A decoração é uma verdadeira ciência, cheia de possibilidades que expressam personalidades e sentimentos. Uma das formas de aplicar suas teorias é por meio de um painel para sala.
Afinal, esse é um dos ambientes da casa que permite mais possibilidades e combinações, uso de cores, móveis e objetos.
Para um painel para sala bonito, que combine com o espaço e com o restante da decoração, você precisa levar alguns pontos em consideração.
Nas linhas a seguir, você confere as principais dicas de local, material e cor para o seu painel para sala, além de descobrir 4 inspirações!
Como fazer um painel na parede da sala?
Fazer um painel para sala não é difícil, mas requer planejamento. Para começar, você precisa entender onde ele vai ficar.
Isso porque o painel para sala pode ser fixo. Ou seja, você não vai poder trocar de lugar com frequência.
É muito comum ter um painel de TV. Assim, ele serve não só para compor a decoração, como ainda ajuda a esconder fios e cabos dos aparelhos eletrônicos.
No entanto, você pode preferir dar destaque a uma parede específica usando um painel para sala. Isso é possível em ambientes de todos os tamanhos.
Contudo, se não tiver muito espaço, como em um apartamento pequeno, o ideal é que o painel cubra uma parede inteira.
Inclusive, isso pode dar a sensação de que o ambiente é maior. Sobretudo se o painel for em cores claras, como branco e off-white.
Em caso de ambientes integrados, essa dica também pode ajudar a tornar as áreas ainda mais próximas.
Porém, o painel para sala também pode ter a função de separar uma área específica. É o caso de um cantinho do café, da leitura ou do bar em casa, por exemplo.
Além de definir o local do painel para sala, você também vai precisar ficar de olho em algumas outras questões. Entre elas o material e as cores da superfície. Entenda melhor sobre esses pontos na sequência.
O que usar no painel para sala
Destacamos os principais materiais que você pode usar no painel para sala, seja para integrar ou para dar destaque a uma área.
Porcelanato ou lastra
Sem dúvida, o revestimento cerâmico é a melhor opção para um painel para sala. É altamente durável, fácil de limpar e ainda protege as superfícies da umidade.
Além disso, há uma enorme variedade de cores, texturas e formatos, o que permite formar paredes personalizadas e únicas.
Inclusive, é possível encontrar porcelanato ou Lastra (gigantes formatos) com aspecto fiel a diferentes materiais naturais.
Dessa forma, é possível ter uma decoração bonita e elegante, garantindo a sustentabilidade, preços mais acessíveis, além de facilidade de manutenção do painel para sala.
Entre as possibilidades estão o porcelanato que reproduz madeira, mármore, concreto, cimento queimado, pedra e até metal.
Madeira
O painel para sala em madeira é clássico e elegante. Uma das vantagens é que o material ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante, o que é ideal para essa área da casa.
Ele combina muito bem com uma decoração rústica. No entanto, pode aparecer em ambientes mais modernos, principalmente quando a opção é por madeira clara ou pintada de preto, por exemplo.
Gesso
Já o gesso costuma aparecer em painéis brancos e texturizados. Pode revestir uma parede inteira ou formar apenas detalhes.
Contudo, esse é um material mais frágil, que pode danificar caso haja alguma batida com móvel, por exemplo.
Papel de parede
São mil e uma possibilidades de painel para sala usando papel de parede. Desde opções lisas até estampadas. Inclusive aquelas que imitam materiais naturais, como madeira.
Apesar de ser tentador, o ideal é não aplicar o papel de parede por conta própria, já que pode ficar torto ou com bolhas, por exemplo.
Espelhos
O painel para sala espelhado é uma alternativa interessante, principalmente para ambientes pequenos. Afinal, o recurso ajuda a dar amplitude.
O espelho também dá para combinar com outros materiais, como mármore, porcelanato ou madeira, por exemplo. Além disso, é possivel optar por revestimentos cerâmicos espelhados ou Lastras, de manuntenção mais fácil.
Tijolos
Deixar tijolinhos à mostra é interessante para quem quer uma decoração acolhedora. Também combina com ambientes rústicos, como casas de campo.
É uma opção mais chamativa, sobretudo por causa da cor quente. A substituição por outro material também pode ser difícil, caso enjoe desse estilo de painel para sala.
Jardim vertical
E por que não revestir o painel para sala com plantas? O jardim vertical é uma ótima alternativa para levar a natureza para dentro dos ambientes.
Vale mencionar que há várias técnicas que permitem a instalação desse painel em espaços de todos os tamanhos e em todas as regiões.
Qual a melhor cor de painel para sala?
Depois de entender sobre o local do painel para sala e os possíveis materiais, é a hora de partir para as possibilidades de cores para essa superfície.
Contraste pode destacar painel para sala
Agora, se a ideia for dar destaque ao painel para sala, o ideal pode ser apostar no contraste de cores. Inclusive, é a escolha certa para uma decoração moderna.
Sendo assim, escolha uma cor para o painel que gere contraste com as outras paredes da sala. Preto e branco, cinza escuro e bege claro, ou mesmo a aposta no tom sobre tom podem ser interessantes.
Painel para sala minimalista precisa ter cores claras
Uma arquitetura minimalista é aquela sem muitos detalhes, que usa cores claras e sóbrias, prezando sempre pela organização e pela funcionalidade.
Nesses casos, o ideal é que o painel para sala siga o mesmo estilo. É possível que ele tenha alguns detalhes, como texturas mais discretas. No entanto, as cores precisam ser neutras, de preferência claras.
Tons terrosos levam aconchego
Quem tem como prioridade o aconchego e o bem-estar na sala pode preferir tons terrosos no painel para sala.
Afinal, eles remetem à terra, à natureza. Dessa forma, levam o acolhimento desses elementos para os ambientes, gerando relaxamento.
Decoração colorida também é uma opção
Outra opção interessante é o painel para sala em mais de um tom. Ele se encaixa em projetos de salas coloridas e alegres, por exemplo.
Porém, dependendo das tonalidades, também pode passar ideias como sofisticação e aconchego. Sobretudo se forem cores pastéis.
Como escolher o painel para sala? Veja 4 inspirações
A seguir, confira 4 opções de painel para sala para se inspirar!
1. Painel para sala com porta e armários embutidos
A tendência Hide or Slide chega para trazer um aspecto minimalista e funcional aos ambientes. Ela pode ser obtida por meio de um painel para sala que sirva não só como elemento decorativo, mas também para “esconder ou deslizar” compartimentos.
Tal como acontece no projeto em destaque, o painel para sala pode embutir portas e armários. Além disso, pode esconder televisão, bancada ou gavetas, por exemplo.
O visual sofisticado ganha ainda mais elegância a depender dos materiais escolhidos. Optar por produtos nobres como madeira e mármore é uma boa alternativa. Contudo, é possível substituir por porcelanato ou lastra com aspecto de materiais naturais.
Assim, o projeto ganha em sustentabilidade, sem deixar de lado a presença de produtos bonitos e com alta qualidade.
2. Lareira também pode estar embutida no painel para sala
O interessante de criar um painel para sala em porcelanato é que o material permite adicionar diferentes funcionalidades, seguindo a mesma superfície.
Prateleiras, mesas para home office e até uma lareira em porcelanato podem aparecer em conjunto com o painel para sala.
O recurso pode tanto destacar esses elementos quanto camuflar, como é o caso do projeto em destaque.
Nele, uma lareira a gás aparece como uma continuação do painel para sala feito em porcelanato marmorizado branco.
3. Planejado, painel para sala pode ter diferentes funções
Um projeto de painel para sala totalmente personalizado tem suas vantagens. Uma delas é a possibilidade de incluir as funcionalidades que você precisa.
Sem falar, claro, que ele se adequa perfeitamente ao espaço disponível, seguindo ainda o estilo de decoração do restante do ambiente.
Portanto, os mesmos materiais do painel para sala podem aparecer em outras partes do projeto, criando uma unidade visual.
Além disso, os moradores podem fornecer as medidas de aparelhos como televisão e Home Theater, para que eles sejam encaixados corretamente no painel para sala.
A inclusão de portas, gavetas e prateleiras também é uma opção interessante, principalmente para quem mora em apartamento pequeno e precisa otimizar os espaços.
4. Painel para sala com pé direito alto
Mesmo quem tem um ambiente com pé direito alto ou duplo pode ter um painel para sala. Nesse caso, como a superfície é maior, o ideal é seguir com um revestimento neutro.
A Lastra que reproduz mármore é uma opção atemporal e fácil de combinar. Como tem grande formato, não precisa de muitas emendas, o que deixa o visual mais sofisticado.
Contudo, se você preferir algum revestimento com mais detalhes, tenha cuidado na hora de decorar o painel para sala. Dependendo do material escolhido, pode já ter bastante informação.
Esse é o caso de um revestimento texturizado ou de um papel de parede estampado, por exemplo. Portanto, o ideal é colocar apenas um quadro ou um espelho na parede.
Contudo, você também pode chamar a atenção para ela com um projeto de iluminação indireta, que jogue a luz para o painel da sala.
Além do painel, há muitas outras formas de tornar esse espaço personalizado e acolhedor. Confira todas elas nas nossas dicas de decoração para sala!