14.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Área gourmet em apartamento decorado em madeira e mármore.
É possível incluir uma área gourmet mesmo em espaços pequenos (Projeto: Studio Lucas Fasi)

Área gourmet pequena: saiba como projetar e confira inspirações

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.04.2023
Escolha de revestimentos, iluminação e inserção de itens de lazer aparecem entre prioridades em projetos
minutos de leitura

A área gourmet é o sonho de quem ama cozinhar e receber em casa. É aquele ambiente que não é a cozinha principal da casa, mas onde se prepara refeições especialmente aos finais de semana, como um momento de lazer, com equipamentos diferenciados, como churrasqueira, forno a lenha, entre outros. 

Caso você tenha interesse em montar essa estrutura, mas carece de espaço, saiba que é possível ter uma área gourmet pequena com um bom projeto de aproveitamento e otimização de espaço. 

Saiba tudo sobre área gourmet pequena a seguir:

O que considerar na área gourmet pequena, ilustrado por 10 lindas inspirações

Praticidade e estilo

Existem duas questões principais para se trabalhar numa área gourmet pequena: o estilo e a praticidade. É importante considerar ambos, uma vez que de nada adianta ter uma área gourmet linda, porém disfuncional. 

Área gourmet integrada ao apartamento em tons escuros.
Área gourmet pequena na varanda do apartamento é totalmente integrada (Projeto: Leticia Garin)

No apartamento acima, foi criada uma área gourmet pequena e prática. Na varanda, ela é totalmente integrada à área social, porém acabamentos diferenciados foram usados para setorizar o espaço, além de dar uma boa dose de estilo. São eles: pintura de cimento queimado na parede e azulejo de metrô preto no backsplash, resistente, inclusive, às altas temperaturas da churrasqueira.

Área gourmet externa com horta vertical.
Área externa com churrasqueira, construída em um espaço pequeno (Projeto: Bibiana Menegaz)

A área externa do imóvel também pode ganhar uma área gourmet pequena, como no projeto acima. Nele, foi construída uma cobertura com estrutura metálica e vidro, para que seja possível usar o ambiente mesmo em dias de chuva, sem perder a luminosidade natural. O espaço conta com churrasqueira, cuba e mesa para atender os moradores e seus convidados. Repare que a circulação foi pensada para deixar uma boa área livre para o churrasqueiro.

Revestimentos

Após escolher o estilo e definir questões de funcionalidade, é hora de pensar nos materiais para o projeto de área gourmet pequena. Entre eles, os revestimentos, tanto de paredes, quanto de piso. E, nesse caso, o porcelanato é a sua melhor escolha. Isso porque, além de tecnicamente adequado para ambientes molhados e com altas temperaturas, tem diversos formatos e cores. Inclusive, é possível encontrar interpretações de mármore e madeira. 

Área gourmet integrada ao apartamento em mármore branco.
Revestimentos como o porcelanato são a melhor escolha para usar em uma área gourmet pequena (Projeto: Natural Arquitetura e Interiores)

No projeto acima foi utilizado na torre da churrasqueira e no backsplash o porcelanato Oro Bianco, que interpreta mármore, mas é mais resistente e impermeável, perfeito para áreas molhadas e de altas temperaturas.

Área gourmet em apartamento com parede revestida e armários em madeira clara.
A área gourmet deste apartamento conta com revestimento cheio de textura (Projeto: Ana Claudia Barbieri)

Nesta outra proposta, a escolha do revestimento priorizou a textura, com o charme dos pequenos formatos na torre da churrasqueira. Além de se tornar um ponto de atenção interessante, ele traz uma estética de área externa com a reprodução da pedra hijau.

Conforto

O conforto também não pode ser deixado de lado ao projetar uma área gourmet pequena ou grande. E tal fator pode ser garantido por meio da escolha de itens como:

  • mobiliário;
  • cores;
  • objetos decorativos.
Área gourmet com jardim vertical.
Banco e jardim vertical incrementam área gourmet (Projeto: rb4 Studio)

A varanda gourmet do projeto acima, apesar de bem pequena, foi abastecida com uma bancada, cuba e frigobar. Na decoração, o destaque vai para o jardim vertical e um banco com almofadas, que garantem um cantinho confortável.

Área gourmet com ilha central e bancos de madeira.
Móveis planejados ajudam na organização (Projeto: Carolina Fagundes)

A área gourmet pequena acima recebeu banquetas acolchoadas, que garantem conforto, assim como o revestimento em tijolinho aparente, que promove sensação de aconchego. 

Iluminação

Outro fator que auxilia no conforto é a iluminação do projeto. Seja ela embutida ou externa, por meio de lâmpadas simples ou lustres pendentes, o fato é que iluminar a área gourmet pequena também é uma necessidade a ser planejada de antemão.

Área gourmet pequena e iluminada com parede de tijolos.
A iluminação também auxilia o conforto de um projeto de área gourmet (Projeto: Art Arquitetura)

Nesta área gourmet pequena, a iluminação feita com spots dá um toque de modernidade ao projeto. Uma fileira de lâmpadas aponta para as prateleiras e revestimentos, enquanto outra, com spots maiores, contempla a iluminação geral do ambiente. 

Área gourmet ampla incorporada em apartamento em tons claros.
A iluminação pendente também pode ser considerada em uma área gourmet pequena (Projeto: Ana Rozenblit)

Neste projeto, a iluminação ficou a cargo de lustres pendentes, de diferentes tamanhos que, enfileirados, criam um arco sobre a bancada. Aqui, além de iluminar, o projeto luminotécnico incrementa a decoração do ambiente. 

Itens de lazer

E se a proposta da área gourmet é fazer com que os moradores tenham momentos de lazer, é preciso considerar recursos para tanto. A seguir, destacamos dois deles que, via de regra, estão presentes em muitas casas e apartamentos.

Área gourmet com detalhes em madeira, adega climatizada.
Apesar de pequena, essa área gourmet tem uma churrasqueira, adega e bar (Projeto: Coelho Neto Arquitetura e Execuções)

Uma das estrelas da área gourmet é, sem dúvidas, a churrasqueira, que pode ser elétrica, a gás ou no tradicional carvão. É possível também revesti-la com porcelanatos. Eles deixarão o seu projeto ainda mais personalizado e harmônico com a decoração no entorno. Vale lembrar que o porcelanato é resistente a altas temperaturas, fácil de limpar e não acumula gordura.

Área gourmet em terraço com piscina e churrasqueira.
Também é possível planejar uma área gourmet ao redor da piscina (Projeto: Julia Lima)

Um lugar que combina perfeitamente com uma área gourmet é o entorno de uma piscina. Assim, a bancada e churrasqueira auxiliarão outra forte estrutura de lazer numa casa. No projeto em destaque, a piscina também compacta permite melhor circulação do espaço. 

Deu para perceber que ideias é o que não faltam para tornar atrativa a área gourmet pequena do seu projeto. E se quiser conferir outras ideias para ambientes como esses e com uma piscina, não deixe de ler este conteúdo com 10 modelos de piscinas pequenas.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Área gourmet pequena: saiba como projetar e ...

Área gourmet pequena: saiba como projetar e confira inspirações

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies