18.03.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Quarto e banheiro em tons neutros. Destaca-se o revestimento do piso, que tem pontos coloridos
Folia e Bordas são revestimentos de Isay Weinfeld desenvolvidos em parceria com a Portobello (Projeto: Portobello)

Isay Weinfeld assina coleção para Portobello; conheça Folia e Bordas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.03.2024
Em parceria com a Portobello, revestimentos de Isay Weinfeld chegam para trazer irreverência e elegância a diferentes superfícies da casa. Conheça Folia e Bordas
minutos de leitura

Aquela pergunta óbvia sobre o conceito por trás de uma coleção não cabe aqui. Não por falta de conteúdo, mas porque o processo criativo de Folia e Bordas, novos produtos do arquiteto Isay Weinfeld para a Portobello, vai além de uma simples história.

A Portobello pediu que Isay desenvolvesse uma coleção. Ele visitou a fábrica e apresentou suas ideias, e a Portobello foi atrás de executá-las. Testou compostos, materiais, esmaltes e queimas, num processo de erros e acertos que não só guiou Isay no ajuste do desenho das peças, como a marca também, na busca por inovações tecnológicas que viabilizassem a sua produção.

Folia e Bordas são muito simples em essência, despojadas mesmo – nas formas, nas cores, nos acabamentos – e em tudo diferentes e opostas.

Folia contempla placas delgadas e de grandes dimensões, e tem no colorido difuso algo de lúdico, irreverente.

Já em Bordas, placas cimentícias robustas, de superfície e contornos irregulares, evocam o imperfeito do fazer artesanal, quase rústico.

Em uma paleta de tons suaves e dimensões múltiplas, suas peças podem ser combinadas em composições moduladas de infinitas variações.

Ambos muito distintas e peculiares dentro da história da Portobello, Folia e Bordas são os mais novos lançamentos da coleção 2024 e frutos da colaboração excepcional com Isay e sua talentosa equipe.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre a trajetória e o trabalho de Isay Weinfeld, além de conhecer em destalhes os seus lançamentos para a Portobello.

Leia também:

Conheça Isay Weinfeld

Arquiteto Isay Weinfeld em um ambiente com revestimentos atrás dele
Arquiteto Isay Weinfeld em reunião no laboratório de design da Portobello, durante o desenvolvimento de sua coleção (Foto: Portobello)

Em atuação, um dos principais destaques no cenário da arquitetura nacional, e também internacional, é Isay Weinfeld. 

Nascido em São Paulo e formado pela Universidade Mackenzie, o arquiteto já ganhou premiações como a medalha de Ouro pela IDEA Award (projeto da Livraria da Vila) e o Prêmio Top (categoria espaço comercial).

Mas não só projetos de edificação que compõem o extenso currículo de Isay Weinfeld. O arquiteto ainda desenvolve design de interiores, cria mobiliário, elabora cenografia e faz até cinema!

É que, antes de ser arquiteto, ele atuou como cineasta. Produziu curtas-metragem e um longa. Venceu na categoria de melhor filme no Festival de Gramado e no Festival de Huelva, na Espanha, com o curta Idos com o Vento, de 1984.

Tampo e backsplash com revestimento com pontos coloridos
Folia é o novo revestimentos de Isay Weinfeld para a Portobello (Projeto: Portobello)

O estilo de Isay Weinfeld fica evidente quando falamos de algumas de suas criações famosas, como:

  • Loja Havaianas: um dos projetos mais celebrados do arquiteto, localizado nos Jardins, em São Paulo. Expressa brasilidade ao buscar sensações como de brisa, sol e mar;
  • Livraria da Vila: também premiado, o projeto relembra os “sebos”. Traz linhas retas em um ambiente elegante e propício para a leitura;
  • Edifício 360º: na selva de pedra que é São Paulo, o arquiteto recebeu o desafio de fazer com que as pessoas se sentissem em casa em seus apartamentos. Assim, construiu “casas suspensas com quintal”.

Descubra os revestimentos de Isay Weinfeld para a Portobello

Banheiro amplo em tons neutros, com revestimento com pontos coloridos na parede
Lastras de Folia, revestimento assinado por Isay Weinfeld, revestem o banheiro (Projeto: Portobello)

A Portobello está sempre em busca de novidades. E para se manter atual, oferecendo o que há de melhor em termos de qualidade e design, a marca aposta na chamada inovação aberta.

Sendo assim, o processo de criação envolve muitos profissionais, incluindo parceiros e grandes nomes do design e da arquitetura, como aconteceu com Isay Weinfeld.

O arquiteto assina dois produtos para a Portobello: Folia e Bordas. 

Assim como as suas obras multidisciplinares, ambos têm conceito que não cabe em uma tela. Afinal, envolvem um processo criativo que vai muito além de uma história.

Ao ser convidado para desenvolver revestimentos, Isay Weinfeld visitou a fábrica da Portobello e apresentou as suas ideias. Então, o time de design da marca entrou em ação para transformar as coleções em realidade.

Para chegar à concepção de Folia e Bordas, foram feitos testes de compostos, esmaltes, materiais e queimas. Todo o processo envolveu erros e acertos.

Isso permitiu que Isay Weinfeld ajustasse o design das peças e que a Portobello encontrasse tecnologias inovadoras para viabilizar a produção desses revestimentos.

O resultado são produtos simples em essência, mas despojados em termos de formas, cores e acabamentos. Diferentes e opostos, Folia e Bordas são revestimentos de Isay Weinfeld com uma paleta de cores suave e tamanhos diversos.

Eles permitem uma infinidade de combinações e composições, que levam o olhar desse grande arquiteto, democratizando o acesso ao design.

Folia

Revestimento com pontos coloridos aplicado na parede e na cuba de um banheiro
Folia pode ser usado em paredes, pisos e até para criar objetos e móveis, incluindo cubas (Projeto: Portobello)

Com placas delgadas e grandes, Folia traz peças com um colorido difuso. São revestimentos de Isay Weinfeld com um toque lúdico e irreverente, ideal para quem busca por projetos autênticos.

Estão disponíveis em duas cores: Cinza, mais neutro, e Craft, com fundo avermelhado, como papel craft. 

São alternativas elegantes, capazes de elevar os espaços em termos de design sofisticado e inovador, assinado por Isay Weinfeld e com o selo de qualidade da Portobello.

Além das opções de cores, Folia chega em dois formatos: 120x120 cm e Lastra 120x270 cm.

Bordas

Painel de revestimento com bordas evidentes em ambiente externo
Bordas evidentes são destaques em revestimento de Isay Weinfeld (Projeto: Portobello)

Outro revestimento de Isay Weinfeld em parceria com a Portobello, Bordas consiste em placas cimentícias robustas. 

As peças apresentam superfície e contornos irregulares que fazem jus ao nome da linha, remetendo ao imperfeito dos produtos artesanais e rústicos.

Características que conversam com as tendências de arquitetura e design, que incluem conceitos como assumir as imperfeições e se mostrar para o mundo como se é, além da busca por conforto e bem-estar.

Por causa das diferentes alturas da borda, o produto permite efeitos de luz e sombra que podem tornar os ambientes mais aconchegantes e personalizados.

Ele é especialmente pensado para paredes. Inclusive, é possível encontrar dois kits para formar mosaicos autênticos:

  • Kit Bordas M com quatro revestimentos nos formatos 50x25 cm, 15x25 cm, 10x25 cm e 25x25 cm;
  • Kit Bordas XL, composto por quatro peças nas dimensões 100x50 cm, 30x50 cm, 20x50 cm e 50x50 cm.

Há ainda a opção de criar uma paginação personalizada usando o produto no formato 25x50 cm, que é vendido em embalagens com três placas.

Relembre a participação de Isay Weinfeld no Archtrends Summit

Isay Weinfeld e Pedro Andrade no Archtrends Summit 2023
Ao lado de Pedro Andrade, Isay Weinfeld respondeu a perguntas do público no Archtrends Summit (Foto: Guto Campos)

Para fomentar os relacionamentos e a inovação, além de dividir conhecimentos, a Portobello promove um evento anual, o Archtrends Summit, voltado para arquitetos, designers de interiores e estudantes.

Em 2023, um dos grandes nomes do line-up foi Isay Weinfeld, que participou de um bate-papo intermediado pelo jornalista Pedro Andrade.

Em celebração ao lançamento da coleção com a Portobello, estamos disponibilizando a íntegra do talk, assista aqui!

Se você quer conferir os detalhes dos revestimentos de Isay Weinfeld, fique de olho no site da Portobello!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Isay Weinfeld assina coleção para Portobell...

Isay Weinfeld assina coleção para Portobello; conheça Folia e Bordas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies