08.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
especificação bancada de porcelanato
Bancada de cozinha executada em Bianco di Lucca (Foto: Portobello)

5 dicas para especificar bancadas de porcelanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.12.2022
A colunista Lilian Santos, especialista em revestimentos, compartilha seu conhecimento sobre bancadas de porcelanato, desmistificando receios e reafirmando as vantagens do material
minutos de leitura

Quero começar falando que sim! As bancadas de porcelanatos podem ser aplicadas sem medo na cozinha e em qualquer ambiente. Pense bem: se o porcelanato pode ir no piso, até áreas de alto tráfego, você não precisa ter receio de colocá-lo em uma bancada. Mas, como qualquer outro material, ele possui características e cuidados quando aplicado na bancada, que vou te ensinar para você especificar e se sentir seguro com a escolha.

Cada vez mais arquitetos e designers de interiores tem especificado o porcelanato para bancadas. Suas principais vantagens são a baixa porosidade e alta resistência. Os porcelanatos lideram a lista de materiais menos porosos, ou seja, absorvem menos água e líquidos em geral. Isso faz com que eles não manchem com o tempo, dispensando as manutenções que ocorreriam com pedras naturais. Também não riscam com facilidade. Isso é particularmente importante na bancada da cozinha, na qual o uso frequente de facas pode comprometer o revestimento. 

E uma vantagem para nós que amamos um bom design é a estética! O porcelanato apresenta uma diversidade muito grande de padrões, que reproduzem madeiras, mármores, pedras rústicas, cimento queimado, entre outros. Há opções para qualquer estilo de decoração e eu sou apaixonada demais nesse estilo de bancada.  

Nos tópicos a seguir, esclareço algumas das principais dúvidas sobre o assunto.

1. Cozinhas: atenção ao tipo de porcelanato escolhido

A bancada é um elemento que merece total atenção na escolha dos revestimentos! Se nos banheiros e lavabos basta que ela seja resistente à intensa umidade; nas cozinhas e áreas gourmets, ela precisa ser resistente a água, altas temperaturas, utensílios pesados, riscos e outras manchas. Muita coisa para pensar, não é mesmo? Mas o porcelanato possui características técnicas que abraçam todas essas necessidades, se tornando o material ideal.

Na cozinha, uma excelente opção são os porcelanatos Color Body. Nesta nova tecnologia, exclusiva da Portobello, a massa tem a mesma cor da superfície. Assim, é possível dar o acabamento biselado na borda, que é resistente a lascamentos, sem prejudicar o visual.

porcelanatos Color Body
Códigos dos porcelanatos Color Body da Portobello e dimensões disponíveis (Foto: Portobello / Divulgação)
porcelanatos Color Body
Códigos dos porcelanatos Color Body da Portobello e dimensões disponíveis (Foto: Portobello / Divulgação)

2. A mão de obra deve ser especializada

Um erro muito comum é acreditar que o mesmo pedreiro que assenta o piso da obra pode realizar os cortes das bancadas. Para um resultado seguro e esteticamente agradável, é fundamental a contratação de uma mão de obra especializada. 

Uma das maiores dificuldades são as quinas, que precisam ser feitas com um acabamento de meia esquadria ou corte em 45 graus nos banheiros ou ambientes sociais e biselado nas cozinhas. Esta execução depende de muita técnica!

Hoje existem diversas empresas que oferecem esse serviço, como a Officina Portobello, que é referência em qualidade e facilita esta execução de bancadas comercializando cortes com este intuito, através da junção da maestria artesanal e da tecnologia de ponta. A Officina Portobello é um serviço exclusivo da Portobello Shop.

3. O custo da bancada depende muito

O que determinará o custo da sua bancada é a soma do preço da mão de obra e do material escolhido. Quando falamos em porcelanatos, temos uma variedade bem grande de valores dentro da categoria, determinado principalmente pelo formato. O valor de um porcelanato 60x120cm vai ser bem inferior ao de uma Lastra de 120x280cm, por exemplo.

O que quero te dizer que não tem uma ciência exata para afirmar se bancadas de porcelanatos são mais econômicas ou não comparadas aos outros materiais.

Vale sempre solicitar um orçamento para poder avaliar a melhor opção para seu projeto,

4. Eliminando emendas

Hoje, graças às Lastras, é possível fazer bancadas com poucas ou nenhuma emenda.

A Portobello tem muitos opções de formatos de porcelanato: 160x320cm, 120x280cm, 120x270cm, 120x260cm, 120x250cm, 160x160cm, 90x270cm, 90x280cm e 26x200cm. O uso de uma Lastra de tamanho similar ao da bancada diminui a quantidade de emendas, valorizando o resultado final. 

Se a peça for menor, será necessário fazer uma ou mais emendas. Essas juntas são mínimas e a colagem é feita com massa plástica. O ideal é utilizar um tom próximo à cor predominante no produto. Se a mão de obra for boa, elas ficaram imperceptíveis, então, fique tranquilo! 

Outra opção é fazer a bancada com níveis de alturas diferentes, criando um design arrojado, sem chamar atenção para as emendas. 

>>>>> Leia também: 6 dicas da Lilian para especificar Lastras

5. Bancada de porcelanato não é um elemento estrutural

Um erro comum de projeto ou na hora de solicitação de orçamento é os profissionais acharem que a bancada é um elemento estrutural, ou que tem que ser construída uma bancada de alvenaria e depois revestir com o próprio porcelanato.

Na verdade, a bancada de porcelanato vai ser fixada por uma grapa, mão francesa nas paredes,  muretas,  marcenaria ou até mesmo estruturas metálicas feitas com serralheiro. E a bancada é toda construída com o próprio porcelanato. A parte interna é porcelanato também! E aí está a importância de você ter uma mão de obra capacitada como a Officina Portobello, que vai te auxiliar em todas as etapas e te ajudar prevenir erros.

como especificar bancadas de porcelanato mármore travertino
Bancada de cozinha executada em Travertino Navona Grigio (Foto: Portobello)

6. Não esqueça do tempo de instalação

Como tudo na obra, a execução de uma bancada de porcelanato também tem prazos. Empresas que vendem bancadas de porcelanato costumam adotar o mesmo sistema de uma marmoraria. Após fechar o pedido, é necessário que os pontos de água e esgoto estejam definidos, e todo o banheiro revestido para a realização da medição técnica, projeto executivo e só depois a produção da bancada. Dependendo da empresa e da complexidade do projeto, os prazos variam de 20 a 60 dias para execução.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

5 dicas para especificar bancadas de porcelan...

5 dicas para especificar bancadas de porcelanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Matéria interessante.
    Acho que poderia só especificar que existem alguns tipos de aplicação ou confecção da bancada.
    1 feita com estrutura de metalon.
    2 feita com estrutura em ardósia.
    3 feita diretamente sobre uma bancada de concreto.

    Essas são as mais comuns, eu particularmente fazia em metalon, porém agora estou migrando para estrutura em ardósia, visando uma bancada mais coesa, com mais resistência a pancadas.

  2. Muito bom. Aprendi muito com minha bancada, pois cometi erros, como não contratar uma equipe especializada, e não conhecer os porcelanatos corretamente.

Lilian Santos
Colunista
Colunista

Lilian Santos é designer de interiores, CEO do Revestindo a Casa, maior plataforma com...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies