29.09.2022
Avaliação
()
A área gourmet é um espaço ideal para reunir amigos e familiares (Projeto: Portobello S.A.)
5

Área gourmet: crie um espaço aconchegante para receber em casa

minutos de leitura
Veja as principais dicas para uma área gourmet funcional e transforme esse espaço de convivência da sua casa
minutos de leitura

A área gourmet é uma tendência na arquitetura. Afinal, esse é o espaço ideal para reunir amigos e familiares para ter momentos de lazer ou, ainda, para relaxar nos dias de folga.

O mais interessante é que existem várias possibilidades para o ambiente, que pode estar presente em residências de todos os tamanhos e estilos. 

Até os apartamentos podem contar com um lugar como esse. Precisando de dicas e inspirações? Confira as ideias da Portobello! 

O que é a área gourmet? 

A área gourmet é um ambiente total ou parcialmente externo destinado à recepção. Ela se diferencia da cozinha tradicional por ter um visual descontraído. 

O mais importante é que esse local seja convidativo, montado pensando em receber amigos e familiares. 

Ele pode ser projetado em diferentes lugares — como uma extensão da sala de estar ou da cozinha, na varanda, em terraços ou integrada ao espaço de lazer. 

E por que gourmet? A palavra é associada a áreas dedicadas à valorização da alimentação, fora do cotidiano, com equipamentos e decoração nobres.

Vantagens 

Uma área gourmet é capaz de oferecer uma série de benefícios, como:  

  • ter um espaço extra para cozinhar, com eletrodomésticos e utensílios que se complementam à cozinha; 
  • criar um local relaxante, que ajuda a transformar o uso dos ambientes e a relação com a casa;
  • reunir amigos e familiares, recebendo-os com mais frequência.
Área gourmet, vantagens
A principal vantagem da área gourmet é criar um espaço em casa dedicado a receber e reunir
(Projeto: Mariana Lobo

Quais são os tipos de área gourmet? 

Existem vários tipos de áreas gourmet, capazes de se adequar a diferentes necessidades, layouts e espaços. 

Área gourmet na área externa 

É instalada em quintais, jardins, piscinas, varandas e terraços de apartamentos. A principal vantagem é que você e seus convidados poderão estar integrados à área externa, aproveitando os atrativos desse espaço. 

Área gourmet pequena 

É bastante democrática, pois mesmo quem tem pouca área disponível consegue criar um ambiente bonito e funcional. Afinal, pode estar presente até em varandas de apartamentos. 

Contudo, o projeto deve ser muito bem pensado nesse caso. Especialmente com mobiliários multifuncionais que otimizem o espaço.

Outra ideia é integrar a área gourmet pequena com outros ambientes da casa, como a sala de estar ou a cozinha. Assim, você terá uma sensação de amplitude. 

Área gourmet, piscina
A área gourmet com piscina é a mais procurada, criando um espaço completo de lazer (Projeto: Bruno Brandini

Área gourmet com churrasqueira 

Sem dúvida, a área gourmet com churrasqueira é a mais desejada. Afinal, nada melhor do que poder reunir os amigos e a família para um delicioso churrasco. 

A vantagem é que essa opção pode ser incluída até mesmo em um apartamento, desde que o modelo de churrasqueira seja compatível com o espaço disponível.

Área gourmet simples 

É perfeita para quem deseja um ambiente prático. Essa também é uma boa alternativa para locais pequenos. 

O foco é a funcionalidade, com revestimentos de manutenção simples, móveis fáceis de transportar e detalhes aconchegantes. 

Área gourmet com piscina 

Pode aparecer tanto em áreas externas grandes quanto pequenas. Em geral, é uma ideia que não funciona para as varandas de apartamento. 

Costuma ser coordenada com um paisagismo e um belo jardim, permitindo um contato maior com a natureza. 

Cozinha com área gourmet 

Integrar esses dois ambientes é uma tendência, especialmente em projetos com conceito aberto ou em apartamentos nos quais se deseja aproveitar melhor a metragem.

A principal vantagem é criar um espaço social mais dinâmico e confortável, perfeito para quem adora receber visitas. 

Como montar uma área gourmet? 

Já deu para notar que existem diferentes tipos de área gourmet, capazes de se adequar a todos os estilos e espaços, não é mesmo? 

Mas para que esse ambiente seja realmente funcional, algumas dicas são cruciais durante o planejamento e a obra. Veja quais são elas.

Avalie bem o espaço 

Antes de começar o projeto, é muito importante analisar o espaço disponível, bem como os seus desejos e as suas necessidades.

Assim, será mais fácil entender quais elementos podem estar presentes, se é preciso realizar a integração com outros ambientes, fechamento com vidro etc. 

Em varandas de apartamento, por exemplo, o fechamento com cortina de vidro costuma ser uma ideia interessante, especialmente caso a intenção seja integrar essa área com a sala ou a cozinha. 

Dessa maneira, você evita que os raios solares, a chuva e o vento danifiquem o mobiliário. Por outro lado, é necessário pensar em um sistema de exaustão para os cheiros dos preparos. 

Já nos terraços, como há maior incidência de sol, pode ser interessante incluir detalhes que favoreçam o conforto térmico, como guarda-sóis, ombrelones, toldos retráteis, coberturas etc. 

Além disso, é importante conferir a área destinada à circulação e o estilo decorativo que o novo ambiente terá. 

Aárea gourmet pode estar presente até em apartamentos, aproveitando o espaço da varanda integrada
(Projeto: Barbara Haline | Pinna Arquitetura)

Foque na funcionalidade 

A área gourmet deve ser acolhedora, mas, sobretudo, funcional. Para isso, é importante ter espaços bem definidos para cozinhar, com todos os recursos que você precisa, como bancadas de trabalho e refeição, pia, utensílios etc. 

Em geral, esse ambiente não necessita de armários para guardar alimentos, pois eles podem ser armazenados na cozinha. No entanto, a presença desse mobiliário ajuda na organização dos itens exclusivos do local.

Uma ideia para otimizar o espaço é focar em prateleiras e nichos, que ajudam a organizar diferentes objetos. Em áreas particularmente pequenas, instale-os até o teto para aproveitar melhor o sentido vertical.

Pense em contar com uma bancada ou ilha 

A bancada ou ilha está muito presente nos projetos de área gourmet, trazendo um aspecto moderno e funcional. Ela pode servir tanto para trabalho quanto para refeições.

Caso queira uma superfície que possa ser usada das duas maneiras, foque em uma altura de 90 a 94 cm. Assim, ela poderá receber banquetas altas. 

Esse elemento é capaz de reunir todos os convidados enquanto você cozinha, o que tem total relação com o objetivo de confraternização da área gourmet. 

Área gourmet, porcelanato
Os revestimentos cerâmicos nas paredes trazem charme e praticidade, como essa ideia com Steel Corten, que recria o aço corten (Projeto: Bibiana Menegaz)

Confira os revestimentos mais indicados

Como a área gourmet pode estar em espaço externo, é preciso tomar cuidado no momento da escolha dos revestimentos. 

Em muitos casos, esse ambiente pode sofrer com maior incidência de luz solar, ventos, chuvas, umidade e calor.

O revestimento do piso deve ser resistente à circulação de pessoas e fácil de limpar e manter. Já a bancada precisa resistir a riscos, abrasão e impactos. 

O porcelanato é uma das melhores opções. Você encontra diferentes alternativas que apresentam ótima estabilidade térmica e são fáceis de limpar e manter, durando por muito tempo.

Para o piso, só tome cuidado com o porcelanato polido, pois ele tende a riscar com facilidade e se tornar escorregadio em contato com a água. 

Assim, prefira as versões naturais (para áreas cobertas) ou EXT (para áreas não cobertas), que são mais resistentes e pouco escorregadias. 

Nas paredes, os porcelanatos decorados ajudam a dar um toque diferenciado. Por exemplo, aqueles que recriam tijolinhos, madeira, pedra ferro e outros materiais.

O revestimento também pode ser usado para criar as bancadas. 

Área gourmet, revestimentos
Atenção à escolha dos revestimentos, assegurando que sua área gourmet, além de bonita, será funcional
(Projeto: Portobello S.A.

Não se esqueça do mobiliário

"Conforto" e "aconchego" devem ser as palavras de ordem na hora de projetar sua área gourmet. Nesse sentido, os móveis são essenciais. 

A dica é optar por mobiliários multifuncionais, que sejam propícios para ambientes externos e, portanto, duráveis.

Afinal, eles podem acabar expostos a ventos, sol, respingos de chuvas, fumaça da churrasqueira e outros agentes capazes de causar estragos em peças mais sensíveis, como manchas e mau cheiro. 

Entre os itens indispensáveis estão mesa e cadeiras, para recepcionar os convidados, além de bancos ou outras soluções para trazer conforto. 

Se houver mais espaço, você pode investir em poltronas confortáveis para área externa e até carrinhos de bebidas. 

Em locais menores, as banquetas ajudam a transformar as bancadas em áreas de refeição. As mesas dobráveis também são bem-vindas.

A bancada da área gourmet ajuda a otimizar o espaço e pode acoplar-se à mesa (Projeto: Marina Mariani P. De)

Crie uma boa iluminação 

A iluminação é essencial para garantir funcionalidade na hora de usar sua área gourmet, especialmente à noite. 

Como você manipulará alimentos, prefira as luzes brancas nos espaços de trabalho, pois elas permitem enxergar melhor os detalhes dos itens manuseados.

Já nos locais que acomodarão os convidados, dê preferência a luzes amarelas, que ajudam a criar uma atmosfera intimista.

Você pode usar a iluminação central e completar com spots, trilhos, arandelas, pendentes e fitas de LED, entre outros.

Na hora de escolher as luminárias, avalie o estilo decorativo da sua área gourmet. Por exemplo, um ambiente rústico combina com madeira.

Por outro lado, um espaço moderno fica melhor com itens com detalhes em metal e vidro.

Invista em uma boa churrasqueira 

A área gourmet com churrasqueira é, sem dúvida, a mais desejada. 

O ideal é que o modelo seja adequado às características do seu espaço. Ele precisa ter o tamanho certo e contar com um bom sistema de exaustão. 

Embora a churrasqueira à carvão seja a mais comum, há outras opções disponíveis no mercado, como a gás ou eletricidade.

Lembrando que, mesmo com a churrasqueira, é interessante ter forno, cooktop e coifa, caso você queira fazer outros preparos. 

Área gourmet, decoração
A decoração traz um charme especial e deixa o espaço ainda mais aconchegante e convidativo
(Projeto: Renata Manso e Amanda Lima

Foco na decoração 

A decoração é fundamental para deixar esse espaço mais atrativo. Defina um estilo para ele, que pode seguir a mesma proposta decorativa de outros ambientes, caso seja integrado, ou ser totalmente diferente. 

O rústico é muito usado para áreas externas, mas isso não é uma regra. É possível criar um local moderno, minimalista, industrial, vintage e assim por diante. Entenda o que funciona melhor para a sua casa e os seus desejos. 

Complemente com detalhes, como horta de temperos, vasos de plantas, objetos decorativos e também funcionais. Por exemplo, um carrinho de bar, uma adega, uma cervejeira e outros elementos, de acordo com os usos do espaço. 

Viu só como a área gourmet é democrática e pode estar presente em todos os tipos de casas? Aproveite para conferir nossas dicas de decoração de varanda para aproveitar melhor esse ambiente!

Foto de destaque: A área gourmet é um espaço ideal para reunir amigos e familiares (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies