28.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Uma área de churrasqueira planejada permite confraternizações inesquecíveis (Projeto: Henrique Yokoyama / Foto: Luiz Franco)

10 dicas incríveis para planejar a sua área de churrasqueira

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.12.2022
Uma área de churrasqueira bem planejada é o ambiente ideal para o fim de semana. Descubra como deixar esse cantinho perfeito para reunir família e amigos
minutos de leitura

Reunir familiares e amigos para fazer aquele churrasco é tudo de bom! E para isso, você precisa estar preparado com uma área de churrasqueira equipada e convidativa. Não basta oferecer a carne e os acompanhamentos; é fundamental saber montar o espaço.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Mas, afinal, o que é necessário? Móveis, eletrodomésticos, utensílios, louças e outros detalhes. Pensando nisso, reunimos dicas incríveis que vão ajudá-lo a ter sucesso na criação deste cantinho especial. Confira nas linhas a seguir!

1. Planeje de acordo com a área disponível

Área de churrasqueira, área disponível
A análise do espaço disponível é o primeiro passo para ter uma área de churrasqueira (Projeto: Bruno Brandini / Foto: Daniel Santo)

Como todo bom projeto, o início é o planejamento. Afinal, não é possível montar uma área de churrasqueira sem saber onde ela será e quanto esse espaço mede.

Muitas pessoas optam pela parte externa da casa, o que é uma boa ideia, se considerarmos a produção de fumaça decorrente do fogo.

No entanto, você pode optar por criar um espaço gourmet do lado de dentro, na varanda ou na cozinha, por exemplo.

Assim, a área de churrasqueira poderá ser usada para o preparo de qualquer refeição. Nesses casos, só é importante lembrar de impedir que a fumaça se espalhe.

2. Escolha a cobertura adequada para a sua área de churrasqueira

Área de churrasqueira, cobertura
A cobertura vai proteger sua área da ação de intempéries e resíduos (Projeto: Sena Arquitetos Associados / Foto: Daniel Mansur)

Uma dica fundamental para você que pretende instalar a sua churrasqueira na área externa é pensar na cobertura mais adequada.

Muitas pessoas optam por pergolados para a estrutura, que são realmente interessantes, desde que haja um tratamento especial da madeira para evitar a degradação rápida.

Para a cobertura, você pode escolher materiais como o vidro, dando um toque mais sofisticado ao ambiente.

Agora, se a ideia é ampliar a própria casa, é possível associar uma estrutura de tijolos e um telhado de cerâmica.

3. Selecione os revestimentos ideais

Área de churrasqueira, revestimentos
O revestimento aumenta a durabilidade da sua área de churrasqueira (Projeto: Portobello)

O revestimento da sua área de churrasqueira é um aspecto fundamental para o bom funcionamento do espaço.

Afinal, é esse material que protegerá a estrutura do ambiente de intempéries e resíduos, aumentando a durabilidade e evitando reformas constantes.

Nesse sentido, uma excelente opção é o porcelanato, um revestimento cerâmico que está disponível em diversos tipos para satisfazer as suas necessidades.

O porcelanato polido é ótimo para revestir as paredes ao redor da própria churrasqueira, pois é mais liso e, portanto, fácil de limpar.

Ele também vai bem nas bancadas, mas exige cuidado no momento da limpeza, uma vez que pode riscar ao entrar em contato com o lado abrasivo de esponjas. O porcelanato natural é outra alternativa que, inclusive, é indicado para o piso da área coberta da churrasqueira.

Já o porcelanato EXT é a melhor opção para o piso da área externa da churrasqueira, pois ajuda a evitar escorregões em locais que molham frequentemente, como é o caso da piscina.

4. Pense na iluminação da sua área de churrasqueira

Área de churrasqueira, iluminação
Uma boa iluminação dá um toque especial (Projeto: Bruno Brandini)

A iluminação é fundamental para criar a atmosfera desejada em qualquer ambiente da sua casa. Com a área de churrasqueira não seria diferente.

Vale a pena apostar no vidro para deixar a luz natural entrar e economizar energia elétrica durante o dia. Você pode associar cortinas para manter a privacidade.

Para fazer eventos à noite, adotar luminárias e pendentes tende a ser muito interessante. É possível variar o tom das lâmpadas entre frios e quentes, a depender do seu gosto.

Além disso, dá para inserir painéis luminosos ou luzes de pisca-pisca para decorar seu ambiente. Basta usar a criatividade!

5. Construa ou compre a churrasqueira ideal

Área de churrasqueira, churrasqueira construída, churrasqueira comprada
Churrasqueiras embutidas em apartamentos também são possíveis (Projeto: Cristina Motta Mourão)

Uma área de churrasqueira só pode ser chamada assim se tiver, efetivamente, uma churrasqueira.

É fundamental saber escolher a estrutura ideal, que combine com o seu espaço e atenda às necessidades das pessoas que você pretende reunir para confraternizações.

Existem diversos modelos de churrasqueira disponíveis no mercado. Elas podem ser embutidas ou soltas; elétricas ou convencionais; e ainda pequenas, médias ou grandes.

Por exemplo, se você tem uma família numerosa, é interessante contar com uma churrasqueira embutida e grande, acionada por fogo, pois assim o preparo dos alimentos será mais rápido.

Por outro lado, se mora em um apartamento e não pode embutir, deve adotar um modelo elétrico de tamanho pequeno ou médio.

6. Opte por móveis funcionais para a sua área de churrasqueira

Área de churrasqueira, móveis
Móveis funcionais podem otimizar seu espaço e deixá-lo ainda mais elegante (Projeto: Juliana Agner)

Os móveis também são componentes essenciais da sua área de churrasqueira, pois permitem armazenar objetos e, assim, otimizar o tempo de preparo das refeições.

Além disso, eles favorecem as interações sociais, uma vez que deixam que amigos e familiares se acomodem confortavelmente.

Para escolher os móveis ideais, você precisa ter em mente a função que cada um vai desempenhar dentro do espaço disponível. Dessa maneira, saberá quais e quantos serão necessários.

Também é importante analisar o ambiente e procurar não abarrotá-lo, pois isso tende a prejudicar a circulação de pessoas e gerar desconforto. Dê preferência a um mobiliário multifuncional.

Não podem faltar:

  • balcões auxiliares;
  • armários;
  • cadeiras;
  • bancos;
  • mesas.

Se você tem um espaço pequeno, móveis suspensos podem ser uma boa ideia, principalmente se a sua área de churrasqueira for próxima à piscina. Isso ajuda a evitar a degradação pelo contato com a água.

Além disso, é importante pensar nas matérias-primas que compõem o mobiliário. Afinal, ele tende a ficar exposto a agentes como sol, chuva, vento e gordura.

Sendo assim, opte por móveis em materiais resistentes, como alumínio, inox e madeiras tratadas. Você também pode optar por fibras sintéticas e tecidos impermeáveis.

7. Invista nos eletrodomésticos

Área de churrasqueira, eletrodomésticos
Os eletrodomésticos facilitam a logística do churrasco (Projeto: Natália Montans / Foto: Igor Correa)

Os eletrodomésticos garantem um churrasco de qualidade.

Você pode precisar de uma geladeira para armazenar as bebidas, um fogão para preparar os acompanhamentos e um liquidificador para criar drinks.

Esses eletrodomésticos devem ser duráveis, uma vez que tendem a ficar expostos à ação do tempo.

A estética e a composição dependerão do estilo de decoração que você quiser adotar para a sua área de churrasqueira.

Por exemplo, é possível aderir ao minimalismo e incluir uma geladeira em aço inox e um cooktop elétrico de balcão.

Também dá para seguir uma linha mais convencional, com geladeira branca e fogão a gás. Tudo depende do seu objetivo.

8. Lembre-se dos utensílios e das louças para a sua área de churrasqueira

Área de churrasqueira, utensílios, louças
Utensílios e louças são ótimos para a área de churrasqueira (Projeto: Monet Design de Interiores)

Não tem como preparar um bom churrasco sem utensílios e louças adequados. Portanto, é preciso ter um local para armazená-los.

Os mais comuns na área de churrasqueira são garfos, colheres e facas. Estas últimas são fundamentais para realizar os cortes de carne; então, contar com um jogo delas por perto tende a ser muito útil.

Além disso, pegadores grandes e garfos maiores para mexer no fogo ou retirar as peças da grelha podem ajudar na dinâmica para um churrasco perfeito.

Você também precisa pensar nas louças que deseja manter na área de churrasqueira. Nesse sentido, ter pratos, copos, recipientes e panelas pode ser o ideal para os momentos de confraternização.

Portanto, invista em um belo jogo de panelas inoxidáveis para compor o kit churrasco. Jogos de louças são interessantes para deixar as refeições mais especiais e elegantes.

9. Capriche na decoração

Área de churrasqueira, decoração
Plantas sempre são uma ótima ideia de decoração (Projeto: Bibiana Menegaz)

A decoração não pode ser deixada para trás! Você também deve pensar nela como parte essencial da sua área de churrasqueira.

Nesse sentido, vale soltar a criatividade e adotar objetos que sejam condizentes com seu estilo decorativo favorito.

Por exemplo, itens em cerâmica e outros materiais naturais são perfeitos para quem busca uma atmosfera rústica.

Por outro lado, aqueles que desejam um ambiente mais moderno podem pensar em objetos com tons neutros e formas geométricas.

Independentemente do seu estilo decorativo preferido, inserir plantas nesse espaço é sempre uma boa ideia.

Afinal, elas criam uma conexão com a natureza e, assim, promovem a sensação de bem-estar na área de churrasqueira, tornando-a mais atraente.

Você também pode considerar seguintes objetos decorativos:

  • suportes para espetos e pegadores;
  • quadros, placas e pôsteres;
  • garrafas, copos e canecos;
  • cooler ou caixa térmica;
  • afiador de facas;
  • avental vintage;
  • tábua especial;
  • pendentes.

10. Projete um banheiro para a sua área de churrasqueira

Área de churrasqueira, banheiro
Um banheiro exclusivo garante maior privacidade ao interior de sua casa (Projeto: Bruno Brandini / Foto: Daniel Santo)

Por fim, se possível, projete um banheiro para compor a sua área de churrasqueira e evitar que as pessoas transitem por outros ambientes da sua casa.

Essa dica é especialmente valiosa se o espaço em questão estiver associado a uma piscina.

Um banheiro próprio para a área de churrasqueira evita que as pessoas circulem dentro de casa e molhem o chão, por exemplo.

Além disso, é possível manter seu banheiro de uso rotineiro livre do acesso de "estranhos" e facilita a limpeza e a manutenção.

Como você deve ter percebido, a construção de uma área de churrasqueira precisa ser bem planejada para não gerar dores de cabeça posteriormente.

Sem dúvidas, essas dicas vão ajudá-lo a montar o ambiente perfeito para as confraternizações com familiares e amigos.

Aproveite para ver como uma churrasqueira pré-moldada pode ajudar a compor o espaço ideal!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

10 dicas incríveis para planejar a sua área...

10 dicas incríveis para planejar a sua área de churrasqueira

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies