30.04.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Os nichos decorativos podem ser usados em diferentes ambientes, trazendo charme e personalização (Projeto: Officina Portobello)

Nichos decorativos: ideias criativas para os seus projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.04.2021
Veja inspirações incríveis para usar os nichos decorativos em diferentes ambientes da casa e criar projetos cheios de personalidade!
minutos de leitura

Os nichos decorativos são bonitos e versáteis. Eles podem aparecer em praticamente qualquer ambiente e permitem que você organize objetos nas paredes, deixando o espaço personalizado.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Se você pensa em investir nessa alternativa, mas anda sem ideias de como usar os nichos decorativos, siga com a gente e veja as inspirações incríveis que reunimos!

O que são nichos decorativos?

Os nichos decorativos são um tipo de prateleira, já que são usados nas paredes, mas têm o formato parecido com o de uma caixa.

Sem dúvida, a grande vantagem desses itens é que eles conseguem aproveitar melhor o espaço sem prejudicar a circulação do ambiente, já que costumam ficar embutidos.

Pelo seu formato inovador, trazem um toque moderno e ousado à decoração das paredes. Você encontra nichos retangulares, quadrados, hexagonais, redondos, triangulares, horizontais, verticais e assim por diante.

Os nichos decorativos de porcelanato são resistentes e versáteis, trazendo sofisticação e elegância aos projetos
Os nichos decorativos de porcelanato são resistentes e versáteis, trazendo sofisticação e elegância aos projetos (Projeto: Officina Portobello)

Por que usar os nichos de porcelanato?

Entre os inúmeros materiais, uma alternativa diferenciada para os seus projetos é o nicho de porcelanato. Muitas pessoas já o conhecem em versões para organizar e decorar os banheiros, mas é possível ir além dessa aplicação.

Os nichos decorativos de porcelanato podem ser internos, quando são colocados em buracos feitos exclusivamente para a sua aplicação na parede, ou externos, quando são instalados sem que seja necessário abrir espaço.

As vantagens de investir nesses nichos são várias, como:

  • o porcelanato é um material sustentável, pois a extração da argila nas jazidas é superficial, causando um impacto menor do que outras opções;
  • a manutenção é simples, bastando usar um pano umedecido com água e detergente neutro para fazer a limpeza diária;
  • existem diferentes tipos de acabamento para os porcelanatos, como polido, natural e até externo;
  • o porcelanato é um material bastante resistente e com excelente custo-benefício.

Além de todos esses pontos, com um nicho de porcelanato você conseguirá criar um belo ponto focal para o ambiente, criando contraste e adicionando personalidade.

Como usar os nichos decorativos de porcelanato?

Como dissemos, os nichos decorativos de porcelanato são muito versáteis. Embora eles sejam mais comuns em banheiros e lavabos, você poderá soltar a criatividade e usar esses itens em praticamente qualquer espaço. Vamos ver algumas inspirações?

Varandas e áreas externas

Nas varandas e áreas externas, os nichos decorativos de porcelanato podem aparecer compondo espaços únicos.

Especialmente nas varandas, temos visto fortemente a presença de jardins verticais e paredes verdes, que ajudam a trazer a natureza para perto dos ambientes urbanos e domésticos.

Ouse com os nichos decorativos. Por exemplo, na composição da área externa, contrastando o verde da natureza com o concreto
Ouse com os nichos decorativos. Por exemplo, na composição da área externa, contrastando o verde da natureza com o concreto (Projeto: Keila Riccio)

Então, que tal usar os nichos para fazer essa composição? Eles podem funcionar como belas floreiras, nas quais você poderá adicionar diferentes plantas, criando um visual ao mesmo moderno, devido ao porcelanato, e aconchegante, pela presença do verde.

Outra alternativa é usar esses nichos decorativos na sua área gourmet, próximo à pia ou à churrasqueira. Além de dar um toque diferenciado, esses elementos são práticos, permitindo organizar vários utensílios ou criar um ponto de destaque decorativo, compondo com vasinhos e outros itens.

Além dos nichos prontos, você poderá criar suas próprias versões com diferentes materiais, como essa inspiração com tijolinhos de porcelanato
Além dos nichos prontos, você poderá criar suas próprias versões com diferentes materiais, como essa inspiração com tijolinhos de porcelanato (Projeto: Studio Tan Gram)

Você também pode pensar em estampas e texturas que sejam mais adequadas às áreas externas. As linhas que reproduzem o concreto e os tijolinhos são as mais usadas, mas nada impede que você invista em uma versão que recria a madeira ou até o mármore, caso queira trazer um toque de luxuosidade.

Nesse caso, só é importante escolher um produto que esteja de acordo com as condições do ambiente. Para paredes de áreas cobertas e descobertas, o porcelanato natural é uma ótima escolha.

Para uma área externa elegante e moderna, que tal nichos que relembrem o concreto, como essa versão com Gilbratar Ash
Para uma área externa elegante e moderna, que tal nichos que relembrem o concreto, como essa versão com Gilbratar Ash (Projeto: Sussiane Cardoso)

Quartos e salas

Os nichos decorativos de madeira são muito comuns em áreas internas, como os quartos e as salas. Mas você já pensou em inovar usando porcelanato nesses espaços?

A linha Codice, da Officina Portobello, pode ser usada em praticamente qualquer parte da casa. Ela é um sistema de módulos independentes em formas ortogonais.

Assim, você pode decorar diferentes ambientes usando o sistema em que um módulo se une ao outro, compondo desenhos nas paredes e ajudando na organização.

Esses nichos podem ser usados para receber e organizar diversos acessórios, como abajures, luminárias, livros, porta-retratos, itens de coleção, objetos decorativos etc.

Os nichos decorativos de porcelanato também ficam excelentes em salas e quartos, como os da linha Codice, da Officina Portobello
Os nichos decorativos de porcelanato também ficam excelentes em salas e quartos, como os da linha Codice, da Officina Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Se você quiser criar contraste, poderá usar cores diferentes para as paredes e os nichos. Já se a ideia é melhorar a amplitude, superfícies da mesma cor favorecem a sensação de continuidade.

Nos quartos e nos home offices, uma inspiração bacana é usar vários nichos nesse sistema modular, formando uma espécie de estante suspensa, na qual você poderá organizar materiais de estudo e de escritório, trazendo um desenho totalmente personalizado à parede e deixando o ambiente diferenciado.

O nicho também pode substituir a tradicional cabeceira, dando um toque diferenciado aos quartos
O nicho também pode substituir a tradicional cabeceira, dando um toque diferenciado aos quartos (Projeto: Kaléo Guilherme Pereira)

Outra alternativa é usar o nicho na sala de jantar. Você pode escolher uma parede próxima à mesa para criar um ponto de destaque, com nichos de diferentes tamanhos ou apenas uma peça principal, sempre com objetos decorativos que ajudem a dar impacto visual.

Para a sala de estar, que tal investir nos nichos decorativos compondo o espaço junto ao painel de TV (que também pode ser produzido em porcelanato)? Além de muito bonita visualmente, a solução ajuda a organizar os eletros desse ambiente e os objetos decorativos.

Banheiros e lavabos

Sem dúvida, é nos banheiros e lavabos que os nichos decorativos de porcelanato ganham mais relevância.

A área do box é o local tradicional de uso desse elemento, permitindo organizar shampoos, condicionadores, sabonetes e outros acessórios de banho.

Nos banheiros, você pode ousar além do uso tradicional no box. Por exemplo, compondo a bancada da pia, ganhando estilo e funcionalidade
Nos banheiros, você pode ousar além do uso tradicional no box. Por exemplo, compondo a bancada da pia, ganhando estilo e funcionalidade (Projeto: Officina Portobello)

Quem tem uma banheira em casa também pode apostar em um nicho na parede próxima a ela, de forma a organizar os itens de banho.

Que tal uma inspiração bonita, prática e criativa? Como essa ideia, com o nicho atrás da pia
Que tal uma inspiração bonita, prática e criativa? Como essa ideia, com o nicho atrás da pia (Projeto: Rafael Chianca)

Mas o nicho pode aparecer em diferentes paredes do banheiro ou lavabo. Por exemplo, sobre a pia, para organizar os diversos itens que precisam ficar sempre à mão, ou na parede em cima da bacia, para comportar toalhas e outros objetos maiores.

Escritórios

Que tal sair do ambiente doméstico e ousar no décor do seu escritório ou da sua empresa? Os nichos decorativos de porcelanato também podem aparecer nesses espaços, ajudando a organizar e a decorar.

Os nichos decorativos de porcelanato também podem dar sofisticação aos escritórios e ambientes comerciais
Os nichos decorativos de porcelanato também podem dar sofisticação aos escritórios e ambientes comerciais (Projeto: Rodrigo Domaredzky)

Essa é uma excelente maneira de impressionar os seus clientes, mostrando que a sua marca é vanguardista, com elementos modernos de decoração que não deixam de lado o requinte e a luxuosidade.

Ao invés de usar uma estante tradicional no escritório, por exemplo, você poderá criar uma composição com diferentes nichos de porcelanato, organizando livros e documentos e aproveitando para inserir elementos decorativos, como vasos de plantas, quadros e esculturas.

Como escolher entre diferentes tamanhos, estampas e elementos?

Tão importante quanto a localização dos nichos decorativos é a escolha de tamanhos, estampas e elementos, principalmente no caso das peças de porcelanato.

Em relação à parte técnica, a dica é a mesma da escolha dos revestimentos. Sempre considere as características do ambiente onde o nicho ficará, optando por um porcelanato que seja compatível com esse espaço.

Já a parte decorativa deve estar em sintonia com o estilo adotado. É importante pensar em maneiras de fazer com que a peça se sobressaia, ganhando destaque e criando impacto.

Tamanho

O primeiro ponto é analisar as dimensões, que devem ser adequadas à parede onde o nicho será instalado e garantir a correta organização dos objetos.

Por exemplo, se você vai usar o nicho no banheiro, na área do box, escolha um modelo que permita organizar embalagens de altura maior.

Já se a ideia é usá-lo no home office ou escritório, prefira modelos que permitam organizar diferentes tamanhos de livros.

Estampas

Nichos que recriam o concreto ajudam a trazer uma pegada mais industrial e rústica aos ambientes
Nichos que recriam o concreto ajudam a trazer uma pegada mais industrial e rústica aos ambientes (Projeto: Officina Portobello)

As estampas precisam ser compatíveis com o estilo do ambiente.

Se o local tem um estilo mais rústico ou industrial, por exemplo, você pode apostar nos nichos que recriam concreto e trazer esse toque ousado, compondo com uma parede mais simples ou também em cimento queimado.

Já para uma decoração contemporânea e clean, que preza por requinte e sofisticação, as linhas que reproduzem o mármore são excelentes. Você pode encontrá-las em diferentes tonalidades.

Clássicos, os nichos que recriam madeira combinam com diferentes estilos e ambientes
Clássicos, os nichos que recriam madeira combinam com diferentes estilos e ambientes (Projeto: Officina Portobello)

Para quem não abre mão do conforto, as versões que interpretam madeira são excelentes e ficam ótimas nas áreas externas.

Outros elementos

Nada impede ainda que você utilize outros elementos para valorizar os seus nichos decorativos. Exemplos disso são prateleiras, gavetas, portas, luzes de LED internas ou externas e revestimentos com desenhos na parte interna, como azulejos decorativos, pastilhas etc.

Nichos decorativos
Um nicho colorido é capaz de trazer vitalidade a qualquer ambiente, como essa ideia com a linha Gouache, uma monoporosa indicada para paredes internas (Projeto: Portobello S.A.)

Depois de todas essas inspirações, você já sabe como inovar usando nichos decorativos de porcelanato nos seus projetos? Esperamos que sim! Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre cores de rejunte e ousar ainda mais nas suas criações!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Nichos decorativos: ideias criativas para os ...

Nichos decorativos: ideias criativas para os seus projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies