24.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
spa aberto em tom rosê
Home Spa, de Marcela Cardinalli, é vencedor do concurso Na Revestir com Archtrends (Projeto: Marcela Cardinalli)

Conheça os vencedores do concurso Na Revestir com Archtrends

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.02.2023
Projetos se destacaram pela autenticidade, sustentabilidade e por trabalharem revestimentos recentes da Portobello. Dez profissionais e estudantes de arquitetura e design de todo Brasil ganharam experiência exclusiva na Expo Revestir 2023
minutos de leitura

Dez projetos repletos de autenticidade protagonizam a lista dos vencedores do concurso Na Revestir com Archtrends, que premia profissionais e estudantes de arquitetura com uma experiência exclusiva na Expo Revestir 2023, a principal feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. 

Os vencedores do concurso serão convidados vips no estande da Portobello, com direito à visita guiada para conhecer a nova coleção e recepção no mezanino da Portobello Shop, com produção de conteúdo para o Archtrends.

Leia também:

Para o concurso, os participantes criaram ambientes com revestimentos Portobello guiados pela autenticidade, e de proposta sustentável. A comissão julgadora foi composta por André Carvalhal, especialista em tendências e sustentabilidade, colunista do Archtrends, Lilian Santos, especialista em revestimentos do Revestindo a Casa, também colunista do Archtrends, e Maria Silvia Ferraz, editora do Archtrends.

O projeto mais bem avaliado pelos jurados foi o Home Spa, de Marcela Cardinalli, arquiteta de Valinhos, interior de São Paulo, que entregou uma proposta de refúgio para o bem estar em meio à natureza. 

Na mesma linha, ficou em segundo lugar o projeto Refúgio Urbano, de um apartamento sustentável no centro da cidade, cheio de referências à natureza e com design biofílico, de autoria do arquiteto Paulo Mauro, de Balneário Camboriú, Santa Catarina . 

Na sequência, conquistou o terceiro lugar o Living Caapoã, do designer Gustavo de Castro, de Campina Grande, Paraíba, com referências à seca em Seridó, de região paraibana, assim como um manifesto contra queimadas criminosas. 

Confira abaixo todos os vencedores:

1. Home Spa, Marcela Cardinalli

Cobogó On Fire Glacier permite ventilação e luz natural em espaço de descompressão (Projeto: Marcela Cardinalli)

O projeto do Home Spa, da arquiteta de Valinhos, SP, Marcela Cardinalli, se apresenta como um refúgio da vida cotidiana em meio à natureza. Possui dois pavilhões com espaços de relaxamento, com muita iluminação natural e inserção de vegetação por meio de rasgos e enquadramentos estratégicos. 

O cobogó On Fire Glacier, da coleção Beauty, lançada no fim de 2022, permite a ventilação e a luz natural adentrarem o projeto, mas ao mesmo tempo funciona como vedação e delimitação dos ambientes. 

Neste espaço, os tons terrosos são destaque por levarem aconchego e reforçarem a conexão com a natureza. O piso do pavilhão traz composição entre os revestimentos Soma Terra e Soma Terra Puro, design de Naná e Paulo Mendes da Rocha, um dos grandes lançamentos da Portobello em 2022.

Longa bancada revestida em porcelanato direciona percurso em ambiente para segundo pavilhão (Projeto: Marcela Cardinalli)

As paredes são revestidas em Lastras Oh!Take Mountain, possibilitando uma paginação minimalista e com poucos recortes. A longa bancada em Lastras Oh!Take Cliff mantém a paleta de tons terrosos, e funciona como um elemento direcionador do percurso para o segundo pavilhão. 

2. Refúgio Urbano, de Paulo Mauro

Apartamento foi decorado para criar conexão com a natureza, incluindo mármore Verde Alpi no backsplash e em detalhe de bancada e peça cimentícia Soul, de Ruy Ohtake, como luminária (Projeto: Paulo Mauro)

O projeto Refúgio Urbano, do arquiteto Paulo Mauro, de Balneário Camboriú, SC, foi desenvolvido pensando em um casal com vida agitada, e baseado em um movimentado centro urbano. Além de sustentável, o projeto buscava incluir referências à natureza, para criar proximidade. 

Arquiteto priorizou formas orgânicas, como as dos espelhos posicionadas no banheiro. Na parede, Salt Lake Autumn, do Preview da Coleção Portobello 2023 (Projeto: Paulo Mauro)

Para conectar todos os espaços do apartamento foi utilizado no piso Pau Brasil. O revestimento marmorizado Verde Alpi, um dos lançamentos de 2022, é um contraponto arrojado na decoração remetendo ao verde da natureza e também está presente em formas orgânicas, como na bancada de jantar. 

Os móveis soltos e prateleiras foram desenhados com formato orgânico e se alinham com premissas de design biofílico. Também com formas orgânicas são as peças cimentícias Soul, desenhadas à mão pelo arquiteto Ruy Ohtake, com as quais Paulo criou uma estante e até uma luminária.

3. Living Caapoã, de Gustavo de Castro 

Interiores foram inspirados em região de seca na Paraíba e convoca um manifesto contra queimadas (Projeto: Gustavo de Castro)

A seca e ações humanas criminosas deixam um rastro de devastação e morte. São essas as premissas que guiaram a construção desse living pelo designer Gustavo de Castro, com base em Campina Grande, PB. 

O living Caapoã é uma alegoria da seca no Seridó paraibano e possui também um manifesto contra queimadas criminosas.

Paleta de tons quentes é destaque em ambiente criado por arquiteto (Projeto: Gustavo de Castro)

Como explica o arquiteto, os revestimentos Portobello em tons terrosos Salt Lake Summer, do Preview da Coleção Portobello 2023, Oh!Take Cliff, lançado em 2022, e Terralma Serido dão ao cenário a sensação de imersão num ambiente árido. Em detalhes, como o da cadeira cobra-coral, do designer Sergio Matos, e do quadro multicolorido, há a representação da vida que resiste em meio às intempéries. 

4. Cozinha e Estar Marotti, por Anderson Nogueira

Sala de estar ganhou parede vazada com Soul (Projeto: Anderson Nogueira )

O estudante de arquitetura Anderson Nogueira, de Feira de Santana, BA, criou uma sala de estar e cozinha com diferentes texturas e linguagens, e traçou uma trama biofílica pro projeto. Para isso, usou diversos revestimentos que interpretam materiais naturais explorados na natureza. 

Cozinha tem balcão imponente feito com Lastras Gray Marble (Projeto: Anderson Nogueira )

Um dos destaques, a ilha da cozinha foi revestida com Lastra Gray Marble, um dos lançamentos de 2022, e, com um rasgo, ganhou um nicho para bebidas geladas. Outro ponto alto foi o uso surpreendente de Soul Moon, peça cimentícia que Ruy Ohtake desenvolveu com a Portobello e foi lançada em 2022, como um painel vazado, que leva circulação de ar e luz ao espaço. 

5. Casa Baleares, por Estúdio 2 Arquitetura

Em casa, predominam cores claras, em tons de areia, e espaços abertos. As pedras do calçadão de Ipanema são reinterpretadas no Kit Janeiro, de Oskar Metsavaht para a Portobello (Projeto: Estudio 2 Arquitetura)

O projeto Baleares, desenvolvido pelo Estúdio 2 Arquitetura, com base em Piracicaba, SP, é de uma casa ampla, com grandes aberturas e predomínio de uma paleta de cores em tons de areia. 

Arquitetura contou com sistemas domésticos inteligentes que monitoram a energia e desligam as luzes  (Projeto: Estudio 2 Arquitetura)

Os espaços contaram ainda com sistemas domésticos inteligentes, que monitoram a energia, painéis solares no telhado e um sistema integrado de coleta e reutilização de água. 

Em destaque nos revestimentos, além do Kit Janeiro, design de Oskar Metsavaht reinterpretando as pedras do calçadão de Ipanema, na área externa, e do uso da madeira Nordik Wood no teto e no mobiliário, Oh!Take Mountain, lançado pela Portobello em 2022, foi usado nos pisos internos.

6. Refúgio Essence, por Carol Naves 

Projeto tem espaço integrado com cozinha, sala e spa (Projeto: Carol Naves

O Refúgio Essence, espaço criado pela estudante de arquitetura Carol Naves, de Brasília, DF, é pensado para pausas e descansos da rotina urbana, além do contato com a natureza. 

Revestimento Verde Alpi foi protagonista no ambiente (Projeto: Carol Naves

Para isso, foram utilizados revestimentos com nuances e toques naturais. Um dos destaques ficou a cargo do Verde Alpi, lançado pela Portobello em 2022, que aparece de diferentes formas, por todos os ambientes. 

7. Espaço Piscina, por Leonardo 

Mix de revestimento envolve área de piscina em projeto residencial (Projeto: Leonardo)

O estudante de arquitetura Leonardo Flores, de São Sebastião do Caí, RS, criou o Espaço Piscina, projeto que consiste em uma área externa de uma residência com ambiente gourmet e living.

Porcelanato Verde Alpi reveste muro de área externa (Projeto: Leonardo)

A área gourmet é composta de marcenaria em tom terroso, próxima a cor do cobogó On Fire Canyon, que foi aplicado na parte superior, para proporcionar a troca de iluminação e ventilação entre o ambiente externo e interno. Outro destaque é o muro em Verde Alpi, que também reveste um banco para descanso. 

Segundo Leonardo, as paginações foram pensadas para o melhor aproveitamento dos materiais e foram criadas soluções e escolhas para integração do projeto com a natureza no entorno. 

8. Fazenda (o) sustentável, por Artemis Fontana Arquitetura

Living e área gourmet receberam MS Barcelona Antracita, que gera uma conexão entre ambientes (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura )

Com base em Bauru, SP, o escritório Artemis Fontana Arquitetura desenvolveu um projeto chamado Fazenda (o) Sustentável. A ideia é uma casa de campo para uma família desfrutar do espaço com amigos aos finais de semana. 

A arquitetura conta com materiais sustentáveis, como porcelanato Portobello, e madeira de reflorestamento local. Entre opções de revestimento escolhidas, no piso, aparece o MS Barcelona Antracita, nova cor lançada desse clássico da Portobello lançada em 2022, que gera uma conexão entre o living e área gourmet com cozinha. 

Área externa de fazenda sustentável para família do interior de São Paulo (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura )

Um dos destaques é o uso da Lastra Verde Alpi que, ora faz a vez de muro, ora aparece como painel para a televisão na sala. Há também ampla aplicação de Sunset Fairbanks, que une áreas internas e externas e se apresenta como painel de fundo do living e por trás da escada de acesso para o terraço. Ambos também foram lançados pela Portobello em 2022.

9. Casa Tropicana, por Stella Botari

Estudante de arquitetura cria área externa de casa de praia (Projeto: Stella)

O projeto Casa Tropicana, da estudante de arquitetura Stella Botari, de Mairiporã, SP, consiste na área externa de uma casa em região de praia. Para criar uma conexão com o ambiente no entorno, ela usou uma paleta de cores com tons de areia e azul.

Uso de cobogó Mundaú ajuda na iluminação e circulação de ar (Projeto: Stella)

Entre os revestimentos aplicados, aparecem Artematica Mirtilo, da coleção Beauty, lançada no fim de 2022, e Lombarda Viva Avorio, do Preview da Coleção Portobello 2023. Outro destaque é o cobogó Mundaú, que permite ventilação e iluminação natural ao espaço. 

 10. Casa Aconchego, por Licyane Cordeiro 

Arquiteta cria living e área externa integradas (Projeto: Licyane Cordeiro)

O projeto da Casa Aconchego, da arquiteta Licyane Cordeiro, de Curitiba, PR, contempla living e área externa com piscina de uma casa residencial. 

Projeto tem pé-direito duplo e ampla entrada de luz natural  (Projeto: Licyane Cordeiro)

Para desenvolvê-lo, ela criou espaços integrados, com pé-direito duplo - para melhor aproveitamento da luz natural - e optou por revestimentos com tons e texturas que remetem à elementos da natureza.

No piso, aparece Oh!take Mountain. Na sala, Soul Cliff ganha espaço de obra de arte. Ambos são da linha Oh!Take, design de Ruy Ohtake, que a Portobello lançou em 2022.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Conheça os vencedores do concurso Na Revesti...

Conheça os vencedores do concurso Na Revestir com Archtrends

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies