08.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sala rebaixada na área externa
Sala rebaixada em área externa promove bem-estar e aconchego (Projeto: Bruna Lugli / Portobello Shop São José do Rio Preto)

Sala rebaixada combina comigo? Confira os prós e contras

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.12.2022
Adicionar sala rebaixada na construção do projeto arquitetônico é ideal para quem busca conforto e sofisticação. Confira nossas dicas!
minutos de leitura

De bate-pronto, quando olhamos uma sala rebaixada, imaginamos uma boa opção para receber amigos e familiares. No entanto, será mesmo que essa tendência de decoração vai funcionar em sua casa ou apartamento? E mais, será que se adéqua ao seu estilo de vida.

Continue a leitura do artigo para tirar essas e outras dúvidas.

O que é sala rebaixada?

A sala rebaixada ou sunken living é um espaço que fica a um nível inferior ao restante do piso da casa ou apartamento. Ou seja, esse ambiente passa a impressão de estar embutido na sala de estar

As principais características da sala rebaixada são: layout arredondado, formas orgânicas e estilo retrô aplicado ao design. No entanto, após a introdução da televisão na vida doméstica, o piso rebaixado foi perdendo espaço e caindo em desuso. 

Contudo, por mais que receba o nome de sala rebaixada, a sunken living também pode ser projetada em áreas externas, como jardins, piscina ou churrasqueira.  Afinal, uma de suas principais funções é fornecer um ambiente intimista e reservado. 

Construir o sunken living em espaços de lazer aumenta o sentimento de intimidade (Projeto: Portobello)

Ao observar o layout da sala rebaixada, é possível perceber que o desnível separa visualmente o ambiente. Sem dúvida, a sunken living é ideal para receber amigos e familiares, pois oferece uma experiência de conforto e proximidade.

A sala rebaixada confere personalidade e conforto (Projeto: Caderno de Ensaios (Ed.04) - Terralma)

Apesar de ser uma tendência na atualidade, a sala rebaixada já foi uma referência na segunda metade do século XX. Confira abaixo como ela foi ganhando popularidade ao longo da história.

A sala rebaixada na história

O arquiteto americano Bruce Goff idealizou em 1927 o projeto de uma casa com sala de estar rebaixada, na cidade de Tulsa, no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos. Ele era conhecido por seus desenhos orgânicos e extravagantes. No entanto, os principais responsáveis pela consolidação do estilo foram os arquitetos e designers Eero Saarinen (1910-1961) e Alexander Girard (1907-1993).

Eero Saarinen, de origem finlandesa e radicado nos Estados Unidos, foi um dos mais importantes arquitetos do início do século XX. Ele fundou o seu próprio escritório de arquitetura Eero Saarinen and Associates e foi o responsável por grandes projetos para GM, IBM e John Deere. 

Já Alexander Girard, nasceu em Nova York, mas viveu grande parte da vida na Itália. A era mais próspera da sua carreira foi no final dos anos 1950. Muitas das suas inspirações derivam da cultura originária de países na Europa e Ásia.

Foi após a construção da casa da família Miller (Miller House) pelos arquitetos, que o estilo se popularizou. Hoje, a casa faz parte do Museu de Arte de Indianápolis.

A sala rebaixada pode ser construída em qualquer imóvel?

A sala rebaixada é ideal para pessoas que gostam de descansar em um ambiente mais acolhedor e confortável. Caso queira evitar a construção de paredes para dividir os espaços na casa, a sala rebaixada pode ser uma solução. 

Já se a casa tem uma área externa e que você não sabe como projetá-la , é possível elaborar um desenhoque ofereça harmonia ao lugar com o piso rebaixado. Por sua vez, em uma sala de estar que não seja muito grande, utilizar a sunken living oferece uma sensação de amplitude. 

Outro ponto a ser observado é se na casa moram crianças ou idosos. Esse design pode causar acidentes em pessoas que têm dificuldade de locomoção. 

Piso rebaixado e elegância em espaços externos (Projeto: Kamylle Versetti Perotto)

A sunken living moderna

A sala rebaixada ressurge e atualmente é uma tendência nas casas contemporâneas. Muitas pessoas escolhem esse estilo, pois desejam aumentar a conexão presencial entre familiares e visitantes.

Isso porque, apesar de estarmos conectados quase 24 horas, o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus fez com que as pessoas valorizassem cada vez mais as reuniões em casa.

Mas afinal, o que utilizar na sala rebaixada? O momento tem valorizado a escolha de uma paleta de cores para sala de estar que transmita energia e vitalidade. Além disso, existem projetos que optam por construir o sunken living com forma retangular

E o mais importante: não tenha medo de ousar. Utilize materiais nobres caso os prefira, mas não fique com receio de arriscar com osrústicos, como o cimento. Não se esqueça de aproveitar os degraus para complementar a decoração.

Prós e contras de ter uma sala rebaixada 

Agora que você conheceu as características da sala rebaixada, vamos explicar quais as vantagens e desvantagens desse estilo no planejamento da sua obra. 

Vantagens de ter uma sala rebaixada em casa

Aproximação

Como falamos anteriormente, a sala rebaixada vai criar uma atmosfera acolhedora e íntima. Ela é ideal para receber amigos ou realizar uma reunião em família. 

Ao invés de preencher a sala apenas com o sofá ou almofada, é interessante utilizar outros objetos. Ou você pode fazer aquela sessão de cinema com o seu filme favorito. 

Sensação de espaço maior

Se pretende aumentar a sala de estar sem retirar o espaço de outros cômodos ou passar por uma grande reforma, a sala de estar rebaixada cumpre esse papel. 

Aliás, essa é uma das maiores vantagens em escolher a sunken living para sua casa: a sala rebaixada aumenta a altura dos ambientes internos

Se você adicionar ainda uma janela ou clarabóia a sensação de amplitude é ainda maior.

Sala rebaixada cria atmosfera acolhedora e íntima (Projeto: Danilo Yoshinaga)

Originalidade

Não há como negar que, ao ter uma sala rebaixada em casa, você sairá do padrão. Mesmo que hoje o estilo seja uma tendência, o piso rebaixado exprime personalidade. Tudo isso sem contar ainda que a utilização de tecidos e materiais complementares promove casas únicas e originais.

Desvantagens da sala rebaixada

Pouca versatilidade

Quem gosta de mudanças deve pensar muito bem ao escolher o modelo de sala rebaixada. Após construída, o espaço se torna limitado e dificulta mudar o layout do ambiente. 

No entanto, se você enjoar do ambiente, aposte em almofadas, objetos, mudança de tecido e outras tendências de decoração de sala.

Custo elevado

A sala rebaixada precisa ser construída com materiais de qualidade e por meio de um bom projeto arquitetônico. Isso eleva o custo da obra e é preciso analisar se o investimento é viável. 

Dessa forma, coloque os gastos na ponta do lápis antes de iniciar a reforma. Afinal, se você resolver mudar novamente, os custos podem ser ainda maiores.

Amplitude 

É preciso atenção. Ter uma sala rebaixada em ambientes muito pequenos pode causar impressão de claustrofobia. 

O espaço ideal para manter um piso rebaixado deve oferecer conforto. Em locais muito apertados, essa característica pode ser afetada. Converse com a pessoa responsável e avalie a possibilidade. 

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens da sala rebaixada, não deixe de conferir nossas dicas de decoração para deixar a sala mais aconchegante.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sala rebaixada combina comigo? Confira os pr�...

Sala rebaixada combina comigo? Confira os prós e contras

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde , em áreas externas que ela ficará abaixo do nível da rua, como fazer com o ralo, para escoar a água da chuva?

    Abraços e obrigado.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies