31.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Piso cinza é discreto e atemporal, ideal para projetos de todos os estilos (Projeto: Portobello)

15 inspirações de piso cinza para revestir com o clássico

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.05.2023
Atemporal e versátil, o piso cinza pode aparecer em diferentes superfícies, sejam marmorizadas, reproduzindo concreto ou pedra. Saiba como usar
minutos de leitura

O piso cinza é um verdadeiro coringa na arquitetura. Pode ser usado em projetos de diferentes estilos, graças à versatilidade que o porcelanato proporciona.

Afinal, dá para escolher entre revestimentos de diferentes acabamentos, para usar em toda a casa. Sem falar na possibilidade de reprodução de materiais que vão desde o concreto até o mármore cinza.

Quer descobrir como usar piso cinza na decoração? Confira 15 projetos que selecionamos e conheça os produtos usados para revestir os espaços.

1. Escalas de cinza levam natureza para os ambientes

piso cinza marmorizado
Porcelanato marmorizado é opção elegante de piso cinza (Projeto: Portobello)

Da coleção Authentic, Storm Gray traz beleza intensa e espetacular ao reproduzir fortes tempestades e suas descargas elétricas.

Os clarões dos raios surgem nos veios fluidos da superfície do porcelanato marmorizado. O resultado são diferentes tons em um piso cinza autêntico.

No projeto acima, o produto escolhido tem formato 60×120 e acabamento natural. Contudo, também é possível encontrar esse piso cinza em 120×120 e 90×90, tanto natural quanto polido. Há ainda a versão hexagonal 20×20 (natural).

2. Piso cinza para áreas externas e até piscinas

piso cinza em área de piscina
Versátil, piso cinza pode ser usado dentro e fora da piscina (Projeto: Frederico Bicalho)

Além de decorar espaços internos, o piso cinza também pode levar atemporalidade para áreas externas.

Nesse sentido, Barlavento Gris é uma das melhores opções. Afinal, pode ser usado tanto para formar um piso cinza de uma varanda ou quintal, como também revestir o interior de piscinas, bem como seus degraus e bordas.

A superfície é inspirada no desejo de ter a natureza em casa. Afinal, traduz a beleza das ilhas caribenhas a partir da reprodução de pedras em matizes, que surge em formato 14,5×14,5 com acabamento EXT.

3. Discrição em piso cinza que reproduz cimento

cozinha com piso cinza
Tons claros são ideais para piso cinza atemporal (Projeto: Gabriella Gochinski / Foto: Lio Simas)

Um piso cinza claro é ideal para quem está em busca de um espaço atemporal e discreto. Esse é o caso de Cement Block Grey.

Ele é uma reprodução de cimento em porcelanato. Traz nuances cromáticas e fragmentos agregados que imprimem autenticidade ao produto.

Sua marca é a sutileza e a suavidade, conferindo versatilidade e um ar refrescante do tom pastel que aparece no porcelanato natural em formato 80×80.

4. Piso cinza para combinar com estampas e materiais diferentes

cozinha com piso cinza
Fácil de combinar, piso cinza pode aparecer ao lado de diversas cores, materiais e estampas (Projeto: Kaléo Guilherme Pereira)

Uma das vantagens do piso cinza, certamente, é o fato de ser fácil de combinar. Isso fica claro no projeto acima, em que a superfície aparece no ambiente que mistura materiais e estampas diferentes.

Apesar de servir como base para a decoração, esse é um piso cinza mais do que especial. Afinal, é um dos últimos trabalhos de Ruy Ohtake.

Tal como outros produtos da mesma linha, Oh!Take Heaven reproduz concreto, demonstrando toda a sua ousadia e genialidade. 

Mescla ainda simplicidade e elegância em obras que envolvem e encantam. Para o projeto acima, a escolha foi o produto no formato 120×120 (natural).

5. Cor é ideal para decoração industrial

piso cinza em decoração industrial
Estilo industrial é um dos que combinam bem com piso cinza (Projeto: Bethania Spies Campos / Foto: Suedy Lorenna)

Para quem gosta de projetos com estilo industrial, o piso em tons cinza é uma ótima aposta. Isso porque ele combina muito bem com outros elementos como madeira e metal, que aparecem com frequência nesse tipo de arquitetura.

Melhor ainda se o revestimento for uma reprodução de cimento ou concreto, como é o caso de Superquadra Zinco. Com acabamento natural, o produto decora a cozinha em sua versão 60×120.

6. Reprodução de pedra rara em piso cinza para toda casa

piso cinza que reproduz pedra
Piso cinza em diferentes acabamentos pode ser usado na casa toda
(Projeto: Luciana Viganó / Foto: Fábio Grison)

A elegância do mármore aparece em mais uma opção interessante de piso cinza. Bleu de Savoie reproduz Aime na Savoie, uma das pedras mais raras do mundo.

Ela vem dos Alpes Franceses e encanta pela variação de tons de cinza azulado. Já seus veios claros, quase brancos, levam contemporaneidade.

No projeto em destaque, a escolha foi pelo piso cinza em acabamento natural no formato 120×120. Entretanto, esse é um porcelanato bastante versátil, que pode ser encontrado em outros tamanhos e acabamentos natural e EXT, para usar na casa toda.

7. Piso cinza marmorizado também para áreas externas

piso cinza marmorizado
Com acabamento EXT, piso cinza pode ser usado também em áreas externas
(Projeto: Todo Arquitetura / Foto: Julia Totoli)

Tal como a linha que mencionamos anteriormente, Montana Grey é um piso cinza marmorizado que pode ser usado em ambientes externos. Isso inclui varandas e quintais, por exemplo.

Isso porque a sua superfície 80×80 tem resistência ao escorregamento, o que ajuda a evitar acidentes em áreas expostas às intempéries.

Além da possibilidade de revestir o piso, esse é um porcelanato que pode ser aplicado em outras superfícies, como bancadas.

Leia também:

8. Piso cinza ajuda a compor decoração contemporânea

piso cinza em decoração contemporânea
Reprodução de cimento é ideal para projetos contemporâneos (Projeto: Jorge Elmor / Samuel Berger)

Toda a versatilidade de Superquadra Zinco se revela em mais um projeto com o produto na versão 60×120.

Dessa vez, ele aparece no revestimento de um apartamento duplex em estilo contemporâneo.

Uma das vantagens do piso cinza, nesse caso, é formar uma base neutra que permite trocar o tipo de decoração quando você quiser, fazendo com que a arquitetura dure por mais tempo.

9. Agregados se sobressaem em piso cinza

piso cinza de pedra
Piso de pedra tem detalhes que ajudam a compor a decoração (Projeto: Portobello)

Já para quem está atrás de um piso cinza que se destaca na decoração, Lombarda Viva Argento é uma ótima opção.

Ele reproduz uma pedra cinza que tem pedaços de outras rochas em sua composição, formando detalhes que enchem os espaços.

Elegante e cheia de personalidade, foi usada com acabamento natural, no formato 120×120, no projeto acima. No entanto, o produto também pode ser encontrado em outras variações de tamanho, além do acabamento EXT, que permite o uso do lado de fora.

10. Inspiração no minimalismo em piso cinza atemporal

sala de estar com piso cinza
Piso cinza é alternativa ao branco em projetos minimalistas (Projeto: Bruno Brandini Arquitetos)

Espaços minimalistas, com decoração clássica e atemporal podem se beneficiar do piso cinza. A cor discreta e clara é uma alternativa interessante ao branco.

Nesse caso, uma opção interessante é Ms. Barcelona Cristal, em cinza claro. No projeto em destaque, o piso cinza é em formato 90×90 com acabamento natural.

A linha Ms. Barcelona é inspirada na máxima “menos é mais”, de Mies van der Rohe, um dos principais nomes da arquitetura do século XX.

Sua superfície traz uma proposta de design que funde materiais como limestones, cimentos e basaltinas. O resultado é marcante, sem deixar de ser minimalista.

11. Modernidade e sofisticação em projeto integrado

piso cinza de concreto
Reprodução de concreto é ideal para projetos modernos (Projeto: Juliana Loffi Arquitetura)

Para quem gosta de porcelanato que reproduz cimento, essa é mais uma alternativa para considerar. Brasilia Concreto Cinza é ideal para quem busca por uma arquitetura moderna.

Isso porque a inspiração da linha é em superfícies de concreto aparente, criadas por grandes nomes como Oscar Niemeyer. O resultado é um material contemporâneo para usar em áreas internas ou externas.

Aliás, é interessante para projetos integrados, como o que destacamos acima. Nesse caso, a escolha foi pelo formato 60×120.

12. Área gourmet contemporânea com porcelanato em concreto

área gourmet com piso cinza
Piso cinza foi escolha para área gourmet coberta na parte externa
(Projeto: BCP Engenharia)

Uma área gourmet pede aconchego e praticidade, sobretudo se for em ambientes externos. Nesses casos, um porcelanato que reproduz concreto pode ser interessante.

Aqui, aparece também Superquadra Concreto. Como o espaço é coberto, foi usado o produto com acabamento natural. A vantagem é que é mais fácil de limpar do que o EXT. E como não tem contato direto com a chuva, mantém a segurança do ambiente.

13. Veios discretos em piso cinza marmorizado

piso cinza marmorizado
Piso cinza marmorizado pode ter veios mais ou menos marcados (Projeto: Gustavo de Castro)

Quem gosta de porcelanato marmorizado, mas prefere veios mais discretos, pode optar por Gray Marble. Sua superfície traz toda a exuberância das paisagens idílicas da Toscana, na Itália.

Contudo, tem veios direcionados que se espalham pela superfície, com cristais que transitam nas escalas de branco ao marrom.

O piso cinza é elegante e pode ser encontrado em diferentes formatos, com acabamento natural ou polido. O mármore contemporâneo compõe o ambiente em destaque na Lastra 120×270 com acabamento natural.

14. Para o loft, piso cinza em concreto

piso de concreto, mesa ortogonal de madeira
Projeto de loft tem piso cinza para integrar espaços (Projeto: Rodrigo Fagá)

Brasilia Concreto Cinza aparece em mais um projeto com piso cinza. Desta vez, em um loft amplo e com todos os espaços integrados.

Minimalista e prático, o ambiente tem tudo a ver com a escolha do material do piso cinza. Afinal, traz contemporaneidade e um toque rústico que combina com o conceito de loft.

15. Piso cinza que reproduz pedra torna espaço aconchegante

em área externa com piso de pedra cinza
Reprodução de pedra é ideal para compor áreas externas acolhedoras
(Projeto: Morada 31.12 Arquitetura e Interiores / Foto: Edgard Cesar)

A decoração de áreas externas pede elementos que ajudem na integração com a natureza. Esse é o caso de revestimentos que reproduzem pedra e madeira, por exemplo.

Eles são encontrados no projeto em destaque, que tem piso cinza Pietra Lombarda Griggio. Seus agregados mais discretos aparecem na superfície 120×120 com acabamento EXT, que pode ser aplicada mesmo no entorno da piscina.

Além do piso cinza, há outras formas de incluir a cor em todos os espaços. Confira as nossas dicas para uma decoração cinza e charmosa!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

15 inspirações de piso cinza para revestir ...

15 inspirações de piso cinza para revestir com o clássico

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies