13.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Além de decoração contemporânea, painel de TV em Lastras tem vantagens como a durabilidade e a facilidade de limpeza (Projeto: Coelho Neto Arquitetura e Execuções / Foto: Tatiana Galindo)

Painel de TV: escolha a melhor alternativa para o seu ambiente

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.12.2023
Reunimos as principais informações para considerar ao escolher um painel de TV. Descubra quais funcionalidades, materiais e cores são ideais
minutos de leitura

Funcionalidade e beleza se unem no painel de TV, que pode ser usado em diferentes ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais.

Além de servir como uma moldura para a televisão, ele ainda contribui com a decoração, ajuda na organização de fios e é capaz de oferecer outros recursos, como gavetas, prateleiras e nichos.

Nas linhas a seguir, você confere tudo sobre o painel de TV. Fique com a gente até o fim!

O que é, para que serve e onde usar o painel de TV?

painel de tv azul mdf
Além da função decorativa, painel de TV também ajuda na organização (Projeto: Bibiana Menegaz)

O painel de TV funciona como uma espécie de moldura. Pode ser feito em diversos materiais, como MDF e porcelanato.

Ele fica justamente atrás da televisão, sendo maior que o aparelho. Portanto, fica à mostra e integra a decoração.

Fixado na parede, o painel de TV pode ser usado em diferentes ambientes. O mais comum é encontrá-lo na sala e no quarto.

Porém, também aparece entre as ideias de cozinhas, salas de jantar ou varandas que tenham televisão.

Quais são as vantagens?

Há alguns benefícios em optar por um painel de TV em vez de um rack tradicional. Entre os principais, estão:

  • ocupa menos espaço, já que a fixação é diretamente na parede. Assim, deixa área livre para a circulação de pessoas ou para a inclusão de outros móveis e objetos na decoração;
  • combina com o décor. É possível encontrar o painel de TV diferentes estilos, cores e texturas, de forma que ele faça parte do visual do ambiente;
  • esconde os fios da televisão e de outros equipamentos, tornando a aparência mais limpa e organizada.

Como escolher um painel de TV?

Painel de TV de pedra em parcelanato
Painel de TV revestida com porcelanato que interpreta pedra está em alta (Projeto: Go Up Arquitetura)

Tamanho, cor e funcionalidade são os pontos-chave para ficar de olho na hora de escolher o seu painel de TV. Reunimos as principais informações para você acertar no momento da compra.

Tamanho

Um dos pontos de atenção na hora de comprar um painel de TV é quanto ao tamanho. Isso porque varia conforme as polegadas da televisão.

Por sua vez, o aparelho deve ter as dimensões adequadas, de acordo com a distância do sofá ou da cama.

Contudo, vamos nos ater ao tamanho do painel de TV. O ideal é que ele tenha ao menos 15 cm a mais do que a borda da tela.

Além disso, recomenda-se que a televisão fique a, pelo menos, 1 m do piso. Portanto, o painel deve estar a, no mínimo, 85 cm.

Cor

A escolha da cor do painel de TV precisa estar de acordo com o restante da decoração do ambiente. Afinal, é possível encontrar modelos de várias tonalidades, que combinam com diferentes estilos.

Um branco, por exemplo, pode compor um décor minimalista facilmente. Também é uma boa alternativa para espaços menores.

Isso porque essa cor ajuda a dar sensação de amplitude, sobretudo se outros elementos da decoração forem claros.

Nesses casos, também é interessante que o painel de TV tenha acabamento espelhado, pois esses detalhes contribuem para aumentar visualmente o ambiente.

Agora, se o local for amplo e iluminado, um modelo preto ou em tons escuros é uma opção bacana.

Vale destacar que cores escuras absorvem mais luz, o que ajuda a melhorar a visibilidade e nitidez da televisão.

Um painel de TV escuro pode aparecer em uma decoração toda em tons fechados ou formar contraste com tonalidades claras, seguindo um estilo moderno ou contemporâneo.

No entanto, ainda é possível optar por uma peça colorida. Ela é capaz de surgir em diferentes materiais, incluindo porcelanato.

Nesse caso, o ideal é que a tonalidade esteja em harmonia com as demais cores empregadas na decoração.

Funcionalidade

decoração com painel de TV
Rack integrado, prateleiras e nichos podem compor decoração com painel de TV (Projeto: Ana Rozenblit)

Um painel de TV pode ser muito mais do que uma moldura. Afinal, é capaz de aparecer em composições com outros móveis e acessórios que tornam a decoração funcional.

É, sim, possível encontrar modelos minimalistas. Porém, também dá para ter prateleiras, gavetas e nichos compondo esse móvel.

O modelo com prateleira é ideal para apoiar equipamentos, como videogame ou aparelho de DVD. O mesmo acontece quando ele vem com rack acoplado.

Já a presença de gavetas ajuda a armazenar objetos, documentos e outros itens importantes, sem que fiquem à mostra. Essa é uma opção interessante para quem tem pouco espaço à disposição.

Contudo, para aqueles que gostam de expor objetos de decoração, o painel de TV com nicho pode ser o ideal.

Uma opção semelhante é o modelo com estante integrada. Assim, dá para guardar livros, exibir porta-retratos e outros itens decorativos.

Por fim, vale mencionar a possibilidade de ter um painel de TV com luminária acoplada. Dessa forma, você consegue incluir a iluminação indireta e intimista no móvel, sem a necessidade de fazer obra.

Quais são os materiais mais usados em painéis de TV?

Painel de TV, materiais
Cerâmicas, madeira, MDF e MDP estão entre os principais materiais para painel de TV (Projeto: Bethania Spies Campos)

Na hora de comprar um painel de TV, você vai se deparar com uma infinidade de modelos no mercado. Por isso, é comum ficar na dúvida sobre qual é o melhor tipo para o seu ambiente. 

No entanto, o primeiro passo para fazer a escolha certa é entender os materiais disponíveis, bem como suas vantagens e desvantagens.

Porcelanato e Lastras

O painel de porcelanato, certamente, é o que apresenta mais vantagens. Para começar, é possível encontrar os revestimentos em diferentes tamanhos, cores e estampas.

Isso inclui as Lastras, que são porcelanatos gigantes. Esses produtos são bastante elegantes e podem ter aspecto de concreto, mármore e por aí vai.

Além disso, o painel de TV nesse material tem baixa absorção de água. Portanto, protege paredes e equipamentos em locais úmidos.

Sem falar que tem alta durabilidade e é muito resistente. O porcelanato também é bem fácil de limpar.

De maneira geral, esse tipo de painel é simples de instalar. Entretanto, o ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional especializado.

Madeira

Painel de TV de madeira
Painel de TV de madeira deixa sala de estar aconchegante (Projeto: Claudia M B Grassano Ortenzi / Foto: Isabela Mayer)

Também é possível ter um painel de TV feito em madeira. Essa é uma escolha interessante para quem planeja uma decoração rústica.

Por se tratar de um material natural, a madeira é capaz de adicionar aconchego, elevando o bem-estar no espaço.

Sendo assim, incluí-la na decoração é uma boa opção para ambientes como a sala e o quarto, em que a ideia é mesmo relaxar.

Porém, esse não é um material muito sustentável. Então, para garantir o menor impacto possível ao meio ambiente, procure por produtos certificados.

Outros pontos de atenção são a limpeza e a durabilidade. Afinal, a madeira absorve líquidos com facilidade.

MDF e MDP

Uma alternativa à madeira são os materiais chamados de MDF e MDP. 

Essas siglas significam, respectivamente, Medium Density Fiberboard (placa de fibra de média densidade) e Medium Density Particleboard (aglomerado de média densidade).

Inclusive, é mais comum encontrar um painel de TV nesses materiais do que em madeira. Uma das vantagens é a possibilidade de diferentes cores e acabamentos.

O MDF, por exemplo, pode ter superfície bem lisa e brilhante. Assim, permite designs diferenciados para projetos únicos.

Já o MDP é parecido, mas mais resistente. É ideal para quem procura por um material que não danifique com facilidade ao montar e desmontar.

Como decorar com painel de TV?

Para você entender como o painel de TV pode ser versátil, separamos alguns projetos que servem de inspiração para a decoração dos ambientes.

Pequeno, ambiente tem painel de TV com prateleira e lareira

Painel de TV, prateleira
Ainda que pequena, sala pode ter painel e outros acessórios em porcelanato, como lareira (Projeto: Karla Luize Piloneto / Foto: Artur Pretto)

Esse é um ótimo exemplo da versatilidade da cerâmica na hora de criar um painel de TV. Afinal, o mesmo produto foi usado também na prateleira e na lareira.

Como o espaço é pequeno, a opção foi por um porcelanato marmorizado na cor clara, revestindo praticamente toda a parede, o que ajuda a dar a ideia de amplitude.

A decoração sem muitos detalhes também é ideal para ambientes menores, pois contribui para a percepção de organização.

Painel de TV preto se destaca em decoração contemporânea

Painel de TV, preto
Contraste chama a atenção na decoração desta sala com painel de TV preto (Projeto: Elder Salim Alonso / Foto: Felipe Cuine)

No projeto acima, a ideia era ter um ambiente contemporâneo e funcional. Para isso, nada melhor do que trabalhar o contraste de cores neutras.

O painel de TV aparece em porcelanato marmorizado preto, que se destaca na decoração clara e ajuda a melhorar a visibilidade da televisão.

E que tal misturar mármore e madeira no painel de TV?

Mármore e madeira
Mármore e madeira é uma clássico para revestir painel de TV (Projeto: archibox arquitetura / Foto: Tatiana Galindo)

Além de reproduzir mármore, o porcelanato também pode ter aspecto de pedra, concreto, madeira e até metal.

Portanto, é um material muito versátil e interessante para compor um painel de TV personalizado e estiloso, como acontece no projeto em destaque.

Na parede com painel ripado, a cerâmica marmorizada se destaca e torna a televisão o centro das atenções.

Se você ainda está na dúvida sobre qual estilo de decoração seguir na sua casa, podemos ajudar. Confira nosso conteúdo a respeito de modelos de sala de estar!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Painel de TV: escolha a melhor alternativa pa...

Painel de TV: escolha a melhor alternativa para o seu ambiente

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies