12.12.2022
Avaliação
()
Decoração para sala, abre
Com inúmeras possibilidades de decoração para sala, é possível encontrar aquela que é perfeita para o seu projeto (Projeto: Oka Arquitetura / Foto: Fábio Jr. Severo)
3.3

10 dicas de decoração para sala para um ambiente aconchegante

minutos de leitura
Selecionamos sugestões especiais e dicas de decoração para a sala que vão fazer toda a diferença no momento da composição desse ambiente. Confira!
minutos de leitura

Entenda como o uso de tecidos, móveis, cores, revestimentos e objetos decorativos fazem toda a diferença na decoração de sala

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Depois da cozinha, a sala é o coração da casa. Afinal, é lá onde todos os moradores se encontram, assim como recebem visitantes. Por isso, vale pensar com cuidado em uma decoração de sala que seja aconchegante, mas sem perder o estilo de vista.

Para tanto, alguns aspectos devem ser considerados na hora de pensar e decorar esse espaço. O local deve refletir não só a personalidade de quem mora na casa, mas também precisa ser funcional.

Para facilitar a sua vida, separamos 10 dicas de decoração de sala que vão ajudar você nessa missão.

1. Defina a função do ambiente 

A gente sabe que bate a ansiedade para querer mudar tudo de uma vez quando o assunto é ornamentação de sala: desde a cartela de cores usadas aos tecidos das cortinas e sofás. Mas, defina antes qual será a função desse ambiente.

Algumas perguntas podem ser feitas nesse processo:

  • para que o espaço será usado?
  • quantas pessoas se esperam acolher nele, além dos moradores da casa?
  • é necessário integrar com a cozinha ou outros espaços? 
  • será uma sala de estar, de TV, sala de jantar, ou tudo junto e misturado?

É possível tomar decisões certeiras após definir as respostas para essas e outras questões. Ademais, também pode contribuir para evitar um gasto desnecessário de dinheiro.

decoração tons marrons na sala com azul na parede e plantas
Espaços integrados deixam apartamento funcional e permitem receber mais pessoas
(Projeto: Jessica Castro / Foto: PicCompany) 

2. Tire medidas e mantenha a área de circulação 

Também devem ser planejados os espaços de circulação para saber como fazer a decoração de sala. Esses são os que as pessoas se deslocam para chegar de um ponto ao outro.

Assim, meça a área de circulação para evitar adquirir móveis maiores que prejudiquem a passagem. Apesar de confortável, uma chaise longue embutida em um sofá pode atrapalhar caso a sala seja pequena demais, por exemplo.

No projeto apresentado na imagem, por exemplo, não há poltronas ou mesa de centro para preservar a circulação.

No caso de mesas, elas devem ficar ao menos 80 cm distantes da parede e das cadeiras, que devem ter 50 cm de distância entre elas. A medida favorece maior conforto às pessoas durante as refeições.

Mas se esse tamanho for grande demais, ao fazer a decoração de sala pequena, deixe 30 cm entre as cadeiras.

Ambiente integrado e com móveis pensados para não atrapalhar a circulação de pessoas.
Preservar a área de circulação mantém aparência arrumada e confere conforto (Projeto: TAU Arquitetos

3. Siga um estilo de decoração para sala 

3. Siga um estilo de decoração de sala

Está sem ideias de como decorar sala de estar ou qualquer outro tipo de ambiente? Definir um estilo pode ajudar você a encontrar os elementos certos, mas sem deixar o seu gosto de lado.

Por exemplo, dá para ter uma decoração de sala minimalista, com cores claras, linhas retas e poucos objetos decorativos.

Outra alternativa é apostar em uma decoração de sala rústica, usando bastante madeira e tornando a casa um verdadeiro refúgio.

Já uma decoração de sala moderna, mesclando tons claros e escuros, também pode atrair pessoas que queiram atualizar o ambiente.

Decoração para sala em ambiente amplo, mesclando cores, móveis e texturas.
Cores e materiais contribuem para formar o estilo da sala (Projeto: Mariana Pereira Design / Foto: Mak Cesar) 

Leia também Vaso de planta para sala: ideias para decorar e saiba como deixar a sua sala ainda mais aconchegante.

4. Escolha uma paleta de cores na decoração para sala 

Agora sim, uma vez definidas essas etapas iniciais, é chegada a hora de escolher um dos principais elementos na decoração de sala: a paleta de cores.

Escolha um leque de tons que combine com o estilo que você preferir. Tais cores devem estar no mobiliário, revestimentos, tecidos e objetos de decoração.

Decoração de sala com móveis e detalhes em tons de cinza e azul.
Os tons frios e o azul tornam o ambiente clean e aconchegante ao mesmo tempo (Projeto: Portobello Shop - Uberlândia)

Cores claras na decoração de sala

Vamos contar para você um segredo valioso para quem tem um espaço pequeno e quer ampliá-lo ao fazer a decoração de sala: aposte em cores claras!

As tonalidades claras criam uma sensação de amplitude. Dessa forma, a decoração fica mais harmônica. 

E quem pensa que só o branco pode ser opção, prepare-se porque o céu é o limite. Dá para investir em tons como areia, off-white e até cinza-claro

Vale lembrar, ainda, que essas são cores atemporais, ideais para a decoração da sala daqueles que prezam pela praticidade. Sem contar que também influencia no orçamento, já que não será preciso fazer grandes mudanças com o passar do tempo.

Decoração para sala, apartamento pequeno, cores claras
O uso de cores claras ajuda a dar mais amplitude na sala de estar
(Projeto: Incomum Arquitetura Singular / Foto: Arthur Pretto)

Isso significa que, ao usar cores claras, não é possível adotar também tons fortes? Pelo contrário! É possível aplicá-los nos detalhes, dando um toque de versatilidade ao ambiente.

Quer renovar o espaço sem gastar muito? Mude o que está em tons fortes e vai ficar tudo certo!

No projeto abaixo, por exemplo, os tons de azul foram escolhidos para se destacar em meio às cores claras do ambiente amplo. Eles aparecem no tapete, nas almofadas, em quadros, porcelanas e outros elementos que podem ser substituídos facilmente.

Decoração para sala, pontos de cor
Criar pontos de cor é alternativa para levar diferentes tons à decoração para sala (Projeto: Selma Tammaro

Cores quentes na decoração de sala

Os tons terrosos são uma forma certeira de levar aconchego à decoração de sala. Afinal, eles remetem a elementos da natureza, gerando uma sensação de acolhimento.

No projeto em destaque, o piso e o painel de madeira trazem essas tonalidades, combinando perfeitamente com o sofá. Inclusive, o material do estofado é outra maneira de se aproximar da natureza e tornar a decoração de sala convidativa.

Plantas, objetos artesanais e móveis em formas orgânicas também entram em cena com esse mesmo propósito. Se você quiser saber mais sobre formas orgânicas, leia o artigo: Formas orgânicas: inspire-se na fluidez da natureza para a decoração.

Cores quentes na decoração da sala
Marrom, terracota e outras cores quentes aproximam da natureza e geram bem-estar
(Projeto: Kanthus Arquitetura / Foto: To Home) 

5. Aposte no porcelanato na decoração para sala

O uso do porcelanato amadeirado é perfeito para tornar a decoração da sala ainda mais acolhedora e sem deixar a sustentabilidade de lado. Isso porque hoje existem porcelanatos que imitam perfeitamente vários tipos de madeira, inclusive as raras.

As aplicações também são variadas. Há tábuas ideais para pisos e opções para criar um painel ripado, como exemplificado na imagem.

Decoração para sala com revestimento ripado
Revestimento que reproduz madeira pode ser aplicado tanto no piso quanto na parede, de acordo com recomendação do fabricante (Projeto: Amanda Miranda

Também há outros tipos de porcelanato que deixam a decoração diferente, como os que reproduzem pedras e concreto. São encontrados em diferentes acabamentos, como natural e polido, e podem ser aplicados em paredes e pisos

Nesse sentido, uma maneira de criar um ambiente personalizado e estiloso é escolhendo um produto texturizado para uma parede inteira ou parte dela. É o que acontece no projeto abaixo, por exemplo.

Decoração para sala com estampas e texturas
Além de materiais e cores, estampas e texturas podem ser destaque na decoração para sala (Projeto: Natalia Noleto)

6. Invista em móveis funcionais

É importante considerar não só a estética, como também o uso do mobiliário que vai compor o décor para sala. Principalmente quando a questão é como decorar sala de estar pequena ou como decorar sala de apartamento pequeno

Por exemplo, uma bancada decorativa que pode servir de mesa para refeições rápidas, uma mesa lateral que faz as vezes de banco e uma adega com apoio para objetos. 

Decoração para sala, móveis
Móveis funcionais eliminam a necessidade de ter muitos itens na sala (Projeto: Bruna Balestieri Arquitetura e Interiores

Bateu a dúvida? Pois aí vai uma lista de móveis para fazer a decoração de sala:

  • rack, estante e painel para a televisão;
  • mesa de centro;
  • mesa de canto;
  • poltronas;
  • sofá.

7. Tome cuidado com a iluminação

A iluminação natural faz a diferença. Afinal, ela gera bem-estar e proporciona economia de energia elétrica. 

Porém, não é preciso fugir da iluminação artificial. Isso porque ela funciona de forma complementar durante o dia e é essencial a noite. 

Dessa forma, a iluminação na decoração de sala pode ser feita com:

  • Lustres;
  • spots;
  • trilhos;
  • pendentes;
  • arandelas, 
  • luminárias.

Luzes quentes são excelentes para gerar a sensação de acolhimento. Ainda, é possível mesclar com as luzes frias, deixando as lâmpadas amareladas para a iluminação indireta.

Utilizar a iluminação natural na decoração da sala traz aconchego e contribui para a preservação do meio ambiente
Seja natural ou artificial, luz é ponto essencial na decoração para sala. (Projeto: Mylena Bonfim

8. Inclua materiais têxteis para gerar aconchego

Os tecidos que você escolhe têm papel importante na decoração de sala.Quem quer criar uma atmosfera aconchegante deve apostar em têxteis naturais, como linho e algodão.

Essas versões permitem que a pele respire quando entra em contato, além de possuir uma boa aparência. 

Fique de olho também em almofadas, mantas, tapetes e cortinas, pois são itens feitos com tecido. 

Para os moderninhos de plantão, que tal incluir um balanço ou cestos? Vai do que a criatividade sugerir.

Já pensou em ter uma rede de descanso? Saiba mais no artigo: Rede de descanso: para uma decoração mais convidativa.

Tecidos são utilizados para garantir aconchego na decoração da sala
Tecidos são recursos interessantes para criar ambiente acolhedor (Projeto: Juliana / Foto: Gustavo Awad) 

9. Incorpore os equipamentos eletrônicos na decoração 

Alguns equipamentos eletrônicos já fazem parte da decoração de qualquer sala. Com certeza você deve ter pensado na televisão — que, em muitos projetos, é a peça central desse ambiente.

É fundamental pensar na disposição de itens como esse ao planejar o espaço, uma vez que tais eletrônicos costumam ser grandes.

Outra dica importante: é interessante encontrar maneiras de esconder fios e manter a aparência mais discreta o possível. Assim, eles não interferem no visual.

Por exemplo, dá para deixar dentro do rack aparelhos como DVD e videogame. Fica na parede apenas a televisão, dando um aspecto arrumado.

Decoração para sala  utilizando eletrônicos na composição
Ao planejar a decoração para sala, considere incorporar equipamentos eletrônicos de um jeito discreto
(Projeto: Danilo Noleto Arquitetura / Foto: TO Home) 

10. Aposte nos objetos decorativos

Por fim, a cereja do bolo é incorporar objetos decorativos à sala. Eles devem seguir o estilo que você escolheu, apesar de suas diferentes funções.

Os itens podem se complementar, formando uma unidade visual, assim como também podem ganhar destaque na decoração. 

Entre os objetos mais comuns na decoração de sala, estão:

  • porta-retratos;
  • almofadas;
  • esculturas;
  • quadros;
  • tapetes;
  • plantas;
  • mantas;
  • cestos;
  • abajur;
  • vasos;
  • livros
Objetos decorativos deixam a decoração da sala ainda mais bonita
Diferentes objetos decorativos podem complementar o visual da sala (Projeto: Juliana Loffi Arquitetura)

Por que a decoração da sala é importante?

Uma pergunta que pode surgir durante todo esse processo, mas principalmente antes dele, é: por que decorar? Mais do que ser um aspecto meramente visual, a decoração também tem um forte componente psíquico e físico.

Ao estar em um ambiente desorganizado, por exemplo, podemos nos sentir desconfortáveis. E isso já foi tema, inclusive, de pesquisas científicas.

Neste estudo, por exemplo, os autores identificaram que quando a pessoa não tem controle ou não se identifica com o ambiente onde está, sua saúde fica comprometida.

Por isso, mais que trazer beleza e conforto, a decoração de sala ou de qualquer outro ambiente também contribui com a saúde das pessoas.

E aí, gostou de saber porque fazer a decoração de sala? Para deixar esse espaço ainda mais atrativo, que tal apostar em um bar em casa? Confira dicas e inspirações.

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adorei as dicas e vou aproveitar cada uma delas com muito carinho. É prazeroso arrumar e organiza aquele lugar que iremos desfrutar com as pessoas que amamos.

  2. Esse canal tem uma visão extraordinária do universo da decoração, e percebe-se o quanto as dicas, orientações e sugestões são relevantes, um sinal de que a transmissão das idéias tem um fundamento claro e objetivo. Ferramenta super importante para quem trabalha direta ou indiretamente com o assunto!

  3. Bom dia, tudo bem?
    Sou gerente de uma imobiliária, e temos um blog para interacao com os clientes, onde iremos postar dicas e matérias do mercado imobiliários e sobre decorações e designer interno.
    E achei essa sua materia interessante e gostaria de publica la em nosso blog, posso usa la?
    Posso colocar o link para seu site, e dados da publicação.

  4. Obrigada pelas dicas! Mas como deixar uma sala gostosa em um piso frio delicado azul e branco? Devo me limitar a essas cores na decoração?

  5. bom dia
    preciso adequar o que ja tem no apr que vou alugar, piso branco nao e porcelanatoa parede que vai colocar painel de tv esta em patina mostarda, o sofa- cama e marron , nao swi sw faco branco com madeira clara
    me ajude, estou pesquisando preco e design
    vc esta de parabens , gostei da sua linha, quero algo moderno com elegancia e pouco recurso rsrs sera que dá

  6. Excelentes dicas .Adorei e vou aproveitar em minha pequena casa mas um aconchegante lar.Grata!

  7. Eu gostei muito do conteúdo deste texto, com muitas imagens de referências e informações completas sobre cada aspecto. Parabéns !



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2023- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies