A busca por áreas de lazer e convívio dentro de casa teve um boom desde o início da pandemia de Covid-19. Os moradores, impossibilitados de viajar e encontrar conhecidos, passaram a se interessar em imóveis maiores, que pudessem suprir essa nova necessidade.
Segundo a arquiteta paulista Artemis Fontana, além dos espaços de lazer, como áreas gourmet e piscina, também houve maior valorização dos quartos e banheiros das suítes, assim como da sala de tv. Esses ambientes ganharam novos contornos e mobiliário, visando um uso prolongado, com propósito de estar.
Leia também:
- Área gourmet com lavanderia: soluções funcionais e decorativas
- Área gourmet pequena: saiba como projetar e confira inspirações
- 10 dicas incríveis para planejar a sua área de churrasqueira
No entanto, Artemis considera que essa ampla busca iniciada alguns anos atrás deve diminuir com o tempo, principalmente nos grandes centros urbanos, que voltaram a oferecer mais opções de lazer na rua, ao contrário da época do isolamento social.
"Áreas de lazer têm um custo muito alto para ser mantido", pontua. Ela também diz que há menos interesse desses espaços dentro de casa entre os mais jovens. “A geração que tem hoje entre 18 e 20 e poucos anos não quer. Eles são da praticidade, rapidez, enjoam das coisas”.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp de Bauru, a profissional mantém o escritório Artemis Fontana Arquitetura na cidade, mas com alcance internacional. Além de projetos locais, desenvolve trabalhos de interiores nos Estados Unidos, onde morou por um tempo, durante parte do seu doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York.
Hoje, trabalha, principalmente, com projetos de arquitetura e interiores residenciais. Artemis especifica na Portobello Shop Bauru e foi vencedora do concurso de arquitetura Na Revestir com Archtrends, justamente com uma área de lazer de fazenda sustentável.
A pedido do Archtrends, ela listou o que viu mudar, nos últimos anos, nas áreas de lazer, principalmente no interior de São Paulo, onde trabalha com imóveis amplos, com grandes possibilidades de construção. Confira suas impressões, a seguir:
1. Para se refrescar
No conceito amplo de áreas de lazer, estruturas como piscina, ofurôs e spa aparecem entre os grandes interesses. É ali onde família e amigos podem se reunir para desfrutar a casa. Artemis conta que esse interesse também surgiu entre moradores de edifícios. “As pessoas pedem piscina até em apartamento”, disse.
2. Área gourmet
Churrasqueiras, adegas e cervejeiras são frequentemente requisitadas em áreas gourmet. Ela conta que esses elementos viram centralizadores, como o coração do lazer. “Tem gente que tirou a mesa da sala de jantar e colocou no gourmet”, conta.
Confira mais entrevistas com arquitetos:
- Como escolher móveis em projetos de interiores por Ana Paula Monteiro
- Integração de ambientes: prós e contras, segundo Andréa Gonzaga
- Decoração contemporânea por GuarizeHoffmann
3. Sala de TV
A sala para assistir a televisão sempre existiu, mas agora ela ganha uma estrutura mais confortável, com sofás para se esparramar. “Para o morador não ficar preocupado se o sofá vai estragar, não é nada engessado”, disse. “Isso ganhou uma evidência absurda”.
4. Espaço para crianças
Um pedido que tem aparecido também no escritório de Artemis tem relação com a brinquedoteca, agora integrada à área de lazer para adultos. Assim, além de melhor organizar o espaço para brinquedos, os pais conseguem se divertir e acompanhar o que os filhos estão fazendo. “Tem um lugar pra cada um”, explica a arquiteta.
5. A valorização da suíte
“Qual é o banheiro mais importante da casa? O da suíte do casal”, disse Artemis. “Os moradores afirmam que vão ficar mais no quarto, então não querem ele apertado. O banheiro da suíte não pode ter cara de banheiro apertado, mas sim ser uma verdadeira sala de banho”.
Assim, ambientes antes considerados apenas funcionais, viram espaços para passar um tempo. Os banheiros ganham apetrechos de spa e os quartos, maiores metragens. “Esse banheiro do casal ganhou vivência, não só de ser grande, mas gostoso, não ser um banheiro sem graça”, explica Artemis.