Confortável e funcional: como decorar apartamento pequeno?
Hoje, residências menores são a solução para quem não precisa de muito espaço. Mas como decorar apartamento pequeno sem deixá-lo visualmente poluído ou lotado? É possível sim usar elementos interessantes, que deixem o espaço otimizado e sem apelar para um décor extremo.
Saber decorar apartamento pequeno é criar aconchego e, ao mesmo tempo, dar a sensação de amplitude. Alguns detalhes fazem toda a diferença e transformam um ambiente reduzido em um lar perfeito para você. Veja dicas para valorizar ainda mais o seu espaço!
Como decorar apartamento pequeno: dicas úteis para começar já
Muitas pessoas sonham com uma residência gigante, cheia de móveis e decorações. No entanto, nada disso é necessário para se viver em paz, com conforto e elegância.
Circulação, ergonomia e multifuncionalidade são os requisitos essenciais para decorar apartamento pequeno. Confira as nossas dicas para aproveitar cada centímetro do seu lar.
Pratique o desapego
Um apartamento não precisa ser grande para ter espaço. E quando você tem um cômodo pequeno, então, precisa valorizar cada centímetro vazio. Portanto, o ideal é não acumular muitos objetos ou móveis. Eles interferem até na circulação local e se transformam em um empecilho.
Por isso, é preciso escolher o que é realmente necessário, pois não vai haver espaço para tudo. Se você faz questão daquele sofá dos sonhos na sua sala, provavelmente terá que abrir mão da poltrona. Uma geladeira pode custar o espaço de um fogão, que deverá ser substituído por cooktop e micro-ondas.
O ideal é adotar o minimalismo: poucas peças, mas de qualidade e estratégicas. Isso vai desde os móveis até a decoração. Por exemplo, em vez de muitos enfeites em uma estante, invista em nichos de parede, um abajur de impacto ou um vaso de plantas chamativo.
Preste atenção na paleta de cores
Os tons usados para decorar seu apartamento também podem criar a ilusão de amplitude. Cores claras dão essa impressão de espaço maior. Um ambiente majoritariamente branco com detalhes em preto, dourado e cinza, por exemplo, é equilibrado, elegante e atemporal.
Aposte em uma paleta neutra, mas com toques de cor viva. Por exemplo, branco, cinza e grafite com um pouco de vermelho; ou verde-musgo e marrom com detalhes em laranja. Os tons mais vivos podem vir em móveis ou outros detalhes da decoração, como almofadas, abajures, lustres e colchas de cama.
Para decorar apartamento pequeno, o importante é que haja uma certa homogeneidade, como veremos adiante.
Conheça bem o espaço
O ideal é que, antes de qualquer escolha, você meça os espaços. Na loja, veja os tamanhos dos móveis para já ter uma ideia de como eles ocuparão o cômodo. Para ter uma noção melhor, use jornais ou fitas adesivas para simular o local onde pretende colocá-los.
Outra ideia interessante é investir em móveis planejados. Embora mais caros, eles são feitos para as suas necessidades. Com eles, você aproveita da melhor forma as paredes, pode escolher os repartimentos e as divisões dos armários e ganha mais espaço para circulação.
Aposte na multifuncionalidade
Ter um móvel com mais de uma utilidade diminui a quantidade de peças no ambiente e deixa mais espaço livre no seu apartamento. Sofá-cama, mesas com nichos, mobílias retráteis, cama-baú e estante com painel de TV giratória são alguns exemplos de itens que otimizam o ambiente e dão um ar moderno ao seu lar.
Para quem ainda não se mudou e tem jeito com marcenaria, há vários tutoriais no YouTube que ensinam a fazer móveis funcionais, como um sofá-cama de madeira ou uma mesa de centro que vira cama. Além de multiuso, ter um móvel feito sob medida e de sua autoria trará muito mais charme à decoração.
Busque a homogeneidade
O ambiente deve ser homogêneo. Em espaços grandes, essa constância nos elementos pode ficar cansativa. No entanto, ao decorar apartamentos pequenos, dá a sensação de algo mais longo e contínuo. Então, para deixar o visual limpo, invista nos mesmos tipos de materiais, como porcelanatos, papéis de parede e madeira.
Uma solução inteligente é usar o mesmo piso em lastras em todo o apartamento. Além de um toque contemporâneo, dado pelo estilo diferente de porcelanato, as grandes peças exigem menos rejunte e dão a impressão de ambientes maiores. Isso porque, visualmente, não há uma quebra na linearidade, que causa a sensação de redução do espaço. Quanto maior o tamanho das peças, mais amplo o apartamento parece.
Abuse dos espelhos
Elementos inusitados também podem servir para decorar apartamento pequeno.
Espelhos em locais estratégicos vão ajudar a dar a sensação de amplitude e deixar o local mais iluminado. Você pode colocar, por exemplo, em uma parede pequena ou na porta do guarda-roupa.
No entanto, não exagere: espelhos demais fazem com que o ambiente pareça confuso e visualmente poluído.
Use móveis suspensos
É interessante fazer o possível para deixar o piso livre. Então, que tal aproveitar para decorar apartamento pequeno usando os espaços verticais?
Móveis e armários suspensos deixam mais espaço para circulação e ainda dão ar de leveza. Estantes em cima da cabeceira da cama, nichos na cozinha e painel para televisão são alguns exemplos.
Caso o apartamento seja seu, outra ideia para otimizar o espaço é aproveitar o pé-direito alto para fazer um mezanino e colocar a cama.
Instale portas de correr
Tanto em móveis quanto em ambientes, as portas de correr são a melhor opção para apartamentos pequenos. Afinal, elas ajudam a separar os cômodos, não ocupam espaço interno, deixam as paredes livres e são excelentes apostas para áreas mais íntimas, como banheiros e quartos. Para o guarda-roupa, é a escolha certeira.
Integre ambientes
Assim como a amplitude das lastras deixa o ambiente maior, a integração entre cômodos também traz essa ideia de espaço grande e contínuo.
Se for possível fazer alterações estruturais, aposte nessa ideia. Junções como cozinha e sala de jantar, varanda e sala de estar ou de todos os cômodos possibilitam ganho de espaço e melhoram a circulação.
Capriche na iluminação
Um dos segredos para decorar apartamento pequeno é apostar na iluminação. Isso vale para cores (mais claras, como já vimos), janelas e luzes internas.
Aposte sempre na luz natural, principalmente de janelas grandes, e evite materiais que bloqueiem a entrada de ar e sol. Caso você queira protegê-las para evitar acidentes com crianças e animais, use telas de proteção. Elas são fortes e não atrapalham a entrada de vento e iluminação.
Mas se não for possível ter janelas grandes, dê preferência à luz artificial branca em ambientes nos quais você precisa de foco, como cozinha, lavanderia e escritório. Já a luz amarela é ideal para deixar ambientes mais confortáveis, pois não cansa visualmente, como quartos ou salas.
Mantenha a organização
Outra palavra-chave para decorar apartamento pequeno é “organização”. Ter poucos e bons itens não será suficiente se você não souber coordenar elementos pequenos, como roupas, cosméticos, produtos de higiene, limpeza, louças e utensílios.
A organização do espaço ajuda até mesmo na clareza mental. É mais fácil trabalhar em uma mesa em que tudo está no seu devido lugar, por exemplo. Muita gente, aliás, só consegue fazer seu home office depois de organizar toda a bagunça no escritório.
Então, invista também em itens que ajudem a manter o local organizado — essa, aliás, é a vantagem dos móveis multifuncionais, que costumam ter gavetas. Cestos, ganchos, suportes e porta-trecos para todos os tipos de objetos podem otimizar o espaço e deixar tudo arrumado sem muito esforço.
Viu como é possível decorar apartamento pequeno com personalidade e criatividade? E se você trabalha no modelo home office, precisa entender como trocar de roupa pode ajudar a melhorar a sua produtividade. Conheça agora o Indoor Style!
Excelentes ideias!! Muito grata!