16.02.2022
Avaliação
0
(0)
Paredes, móveis e objetos podem deixar a sala colorida (Projeto: Ângela Villar Nogueira Paes Cambraia)
0

6 projetos inspiradores para quem quer ter uma sala colorida

minutos de leitura
Entenda como escolher os tons certos para o ambiente e descubra formas de ter uma sala colorida, incluindo o uso de revestimentos!
minutos de leitura

A sala de estar é um local da casa que tem grande destaque. Não só por geralmente ser a porta de entrada, como também por reunir familiares e amigos para momentos agradáveis que marcam a memória. Por isso, ela sempre ganha atenção especial na hora da decoração. Inclusive, uma das tendências é a sala colorida.

O uso das cores é percebido não somente no mundo da arquitetura e do design de interiores, mas também em outras áreas, como a moda. Nesse sentido, ter uma sala colorida é uma forma de expressar a personalidade depois de todo o tempo que vivemos com medidas de distanciamento social.Portanto, a sala colorida abre espaço para o novo, para a alegria e para a descontração.

Um reflexo do momento atual que chega para dar mais vida aos ambientes internos de casas e apartamentos. Para quem ainda tem dúvida sobre como incorporar e combinar as cores, reunimos dicas e exemplos práticos para inspirar. Confira!

Como escolher os tons de uma sala colorida?

Antes de conhecer algumas opções de sala colorida, é importante entender como chegar nos tons que vão compor o ambiente. Veja, a seguir, alguns pontos para considerar.

Prefira cores que combinem com os moradores

Para uma sala colorida, escolha cores e padrões artísticos que agradem os moradores, como esse revestimento inspirado nos desenhos de Athos Bulcão (Projeto: Luciana Gibaile / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

É fundamental que a escolha das cores se baseie na personalidade e nas preferências dos moradores. Assim, a sala se torna um ambiente mais agradável e aconchegante para aproveitar as horas livres.

Sobre as cores escuras nas paredes

Isso pode, em alguns casos, fazer o ambiente parecer menor e até “pesado”. Se quiser usar tons escuros para uma sala colorida, dê preferência a paredes que recebem bastante luz das janelas, o que vai quebrar o efeito de falta de iluminação.

Combine cores complementares

Cores complementares ajudam a manter harmonia em sala colorida (Projeto: Portobello S.A.)

Da mesma forma que usar cores escuras pode deixar a sala colorida desarmônica, algumas combinações nem sempre funcionam.Para facilitar, a dica é escolher cores que são complementares entre si. Basicamente, são aquelas que ficam em lados opostos no círculo cromático. E você pode brincar com diferentes tons delas.

Garanta a entrada de luz

A iluminação natural ajuda a destacar os tons que você escolheu para a sala colorida. Por isso, se estiver na fase do projeto, inclua janelas amplas, que tornem o espaço claro. Para dosar a entrada de luz, não se esqueça de prever cortinas.

Acompanhe as tendências

Tons terrosos estão entre as tendências para sala colorida (Projeto: Portobello S.A.)

Outra dica interessante para uma sala colorida é acompanhar as tendências de cores. Há sempre aquelas que são atemporais ou consideradas macrotendências, ou seja, que ficam em alta por muito tempo. Esse é o caso dos tons terrosos, por exemplo.

Sendo assim, é importante considerar até mesmo a cor do ano para se inspirar e planejar um ambiente cheio de vida, mas também atual.Se algum tom que você goste estiver em alta, mas tiver medo de ficar ultrapassado, invista em objetos, que podem ser facilmente substituídos.

Como decorar uma sala colorida?

Agora que você já sabe algumas dicas para escolher os tons para uma sala colorida, veja algumas opções de aplicação.

1. Paredes coloridas se destacam na decoração

Paredes ganham cores com pintura, revestimento ou papel de parede (Projeto: ND Haus / Foto: Cristiano Bauce)

Uma das formas de ter uma sala colorida é escolher uma ou mais paredes para receberem tons da sua preferência. Pode ser tanto por meio de pintura quanto de papel de parede ou revestimentos.Outras opções são criar um painel de porcelanato ou ripado, seja ele na cor natural da madeira ou pintado. Os revestimentos reproduzem materiais naturais e várias outras cores, formas e texturas, tornando seu projeto mais duradouro e prático na manuntenção.

2. Cores também podem aparecer no piso

Piso colorido é uma das formas de levar diferentes tons à sala (Projeto: Portobello S.A.)

Seguindo a lógica da dica anterior, é possível planejar uma sala colorida ao escolher um piso em tonalidade que fuja dos neutros, como branco, bege e cinza.Contudo, essa é uma opção que destaca a cor escolhida. Além disso, não é simples de mudar, caso os moradores enjoem do tom.Agora, se essa for a escolha para uma sala colorida, um truque para manter a harmonia é preferir móveis e objetos neutros.

3. E que tal um teto colorido?

Pé-direito alto e boa iluminação abrem espaço para teto colorido que não deixa o ambiente escuro
(Projeto: Duda Senna Arquitetura)

Até mesmo o teto é capaz de deixar a sala colorida! Assim como no caso das paredes, o efeito pode ser alcançado tanto com tinta quanto com porcelanato.Essa opção chama menos a atenção do que o piso, mas ainda requer alguns cuidados para tornar o ambiente visualmente agradável. Combine a cor do teto com as de outros elementos, tentando deixar dentro da mesma paleta ou coordenar com cores neutras.Se a área for pequena, cores escuras podem fazer com que ele pareça ainda menor. Agora, em espaços amplos, fica mais fácil ter uma sala com teto de praticamente qualquer tonalidade.

4. Móveis também são opção para deixar sala colorida

Poltronas e sofás coloridos pode levar mais vida à sala (Projeto: Bruno Brandini)

O uso das cores nos móveis também é uma alternativa. Eles podem ter mais ou menos destaque, dependendo do tamanho. Se quiser um pouco de discrição, prefira poltronas e cadeiras coloridas. Agora, se desejar destacar um tom na sala colorida, pode apostar em sofás, racks, estantes e até painéis de televisão. Tudo isso, claro, com a possibilidade de misturar cores diferentes e também de usar e abusar das estampas.

5. Objetos e têxteis formam pontos de cor

Quadros e almofadas são recursos para deixar sala cheia de cores (Projeto: Nicole Finkel)

Para quem prefere manter a neutralidade de revestimentos e móveis maiores, uma alternativa para ter uma sala colorida é apostar nos detalhes. Há várias opções para criar pontos de cor no ambiente. Aqui vão algumas ideias:

  • almofadas;
  • esculturas;
  • quadros;
  • cortinas;
  • tapetes;
  • mantas;
  • vasos;
  • etc.

Nesse caso, só é importante garantir que os objetos sejam de tons que combinem entre si, para que você consiga o efeito desejado para a sala colorida.Outra dica é escolher esses itens de acordo com o destaque que você quer dar para determinada cor. Por exemplo, almofadas e enfeites são pontos mais discretos.Já cortinas, tapetes e quadros grandes ocupam uma área maior. Por isso, têm mais destaque na decoração da sala colorida.

6. Plantas levam o verde da natureza para dentro de casa

Natureza aparece em folhas e flores para compor a sala (Projeto: Giselle Macedo & Patricia Covolo)

Por fim, folhas e flores dão mais vivacidade e, claro, deixam a sala colorida. O recurso é uma boa opção para quem quer criar uma atmosfera aconchegante, já que a proximidade com elementos naturais tende a aumentar o bem-estar.

Além de uma sala colorida, você também quer que ela seja acolhedora? Então, conheça a tendência Chillhouse, que transforma a casa em refúgio!

Foto de destaque: Paredes, móveis e objetos podem deixar a sala colorida (Projeto: Ângela Villar Nogueira Paes Cambraia)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.