10.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de estar tem abertura para piscina, formando ampla área de lazer (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

O que mudou nas áreas de lazer, com Artemis Fontana 

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.05.2023
Nos últimos anos, devido à pandemia, quartos e banheiros também foram incrementados para momentos de bem-estar, segundo a arquiteta do interior de São Paula, vencedora do concurso de arquitetura do Archtrends
minutos de leitura

A busca por áreas de lazer e convívio dentro de casa teve um boom desde o início da pandemia de Covid-19. Os moradores, impossibilitados de viajar e encontrar conhecidos, passaram a se interessar em imóveis maiores, que pudessem suprir essa nova necessidade. 

Segundo a arquiteta paulista Artemis Fontana, além dos espaços de lazer, como áreas gourmet e piscina, também houve maior valorização dos quartos e banheiros das suítes, assim como da sala de tv. Esses ambientes ganharam novos contornos e mobiliário, visando um uso prolongado, com propósito de estar. 

Leia também: 

No entanto, Artemis considera que essa ampla busca iniciada alguns anos atrás deve diminuir com o tempo, principalmente nos grandes centros urbanos, que voltaram a oferecer mais opções de lazer na rua, ao contrário da época do isolamento social. 

“Áreas de lazer têm um custo muito alto para ser mantido”, pontua. Ela também diz que há menos interesse desses espaços dentro de casa entre os mais jovens. “A geração que tem hoje entre 18 e 20 e poucos anos não quer. Eles são da praticidade, rapidez, enjoam das coisas”. 

Arquiteta Artemis Fontana, de Bauru, sentada sobre tijolos
Arquiteta Artemis Fontana tem escritório em Bauru, no interior de São Paulo (Foto: Divulgação)

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp de Bauru, a profissional mantém o escritório Artemis Fontana Arquitetura na cidade, mas com alcance internacional. Além de projetos locais, desenvolve trabalhos de interiores nos Estados Unidos, onde morou por um tempo, durante parte do seu doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York. 

Hoje, trabalha, principalmente, com projetos de arquitetura e interiores residenciais. Artemis especifica na Portobello Shop Bauru e foi vencedora do concurso de arquitetura Na Revestir com Archtrends, justamente com uma área de lazer de fazenda sustentável.

A pedido do Archtrends, ela listou o que viu mudar, nos últimos anos, nas áreas de lazer, principalmente no interior de São Paulo, onde trabalha com imóveis amplos, com grandes possibilidades de construção. Confira suas impressões, a seguir: 

1. Para se refrescar 

No conceito amplo de áreas de lazer, estruturas como piscina, ofurôs e spa aparecem entre os grandes interesses. É ali onde família e amigos podem se reunir para desfrutar a casa. Artemis conta que esse interesse também surgiu entre moradores de edifícios. “As pessoas pedem piscina até em apartamento”, disse. 

Área externa com piscina e espreguiçadeiras
Piscina aparece entre os maiores pedidos em projetos residenciais (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

2. Área gourmet 

Churrasqueiras, adegas e cervejeiras são frequentemente requisitadas em áreas gourmet. Ela conta que esses elementos viram centralizadores, como o coração do lazer. “Tem gente que tirou a mesa da sala de jantar e colocou no gourmet”, conta. 

Área gourmet coberta com televisão, mesa ampla, cadeiras e baquetas
Área gourmet é uma das estrelas dos espaços de lazer em casa (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

Confira mais entrevistas com arquitetos:

3. Sala de TV 

A sala para assistir a televisão sempre existiu, mas agora ela ganha uma estrutura mais confortável, com sofás para se esparramar. “Para o morador não ficar preocupado se o sofá vai estragar, não é nada engessado”, disse. “Isso ganhou uma evidência absurda”. 

Sala de estar com mobiliário acinzentado, tapete bege e paredes brancas
Salas de estar e TV ganharam mobiliário para moradores passarem mais tempo (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

4. Espaço para crianças 

Um pedido que tem aparecido também no escritório de Artemis tem relação com a brinquedoteca, agora integrada à área de lazer para adultos. Assim, além de melhor organizar o espaço para brinquedos, os pais conseguem se divertir e acompanhar o que os filhos estão fazendo. “Tem um lugar pra cada um”, explica a arquiteta. 

5. A valorização da suíte 

“Qual é o banheiro mais importante da casa? O da suíte do casal”, disse Artemis. “Os moradores afirmam que vão ficar mais no quarto, então não querem ele apertado. O banheiro da suíte não pode ter cara de banheiro apertado, mas sim ser uma verdadeira sala de banho”. 

Banheiro com penteadeira e banheira de imersão branca
Banheiros foram remodelados para o morador ficar mais tempo (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

Assim, ambientes antes considerados apenas funcionais, viram espaços para passar um tempo. Os banheiros ganham apetrechos de spa e os quartos, maiores metragens. “Esse banheiro do casal ganhou vivência, não só de ser grande, mas gostoso, não ser um banheiro sem graça”, explica Artemis.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O que mudou nas áreas de lazer, com Artemis ...

O que mudou nas áreas de lazer, com Artemis Fontana 

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tenho uma admiração enorme por essa guerreira de talento nato, com uma sensibilidade de ouvir os desejos, sonhos de cada cliente e transforma-lo em uma realidade perfeita!! Parabéns querida amiga!

  2. Os projetos da Artemis Fontana são detalhistas, caprichados e de alto nível. Gosto muito de acompanhar e admirar sua arte.
    Achei interessante os comentários sobre a pandemia e seus impactos na arquitetura.

  3. Tenho acompanhado e admirado a arquiteta Artemis em seus projetos funcionais, com acabamentos de alto padrão e inovadores. Parabéns!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies