16.12.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O revestimento texturizado é capaz de transformar os ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Revestimento texturizado: invista nas superfícies decoradas das lastras

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.12.2020
Entenda o que são as lastras, a inovação da arquitetura 2020, conheça suas versões texturizadas, e confira dicas de decoração para transformar os seus projetos!
minutos de leitura

O revestimento texturizado é uma forte tendência decorativa. Ele aparece em inúmeros ambientes, trazendo o charme e a sofisticação das superfícies decoradas e ajudando a compor espaços únicos.

Se preferir, aperte o play abaixo para escutar o áudio do artigo:


Entre as inovações da área, temos as lastras texturizadas, superfícies contínuas de porcelanato em relevo, que permitem configurações e aplicações versáteis. Quer saber mais? Siga conosco!

O que é o revestimento texturizado?

O revestimento texturizado é um material em relevo que recria alguma textura, como madeiras, pedras, cimento e gesso, entre outras.

Geralmente fabricado em porcelanato, o revestimento texturizado é extremamente versátil e permite aplicações em diferentes locais, criando um design arrojado.

A ideia é explorar volumes, luz e sombra, convidando as pessoas ao toque e criando um detalhe decorativo original. Assim, você conseguirá inovar sem ter de lançar mão de recursos como papel de parede.

Em quais ambientes usar o revestimento texturizado?

Uma das principais vantagens de investir no revestimento texturizado é a sua versatilidade. Afinal, ele pode ser aplicado em diferentes ambientes internos e externos — até mesmo nas fachadas.

Revestimento texturizado
O revestimento texturizado pode ser aplicado em inúmeros locais, inclusive valorizando as áreas externas (Projeto: Portobello S.A.)

Além de residências, o revestimento texturizado fica bastante interessante em empresas, consultórios e lojas, ajudando a dar um impacto visual e conferindo à marca uma sensação de modernidade e requinte.

Assim, qualquer ambiente pode ser transformado com esse tipo de material. Até mesmo os menores, já que o revestimento texturizado tem um destaque decorativo sem necessitar de muitos complementos.

Por exemplo, se você quer transformar o seu hall de entrada, pode aplicar esse material em uma parede de destaque, dando uma personalidade totalmente nova ao espaço, unindo apenas o revestimento texturizado e uma boa iluminação.

São inúmeras as ideias de aplicação do material, como paredes de banheiros e lavabos, frontão da bancada da cozinha, em uma parede de destaque da sala de jantar, decorando áreas externas (decks, áreas gourmet, paredes de quintais etc.), destacando uma parede do quarto, além de transformar a fachada da casa.

O que são as lastras texturizadas?

Uma inovação dentro do campo de revestimentos texturizados é a lastra com relevo.

As lastras são superfícies contínuas de porcelanato com medidas superiores às dos porcelanatos de grandes formatos, geralmente acima de 90×180 cm.

As lastras texturizadas são, portanto, essas peças de porcelanato em tamanho maior, porém com impressão de textura.

Como esse produto utiliza uma técnica de impressão muito avançada, o resultado é perfeito, assemelhando-se às texturas originais que se propõe a reproduzir.

Revestimento texturizado
As lastras texturizadas ajudam a ampliar os ambientes e têm um poderoso impacto visual (Projeto: Portobello S.A.)

As lastras contam com várias vantagens, podendo ser usadas em paredes inteiras, evitando as emendas com rejuntes e trazendo um ar de unidade, o que favorece a amplitude. A lastra, portanto, deixa de ser um simples revestimento. Afinal, ela vai do piso ao teto.

Como não há fragmentações, é preciso que arquitetos e outros profissionais transformem a maneira de pensar os ambientes, podendo utilizar esse material de diferentes formas criativas, com resultados que ajudam a dar muito mais personalidade aos espaços.

Vantagens

As lastras texturizadas oferecem uma série de vantagens:

  • são mais sustentáveis (a matéria-prima, a água e a energia usadas na produção das lastras são otimizadas, reduzindo o impacto ambiental. Além disso, as jazidas são recuperáveis, pois o principal material usado é a argila retirada de camadas mais superficiais);
  • podem ser usadas para revestir (fachadas, ambientes internos, pisos e paredes), decorar (mosaicos, boiserie, objetos de decoração, acessórios e painéis) e mobiliar (mesas, bancadas de cozinhas, bancadas de banheiros e nichos);
  • também podem ser usadas em ambientes que precisam estar sempre limpos e asseados, já que reduzem o uso de rejuntes, que podem causar manchas e outros problemas;
  • são de fácil manutenção, já que exigem os mesmos cuidados dos porcelanatos comuns;
  • é um material bacteriostático (não permite que um micro-organismo se prolifere);
  • entregam sensação de modernidade e continuidade, pois não há emendas;
  • ajudam a criar ambientes exclusivos e atemporais;
  • são belas e funcionais.

Linha Concept 1 da Portobello

Se você quer começar a usar as lastras texturizadas, a dica é conhecer a linha Concept 1, da Portobello. Ela desenvolve um conceito que une solução estética e funcional por meio dos seus múltiplos formatos e usos.

Revestimento texturizado
A linha Concept 1 brinca com tons neutros e texturas delicadas, criando ambientes exclusivos e minimalistas (Projeto: Portobello S.A.)

As lastras texturizadas da linha Concept 1 brincam com os tons de uma paleta neutra, com texturas suaves. Isso significa uma enorme possibilidade de combinações, criando ambientes exclusivos a partir da ideia de continuidade cromática, revelando a elegância das grandes superfícies aplicadas a paredes, pisos e mobiliário.

Na linha, estão disponíveis as opções:

  • Texture Graphite Platinum;
  • Texture Graphite;
  • Texture White;
  • Texture Rope.

As quatro contam com superfície mate, borda retificada e formato 120×250 cm.

A linha é indicada para usos em espaços como:

  • comercial leve (tráfego mediano de pessoas sem o trânsito de equipamentos, áreas comuns de condomínios, lojas sem estoque, corredores de hotéis e outros);
  • residencial (tráfego leve de pessoas, áreas privativas de residências e condomínios);
  • fachada (paredes externas e fachadas).

Como decorar, revestir e mobiliar com as lastras texturizadas?

Gostou de saber mais sobre as lastras e deseja utilizar esse tipo de revestimento texturizado nos seus próximos projetos? As possibilidades são ilimitadas. Alguns exemplos são:

  • revestimento de pisos e paredes internos e externos;
  • desenvolvimento de objetos de decoração exclusivos;
  • bancadas de cozinhas, banheiros e lavabos;
  • desenvolvimento de mobiliário;
  • criação de painéis e mosaicos;
  • revestimento de lareira;
  • nichos de banheiro;
  • boiserie e lambris;
  • painéis de TV;
  • fachadas.

Além dos usos, é claro, considere as características do ambiente, especialmente em termos de iluminação. Afinal, a luminosidade certeira ajuda a destacar ainda mais a textura da peça.

Revestimento texturizado
O revestimento texturizado exige um cuidado com a escolha de todos os elementos que compõem o espaço, criando unidade decorativa (Projeto: Portobello S.A.)

Ainda é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o ambiente com muitas peças de mobiliário e decoração. Mantenha os demais detalhes clean; assim, o revestimento texturizado receberá toda a atenção que merece, tornando o espaço mais gracioso.

Lembre-se de que quanto menor e mais escuro for o ambiente, melhor optar pela versão mais clara da lastra texturizada. Todos os elementos que compõem o espaço devem conversar entre si, construindo, dessa maneira, uma identidade, coordenando revestimento texturizado e decoração.

Na hora de escolher a parede para aplicar a lastra 3D, prefira aquelas inteiras, sem recortes de janelas ou quinas.

Dicas importantes sobre as lastras Portobello

As lastras da Portobello apresentam espessuras de 6 mm para uso como revestimento texturizado e 10 mm para uso como porcelanateria.

Todas as nossas lastras são retificadas — portanto, com junta de assentamento mínima de 1,5 mm.

No sistema de lastras da Portobello, você encontrará opções para todos os usos, com superfícies polidas e naturais.

Revestimento texturizado
Os banheiros têm muito a ganhar com o uso das lastras com relevo, ajudando a transformar especialmente a área do box (Projeto: Portobello S.A.)

Uma das principais aplicações das lastras como revestimento texturizado, sem dúvida, é nas paredes. Elas podem compor o box do banheiro, criando um ambiente totalmente sem rejuntes, por exemplo.

Ou você pode ir além, desenvolvendo o painel do home theater, o volume da cabeceira da cama e inúmeras outras soluções estéticas.

No caso do uso em fachadas, as lastras podem ser aplicadas em fachadas aderidas (de até quatro pavimentos), inclusive com a possibilidade de criação de fachadas ventiladas, que são opções mais sustentáveis ao melhorarem o conforto térmico do imóvel.

A principal vantagem do uso do material nas fachadas é a rapidez construtiva, além do ganho estético, pois as emendas são mínimas.

Assentamento de lastras

O assentamento de lastras utiliza a mesma técnica do assentamento de outros tipos de porcelanato. Inclusive, são empregados os mesmos recursos: desempenadeira dentada e argamassa colante.

A única diferença é que, como as lastras são peças gigantes, é preciso que elas sejam manuseadas por duas ou mais pessoas. E, claro, é fundamental ter mais cuidado e delicadeza.

As lastras só podem quebrar ou trincar caso o assentamento tenha sido mal feito. Nesses casos, gerará oco entre a peça e o contrapiso e, com o passar dos anos, se algo cair sobre o material, poderá haver trincos.

A falta de junta de dessolidarização e o corte mal feito também podem fazer a lastra trincar.

Revestimento texturizado
As lastras utilizam as mesmas ferramentas e técnicas de assentamento de outros porcelanatos, inclusive a dupla camada de argamassa (Projeto: Portobello S.A.)

Lembre-se de que qualquer porcelanato de formato igual ou superior a 30×30 cm exige o uso de dupla camada de argamassa. Com as lastras não é diferente.

No entanto, camadas muito espessas de argamassa também podem trazer problemas, fazendo com que a placa perca resistência. Utilize a quantidade indicada pelo fabricante e sempre faça a dupla colagem.

Ser você está em busca de alternativas de revestimento texturizado que ajudem a valorizar a composição dos espaços, pode investir nas lastras sem medo. Certamente, elas são excelentes soluções para destacar e exaltar a beleza do seu espaço.

Além disso, contam com todas as características mais importantes dos porcelanatos de outros formatos, como a baixa absorção de água, a facilidade de limpeza e manutenção e a ampla resistência, garantindo um ambiente bonito por mais tempo.

Gostou de conhecer melhor a lastra, essa opção moderna de revestimento texturizado? Então, acesse o site da Portobello e descubra mais produtos incríveis para diferenciar os seus projetos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento texturizado: invista nas superf�...

Revestimento texturizado: invista nas superfícies decoradas das lastras

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies