16.04.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala com decoração cheia de brasilidade
Brasilidade na decoração leva identificação e conforto aos ambientes (Projeto: Studio Mariana Crego / Foto: Rafael Renzo)

Brasilidade na decoração: saiba usar para um ambiente aconchegante

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.04.2024
Compartilhamos dicas para você incorporar a brasilidade na decoração. Entenda melhor sobre o conceito e comece a colocá-lo em prática
minutos de leitura

A riqueza cultural do nosso país se manifesta de forma única com a chamada brasilidade na decoração. Afinal, essa é uma maneira de levar para os espaços a cultura e o trabalho nacional. 

Desde as cores vibrantes até os padrões intrincados, essa é uma oportunidade para expressar a nossa identidade de modo sofisticado e acolhedor.

Para entender melhor o que é esse conceito e descobrir como incluir a brasilidade na decoração, acompanhe a leitura deste artigo!

O que é a brasilidade na decoração?

Escritório iluminado em tons terrosos
Materiais naturais, elementos vazados e formas orgânicas são características da brasilidade na decoração (Projeto: Carla Felippi / Foto: Henrique Ogata)

"Brasilidade" é um termo que denota a essência, os valores culturais e as características únicas do Brasil. 

Reflete a identidade nacional, manifestando-se por meio da diversidade cultural, histórica, geográfica e social do nosso país.

Portanto, a brasilidade está presente na música, na arte, na culinária, na moda e também na arquitetura e na decoração.

Nestes casos, ela se traduz em elementos que remetem à cultura, à natureza exuberante e à história complexa do Brasil.

São detalhes que valorizam a riqueza dos materiais locais, como madeira, pedra, cerâmica e fibras naturais.

Além disso, está intimamente ligada ao uso de cores vibrantes, estampas tropicais e formas orgânicas inspiradas na flora e fauna brasileiras.

No entanto, a brasilidade na decoração nem sempre foi igual. A ideia por trás desse conceito vem passando por um processo de construção desde o século XIX.

Afinal, como o antropólogo Darcy Ribeiro narrou em seu livro O povo brasileiro, existem diferentes Brasis dentro do Brasil e é isso que torna nossa identidade múltipla. 

Vale mencionar ainda que a globalização é outro fator que agrega elementos à nossa identidade.

Por que investir nessa estética?

Sala de estar com itens do design brasileiro
Estética que remete ao Brasil é tendência (Projeto: BST Arquitetura)

Para começar, o Brasil está com tudo! Um exemplo disso é a tendência Brazilcore, que foi mapeada no Trendbook 2024 da Portobello.

Basicamente, ela coloca nosso país em evidência internacional, valorizando cores e materiais que remetem ao Brasil.

Ao incorporar a brasilidade na decoração, cria-se um ambiente que reflete a alma brasileira, transmitindo calor, alegria e hospitalidade.

É possível alcançá-la por meio de diversos elementos, como móveis de design nacional, obras de artistas brasileiros, peças artesanais regionais e, até mesmo, paisagismo que valorize a vegetação típica do Brasil.

Portanto, mais do que uma simples tendência estética, a brasilidade na decoração é uma forma de celebrar a identidade cultural do país. Ela valoriza as tradições e promove um estilo de vida autenticamente brasileiro.

É uma maneira de se conectar às raízes e expressar orgulho pela diversidade e beleza do Brasil em cada detalhe.

Leia também:

Como incluir a brasilidade na decoração?

Como mencionamos, há diversas maneiras de incorporar a brasilidade na decoração. Aqui estão algumas ideias para usá-la em diferentes aspectos.

Sustentabilidade

Parede revestida com cadeira à frente
Produtos da linha Solar, da Portobello, são sustentáveis, feitos a partir da casca do sururu (Projeto: Portobello)

Ao adotar a sustentabilidade na decoração, você pode escolher materiais e produtos que tenham um menor impacto ambiental.

Confira algumas ideias:

  • matérias-primas: opte por itens de origem renovável e sustentável, como madeira certificada ou de reflorestamento, bambu, cortiça, linho, algodão orgânico e juta, entre outros. Evite materiais sintéticos e plásticos, que podem causar danos ao meio ambiente durante a produção e o descarte;
  • porcelanato: o produto é capaz de reproduzir diferentes matérias-primas naturais, como madeira e pedra. Apesar de ter aparência e textura semelhantes às originais, é mais sustentável, desde a extração até o descarte;
  • produtos reciclados ou recicláveis: isso serve para móveis, objetos de decoração e outros itens. Afinal, ajuda a reduzir o desperdício e contribui para a economia circular;
  • paisagismo: se possível, incorpore plantas nativas e de baixa manutenção. Opte por métodos de jardinagem orgânicos e evite o uso de químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente;
  • reutilização e upcycling: dê sobrevida a objetos antigos ou descartados ao transformá-los em novos itens de valor. Por exemplo, você pode reformar móveis, criar peças decorativas ou dar uma nova função a eles;
  • consumo consciente: adote uma abordagem minimalista em relação à decoração, priorizando a qualidade em vez da quantidade. Opte por peças duráveis e atemporais, que não precisem ser substituídas com frequência.

Cores inspiradas na natureza

Espaço gourmet com sinuca, com predominância de cores como verde e azul, além de ladrilhos hidráulicos
Verde e azul estão entre as principais cores para uma decoração com brasilidade (Projeto: Fabiana Oliveira)

Ao selecionar uma paleta de cores para a decoração, busque inspiração na natureza brasileira.

Sendo assim, combine tons de verde, azul, amarelo, vermelho e marrom para refletir a exuberância das florestas, o brilho do sol e a diversidade cultural do país.

Você pode equilibrar cores vibrantes com tonalidades neutras para criar uma atmosfera harmônica e acolhedora.

Estampas tropicais

Integre estampas tropicais, como folhagens, flores e animais típicos do Brasil. Elas podem aparecer em cortinas, tapetes ou almofadas para adicionar um toque de brasilidade na decoração.

Para evitar excessos, escolha uma ou duas estampas principais. Depois, combine-as com tecidos lisos e texturizados, para criar um visual elegante e coeso.

Outra dica é apostar em uma decoração neutra com alguns toques de brasilidade, como as estampas grandes. Elas podem aparecer em móveis e quadros, por exemplo.

Texturas naturais

Detalhe de sala de estar com elementos naturais
Materiais, cores e estampas naturais ajudam a levar brasilidade à decoração (Projeto: Lana Rocha / Foto: Raiana Medina)

Explore texturas naturais, como fibras de sisal, rattan, algodão e linho, para adicionar profundidade e interesse visual ao ambiente. 

Elas também ajudam a criar uma atmosfera aconchegante e acolhedora. Você pode incorporá-las em cortinas, tapetes, móveis e acessórios decorativos, como vasos e molduras.

Fauna e flora

Integre elementos da fauna e da flora brasileiras na decoração, como vasos de plantas tropicais e representações de animais silvestres.

Além de adicionar um toque de brasilidade, eles trazem vida e frescor ao ambiente. No entanto, opte por plantas de fácil manutenção e adequadas ao local onde serão colocadas.

Iluminação natural e ventilação

Detalhe de ambiente externo com cobogó verde, cadeiras e vegetação
Projetos que valorizam luz natural e ventilação ajudam a levar brasilidade (Projeto: Portobello)

Aproveite ao máximo a iluminação natural e promova uma boa circulação de ar no ambiente.

Uma dica é posicionar os móveis de forma a permitir a entrada de luz. Além disso, mantenha as janelas livres de obstruções.

Utilize cortinas leves e translúcidas para filtrar a luz do sol, criando um espaço luminoso e arejado.

Materiais típicos

Quarto com matérias-primas tipicamente brasileiras
Fibras naturais dão toque de brasilidade à decoração (Projeto: Fernanda Brandão Medeiross / Foto: Luiza Scheirer)

Utilize materiais tradicionais brasileiros, como madeira, pedra, cerâmica e fibras naturais, para adicionar uma sensação de autenticidade e brasilidade ao espaço.

Essas máterias-primas não apenas refletem a identidade cultural do país, mas também agregam textura e profundidade à decoração.

Móveis com design brasileiro

Caso seja possível, escolha peças icônicas, assinadas por renomados designers brasileiros. 

Entre os exemplos, podemos citar a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, e a espreguiçadeira Rio, de Oscar Niemeyer.

No entanto, muitas vezes essas peças não são acessíveis a todos. Nesse caso, uma boa alternativa é optar por revestimentos e móveis em porcelanato criados por grandes nomes do design brasileiro.

Na Portobello, por exemplo, dá para encontrar produtos assinados por Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake, Jader Almeida, Isay Weinfeld e Guilherme Wentz.

Cobogós

Living em tons neutros, com destaque para a parede de cobogós ao fundo
Elementos vazados, como cobogós, elevam os projetos em termos de brasilidade (Projeto: Ana Paula Moreira / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Produto brasileiro, o cobogó foi criado pelos engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis — repare que as iniciais de seus sobrenomes batizam o elemento vazado.

Ele começou a levar a brasilidade para a decoração na década de 1920 e, até hoje, é usado em projetos de arquitetura.

É um material que pode ser utilizado em qualquer ambiente. Inclusive como elemento divisor, sem afetar a iluminação e a ventilação.

Vale mencionar ainda que os cobogós estão disponíveis em uma variedade de padrões e desenhos. Desde os tradicionais até os contemporâneos.

Portanto, escolha um produto que harmonize com a estética geral do ambiente e que contribua para criar uma atmosfera única.

Ladrilho hidráulico

Use ladrilhos hidráulicos em pisos e paredes para adicionar cores, texturas e padrões aos espaços. 

Esses revestimentos são ideais para ambientes como cozinhas, banheiros, varandas e áreas externas. Eles adicionam brasilidade na decoração, acrescentando ainda um toque de história e tradição.

Experimente criar mosaicos personalizados combinando diferentes padrões e cores de ladrilhos hidráulicos. 

Essa técnica permite ter peças exclusivas, que se tornam verdadeiras obras de arte em pisos, paredes e até móveis.

Artesanato

Quarto de casal em tons claros, com vários itens artesanais
Prefira peças nacionais para uma decoração tipicamente brasileira (Projeto: Amanda Miranda)

Destaque peças de artesanato brasileiro em sua decoração, como esculturas, cerâmicas, cestarias e bordados.

Esses itens adicionam cor, textura e autenticidade aos espaços. Além, claro, de refletir a riqueza da cultura nacional.

No entanto, ao adquirir peças de artesanato, priorize produtos feitos por comunidades locais. Assim, você ajuda a valorizar suas tradições e contribui para o desenvolvimento econômico sustentável delas.

Ao incorporar os elementos que listamos ao longo deste artigo em sua decoração, é possível criar espaços que celebram a diversidade cultural, a riqueza histórica e a beleza natural do Brasil.

Para entender mais sobre brasilidade, confira as principais características da arquitetura nacional!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Brasilidade na decoração: saiba usar para u...

Brasilidade na decoração: saiba usar para um ambiente aconchegante

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies