12.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Meia parede é fácil de fazer e dá personalidade aos ambientes (Projeto: Coelho Neto Arquitetura e Execuções)

Meia parede: decore as superfícies verticais dos seus projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.01.2024
Diversos recursos podem ser usados para dar personalidade, vida, textura e cor aos ambientes. Um deles é a meia parede. Saiba tudo
minutos de leitura

A meia parede é uma forma prática de renovar o visual de qualquer ambiente. Além disso, ela ajuda a ter uma superfície personalizada, com diversas cores, estampas e texturas.

Basicamente, a técnica consiste em dividir a parede em duas partes, seja na vertical ou na horizontal. Então, pintar ou revestir ambas de maneiras diferentes.

Para entender melhor, reunimos as principais informações para você ter a sua meia parede. Acompanhe e confira as inspirações!

Quais são os principais materiais para ter uma meia parede?

Meia parede, materiais
Combinação entre materiais é uma das possibilidades para a meia parede (Projeto: Carolina Crocelli / Foto: André Mello)

Versátil, a meia parede pode ser criada a partir de várias técnicas e materiais, como você confere nas linhas a seguir.

Tinta

A pintura é uma das maneiras práticas e clássicas de criar uma meia parede. Geralmente, a combinação é entre duas cores que contrastam, como uma neutra e outra vibrante.

Contudo, é possível usar a criatividade. Além de coordenar colorações distintas, dá para apostar no tom sobre tom. Por exemplo, ao usar verde-claro e verde-escuro.

Revestimento

Meia parede, revestimento
Revestimento cerâmico é ideal para meia parede em banheiros (Projeto: Portobello S.A.)

Já o revestimento cerâmico é uma opção curinga para quem quer ter uma meia parede na decoração. Afinal, permite a aplicação até mesmo em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros.

Aliás, no banheiro, ela pode aparecer tanto fora quanto dentro do box. Neste último espaço, o ideal é revestir a superfície por inteiro, evitando que a água a danifique.

É que este é um material bastante resistente, durável e fácil de limpar. Portanto, é uma boa opção para ambientes com umidade.

E, claro, um dos pontos mais interessantes de usar revestimentos cerâmicos em uma meia parede é a variedade.

É possível encontrar produtos em diversos formatos, cores e texturas. O material pode reproduzir com fidelidade várias matérias-primas naturais, como pedra, madeira e mármore.

Entretanto, o revestimento cerâmico é mais sustentável, é fácil de aplicar e não requer cuidados especiais ao longo do tempo.

Painel

Para quem quer adicionar textura ao décor, esta é uma boa opção para a meia parede. Dá para usar diferentes materiais, como a madeira para um painel ripado.

A madeira é interessante para compor uma decoração rústica. A matéria-prima também proporciona aconchego e bem-estar. Portanto, é uma alternativa para quartos e salas.

No entanto, vale considerar o custo-benefício desta opção. Além de mais cara que o porcelanato, ela ainda é difícil de manter.

Boiserie

O boiserie é uma técnica que adiciona textura às superfícies verticais. O resultado é como uma moldura, que pode ser aplicada em paredes e portas.

Dá para brincar tanto com os desenhos quanto com as cores, formando algo diferenciado. E uma das alternativas é marcar a meia parede.

Entre os materiais que podem ser usados, o mais comum é o gesso. Contudo, também dá para apostar no poliuretano (PU), no isopor ou na madeira.

Papel de parede

Há uma variedade enorme de papéis de parede à venda. Por isso, esta é uma alternativa tão usada na meia parede.

Ele pode ser combinado com outro papel de parede, com pintura, revestimento, boiserie e outros materiais.

Entretanto, tende a ter durabilidade mais baixa. Sem falar que não é ideal para ambientes úmidos, como banheiros.

Como planejar uma meia parede?

meia parede em sala
Altura da divisão é das principais dúvidas sobre meia parede (Projeto: Daniele Costa)

Antes de colocar a mão na massa para ter a sua meia parede, considere os pontos a seguir.

Altura

A divisão pode acontecer, basicamente, em qualquer altura. Tudo vai depender do que se pretende com este elemento decorativo.

Por exemplo, no caso de ambientes menores, como quartos e banheiros, o ideal é que a parte inferior termine um pouco abaixo da metade da parede.

Já em áreas com pé-direito alto ou duplo, dá para subir a divisão, que pode até mesmo ir além dos móveis mais altos.

Sentido

O mais comum é que a meia parede seja na horizontal. Isto é, a parte inferior de um jeito e a porção superior de outro.

No entanto, também dá para fazer no sentido vertical. Esta é uma proposta interessante para dar destaque a um espaço específico.

Por exemplo, você pode chamar a atenção para um cantinho do café ou da leitura, entre muitas outras possibilidades.

Como usar a meia parede na decoração?

Conferir dicas e inspirações de ambientes com meia parede vai ajudar você a entender como a aplicação pode ser feita na prática.

Pensando nisso, separamos na sequência alguns espaços em que esta técnica aparece. É só continuar com a gente.

Sala

meia parede na sala
Na sala, meia parede pode até servir para dividir a decoração dos ambientes (Projeto: archibox arquitetura / Foto: Rafael Guimarães)

Na sala, a meia parede pode aparecer em praticamente qualquer material, cor e textura. O importante é que você consiga combinar com o restante da decoração.

Inclusive, ela figura como uma das alternativas para delimitar ambientes integrados, como salas de estar, salas de jantar, cozinhas, varandas...

Agora, uma dica para quem quer garantir o bem-estar neste espaço é apostar em tons terrosos e quentes.

Outra ideia é seguir um design biofílico, investindo em cores que remetam à natureza, como verde, e materiais orgânicos reproduzidos em porcelanato, como madeira e pedra.

Quarto

meia parede no quarto
No quarto, meia parede pode contribuir para tornar o espaço acolhedor (Projeto: Vanessa Kimye Fujimoto / Foto: Marina Scalon)

Já o quarto é um ambiente que permite ousar sem medo com a meia parede. Cores e estampas podem ser usadas livremente para expressar a personalidade dos donos.

Aqui, também vale a dica de escolher tons quentes e materiais orgânicos para se aproximar da natureza e aumentar o bem-estar.

Contudo, a maneira de aplicar tende a variar bastante. Muita gente gosta de usar a meia parede para formar uma cabeceira estendida, por exemplo.

No caso de um quarto infantil, dá para brincar com desenhos e conquistar uma decoração lúdica, como nuvens ou montanhas.

Banheiro

meia parede no banheiro
Banheiro ganha personalidade com meia parede (Projeto: Ana Toscano Arquitetura e Interiores / Fotos: Julia Ribeiro)

Apesar de ser uma área molhada, o banheiro pode ter meia parede. Há diversas alternativas para isso.

Dá para usar dois revestimentos cerâmicos em todas as paredes. E são várias as possibilidades: combinar cores, misturar uma superfície lisa e outra estampada e por aí vai.

Também é possível coordenar pintura e cerâmica. Entretanto, vale reforçar que o ideal é que o box seja totalmente revestido, para evitar danos à parede por conta da umidade.

Cozinha

meia parede na cozinha
Revestimento do frontão pode continuar no piso da cozinha garantindo sensação de continuidade (Projeto: Doma Arquitetura)

No caso da cozinha, a meia parede pode ser uma maneira de quebrar a monotonia ou adicionar cor ao ambiente.

O interessante é escolher revestimento cerâmico para a parte inferior, de forma que ele chegue até a torneira. Isso vai facilitar a limpeza, se espirrar água, gordura ou alimentos na hora de lavar a louça.

Agora que você já sabe tudo a respeito da meia parede, que tal conferir outras dicas para deixar os espaços bonitos e funcionais? Saiba mais sobre decoração!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Meia parede: decore as superfícies verticais...

Meia parede: decore as superfícies verticais dos seus projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies