30.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Uma área gourmet com lavanderia precisa ser bem planejada para abrigar os dois usos em harmonia (Projeto: Paula)

Área gourmet com lavanderia: soluções funcionais e decorativas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.01.2023
Entenda como combinar um espaço social para lazer com as tarefas de limpeza do cotidiano em harmonia, aproveitando o pouco espaço dos apartamentos
minutos de leitura

Os projetos arquitetônicos têm se adaptado cada vez mais às áreas diminutas dos imóveis residenciais. Entre as soluções mais comuns para ganhar espaço aparece a criação de ambientes integrados, como é o caso da área gourmet com lavanderia.

A lavanderia geralmente é um ambiente da casa do qual não nos importamos muito com a decoração. Mas quando unimos com a área gourmet, um ambiente social para receber em casa, precisamos caprichar no visual. Por isso, preparamos dicas de como criar um ambiente belo e funcional. 

5 dicas para montar uma área gourmet com lavanderia

Para conseguir criar uma área gourmet com direito à churrasqueira somada a uma lavanderia simples, com pelo menos máquina lava e seca, algumas dicas podem ser essenciais. Confira:

#1 Móveis planejados 

Esse tipo de mobiliário é excelente para qualquer ambiente da casa, mas especialmente quando é preciso adequar várias funções em pouco espaço. Os armários feitos sob medida podem armazenar e setorizar tanto produtos de limpeza da lavanderia, quanto acessórios culinários da área gourmet. Além disso, essa é uma ferramenta de organização no espaço integrado.

Marcenaria "esconde" lavanderia em área gourmet
A marcenaria pode ser uma aliada na decoração da lavanderia (Projeto: Ana Rozenblit)

Uma opção que os móveis planejados oferecem é criar um armário para, em caso de festas, por exemplo, “esconder” sua lavanderia

#2 Projeto de iluminação

Um projeto de iluminação é essencial para esse tipo de ambiente. O uso de pendentes é excelente para criar um clima aconchegante na parte social da área gourmet, enquanto spots podem iluminar locais funcionais, criar um foco. 

#3 Invista em uma máquina lava e seca

Uma máquina de lava e seca é perfeita para área gourmet pequena com lavanderia, pois otimiza espaço e reduz a necessidade de varais ao longo da área de serviço.

#4 Pense na cobertura

É importante que esse espaço tenha uma cobertura para proteção dos eletrodomésticos e móveis. Ela pode ser feita de acrílico, lona retrátil ou vidro temperado, por exemplo, que tem a vantagem de permitir a entrada da luz solar. 

#5 Mantenha um fluxo de organização

É importante que seu espaço esteja sempre organizado, ainda mais quando é integrado. Tenha lugares determinados para cada coisa, desde os itens da lavanderia até mantimentos da cozinha. 

Uma prateleira para lavanderia é ideal para colocar os potes com produtos e pequenas decorações. O uso de organizadores e cestos para as roupas é uma opção excelente também.

Decoração de lavanderia e espaço gourmet

A decoração de lavanderia pode levar aconchego e praticidade para o ambiente.

Máquina lava e seca em área gourmet
Pense em uma decoração funcional e bela para lavanderia (Projeto: Hosana Feijó)

É interessante investir em quadros, plantas, bem como acessórios decorativos para os armários e prateleiras. 

Além disso, pense em mesas e cadeiras que sejam resistentes à água e umidade. E você pode ter ainda uma pequena mesa de centro e um sofá com pufes.

Leia também: 

Como dividir a lavanderia com a área gourmet?

Antes de qualquer reforma, é preciso estudar o layout e o orçamento disponível. No entanto, existem algumas soluções práticas para fazer essa transformação. 

Máquina lava e seca em cozinha
Móveis ou acessórios podem marcar a divisão dos ambientes (Projeto: Beatriz Santos)

A opção mais prática e acessível é a marcenaria, que pode criar um painel para separar sua lavanderia da churrasqueira ou cozinha externa. 

Outra opção é pensar em vidros decorados, jateados ou em forma de tijolo, que fazem a vez de divisória fixa entre os ambientes.

Por fim, para quem quer pensar em uma solução definitiva para a área gourmet com lavanderia, a alvenaria é uma opção. É possível criar uma meia parede ou um balcão que pode servir como apoio para ambos os ambientes.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Área gourmet com lavanderia: soluções func...

Área gourmet com lavanderia: soluções funcionais e decorativas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies