18 tendências de arquitetura e decoração para 2023
As tendências de arquitetura e decoração para 2023 já começaram a aparecer nos projetos de profissionais cadastrados no Archtrends e nós estamos de olho em tudo!
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Em meio aos projetos recebidos pelo Archtrends, percebemos alguns aspectos que estão em alta e são muito usados pelos profissionais de arquitetura e design de interiores.
Entre eles, separamos os que mais se destacaram para você ficar por dentro das tendências de arquitetura e decoração para 2023. Acompanhe!
1. Pisos com formas orgânicas para levar aconchego
As formas orgânicas seguem com tudo entre as tendências de arquitetura e decoração para 2023.
Elas são interessantes porque remetem a elementos encontrados na natureza, o que ajuda a tornar os espaços mais acolhedores.
Outra maneira de aderir a essa tendência é preferindo revestimentos com aspecto de materiais naturais, como aqueles que reproduzem pedra, madeira ou mármore.
>>>> Veja também: Arquiteta Letícia Garin destaca 3 tendências de decoração para 2023
2. Guarda-roupas transparentes seguem entre tendências
Eles já se fazem presentes em muitos projetos e prometem continuar com tudo entre as tendências de arquitetura e decoração para 2023.
Os guarda-roupas transparentes geralmente tem portas fumê ou um material que pode ser jateado ou ter uma textura. Assim, é possível enxergar o que há dentro do móvel, mas sem revelar tanto.
Essa é uma escolha interessante, principalmente, para closets. Mas também fica bem legal em quartos modernos e elegantes.
>>>> Veja também: 10 dicas para renovar a casa para a chegada de 2023
3. Revestimentos coloridos destonalizados se destacam
Você sabe o que é destonalização? São revestimentos coloridos com variações de cor de forma intencional.
Isso traz naturalidade e personalidade para a decoração. É um jeito interessante de quebrar a monotonia de cerâmicas de uma só coloração, ou seja, sem estampas ou relevos.
Esse tipo de revestimento pode ter mais ou menos variações de tonalidade. Assim, dá para escolher quanto destaque você quer dar a esse elemento.
4. Verde e madeira é combinação entre tendências de arquitetura e decoração para 2023
A combinação do verde com a madeira é outra maneira de remeter à natureza e aumentar o bem-estar nos ambientes.
Melhor ainda se isso acontecer em espaços que são destinados ao descanso e ao relaxamento, como é o caso do quarto e da sala.
Além de móveis, o verde também pode aparecer em outros detalhes, como tapetes, roupas de cama, mantas, almofadas e objetos de decoração.
5. Madeira e mármore é outra combinação para ficar de olho
Mais uma vez entre as tendências de arquitetura e decoração para 2023, a madeira é uma das principais formas de levar aconchego aos projetos.
Além de remeter às árvores, ela tem tom quente e geralmente escuro. Essas características potencializam o bem-estar.
Esse também é um material interessante por permitir a combinação com diferentes cores, texturas e até outras matérias-primas naturais.
No caso do mármore, pode ainda formar um contraste de tonalidades, como acontece no projeto em destaque.
>>>> Veja também: Projetos com madeira em porcelanato comentados por Doma Arquitetura
6. Integração de ambientes favorece o convívio social
Aqueles que gostam de receber amigos e familiares em casa ou têm família grande sabem da importância de contar com ambientes integrados.
Contudo, essa é uma das tendências de arquitetura e decoração que mostra versatilidade. Afinal, também é interessante para quem mora só e quer mais praticidade no dia a dia.
No conceito aberto, é possível integrar sala de estar, de jantar e cozinha, por exemplo. Outros espaços podem ser integrados, como quarto, closet e banheiro.
>>>> Veja também: Especialista em tendências André Carvalhal prevê o que esperar da vida em casa em 2023
7. Divisórias personalizadas entre ambientes
Agora, é possível dividir os ambientes usando divisórias personalizadas. Isso ajuda a levar mais privacidade para certos espaços de um jeito estiloso.
Uma ideia interessante são as paredes vazadas, que podem ser feitas de diferentes materiais, como o cobogó. Dessa forma, dá para manter a integração.
8. Piscina elevada é tendência de arquitetura e decoração para 2023 em área externa
Para quem projeta uma área com piscina, uma das tendências de arquitetura e decoração para 2023 é a borda alta.
Essa ideia é interessante porque ajuda a evitar acidentes, sobretudo com crianças pequenas. Além disso, reduz a sujeira dentro do tanque.
9. Tijolinhos terracota ajudam a construir ambiente aconchegante
Durante o período de isolamento social, muita gente começou a olhar para a casa com outros olhos. E o aconchego passou a ser uma prioridade em vários projetos.
Uma das maneiras de aumentar o bem-estar é investindo em tons terrosos e materiais orgânicos como madeira e argila.
É possível ainda unir dois ou mais elementos para dar um toque acolhedor aos ambientes, como é o caso do tijolinho terracota.
10. Lastras de várias formas são tendências de arquitetura e decoração para 2023
Porcelanato em maxiformato, a Lastra leva sofisticação e elegância aos projetos. O material é cada vez mais usado e vai seguir entre as tendências de arquitetura de decoração para 2023.
As Lastras podem aparecer em diferentes superfícies: no piso, na parede, no muro, na fachada e até mesmo em móveis, formando bancadas e balcões, por exemplo.
11. Cadeiras embutidas na parede diferenciam ambientes
Uma das tendências de arquitetura e decoração para 2023 é embutir cadeiras e bancos na parede. Dessa maneira, o mobiliário passa a fazer parte do projeto arquitetônico.
Essa ideia é interessante porque permite criar assentos de diferentes formatos, tornando o décor personalizado.
12. Teto ganha decoração nas tendências de arquitetura e decoração para 2023
Os tetos decorados estão em alta aqui no Archtrends! Seja em gesso, ripas de madeira e até em Lastras, eles são o protagonistas das salas de estar e jantar de projetos contemporâneos.
A depender do estilo do projeto, os tetos decorados ajudam a dar uma impressão de continuidade e deixam os espaços mais longilíneos visualmente.
Se essa for a ideia, uma dica é usar o mesmo revestimento da parede ao teto, como no exemplo acima.
13. Pisos e bancadas com o mesmo revestimento
Resistente e versátil, o porcelanato pode ser usado de diferentes formas, permitindo uma decoração integrada.
Para isso, uma ideia é usar o mesmo revestimento no piso e na bancada, como acontece no projeto acima.
Essa é uma das tendências de arquitetura e decoração para 2023 que ajuda a ampliar espaços menores. Sobretudo se o material for em cor clara.
14. Painel de madeira ripada para dar toque acolhedor
Para quem quer aquecer visualmente os ambientes, proporcionando charme e aconchego, o painel de madeira é uma ótima ideia.
Seguindo a tendência de aumentar o bem-estar nos espaços, ele pode ser aplicado atrás da TV, na cabeceira da cama ou em uma parede de destaque.
Agora, é importante ficar de olho em materiais que reproduzem madeira e painel ripado, como a cerâmica. Dessa forma, dá para levar essa estética até para áreas molhadas, como o banheiro.
15. Portas de serralheria para um toque de modernidade
Usar metal é uma das tendências de arquitetura e decoração para 2023 para quem busca por modernidade.
As portas em serralheria são uma ótima opção. Pintadas de preto, podem fazer parte de um décor minimalista, industrial ou moderno.
16. Plantas se mantêm entre tendências de arquitetura e decoração para 2023
Diversas tendências de arquitetura e decoração para 2023 visam levar aconchego aos projetos. E um truque que nunca sai de moda é o uso de plantas.
O paisagismo funciona muito bem em áreas internas e externas. E são várias as opções, que vão além das espécies naturais. Tem o jardim preservado, artificial, folhas secas etc.
17. Brasilidade nunca sai de moda
A cultura brasileira é muito rica, oferecendo várias possibilidades para os projetos de arquitetura e decoração.
Inclusive, elementos cheios de brasilidade são tendências. Matérias-primas naturais, artesanato e cores que remetam ao clima tropical estão entre as alternativas para enfeitar os ambientes.
18. Sala rebaixada vai estar em alta na arquitetura dos espaços
Também conhecida como sunken living, a sala rebaixada é aquela que fica em um nível um pouco inferior ao restante do piso.
O recurso faz com que pareça que o ambiente está embutido, dando destaque e tornando essa área acolhedora.
Além de conferir as principais tendências de arquitetura e decoração para 2023, é importante ficar de olho nos tons que serão mais usados. Conheça Viva Magenta, a cor do próximo ano!
Tantas coisas lindas!!! Adoro
Gostei muito das sugestões. Lindas!!
maravilhoso