13.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
cadeiras dentro da piscina
Ter uma piscina confere valor a sua residência (Projeto: Carlos Pardal)

Piscina: tipos, revestimentos e inspirações para a sua área de lazer

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.01.2023
Confira ainda os cuidados essenciais para a construção e instalação em sua residência
minutos de leitura

Escolher a piscina ideal para a sua residência pode parecer algo difícil. Isso porque há muitas opções de tipos, estilos, formatos e cores. E não é para menos. O Brasil tem uma variedade de climas regionais, mas o sol está presente em todos os estados em grande parte do ano. 

Para nossa cultura, ter uma piscina é um sinônimo de conforto. A estrutura de lazer também remete à festa, momentos felizes e de partilha. Por isso, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o universo das piscinas. 

Veja abaixo:

Confira alguns motivos pelos quais você deve ter uma piscina em casa: 

piscina no quintal rodeada de plantas e grama
Ter uma piscina em casa é um alívio em dias quentes (Projeto: Portobello)
  1. Uma piscina proporciona momentos de lazer com a família e com os amigos;
  2. É um espaço particular para relaxar;
  3. Torna-se uma excelente opção para se refrescar nos dias quentes e no inverno, caso a água seja aquecida;
  4. Auxilia em práticas esportivas; 
  5. Valoriza o ambiente externo da casa, oferecendo um complemento à decoração.

Projeto de piscina: cuidados iniciais

Para ter acesso a todos os benefícios listados anteriormente, a construção de uma piscina deve ser realizada seguindo um projeto elaborado previamente que contenha todos os passos técnicos para execução correta.

A recomendação é que se contrate um profissional qualificado para essa função. Cada obra possui sua complexidade e, dependendo do tipo de piscina, as técnicas podem ser diferenciadas. 

Piscinas instaladas de forma incorreta podem causar sérios problemas no futuro. Paredes com rachaduras, por exemplo, permitem o vazamento da água e afetam os alicerces da casa. 

piscina decorada com flores em volta
A instalação da piscina deve seguir normas e padrões de segurança (Projeto: Hilla Portela)

Por isso, para erguer uma piscina, existe uma variedade de passos importantes que precisam ser realizados. Entre eles, observar e analisar as características do solo ou se elementos adicionais deverão ser integrados.

Veja a seguir as principais recomendações para elaboração do seu projeto: 

Escolha do lugar

Primeiramente, ao desenhar o projeto, deve-se escolher o local para instalação da piscina e o seu modelo. Isso dependerá de fatores técnicos, como as condições do solo. É preciso saber se ele é propenso a movimentações ou se, na época das chuvas, o lençol freático pode ficar acima do nível do piso da construção. 

piscina revestida com barlavento e azulejos cinzas
Piscina com revestimento Barlavento da Portobello (Projeto: Portobello)

Recuo

Em áreas residenciais que possuem casas separadas por muros é preciso atenção extra, pois a obra pode afetar o seu alicerce, gerando mais gastos com reparações. 

área externa com mesa, cadeiras e piscina
A piscina ajuda a valorizar a área externa da casa (Projeto: CUBO3 Arquitetura)

Preço

O preço final é resultado de muitas variáveis e depende da técnica de construção da piscina selecionada, das dimensões, do estilo e seu revestimento. Até mesmo a finalidade da piscina pode afetar o preço. 

Piscina integrada em área gourmet é excelente para realizar festas e confraternizações (Projeto: Cardoso Chouza Arquitetos)

Dimensões e profundidade 

Piscinas podem ser utilizadas para diversas funções, seja para recreação particular, treinamento de atividades subaquáticas ou natação profissional. Algumas também são construídas em clínicas médicas, para tratamento dos pacientes. Nesse caso, a dimensão e a profundidade devem respeitar cada categoria e seguirem as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. 

piscina dividida com diferentes profundidades
A piscina pode ter profundidade variada (Projeto: PORTONEVES arquitetura)

Incidência solar 

A recomendação é que a maior parte da área de lazer esteja em uma posição no terreno que receba luz solar. É importante evitar ambientes que fazem sombra na água e observar se as residências vizinhas impedem a passagem do sol. 

piscina menor na sacada do prédio
Piscina em cobertura valoriza o imóvel (Projeto: Todo Arquitetura)

Estilo

A arquitetura e o design estão em constante evolução e hoje existem no mercado opções com desenhos modernos, formas irregulares, diferentes do padrão retangular. Além disso, algumas piscinas podem ser feitas com borda infinita, paredes de vidro, integradas a sauna ou com revestimento em porcelanato.

piscina com cascata com cadeira
Piscina com cascata é opção relaxante para projeto residencial (Projeto: Denise Reis)

Casa de máquina 

O filtro e a motobomba são responsáveis pelo tratamento físico e químico da piscina. Ambos precisam estar de acordo com as dimensões e o estilo escolhido.

piscina com cadeiras e arvores ao redor
O banho de piscina também pode oferecer um momento de conexão com a natureza (Projeto: Fernanda Villefort)

Manutenção

A manutenção da piscina dependerá do seu tipo, da facilidade de limpeza dos materiais utilizados - como revestimento -, e do custo para futura reparação. Leia também: Sucesso na obra: revitalização em piscina mostra a importância do assentamento.

piscina com iluminação roxa
Piscina com iluminação interna é um charme em eventos noturnos (Projeto: Aercio Santiago)

Acessórios

Alguns acessórios podem ser adicionados, como hidromassagem, luzes na parte interna ou aquecedor para água. Além de valorizarem a estrutura, eles colaborarão para a experiência durante o uso. 

piscina como guarda-sol
É possível utilizar acessórios para deixar a piscina mais aconchegante (Projeto: Marco de Stella e Beatriz Ribeiro Arquitetura e Interiores)

Todos os pontos destacados anteriormente  são essenciais na hora da finalização do projeto para piscina residencial ou pública. Veja também nossas dicas para transformar a área da piscina.

Agora, conheça os tipos de piscinas e descubra qual é a melhor opção para você:

Tipos de piscinas 

piscina com cascata e deck
Escolha a piscina que mais se adeque aos seus objetivos (Projeto: Fernanda Simões)

1. Concreto armado 

A piscina de concreto armado é a que apresenta a estrutura mais elaborada. A sua principal característica consiste na distribuição de ferragens duplas por toda a extensão da obra e pela colocação de blocos de cimento nas paredes. As ferragens são as responsáveis pela sustentação do peso da água. Por fim, o concreto é depositado e preenche todo o conjunto. 

Uma das maiores vantagens desse modelo é a sua durabilidade, necessitando uma manutenção mais profunda apenas depois de um longo período. Entretanto, é o tipo que necessita de maior investimento.

2. Piscina de Alvenaria

Também utiliza o concreto por toda a obra, tratando-se de uma edificação mais simples do que a de concreto armado. Os ferros utilizados internamente geralmente não são duplos e, nas paredes, são adicionados tijolos ou blocos como vedação. A sustentação se dá por meio do emprego de vigas e colunas. 

Permite uma grande pluralidade de formatos, o que a torna bastante personalizável. Assim como o tipo anterior, o processo de construção tende a ser mais demorado quando comparado a outros no mercado.

3. Pré-moldada

Aqui, são aplicadas placas de concreto nas laterais da piscina. Elas são consideradas mais frágeis e menos espessas. Porém, são mais leves e uma ótima opção para serem utilizadas em lajes ou apartamentos. Outro benefício é que levam menos tempo para a construção completa.

4. Fibra 

Opção bastante popular, essa piscina possui a vantagem de ser mais barata, bastando ser instalada após a escavação do solo. Não necessita de revestimento e, apesar de frágil, é facilmente reparada. Contudo, dois pontos negativos desta alternativa é que não permite formato personalizado e não é encontrada em grandes dimensões.

5. Piscina de borda infinita

A piscina de borda infinita utiliza uma técnica de construção em que uma ou mais bordas proporcionam uma sensação de continuidade com o ambiente. Portanto, ao olhar para a superfície da água, há um efeito ótico. Na prática, parece não haver barreira impedindo o fluxo do líquido, como se não existissem as paredes na piscina. Na verdade, porém, o líquido transborda para um recipiente coletor.

piscina com borda infinita com árvores em volta
Piscina com borda infinita faz sucesso em projetos residenciais e comerciais (Projeto: Daniele Garibaldi)

Para saber mais, leia o artigo: Piscina de borda infinita: o que é, quais os tipos e inspirações.

A importância da impermeabilização para a segurança da piscina 

A impermeabilização da piscina é uma das etapas mais importantes na sua estruturação. Isso se dá, pois, quando mal concluída, as paredes e o piso perdem a eficácia de estancar a água, gerando rachaduras e infiltração. 

O custo para a correta aplicação do impermeabilizante pode chegar até 3% do valor da obra. Além disso, é necessário que a empresa responsável saiba utilizá-lo corretamente e que conheça a técnica adequada. O reparo após o período da implementação do projeto pode custar até quatro vezes mais do que a despesa inicial.

espaço com piscina
Uma boa impermeabilização protege as áreas ao redor da piscina (Projeto: Gustavo Castro)

Durante as manutenções, é importante averiguar se a impermeabilização não está comprometida, evitando maiores problemas. Além disso, algumas áreas precisam de atenção redobrada, como as dos ralos e rodapés, pois estão mais propensas ao vazamento da água. 

Confira abaixo os cuidados necessários para executar uma boa impermeabilização:

  • Observar as dimensões, a escolha do revestimento, se a piscina está enterrada ou sobre o solo, e como o material utilizado reage à variação de temperatura; 
  • O técnico responsável precisa estar atento para que todas as áreas recebam igualmente o produto na hora da aplicação;
  • Outro ponto importante é que muitas vezes o impermeabilizante é danificado pela má estruturação da obra. Por isso, todos os passos do projeto devem seguir os métodos correspondentes para cada técnica utilizada;
  • Atenção às etapas posteriores, para que não danifiquem todo o trabalho. E, ao encher a piscina, cuidado com os impactos que podem comprometer a estrutura;
  • Espere no mínimo 72 horas para confirmar a estabilidade do impermeabilizante. 

Revestimento interno e externo para piscina

piscina com revestimento de barlavento
Piscina com revestimento Barlavento Caribbean da Portobello (Projeto: Victor Romansini)

Aplicar o revestimento de piscina é importante para oferecer acabamento, que deverá preservar a estrutura como um todo. Porém, essa não é a sua única função. Devido à sua diversidade, a escolha do revestimento é uma das principais etapas no desenho de um projeto. 

Portanto, reflita sobre quais são os objetivos que você deseja alcançar com a construção da sua piscina. Caso seu gosto e personalidade sejam mais modernos, escolha o revestimento que mais se adeque ao seu estilo. 

Na sequência, saiba quais são os revestimentos indicados para cada tipo de piscina. 

Revestimentos cerâmicos

Revestimentos em cerâmica podem ser divididos de acordo com a sua composição. São eles:

  • Pastilha cerâmica: possui diversas cores. Devido ao seu tamanho e maior necessidade de rejunte, sua porosidade é maior do que a do porcelanato. 
  • Porcelanato: é possível encontrar com diversas texturas, formatos, cores e acabamentos, inclusive em padrões que reproduzem pedras, como o caso da linha Barlavento, da Portobello, que tem entre as referências a pedra hijau. Ou até mesmo a coleção Sunset Fairbanks, também da Portobello, que oferece a cor preta para destacar ainda mais a sua piscina.
  • Azulejo: ótimo custo benefício, além de ser versátil e clássico. Porém, sua composição em contato com produtos químicos lançados na água da piscina favorece o surgimento de limo.  

Pastilha de vidro

São fáceis de encontrar e muito utilizadas em piscinas de concreto e alvenaria. Ademais, a manutenção não exige produtos específicos. Porém, é recomendado que não se utilize líquidos ácidos sobre elas.  

Pedra

Para quem busca naturalidade na decoração da piscina, essa é uma boa opção e segue em alta. Porém, o material é poroso e de baixa durabilidade quando usado no interior da piscina. Para revestir o exterior, exige bastante manutenção. 

piscina com decorada com árvore
Piscina com bar molhado (Projeto: Bianca Monteiro)

Tipos de borda

piscina com borda de vidro
Piscina com borda de vidro (Projeto: Claudia Mendonça)

Além de proporcionar beleza à obra, a função da borda da piscina é deixá-la mais segura. A seguir, descubra quais modelos você pode escolher para o seu projeto:

Convencional

Essa borda é comumente encontrada em piscinas olímpicas ou em clubes de natação. São caracterizadas pelo formato arredondado e um pouco elevadas.

Atérmica

Oferece conforto por sofrer pouca alteração de temperatura ao receber a luz solar. É produzida em várias cores e texturas, e elaborada com material cimentício.

Infinita

Está em alta e é bastante requisitada em projetos que desejam uma construção luxuosa e moderna. Pode ser erguida a partir de várias matérias-primas diferentes, como porcelanato ou vidro. É mais recomendada para terrenos em declive ou em ambientes abertos. 

piscina com borda infinita
Piscina com borda infinita: tendência segue em alta (Projeto: Rafael Ramos Arquitetura)

Elevada

São as bordas que fazem parte de piscinas elevadas, ou seja, aquelas que possuem as paredes parcialmente ou totalmente acima do solo. É uma opção ideal para apartamentos e coberturas. Além disso, são perfeitas para complementar a decoração da área de lazer. 

Praia

Como o nome sugere, essa alternativa propõe recriar a sensação do banho de mar. Por isso, ela inicia ao nível do solo e fica mais funda ao longo da extensão da piscina. Recomenda-se o uso de areia compacta para aumentar a fidelidade ao ambiente marinho. 

Porcelanato

O porcelanato é um material resistente e de fácil manutenção. Também pode ser encontrado em diversas texturas e cores, oferecendo múltiplas possibilidades para a borda da sua piscina.

Agora que você conheceu o que é necessário para instalação de piscina na sua casa, veja como construir uma área gourmet integrada. 

Para saber mais, confira 50 ideias de piscina para inspirar e ousar na sua área de lazer

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Piscina: tipos, revestimentos e inspirações...

Piscina: tipos, revestimentos e inspirações para a sua área de lazer

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies