20.04.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Podcast Archtrends recebe Pedro Andrade, grande parceiro da Portobello (Crédito: Portobello)

Pedro Andrade fala de arquitetura, carreira e viagens no Podcast Archtrends

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.04.2022
Cocriador da linha Horizontes, da Portobello, Pedro Andrade revela sua relação com a arquitetura e divide experiências em conversa leve e divertida
minutos de leitura

Grande parceiro da Portobello, Pedro Andrade é carioca, jornalista, autor, apresentador e cocriador da linha Horizontes, de cerâmicas decoradas. Ele é um dos primeiros convidados do Podcast Archtrends, programa da plataforma Archtrends Portobello no Spotify e Youtube, pensado para trazer conversas leves e descontraídas com profissionais e assuntos do universo da arquitetura.

O bate-papo foi com Juliana Peixoto e Eduardo Scóz, e também pode ser acompanhado em vídeo, no canal da Portobello no YouTube.

Quer saber o que rolou no Podcast Archtrends com Pedro Andrade? Acompanhe os principais momentos a seguir!

pedro andrade é parceiro da portobello e foi convidado do podcast archtrends
Pedro Andrade fala sobre sua vida pessoal e profissional em uma conversa leve e divertida (Foto: arquivo Pedro Andrade)

Pedro Andrade fala sobre sua conexão com a arquitetura

Nesse trecho do Podcast Archtrends, Pedro Andrade fala do início da sua carreira. Muita gente não sabe, mas ele começou na TV americana e só depois veio para a TV brasileira. Hoje em dia, atua nos dois países.

Ele, que construiu sua carreira vivenciando essas experimentações, começou a ter um contato mais próximo com a arquitetura por meio da parceria com a Portobello.

E ela vem rendendo frutos. Além de colunista do Archtrends, Pedro Andrade também lançou uma cocriação de cerâmica decorada com a Portobello, a linha Horizontes.

O sucesso dessa parceria era inevitável. Afinal, além da conversa fácil e leve, Pedro Andrade também é rico em empatia e dedicação em tudo aquilo que se propõe a fazer. E isso deu um match com a Portobello.

“O time da Portobello tem uma coisa que eu acho fundamental. Quando eu escolho as marcas, ou as marcas me escolhem, eu acredito muito em leveza, em energia”, contou Pedro Andrade durante o Podcast Archtrends.

E ele ainda acrescentou: “a Portobello é muito mais do que uma loja, uma marca. Vocês criaram um estilo de vida que valoriza viagens, sabores, tradições, cores, shapes, e esse storytelling é muito de vocês. Vocês são muito criteriosos com os nomes que contam a história da Portobello e para mim é motivo de muito orgulho fazer parte do time e das parcerias”.

Principalmente como autor no Archtrends, Pedro Andrade consegue expressar seu olhar curioso e intencional, dialogando com diferentes culturas, lugares e pessoas.

“Quando eu leio alguma coisa que virou uma conversa para mim, eu tento compartilhar isso. E se for parar para observar, todas as coleções da Portobello têm uma história por trás. É muito mais do que revestimento ou lastras. A biografia dessas vozes que vocês escolhem daria uma matéria por si só. Eu acho que o aspecto humano do que está ao nosso redor é uma parte fundamental do quebra-cabeças”, revelou.

Além disso, Pedro Andrade traçou um paralelo entre a arquitetura e o lado humano que tanto admira e explora em seus trabalhos.

“É isso que eu tento passar para as pessoas: que design, arquitetura, tudo o que você bota na sua parede diz sobre você, quer você tenha consciência ou não. Até se você não coloca nada na parede, aquilo também quer dizer algo sobre você. E eu acho que nos artigos eu tento fazer isso”.

Início da carreira foi marcado por resiliência e confiança

Pedro Andrade já foi bartender e modelo, mas foi no jornalismo que se encontrou. No Podcast Archtrends, ele dividiu um pouco da sua história no início da carreira, que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos.

Hoje, ele entende que seu esforço e dedicação fizeram a diferença para chegar onde está. Afinal, nunca teve medo ou foi deslumbrado com a profissão, pois sabia que, fazendo tudo corretamente, mesmo começando de baixo, ele alcançaria seus objetivos.

“Eu sabia que eu não podia fazer exigências, então eu fui fazendo um monte de ‘programecos’. Por exemplo, eu nunca fui um baladeiro. A primeira vez que eu me vi na frente de uma câmera, num programa de televisão, foi como correspondente da noite de Nova York, meio Amaury Júnior”.

Além disso, a confiança no seu trabalho foi um ponto essencial para manter a resiliência quando encontrava alguma dificuldade.

Ele contou que tinha muito sotaque na época em que começou na TV americana. E isso não era tão bem aceito como hoje em dia, em que se fala muito em inclusão.

Por isso, ouviu de muita gente frases como: “não tem nenhum apresentador brasileiro na TV americana. Imagina, você com esse sotaque? Sem experiência? De jeito nenhum…”.

Mas ele acrescentou: “eu acho que muita gente não acreditava em mim, mas eu acreditava. Não por se achar melhor que outras pessoas, mas por saber que estava disposto a começar do zero, a passar por cada etapa”.

E isso aparece muito em sua parceria com a Portobello. Afinal, Pedro acreditava na ideia da marca, no talento e no conceito. Mas tudo foi um processo, em que ele teve que aprender e se desenvolver em um mercado que era novo para ele.

Dedicação e curiosidade fazem parte de sua rotina

Pegando um gancho no trecho anterior do Podcast Archtrends, Pedro contou como sua experiência como modelo foi importante para se tornar o jornalista que é hoje:

“A moda me ensinou muita coisa, mas uma lição que foi fundamental na minha carreira, para o meu crescimento, foi lidar com rejeição. Nada na minha vida foi fácil ou caiu do céu. Eu sei que eu tenho mil privilégios. Você olha pra mim, eu já chego na frente em vários aspectos em questão de oportunidade, e eu tenho ciência disso. Mas eu nunca cheguei sabendo nada, mas eu sempre tive humildade para chegar, pedir, aprender e crescer”.

A dedicação do jornalista é um aspecto que não só ele considera importante para a sua carreira, como também transparece para quem trabalha com ele.

“Eu não consigo ir para a cama sem ter orgulho daquilo que eu fiz. Às vezes dá errado, e você não tem controle da situação, mas eu tenho que saber que fiz o meu melhor”, contou Pedro Andrade.

Além desse aspecto, a curiosidade é outro ponto marcante em sua personalidade. Sair da sua zona de conforto já virou rotina. Novos trabalhos, um programa na Amazônia, um produto lançado em parceria com a Portobello. Ele não para!

No entanto, relevou no Podcast Archtrends como vê esse “Pedro inquieto”: “é incrível e é cansativo. Eu não sei delegar, não consigo imaginar contratar um ghost writer para escrever um artigo meu. Uma das coisas que eu ouço falar é ‘eu ouço você falando quando leio seus textos’, e isso você não delega.

No Podcast Archtrends, Pedro fala da parceria com a Portobello

Neste trecho do Podcast Archtrends, Pedro Andrade segue falando sobre como sua carreira foi marcada por diferentes trabalhos. E como eles desafiam a sair da zona de conforto.

Entre as histórias que ele dividiu com os ouvintes, está a de quando trabalhava em um programa matinal e foi enviado ao Brasil para cobrir a Copa do Mundo. No entanto, mesmo com pouco conhecimento sobre futebol, teve ótimas conversas com grandes nomes do esporte. Incluindo Ronaldinho, Neymar e Pelé.

Isso, claro, graças ao seu talento nato para fazer com que as pessoas confiem nele e se abram, o que gera conversas de um jeito leve e natural.

Além da carreira de jornalista, Pedro Andrade contou que tem outras paixões que exigem dedicação, como é o caso da fotografia.

E ainda revelou: “se eu voltasse a estudar, eu adoraria entrar para uma faculdade de arquitetura”. Com a parceria com a Portobello, ele consegue colocar em prática alguns de seus talentos no design.

Tudo começou quando a Portobello chamou Pedro Andrade para fazer um áudio, depois um vídeo, e então para participar de uma viagem. Ele virou editor do Archtrends, palestrante e, enfim, o cocriador da linha Horizontes, que expressa o universo de viagens por meio de cerâmicas.

Sobre esse último desafio, ele contou no Podcast Archtrends que “de todas as minhas parcerias, é difícil pensar em uma da qual eu me orgulhe tanto. E isso é claro que passa por essa interseção eternizada que são as minhas peças na Portobello. Eu acho que elas têm muito da visão, do olhar, da experiência de vocês e têm muito da minha essência”.

Ele também se disse emocionado quando recebe das pessoas imagens das peças aplicadas em suas casas. “Eu sinto um acolhimento gratificante em saber que eu, de algum jeito, sou parte daquele dia a dia, daquela rotina”.

E será que vem mais novidades por aí? Afinal, ele completou dizendo: “me deu mais vontade de virar um empreendedor, de investir em coisas que vão habitar esses universos que não são conectados ao meu dia a dia”.

Linha Horizontes revela curiosidades sobre sua vida

Na linha Horizontes, Pedro Andrade elegeu cinco lugares para inspirar a criação das peças. São eles: Nova York (Estados Unidos), Jaipur (Índia), Santorini (Grécia), Tulum (México) e Zanzibar (Tanzânia).

As diferentes cores e formas nos convidam a conhecer lugares marcantes para Pedro Andrade, além de relevar sensações que ele teve durante suas viagens.

Sobre suas aventuras, ele contou no Podcast Archtrends que começam muito antes do embarque, e seus efeitos podem ser vistos durante toda a vida.

“O planejamento é o antes, que pode gerar uma certa ansiedade. Ter uma estrutura ajuda a viagem a não ser um desastre. O durante é você estar presente, sentindo, vivendo, gostando, degustando aquela experiência. E o depois são as histórias que a gente conta, as experiências, as fotos que a gente mostra, memórias que ficam com a gente”, explicou.

Pedro Andrade conta sobre influência da avó

Empatia, respeito pelas pessoas e sensibilidade fazem parte de quem Pedro Andrade se tornou. E ele revelou no Podcast Archtrends que sua família teve muita influência nisso.

“Eu tenho muita sorte porque meu pai é um cara incrível, que me ensinou muitas coisas, e minha mãe que me ensinou tantas outras coisas, e minha avó foi uma das maiores influências na minha vida. Essa paixão por viajar vem dela. Lembro eu pequenininho, ela me botando no ônibus para ir para o Nordeste, me colocou num cruzeiro, ela ia comigo e ela tinha esse hábito de mandar cartão postal. Eu tenho até hoje o primeiro que ela mandou, de Nova York”, relatou.

Ele relembrou o conteúdo do postal: “‘Pedrinho, querido, Nova York nos acolheu com dias de sol’, e falou de vinho e eu, por algum momento, moleque, eu vivi um pouco daquele momento e quem sabe seja uma das sementes da minha paixão por Nova York, que virou uma obsessão”.

Para ele, “a coisa mais valiosa do mundo é o tempo”. Por isso, mantém o hábito de escrever postais e enviar para pessoas queridas.

“Quando você escreve um cartão postal para aquela pessoa, você está dando de presente o seu tempo. Você foi, pensou na pessoa, comprou o cartão postal, foi no correio, colocou o selo e a pessoa recebeu”, completou.

Pessoas e lugares marcaram a vida de Pedro Andrade

No Podcast Archtrends, Pedro também falou sobre o período que passou na Amazônia e de uma situação que foi marcante, que fez com que ele mudasse.

“Eu me vi cercado por 250 índios armados e eu tive que ser evacuado dentro de uma kombi, depois entrar em um microavião fretado pela emissora americana Vice, mas isso faz parte do meu trabalho”, narrou.

Mas ele também contou como experiências assim geraram conexões com pessoas que ele nunca imaginou. “Eu tive a oportunidade, o privilégio de entrar em comunidades inacessíveis para mim. Índios isolados, que não usam roupa, não falam a minha língua. Comunidades ribeirinhas, comunidades quilombolas que são absolutamente fascinantes. Eu nunca imaginei que você pudesse ter uma fatia do Senegal no meio da Amazônia, e a grandiosidade da Amazônia”.

Hospedagens e férias ideais para Pedro Andrade

Para encerrar, nada melhor do que falar de viagem com uma pessoa que coleciona experiências incríveis e já visitou mais de 70 países.

Na conversa no Podcast Archtrends, fica clara a paixão que Pedro Andrade tem pela sua profissão. E também sobre o quanto isso é orgânico em sua vida, a ponto de nunca desligar.

“Eu tenho tanto tesão em fazer o que eu faço que, para mim, é difícil estar de férias. Eu chego nas férias e eu falo assim: ‘não vou trabalhar’. Aí eu adoro o hotel e falo: ‘eu ia gostar de cobrir esse hotel’. Aí vem uma garçonete eloquente, inteligente, querida e eu falo: ‘nossa, essa seria uma ótima entrevistada’. Daqui a pouco ela está chorando, me falando da história”, contou.

No entanto, ele também revelou que vem exercitando ter momentos de descanso, em que fica longe do celular e busca aproveitar o presente.

Durante o bate-papo, Pedro Andrade também falou sobre o tipo de hospedagem da rede Fasano, a qual admira: “parte da magia dessa marca é exatamente eles não intimidarem a pessoa que está lá dentro. Mas, magicamente, todos os seus problemas desaparecem. Tudo funciona, a cama é uma maravilha. Eu sempre digo que as pequenas coisas na vida não são pequenas”.

Gostou da conversa com Pedro Andrade? Há outros episódios disponíveis e muito bate-papo pela frente! Saiba mais sobre o Podcast Archtrends e fique por dentro das novidades.

Podcast Archtrends recebe Pedro Andrade, grande parceiro da Portobello (Crédito: Portobello)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Pedro Andrade fala de arquitetura, carreira e...

Pedro Andrade fala de arquitetura, carreira e viagens no Podcast Archtrends

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies