04.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Isay Weinfield é um dos principais nomes da arquitetura

Isay Weinfeld: trajetória e obras do renomado arquiteto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.08.2023
Conheça a história e as obras incríveis de Isay Weinfeld, arquiteto brasileiro de renome internacional, parceiro da Portobello
minutos de leitura

Autor de conceituados projetos, residenciais, comerciais e institucionais, em todo o mundo, o paulista Isay Weinfeld é considerado um dos grandes arquitetos contemporâneos. Reconhecido nacional e internacionalmente, Isay busca sua inspiração em livros, músicas, teatro e cinema, acreditando na multidisciplinaridade como principal impulsionadora da criatividade.

Um de seus projetos mais recentes é a coleção assinada para a Portobello, composta pelos revestimentos Folia e Bordas. Isay também foi uma das estrelas do Archtrends Summit 2023 e você pode conferir o talk completo aqui.

Continue a leitura para saber mais sobre a trajetória desse profissional marcante, algumas de suas principais obras e a parceria com a Portobello.

Quem é Isay Weinfeld?

Isay Weinfeld nasceu na cidade de São Paulo, em 1952. Ele se formou em Arquitetura pela Universidade Mackenzie.

Fã de uma arquitetura silenciosa, ele reconhece nos brasileiros Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer seus exemplos. Ele cita ainda o alemão Mies Van Der Rohe, o mexicano Luis Barragán, os japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa e o português João Carrilho de Graça como grandes nomes.

Características como elegância no detalhamento e linhas retas acompanham o profissional. Ele faz questão de reforçar que o estilo é um elemento surpresa fundamental para o sucesso do seu trabalho.

Ao longo da sua carreira como arquiteto, Isay conquistou diversos prêmios individuais. Dentre eles, a medalha de Ouro pela IDEA Award (projeto da Livraria da Vila) e o Prêmio Top (categoria espaço comercial).

Atualmente, Isay mantém o W 305, escritório desenhado pelo próprio arquiteto, no bairro Vila Madalena, Zona Leste de São Paulo. Lá, ele desenvolve projetos de edificações, design de interiores, criação de mobiliário, cenografia e cinema.

Leia também:

Projetos comerciais idealizados por Isay Weinfeld

Você provavelmente já conhece algum dos principais projetos de Isay Weinfeld, mas não sabia que era ele o arquiteto por trás das obras. Quer ver só? Acompanhe a leitura para conferir.

Loja Havaianas

projeto de isay weinfield para as havaianas
Projeto de Isay Weinfield para as lojas Havaianas transmite frescor e informalidade (Projeto: Isay Weinfeld/ Foto: Nelson Kon)

O trabalho desenvolvido para a Havaianas, no bairro Jardins, em São Paulo, rendeu a Isay Weinfeld diversos prêmios e é um de seus projetos mais celebrados.

Nesse projeto, a empresa buscou retratar toda brasilidade inerente à sua marca. Por exemplo, trazendo uma sensação de sol, brisa e mar em cada centímetro do ambiente.

Livraria da Vila

livraria da vila
Projeto da Livraria da Vila foca na valorização do produto e conforto do cliente (Projeto: Isay Weinfeld/ Foto: Leonardo Finotti)

A Livraria da Vila também é um dos projetos mais premiados do arquiteto. O espaço lembra muito os antigos “sebos”. Também apresenta uma característica comum nas obras de Isay Weinfeld: as linhas retas.

Além do espaço ser bastante elegante, ainda oferece aos seus visitantes um ambiente altamente propício e convidativo para uma boa leitura.

Projetos residenciais idealizados por Isay Weinfeld

Isay Weinfeld é conhecido por rejeitar obras com as quais não se identifica. Para ele, é necessário haver uma troca honesta entre arquiteto e cliente. Do contrário, nenhuma das partes sairá satisfeita.

Abaixo, veremos dois de seus projetos residenciais mais notáveis. Eles representam muito bem a forma de trabalho desse profissional brilhante.

Casa Cubo

casa cubo, projeto de isay weinfield
Casa Cubo é uma residência com instalações dignas de museu (Projeto: Isay Weinfeld/ Foto: Fernando Guerra)

Isay Weinfeld recebeu a missão de planejar um imóvel para um casal colecionador de artes. Nesse sentido, o arquiteto criou cômodos comuns como sala, cozinha e banheiro.

A grande diferença para ambientes residenciais comuns é que os espaços transmitem a ideia de exposições de arte com instalações dignas de museu.

Edifício 360º

edifício 360º de isay weinfield
Edifício 360º contempla 62 "casas suspensas com quintal" (Projeto: Isay Weinfeld/ Foto: Fernando Guerra)

Esse projeto é realmente incrível e tem uma proposta totalmente ousada para uma cidade como São Paulo, acostumada a prédios enormes, com apartamentos pequenos e funcionais.

O objetivo principal da obra, além de trazer funcionalidade para o ambiente, era fazer com que o morador se sentisse dentro de uma casa. A solução para isso foi construir “62 casas suspensas com quintal”.

Assim, a varanda – espaço comum em qualquer apartamento – deu lugar a um quintal iluminado e bastante amplo.

Fora isso, o condomínio oferece uma infraestrutura habitual e que faz parte dessas construções, como piscina, salão de jogos, entre outros.

As 4 faces do edifício têm a mesma aparência. Portanto, não há diferenças entre a fachada principal e as demais.

Isay Weinfeld e Portobello: várias colaborações

Da assinatura de revestimentos à projeção de espaços e participação em eventos internacionais, Isay Weinfeld e a Portobello já colaboraram juntos em diversas ocasiões. Saiba mais:

Folia e Bordas, revestimentos para Portobello

Folia e Bordas fazem parte dos lançamentos da Coleção Portobello 2024. Os revestimentos assinados por Isay Weinfeld são cheios de personalidade irreverente. Uma ousadia conceitual e formal que encanta.

Confira, a seguir, detalhes destes lançamentos que levaram mais de dois anos para serem produzidos e nasceram de pesquisas e inúmeros testes de formatos, cores e texturas.

Folia

revestimento folia, Isay
Folia se transforma nos ambientes, exaltando a personalidade do projeto sem perder sua própria identidade (Projeto: Isay Weinfeld)

Um manifesto anti-monotonia. Folia carrega no nome a irreverência que apresenta, os grânulos coloridos que ocupam as peças e se destacam sobre o fundo neutro, trazendo uma alegria revigorante.

Uma folia sóbria e sofisticada em peças que ora aparecem quadradas, ora delgadas. Os grânulos lembram os dos terrazzos tradicionais italianos, mas em uma releitura mais contemporânea, delicada e colorida.

Não há nada de tradicional em Folia, o que não quer dizer ele não possa vir a se tornar um clássico: parece que já nasceu clássico. Um clássico disruptivo, que mescla cores e microformatos coloridos que se integram e formam uma massa uniforme.

Este é um daqueles revestimentos que parecem sempre se renovar, que absorvem o ambiente, uma nova decoração e ganham cara nova. Diferente do monótono branco ou cinza galeria, Folia marca presença.

É possível descrevê-lo como um revestimento intencional, nada ocasional. Despretensioso e despojado, nada simples. Este revestimento exala muito do que se vê na arquitetura de Isay Weinfeld.

Mesmo produzido em série, industrialmente, Folia acolhe e é acolhido, seja qual for o ambiente de sua aplicação. Criando, assim, ambientes únicos e cheios de personalidade.

Com Cinza e Craft como as duas cores de fundo, a linha está disponível nos formatos 120x120cm e Lastra 120x270cm.

Bordas

bordas, linha assinada por isay weinfeld para a portobello
Um revestimento que mescla o melhor do artesanal com a praticidade do industrial (Projeto: Isay Weinfeld)

O revestimento Bordas é um espetáculo à parte. Esta criação transforma as superfícies em um mosaico irregular e modular que brinca com características do feito à mão. Irregularidades e imperfeições são o grande charme da linha assinada pelo arquiteto Isay Weinfeld, um revestimento que parece feito in loco. Que nos desloca para fora, para sua feitura.

A cor de terra destonalizada complementa a sensação de artesania presente no revestimento. O aspecto de barro seco nos remete aos métodos construtivos vernaculares.

São revestimentos que ocupam e borram a linha entre a produção em escala, que remete ao artesanal, sem copiar. Não se trata de uma imitação, mas de uma reinterpretação de aspectos tão ricos da cultura construtiva.

Esta linha trabalha, de maneira mais explicita, as paginações. Isay nos faz um convite ao jogo de combinações modulares. Uma brincadeira onde todos ganham. Independentemente da paginação escolhida, há beleza.

A linha Bordas está disponível em três versões. Os Kits M e XL apresentam 4 placas com tamanhos distintos. Também está disponível em caixa com revestimentos 25x50cm, para paginações personalizadas.

O conforto e a sofisticação despojada são aspectos consonantes entre as duas linhas assinadas por Isay.

Café Portobello

O Café Portobello é ponto de encontro para profissionais de arquitetura na Alameda Gabriel Monteiro (Projeto: Isay Weinfeld)

Isay assinou o projeto de interiores do Café Portobello, na famosa Alameda Gabriel Monteiro. O café se tornou ponto de encontro de profissionais de arquitetura que frequentam as famosas lojas da alameda.

O projeto utiliza os revestimentos lançados por Isay Weinfeld em cocriação com a Portobello para todas superfícies, apresentando a versatilidade de revestimentos que possuem uma identidade marcante. Na imagem acima, piso, paredes e bancadas brincam de se apresentar e camuflar.

O Portobello Café se torna uma vitrine viva dos novos revestimentos, sem apelos, com o material sendo explorado e usado como deve ser.

Flagship Portobello

O Café Portobello se tornou um preview da próxima flagship da Portobello. A futura casa da Portobello tem projeto arquitetônico e de interiores assinado por Isay Weinfeld.

Por enquanto, podemos admirar o tapume, que já desperta o interesse. O lançamento oficial da nova flagship será na próxima edição da Revestir, em 2025.

Supercalifragilisticexpialidocious, Fuorisalone

colaboração isay weinfield e portobello
Estrutura com painéis de revestimentos Portobello ocupou um espaço na mostra Design Re-Generation, em Milão (Projeto: Isay Weinfeld / Foto: Amanda Sequin)

A Portobello patrocinou o pavilhão arquitetônico de Isay Weinfeld na exposição Design Re-Generation. O espaço recebeu o nome de Supercalifragilisticexpialidocious, uma clara homenagem ao filme Mary Poppins.

Para se inspirar e criar um ambiente único, o arquiteto selecionou algumas obras curadas da sua lista de referências que lhe despertam memórias afetivas, sensoriais e criativas.

Dentre algumas destas referências, podemos citar a música de João Gilberto, Desde que o Samba é Samba, o projeto arquitetônico de Le Corbusier, Villa Savoye, e o filme Melancolia, de Lars von Trier.

Vale ressaltar que a Portobello teve muitos de seus revestimentos expostos em diversos painéis no pavilhão, “completando e contextualizando a peça exposta, seja pela cor, pela textura ou pelo brilho”, de acordo com Isay.

Principais premiações e trajetória artística de Isay Weinfeld

Ao longo da carreira, o arquiteto deu vida a inúmeros projetos. Isso rendeu a Isay Weinfeld reconhecimento profissional e prêmios importantes.

Conforme já mencionamos, a loja da grife Havaianas (SP), por exemplo, recebeu prêmios significativos.

Um deles foi na categoria comercial da segunda edição do World Architecture Festival, em 2009. O outro foi o troféu de Ouro no Prêmio IDEA de design, nos Estados Unidos.

Já o projeto da Livraria da Vila, também de São Paulo, conquistou a Menção Honrosa pelo Prêmio Licc (Londres), Medalha de Ouro pela IDEA Awards e Prêmio Top - categoria espaço comercial, no XXI Mercado Design de São Paulo.

Cinema

fogo e paixão de isay weinfield
Cena de Fogo e Paixão, dirigido por Isay Weinfield e Marcio Kogan (Foto: Reprodução)

Além dos prêmios conquistados por suas obras e de toda sua carreira de sucesso como arquiteto, antes de ingressar na faculdade de arquitetura, Isay Weinfeld iniciou sua vida profissional como cineasta.

Produziu e dirigiu, em parceria com o arquiteto e amigo pessoal Marcio Kogan, 14 filmes de curta-metragem e um longa.

Em 1984, o curta Idos com o Vento conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Gramado e do Festival de Huelva, na Espanha. O longa Fogo e Paixão foi lançado em 1988.

Críticos de arquitetura e cinema de São Paulo costumam comparar: a arquitetura sempre foi cinematográfica e o cinema sempre arquitetônico.

Isay Weinfeld no Archtrends Summit 2023

Isay Weinfeld foi um dos convidados do Archtrends Summit 2023, no bate-papo com Pedro Andrade.

O fórum de criatividade da Portobello é voltado para profissionais de arquitetura e design, além de estudantes, e acontece desde 2018. No ano de 2023, o evento teve a curadoria da POLI.DESIGN, fundada pelo Politecnico di Milano.

O tema do Archtrends Summit 2023 foi O que está dentro importa. Tema que guiou as conversas e levou a discussões sobre as expressões que representem cada um. A busca por ambientes únicos, com elementos de identidade que constroem e contam histórias.

Na conversa entre Isay e Pedro, o arquiteto compartilhou conosco mais sobre o que está dentro de sua arquitetura. Confira os destaques desse bate-papo:

Isay responde

O clima do talk foi de descontração, autenticidade e provocação
Isay Weinfeld no talk do Archtrends Summit 2023

Ponto alto do Archtrends Summit 2023, o bate-papo com Isay Weinfeld foi bastante especial. Primeiro, porque o arquiteto é, sem dúvidas, uma figura mítica e que encanta. De perfil recatado, ele não costuma fazer aparições públicas

Segundo, por causa de momentos icônicos que surgiram durante a conversa. Foi o caso do conselho de Isay para que jovens arquitetos desistam da carreira. Conselho polêmico que revela, de alguma forma, o nível de complexidade e a grande dedicação que a profissão demanda.

O arquiteto revelou a importância da multidisciplinaridade e do entendimento do lugar do arquiteto na produção de espaços. A conversa encantou o auditório com mais de 1.000 profissionais.

Você pode conferir o talk com Isay Weinfeld na íntegra.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Isay Weinfeld: trajetória e obras do renomad...

Isay Weinfeld: trajetória e obras do renomado arquiteto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assisti ao documentário no HBO do arquiteto Isay e gostei muito, sou Adm de empresas, mas apaixonada pela arquitetura e os projetos dele são extraordinários. Parabéns

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies