o maior interesse era pelo edifício em si.

Durante uma conversa, sua mãe resgatou alguns desenhos que ela fez quando criança. Mesmo muito pequena, já desenhava a sua casa dos sonhos, com perspectiva isométrica e planta baixa, tudo à mão.

Ou seja, ainda que Patricia não soubesse o que arquitetura significava, a área estava presente na vida dela desde cedo.

Então, resolveu conversar com uma prima arquiteta e apostou na profissão. A escolha foi certeira!

Os projetos mais importantes de sua carreira

Neste quarto infantil, Patricia Ieno usou o revestimento em formato de losango Cube White 14×24 cm mate bold, da Portobello (Projeto: Patricia Ieno)

Depois de se formar, em 2006, Patricia Ieno passou por escritórios de interiores, trabalhou em construtoras e acompanhou diversos empreendimentos imobiliários.

Mas a coordenação da parte de projetos da Vila Olímpica do Rio de Janeiro, de 2012 a 2015, foi a experiência divisora de águas em sua carreira.

Isso porque ela teve a oportunidade de aprender como se faz um megaempreendimento, premiado com certificado de sustentabilidade, que viria a se tornar o Ilha Pura, um conjunto habitacional de luxo.

Quando o projeto terminou, Patricia descobriu que estava grávida de sua segunda filha. Nesse momento, sentindo que tinha o know-how necessário, a arquiteta resolveu abrir seu próprio escritório.

Entre os anos mais marcantes está o de 2017, quando ela foi chamada para fazer o projeto comercial do Boteco do Amaral, no Rock in Rio.

Assinada por Patricia Ieno, a bandeja One é um item multifuncional com design contemporâneo (Projeto: Patricia Ieno)

Em 2021, desenhou uma bandeja em parceria com a D.Signature Concept após seu escritório ganhar uma premiação de design brasileiro.

Patricia já desenvolveu inúmeros projetos de interiores, residenciais, comerciais e corporativos. Desde a pandemia, a demanda cresceu bastante.

A arquitetura natural e atemporal é marca registrada

Em seus projetos, Patricia Ieno explora bastante os materiais atemporais, dando preferência aos naturais ou com aspecto de madeira e pedra, além das texturas.

Por meio da marcenaria, por exemplo, é possível personalizar diversos detalhes dos ambientes, algo fundamental para o trabalho dela.

Dessa forma, a arquiteta consegue oferecer soluções personalizadas para cada cliente, que atendam a necessidades, orçamentos e prazos.

Patricia acredita que, ao contratar um escritório de arquitetura, a maioria das pessoas está aberta a coisas novas.

Portanto, cabe ao arquiteto apresentar os elementos que saem do comum e entregam aquilo que o cliente precisa.

Quando se trata de revestimentos, ela escolhe aqueles que, além da alta qualidade, apresentam estética diferenciada e remetem a materiais naturais.

Piso da sala de estar foi revestido com o porcelanato que reproduz mármore Bianco Covelano (Projeto: Patricia Ieno)

Entre os queridinhos dela está o Bianco Covelano, da linha Timeless, da Portobello, disponível em diversos formatos e nos acabamentos polido e natural.

Esse produto reproduz o mármore, apresentando-se como uma alternativa sustentável para projetos elegantes.

A arquiteta também gosta de usar a linha de revestimentos Terralma, que tem a proposta de buscar a essência da terra.

Ela é formada por uma paleta intensa de tons terrosos, complementada por nuances frias inspiradas na natureza.

O revestimento Pau Brasil Natural é outro produto da Portobello que aparece com frequência nos projetos de Patricia.

Ao mesmo tempo em que recria com fidelidade a aparência da madeira, ele oferece a funcionalidade que os ambientes externos tanto precisam.

Patricia também faz questão de lembrar de outras linhas que admira, como Barlavento, Color Block, Gouache e Oh!Take.

A receita de sucesso para desenvolver bons projetos

Patricia Ieno é do tipo que nunca para de estudar e buscar novos conhecimentos.

Logo após se formar em Arquitetura, ela fez um MBA em Gestão de Projetos. Um tempo depois, cursou outro em Gestão de Obras.

Além disso, voltou sua atenção para outras áreas, como coaching, comportamento e marketing digital.

Toda essa bagagem ampliou o olhar da arquiteta, que começou a enxergar novas oportunidades no mercado.

Por exemplo, ela passou a fazer análises de perfil comportamental e a usá-las como ferramentas para entender os clientes mais a fundo.

De acordo com cada indivíduo, Patricia personaliza a comunicação usada e a apresentação das propostas. Com isso, tornou seus trabalhos precisos.

Por trabalhar com dados ligados a comportamento há alguns anos, ela já consegue identificar que tipo de decoração a pessoa entusiasta ou perfeccionista, por exemplo, gosta mais.

Até mesmo a preferência por cores varia conforme o perfil!

O revestimento Pau Brasil Natural é uma ótima opção para projetos de áreas de lazer (Projeto: Patricia Ieno)

Inclusive, um dos planos da arquiteta é criar um curso para profissionais da área que queiram aprender mais sobre o assunto.

Embora se interessem, muitos ainda se sentem inseguros para usar as análises de comportamento em seus trabalhos.

Patricia também se diferencia por fazer da tecnologia uma grande aliada.

Desde 2019, ela usa a realidade aumentada para apresentar seus projetos por meio de imagens de alta qualidade. O próprio cliente pode ser inserido no tour virtual para ver a proposta “de perto”.

Ou seja, trata-se de uma experiência inovadora. Logo de cara, o consumidor tem a oportunidade de conhecer uma criação como se já estivesse pronta.

Isso reduz as chances de a pessoa pedir alterações ou questionar determinadas escolhas pelo fato de não ter conseguido visualizar o projeto.

A inovação na arquitetura online

Mais do que trabalhar com arquitetura, Patricia Ieno herdou uma veia empreendedora de seu pai, que a impulsiona constantemente a ir atrás de novas ideias.

Além disso, ela tem o costume de acompanhar as principais tendências no mundo.

Está aí a combinação perfeita para aqueles que desejam ter sucesso com novos negócios. E a arquiteta soube unir tudo isso para inovar no mercado de arquitetura.

Em 2019, ela fundou a Design Here Online, cuja proposta é descomplicar a vida de quem mora de aluguel. A empresa oferece planos de decoração profissionais, personalizados e 100% virtuais.

Por ser da área, Patricia sabia como trazer sua personalidade para os ambientes da sua casa, mesmo morando de aluguel. Mas percebeu que muita gente que vive em imóveis alugados tem dificuldade na hora de decorar.

Além da questão da praticidade, o formato online foi escolhido quando a arquiteta estava para se mudar, porém não se via exercendo outra profissão.

Então, fez diversos cursos voltados para negócios digitais e acabou se identificando com essa ideia de tornar projetos de arquitetura e decoração mais acessíveis.

Apoiar recém-formados a ter experiências é outro objetivo da Design Here Online. Com o marketing, ela ajuda os arquitetos em começo de carreira a se conectar com clientes.

Hoje, os planos são vendidos com profissionais da empresa, mas Patricia quer captar investidores para criar um aplicativo em que os usuários possam escolhê-los com base no seu lifestyle.

A busca constante por uma arquitetura mais humana e responsável

Nesta sala de estar, Patricia conferiu movimento à parede ao usar o revestimento Tangram Branco, da Portobello
(Projeto: Patricia Ieno)

Para entregar um trabalho de excelência, Patricia Ieno ressalta a importância da responsabilidade. Segundo ela, os profissionais de arquitetura precisam voltar no tempo e rever diversas questões.

Em relação aos fornecedores, por exemplo, o arquiteto deve valorizar aqueles que entregam o que se exige, lembrando que a necessidade do cliente precisa vir em primeiro lugar.

“Temos que sair da zona de conforto, estudar e trabalhar. A tecnologia avançou muito, trazendo muita informação. A neurociência é uma área que ampliou o leque de conhecimentos e pode ser aplicada à arquitetura, de forma profissional. Devemos parar de fazer sempre o mesmo”, aponta Patricia.

Ela também lembra que os serviços de arquitetura e decoração são cada vez mais acessíveis para outras classes, deixando de ser algo restrito às altas.

Assim, cabe ao profissional que quer crescer aproveitar os conhecimentos e as tecnologias disponíveis hoje para entregar o que o cliente precisa.

Para isso, o olhar humano e a responsabilidade devem estar entre as prioridades de quem deseja se destacar no mercado.

A partir dessa perspectiva e de suas experiências, Patricia Ieno mostra o poder que a arquitetura natural e atemporal tem em criações cheias de personalidade.

Quer saber mais sobre os projetos da arquiteta? Visite o perfil de Patricia Ieno no Archtrends!

Foto de destaque: A arquiteta Patricia Ieno soube unir a paixão pela arquitetura e a veia empreendedora para criar um negócio inovador (Foto: Acervo pessoal de Patricia Ieno)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Patricia Ieno desvenda a sua arquitetura natu...

Patricia Ieno desvenda a sua arquitetura natural e atemporal

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Tb acho! Parabéns à Kamylla, Gestora de conteúdo da Archtrends que me entrevistou! 🤎🫰🏼

  1. Queria colocar 5 estrelas. Mas não estou conseguindo!

    Parabéns pela matéria! Desejo todo sucesso para Patrícia Ieno que além de parceira da nossa empresa, é simpática, muito talentosa e muito maior do que imaginávamos no quesito conhecimento. Li tudo e adorei a matéria.

    Sucesso Patrícia e Parabéns!

  2. Uma profissional incrível, pessoa maravilhosa. Tive o prazer de conhecer lá e participar de alguns projetos dela e realmente é muito competente no que faz. Desejo todo sucesso do mundo, tenho certeza que você vai longe.

  3. Que honra!!
    Estou emocionada!
    Relembrar da minha trajetória desta forma é muito especial!
    Vamos juntos escrever novas histórias e colher novas memórias!
    Bora construir belos projetos para que pessoas, famílias, se sintam acolhidas e amadas!
    Muito obrigada família Archtrends, família Portobello, família Portobello Shop Recreio, RJ!
    Muito obrigada Jesus, meu marido, minhas filhas, minha família, minha equipe linda e amigos!

  4. Parabéns Patrícia, pela trajetória e trabalho! Sucesso é o que desejam todos os amigos da Dracena Home.

  5. Excelente pessoa, que tive o prazer de conhece-la e ter presente em minha família, mas um orgulho de ver a mulher que se transformou e a maravilhosa profissional!!
    Parabéns Patrícia, todo sucesso do mundo pra vc!!
    Você merece todo esse reconhecimento, por ser essa profissional tão detalhista, que com isso, faz toda a diferença num projeto!!!

    1. Bruninhaaaa sua linda! Obrigada pelo carinho! Uma bjao a toda família Copelli e em especial nosso Dan! 🤎🫰🏼



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies