O piso cinza é um verdadeiro coringa na arquitetura. Pode ser usado em projetos de diferentes estilos, graças à versatilidade que o porcelanato proporciona.
Afinal, dá para escolher entre revestimentos de diferentes acabamentos, para usar em toda a casa. Sem falar na possibilidade de reprodução de materiais que vão desde o concreto até o mármore cinza.
Quer descobrir como usar piso cinza na decoração? Confira 15 projetos que selecionamos e conheça os produtos usados para revestir os espaços.
1. Escalas de cinza levam natureza para os ambientes
Da coleção Authentic, Storm Gray traz beleza intensa e espetacular ao reproduzir fortes tempestades e suas descargas elétricas.
Os clarões dos raios surgem nos veios fluidos da superfície do porcelanato marmorizado. O resultado são diferentes tons em um piso cinza autêntico.
No projeto acima, o produto escolhido tem formato 60x120 e acabamento natural. Contudo, também é possível encontrar esse piso cinza em 120x120 e 90x90, tanto natural quanto polido. Há ainda a versão hexagonal 20x20 (natural).
2. Piso cinza para áreas externas e até piscinas
Além de decorar espaços internos, o piso cinza também pode levar atemporalidade para áreas externas.
Nesse sentido, Barlavento Gris é uma das melhores opções. Afinal, pode ser usado tanto para formar um piso cinza de uma varanda ou quintal, como também revestir o interior de piscinas, bem como seus degraus e bordas.
A superfície é inspirada no desejo de ter a natureza em casa. Afinal, traduz a beleza das ilhas caribenhas a partir da reprodução de pedras em matizes, que surge em formato 14,5x14,5 com acabamento EXT.
3. Discrição em piso cinza que reproduz cimento
Um piso cinza claro é ideal para quem está em busca de um espaço atemporal e discreto. Esse é o caso de Cement Block Grey.
Ele é uma reprodução de cimento em porcelanato. Traz nuances cromáticas e fragmentos agregados que imprimem autenticidade ao produto.
Sua marca é a sutileza e a suavidade, conferindo versatilidade e um ar refrescante do tom pastel que aparece no porcelanato natural em formato 80x80.
4. Piso cinza para combinar com estampas e materiais diferentes
Uma das vantagens do piso cinza, certamente, é o fato de ser fácil de combinar. Isso fica claro no projeto acima, em que a superfície aparece no ambiente que mistura materiais e estampas diferentes.
Apesar de servir como base para a decoração, esse é um piso cinza mais do que especial. Afinal, é um dos últimos trabalhos de Ruy Ohtake.
Tal como outros produtos da mesma linha, Oh!Take Heaven reproduz concreto, demonstrando toda a sua ousadia e genialidade.
Mescla ainda simplicidade e elegância em obras que envolvem e encantam. Para o projeto acima, a escolha foi o produto no formato 120x120 (natural).
5. Cor é ideal para decoração industrial
Para quem gosta de projetos com estilo industrial, o piso em tons cinza é uma ótima aposta. Isso porque ele combina muito bem com outros elementos como madeira e metal, que aparecem com frequência nesse tipo de arquitetura.
Melhor ainda se o revestimento for uma reprodução de cimento ou concreto, como é o caso de Superquadra Zinco. Com acabamento natural, o produto decora a cozinha em sua versão 60x120.
6. Reprodução de pedra rara em piso cinza para toda casa
A elegância do mármore aparece em mais uma opção interessante de piso cinza. Bleu de Savoie reproduz Aime na Savoie, uma das pedras mais raras do mundo.
Ela vem dos Alpes Franceses e encanta pela variação de tons de cinza azulado. Já seus veios claros, quase brancos, levam contemporaneidade.
No projeto em destaque, a escolha foi pelo piso cinza em acabamento natural no formato 120x120. Entretanto, esse é um porcelanato bastante versátil, que pode ser encontrado em outros tamanhos e acabamentos natural e EXT, para usar na casa toda.
7. Piso cinza marmorizado também para áreas externas
Tal como a linha que mencionamos anteriormente, Montana Grey é um piso cinza marmorizado que pode ser usado em ambientes externos. Isso inclui varandas e quintais, por exemplo.
Isso porque a sua superfície 80x80 tem resistência ao escorregamento, o que ajuda a evitar acidentes em áreas expostas às intempéries.
Além da possibilidade de revestir o piso, esse é um porcelanato que pode ser aplicado em outras superfícies, como bancadas.
Leia também:
- Modernismo brasileiro: conheça características e arquitetos principais
- Autenticidade: essencial para projetos arquitetônicos únicos
- Personalize os ambientes com revestimentos de pequenos formatos
8. Piso cinza ajuda a compor decoração contemporânea
Toda a versatilidade de Superquadra Zinco se revela em mais um projeto com o produto na versão 60x120.
Dessa vez, ele aparece no revestimento de um apartamento duplex em estilo contemporâneo.
Uma das vantagens do piso cinza, nesse caso, é formar uma base neutra que permite trocar o tipo de decoração quando você quiser, fazendo com que a arquitetura dure por mais tempo.
9. Agregados se sobressaem em piso cinza
Já para quem está atrás de um piso cinza que se destaca na decoração, Lombarda Viva Argento é uma ótima opção.
Ele reproduz uma pedra cinza que tem pedaços de outras rochas em sua composição, formando detalhes que enchem os espaços.
Elegante e cheia de personalidade, foi usada com acabamento natural, no formato 120x120, no projeto acima. No entanto, o produto também pode ser encontrado em outras variações de tamanho, além do acabamento EXT, que permite o uso do lado de fora.
10. Inspiração no minimalismo em piso cinza atemporal
Espaços minimalistas, com decoração clássica e atemporal podem se beneficiar do piso cinza. A cor discreta e clara é uma alternativa interessante ao branco.
Nesse caso, uma opção interessante é Ms. Barcelona Cristal, em cinza claro. No projeto em destaque, o piso cinza é em formato 90x90 com acabamento natural.
A linha Ms. Barcelona é inspirada na máxima “menos é mais”, de Mies van der Rohe, um dos principais nomes da arquitetura do século XX.
Sua superfície traz uma proposta de design que funde materiais como limestones, cimentos e basaltinas. O resultado é marcante, sem deixar de ser minimalista.
11. Modernidade e sofisticação em projeto integrado
Para quem gosta de porcelanato que reproduz cimento, essa é mais uma alternativa para considerar. Brasilia Concreto Cinza é ideal para quem busca por uma arquitetura moderna.
Isso porque a inspiração da linha é em superfícies de concreto aparente, criadas por grandes nomes como Oscar Niemeyer. O resultado é um material contemporâneo para usar em áreas internas ou externas.
Aliás, é interessante para projetos integrados, como o que destacamos acima. Nesse caso, a escolha foi pelo formato 60x120.
12. Área gourmet contemporânea com porcelanato em concreto
Uma área gourmet pede aconchego e praticidade, sobretudo se for em ambientes externos. Nesses casos, um porcelanato que reproduz concreto pode ser interessante.
Aqui, aparece também Superquadra Concreto. Como o espaço é coberto, foi usado o produto com acabamento natural. A vantagem é que é mais fácil de limpar do que o EXT. E como não tem contato direto com a chuva, mantém a segurança do ambiente.
13. Veios discretos em piso cinza marmorizado
Quem gosta de porcelanato marmorizado, mas prefere veios mais discretos, pode optar por Gray Marble. Sua superfície traz toda a exuberância das paisagens idílicas da Toscana, na Itália.
Contudo, tem veios direcionados que se espalham pela superfície, com cristais que transitam nas escalas de branco ao marrom.
O piso cinza é elegante e pode ser encontrado em diferentes formatos, com acabamento natural ou polido. O mármore contemporâneo compõe o ambiente em destaque na Lastra 120x270 com acabamento natural.
14. Para o loft, piso cinza em concreto
Brasilia Concreto Cinza aparece em mais um projeto com piso cinza. Desta vez, em um loft amplo e com todos os espaços integrados.
Minimalista e prático, o ambiente tem tudo a ver com a escolha do material do piso cinza. Afinal, traz contemporaneidade e um toque rústico que combina com o conceito de loft.
15. Piso cinza que reproduz pedra torna espaço aconchegante
A decoração de áreas externas pede elementos que ajudem na integração com a natureza. Esse é o caso de revestimentos que reproduzem pedra e madeira, por exemplo.
Eles são encontrados no projeto em destaque, que tem piso cinza Pietra Lombarda Griggio. Seus agregados mais discretos aparecem na superfície 120x120 com acabamento EXT, que pode ser aplicada mesmo no entorno da piscina.
Além do piso cinza, há outras formas de incluir a cor em todos os espaços. Confira as nossas dicas para uma decoração cinza e charmosa!