25.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projeto residencial de alto padrão situado em Rio Branco, no Acre (Projeto: Hilla Portela)

Casas pós-pandemia

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.01.2023
Arquiteta Hilla Portela, do Acre, reflete sobre as transformações nas residências nos últimos anos
minutos de leitura

Com escritório próprio há quase sete anos, a arquiteta acreana Hilla Portela acompanhou de perto as mudanças nos últimos anos em sua cidade, Rio Branco, com a pandemia de Covid-19. Entre elas, viu a busca crescente e incessante por lotes para construção de residências amplas para abrigar famílias saídas de apartamentos que buscavam mais espaço para lazer

“Com a pandemia, tivemos avanços de condomínios horizontais, de casas e loteamentos, e nossa demanda quadruplicou em projetos de arquitetura”, reflete a profissional. 

“As famílias que moravam em apartamentos, algumas em apartamentos pequenos, e com crianças, sentiram a necessidade de ter casa e um local para aproveitar, para poder, de fato, ficar em isolamento. Isso fez as pessoas adquirirem terrenos maiores”. 

Arquiteta Hilla Portela
Arquiteta Hilla Portela conta o que mudou nos projetos residenciais com a pandemia de Covid-19  (Foto: Gabriel Gardinni) 

Com essa mudança, também foi possível reparar o crescimento no número de lojas de materiais de construção, que abastecem o setor de engenharia e arquitetura. 

Na estrutura dos projetos encomendados por seus clientes, Hilla percebeu a necessidade da criação de área de lazer e outros ambientes onde fosse possível conviver confortavelmente com a família, ter espaço para crianças e cachorros brincarem. 

Casa de dois andares com piscina no Acre
Casa possui ampla área de lazer, com piscina em dois níveis (Projeto: Hilla Portela

No último ano, apesar do afrouxamento de medidas de isolamento e queda em casos de Covid-19, essas mudanças nas residências se demonstraram como definitivas. 

“Você construiu uma casa, mudou o padrão de qualidade de vida, outras pessoas olham isso e adquirem também”, disse. “Elas veem que o conforto é melhor, principalmente quem tem família grande. Isso vai perdurar, não vai ser temporário”, aposta.

Mobiliário outdoor em área de piscina
Áreas de lazer aparecem entre os principais pedidos em casas construídas após o início da pandemia (Projeto: Hilla Portela)

Em seu escritório baseado no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco, a arquiteta diz desenvolver principalmente projetos residenciais de médio e alto padrão, com atendimento por todo o país. Ela é cliente da Portobello Shop Rio Branco. “Faço projetos comerciais também, mas nosso foco são casas”, pontua. 

Piscina em quintal amplo
Área de piscina conta com mobiliário específico e projeto de paisagismo (Projeto: Hilla Portela)

De estilo contemporâneo, diz gostar de misturar aspectos de uma estética clássica e moderna - traço esse que ajudou a construir a sua marca na região. Formada pela FAAO - Faculdade da Amazônia Ocidental, Hilla tem especialização em Design de Interiores e Iluminação. Ela ainda cursou Design Italiano, pela Politecnico di Milano. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casas pós-pandemia...

Casas pós-pandemia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies