12.12.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Detalhe de sala com materiais em estilo rústico
Decoração rústica pede móveis de madeira e materiais como cimento, concreto e pedra (Projeto: Studio FP02)

Decoração rústica: conquiste ambientes mais aconchegantes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.12.2017
Materiais e outros aspectos marcam a decoração rústica contemporânea. Saiba quais devem ser as principais escolhas e confira algumas dicas
minutos de leitura

O clima de bem-estar e tranquilidade pode ser conquistado de diferentes formas, inclusive por meio de uma decoração rústica.

Esse é o estilo ideal para quem está em busca de conforto e aconchego no lar. Isso porque reúne cores, materiais e texturas que remetem a fazendas, casas de campo e outros espaços rurais.

No entanto, um dos desafios ao investir em um projeto assim é dar um toque de modernidade, sem que o espaço fique “carregado”.

Para ajudar você a conquistar uma decoração rústica perfeita, separamos algumas dicas. Descubra como manter a elegância e a praticidade que os ambientes precisam!

Afinal, o que é a decoração rústica?

A decoração rústica é um estilo que busca resgatar a essência das construções tradicionais e da vida no campo.

Portanto, valoriza materiais orgânicos, tons terrosos, texturas ásperas e outros elementos que remetem à natureza.

Com um toque de simplicidade e nostalgia, a decoração rústica transmite acolhimento, transformando qualquer ambiente em um refúgio charmoso.

Leia também:

Quais são os principais elementos de uma decoração rústica?

Em uma decoração rústica, os aspectos artesanal, prático e invernal são essenciais para os ambientes.

No entanto, é um estilo que pode surgir nos espaços como algo que é antigo ou campestre. Esse aspecto ganha evidência por meio do uso de móveis pesados e, em alguns casos, grosseiros.

Outros materiais e detalhes também podem aparecer na decoração rústica, como veremos nos tópicos a seguir.

Madeira

Sala com piso e parede de madeira, sofá verde, quadros e objetos decorativos escuros
Madeira está entre os principais elementos de uma decoração rústica (Projeto: Portobello)

Esse é um material essencial na decoração rústica. Pode aparecer tanto em revestimentos quanto em portas, janelas e mobiliário.

Nesse caso, uma boa pedida é o porcelanato amadeirado. Já para os móveis, prefira acabamentos grosseiros, com imperfeições e ruralidade.

Concreto aparente e cimento queimado

Essas são matérias-primas que trazem para a decoração rústica imperfeições nas construções de alvenaria.

Tanto o concreto aparente quanto o cimento queimado contam com reproduções em porcelanato, tornando a aplicação e a manutenção mais simples.

Pedra

pedra e porcelanato na decoração rústica
Revestimentos como pedra e porcelanato trazem rusticidade e sofisticação à decoração rústica contemporânea (Projeto: Eduardo Martini / Foto: Fabio Jr Severo – @fabiojrsevero)

O uso de pedras naturais, principalmente como revestimentos, é uma boa pedida para a decoração rústica.

Apesar de esse ser um material muito resistente, tende a encarecer a obra.

Nesse sentido, o porcelanato que reproduz pedra pode ser ideal. Além disso, ele é mais sustentável e está disponível em diferentes cores e texturas.

Tijolinhos

A parede de tijolinhos também é bem característica da decoração rústica. Ela pode ser usada em toda a construção ou apenas em alguns detalhes, levando aconchego.

Cobre e ferro

Banheiro revestido com aço corten, bancada de madeira e detalhes em couro
Paredes que reproduzem aço compõem banheiro com detalhes em madeira e couro (Projeto: Estudio Emepe)

Os metais são ideais, tanto para uma estrutura aparente do ambiente quanto para detalhes, móveis e objetos decorativos. Tendem a aparecer em preto ou marrom-escuro.

Espaços amplos

De maneira geral, o estilo rústico é aplicado em ambientes grandes. Isso acontece justamente por ele remeter a construções campestres, com terrenos que tendem a contar com metragem maior.

No entanto, também dá para ter esse tipo de decoração em espaços menores. Nesse caso, o ideal é preferir cores mais claras, como a combinação do branco com a madeira.

Luz natural

cores dos móveis da decoração rústica
Luz natural ajuda a clarear as cores dos móveis da decoração rústica (Projeto: Natalia Lemos Arquitetura)

A valorização da iluminação natural é mais uma das maneiras de levar naturalidade para dentro de casa. Portanto, em uma decoração rústica, ela não pode faltar.

Até porque, em muitos casos, o uso da madeira e de outros materiais tende a escurecer os ambientes.

Artesanato

Objetos feitos à mão ou que pareçam artesanais são essenciais para uma decoração rústica.

Isso inclui cortinas, tapetes, mantas, almofadas, caminhos de mesa e por aí vai. Também dá para apostar em cestos e outras peças de vime ou rattan.

Couro

É usado principalmente em estofados como sofás, poltronas e cadeiras. Também pode aparecer em detalhes, como a cabeceira da cama. Há os outros materiais similares ao couro para quem prefere evitar os de origem animal.

Plantas

De maneira geral, as plantas ajudam a criar espaços confortáveis. Dá para usar até mesmo flores e folhas secas. Outras ideias são quadros que remetam à natureza.

Cores terrosas, claras e pastel

Esses são os principais tons explorados em uma decoração rústica. No entanto, é possível usar ainda cinza e preto, caso você prefira.

Como ter uma decoração rústica?

Quer entender, na prática, como é possível ter uma decoração rústica com elementos equilibrados e resultado elegante? Confira os projetos e as dicas que separamos para você!

Combine o rústico com outros estilos

Ambiente amplo integrado ao exterior, com elementos rústicos e contemporâneos
Estilos rústico e contemporâneo se encontram neste projeto (Projeto: Portobello)

Muita gente pode deixar de considerar a decoração rústica por achar que ela é muito pesada ou deselegante.

No entanto, não é necessário usar madeira e pedra em excesso ou apostar em características desgastadas e velhas.

Afinal, dá para trocar esses elementos pelos traços de outros estilos decorativos. Dessa maneira, você garante mais leveza, equilíbrio e requinte.

Confira, a seguir, alguns dos principais estilos para misturar com a decoração rústica:

  • contemporâneo: tal como no projeto acima em destaque, a rusticidade pode coexistir com a contemporaneidade nos ambientes. O uso de cores terrosas mais claras, como o bege, é essencial nesse caso, pois é um elemento em comum;
  • industrial: ele traz características urbanas e modernas, transitando entre os estilos country e clássico, carregando aspectos fabris. Portanto, equilibra a decoração rústica, garantindo suavidade. Aposte em peças em metal e concreto;
  • clássico: é sinônimo de sofisticação e classe. Portanto, confere delicadeza aos espaços que valorizam detalhes antigos. Nesse sentido, escolha móveis em madeira maciça e itens rebuscados em dourado.

Lembre-se de que menos pode ser mais

Banheiro revestido com aço corten, bancada de madeira e detalhes em couro
Manter um ambiente com poucos móveis e objetos torna a decoração rústica mais clean (Projeto: Doma Arquitetura)

Apesar de o estilo minimalista não se aproximar muito, é possível incluir alguns elementos básicos na decoração rústica.

Afinal, no minimalismo predominam os ângulos retos e o aspecto clean. Essas características são opostas ao estilo rústico.

No entanto, dá para se inspirar no uso de poucos, mas bons artigos, para uma decoração rústica leve e aconchegante.

Usar o mesmo revestimento no piso e nas paredes é uma das maneiras de deixar o espaço menos poluído visualmente.

Além disso, prefira produtos de qualidade, que sejam práticos e duráveis, como é o caso do porcelanato. O uso de cores claras é outra dica interessante.

Ter poucos móveis e objetos no ambiente também ajuda a obter a ideia de “menos é mais”, mas sem deixar de lado a rusticidade.

Amplie o espaço com tons claros

Sala de estar e janta em estilo rústico
Decoração rústica de espaços pequenos pede cores claras (Projeto: Ana Wolf Arquitetura e Interiores)

De maneira geral, a decoração rústica pode ficar carregada com tons fechados e materiais que são naturalmente escuros, como a madeira e o ferro.

Portanto, uma dica é adicionar cores claras. Isso é bacana não só para deixar o ambiente mais iluminado, mas também para ampliar espaços menores.

Nesse caso, dá para usar tanto mobiliário e objetos decorativos em tonalidades claras quanto pintar as paredes ou escolher revestimentos que deem uma iluminada no espaço.

O interessante é criar um contraste entre os móveis rústicos com outros elementos. Dessa maneira, os itens mais escuros tendem a ganhar destaque.

Uma ideia é apostar em revestimentos e materiais nobres, como mármore branco ou porcelanato bege ou areia.

Versáteis, os porcelanatos podem ser aplicados não só no piso e nas paredes. Eles também podem formar bancadas, balcões, painéis, cabeceiras, prateleiras, nichos e mesas de centro, por exemplo.

Aproveite elementos requintados

Espaço elegante com parede de cobogós e poltrona de couro
Móveis requintados levam elegância à decoração rústica (Projeto: Ana Paula Moreira / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Alguns elementos são elegantes por si só. Portanto, ao levá-los para um ambiente rústico, é possível ter requinte e sofisticação.

No caso do projeto em destaque, a poltrona que remete ao couro chama a atenção por se tratar de um móvel nobre.

Além disso, a parede de cobogós consegue ser, ao mesmo tempo, rústica e moderna, trazendo um contraponto interessante para a decoração.

Outra ideia é ter uma lareira com design que se destaque. É possível revesti-la com porcelanato, que pode ser marmorizado ou amadeirado, por exemplo.

Um bom projeto de iluminação também tem papel importante no décor rústico. Se o objetivo for levar conforto e bem-estar, prefira lâmpadas amarelas. Já em áreas de trabalho, o ideal é que sejam brancas.

Invista em uma decoração rústica colorida

Sala com tons terrosos, formas orgânicas e plantas
Diferentes cores podem compor decoração rústica (Projeto: Duda Senna Arquitetura)

Na decoração rústica, algumas tonalidades costumam predominar, como marrom, cinza, preto e bege. No entanto, é possível adicionar mais cor ao ambiente.

Ele pode ser totalmente colorido, como no projeto em destaque, ou contar apenas com pontos de cor. Essa é uma maneira de deixar os espaços personalizados e alegres, apesar de manter o aspecto rural.

O ideal é optar por cores como terracota, magenta, mostarda e laranja. Contudo, também dá para apostar no rosa, no azul e no verde.

Se você quer ainda mais dicas para ter uma decoração rústica, entenda como usar texturas naturais para tornar os espaços aconchegantes!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração rústica: conquiste ambientes mai...

Decoração rústica: conquiste ambientes mais aconchegantes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies