12.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de estar tem mesa para refeições e integração com varanda (Projeto: GuarizeHoffmann)

Decoração contemporânea por GuarizeHoffmann

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.04.2023
Arquitetas Juliana e Tassia, do escritório capixaba GuarizeHoffmann, contam o que mais têm visto em projetos de arquitetura e decoração
minutos de leitura

Juntas há pelo menos três anos no escritório GuarizeHoffmann, as arquitetas e sócias Juliana Guarize e Tassia Hoffmann acompanham de perto, no seu dia a dia, as tendências e traços que constituem o que é chamado de decoração contemporânea. Esse estilo, sempre em transformação, abraça a estética atual, sustentada por valores, preferências e necessidades do presente. 

Confira mais entrevistas com arquitetos:

Com base em Vitória, no Espírito Santo, o escritório da dupla desenvolve projetos majoritariamente residenciais para todo o estado. Ele foi criado após as duas arquitetas deixarem uma sociedade que priorizava a construção civil e grandes empreendimentos - algo distante da vontade delas, que desejavam trabalhar mais com interiores e contato próximo ao cliente final. Tassia e Juliana, hoje, especificam na Portobello Shop Vila Velha. 

“Quando decidi sair da sociedade, conversei com a Tassia e, como sempre tivemos sintonia de trabalho, gosto e estilo, pensamos: por que não criar um escritório para trabalhar com o que a gente gosta?”, relembrou Juliana. “Montamos o GuarizeHoffmann no início de 2020. Começamos com home office, deu super certo, fizemos muitas casas”, prosseguiu Tassia. 

Arquitetas e sócias Juliana e Tassia, do escritório capixaba GuarizeHoffmann, dizem o que têm visto no universo da decoração contemporânea (Foto: Hugo Boniolo)

A pedido do Archtrends, elas contaram o que mais têm visto no escritório quando o assunto é decoração contemporânea. Entre os tópicos, aparecem ambientes integrados e o uso de revestimentos do tipo ripado

Elas ressaltam, no entanto, que essa estética é alcançada por uma união de fatores que podem, inclusive, resgatar elementos de outros estilos. “É um conjunto”, disse Juliana. “O traço que a gente usa, a disposição, a integração dos espaços, isso que dá o ar contemporâneo no projeto”.

Confira as características a seguir:

1. Estilo clean

Design limpo, linhas retas, simplicidade. Essas são algumas palavras que podem definir a tal estética clean, tão presente em projetos contemporâneos. A ideia é a limpeza visual, um ambiente sem muitas interferências e detalhes que disputam a atenção. 

Esse impacto alcança mobiliários, por exemplo, que aparentam simplicidade - sem fru-fru -, e até mesmo puxadores de armários e gavetas, que tendem a sumir. O mesmo ocorre com as sancas em gesso, segundo a dupla.

“A gente usa boiserie de vez em quando, mas o resto é de pegada clean e neutra”, disse Juliana. Ela pontua, no entanto, que os projetos são sempre guiados pelo gosto e preferência do cliente, mas podem ganhar também o olhar fresco e contemporâneo do escritório. 

Estética clean faz sucesso na decoração contemporânea. Na foto, cozinha tem armários sem puxadores e paleta de cores neutras (Projeto: GuarizeHoffmann)

2. Paleta de cores 

Segundo a dupla, a  paleta de cores tende ser mais neutra, sóbria, e as cores mais fortes aparecem em detalhes móveis, que podem ser trocados com facilidade. Esse truque é perfeito para quem quer usar cores, mas tem medo de enjoar. 

Juliana e Tassia relembram que essa preferência é algo visto no escritório, nos projetos contemporâneos, mas é possível também criar ambientes no estilo com mais cores em pontos fixos.

Apesar da presença do imponente revestimento Nero Venato, da Portobello, paleta de cores de banheiro se manteve neutra com uso de preto, branco e toque de madeira (Projeto: GuarizeHoffmann)

3. Integração 


Maior pedida no escritório, a integração de ambientes é algo que ganhou força nos últimos anos. Esse layout geralmente agrupa cozinha e salas de jantar e estar em um só ambiente, como uma planta aberta, de um só cômodo e múltiplas funções. Entre os benefícios, há melhor aproveitamento de espaço e de luz, por exemplo. 

“É uma planta mais livre, sem muita divisão de ambiente”, explica Tassia. “O que a maioria dos clientes quer são espaços integrados. Antigamente, se for comparar, você tinha um hall de entrada, sala de estar, jantar, cozinha. Era tudo dividido”, complementa Juliana. 

O boom dos ambientes integrados é um marco da decoração contemporânea, como exemplar exibido em foto acima (Projeto: GuarizeHoffmann)

4. Revestimento 

Entre os revestimentos que fazem sucesso, aparecem os de madeira ripada, ou porcelanato que interpreta madeira ripada, como a linha Mos Ripa, da Portobello, que, diferentemente da madeira natural, perdura em áreas molhadas. 

Revestimento ripado é tendência em decoração contemporânea (Projeto: GuarizeHoffmann)

Madeira às vezes acumula sujeira. O porcelanato é mais fácil de limpar”, pontua Juliana. 

Outro uso interessante de porcelanato visto no escritório é o do revestimento marmorizado em um ponto de destaque, como em uma lareira. Apesar da referência clássica desse tipo de revestimento, a forma como você o aplica fará toda a diferença no projeto final. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração contemporânea por GuarizeHoffman...

Decoração contemporânea por GuarizeHoffmann

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entrevista incrível, muitas referencias atemporais, ótimo para quem tem dúvidas sobre o que usar e ideias de como a integração pode facilitar no dia a dia.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies