21.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
cuba de porcelanato
Cuba de porcelanato é resistente a manchas e altas temperaturas, além de permitir personalização (Projeto: Portobello)

Cuba de porcelanato: inspirações para cozinha e banheiro

calendar-blank-line
21.08.2023
Materiais, cores e outros aspectos da cerâmica aparecem também em cuba de porcelanato para levar elegância e praticidade a cozinhas e banheiros
minutos de leitura

A cuba de porcelanato é uma ótima opção para cozinhas e banheiros sofisticados. Afinal, há uma grande variedade de superfícies, texturas e cores para explorar. Sem falar nas outras vantagens do material, como a resistência e a durabilidade.

Por causa desses benefícios, a cuba de porcelanato é especificada por grandes escritórios, como a Doma Arquitetura. Inclusive, a Officina Portobello convidou a responsável pelo escritório, Patricia Pomerantzeff, para cocriar um verdadeiro sistema de design para personalizar cozinhas, chamado DOMATECA.

Nas linhas a seguir, conheça a linha e entenda melhor sobre as vantagens da cuba de porcelanato. Além disso, descubra 5 inspirações para apostar já!

DOMATECA traz cuba de porcelanato para cozinha prática

cuba de porcelananto portobello
Coleção em parceria com Patricia Pomerantzeff traz módulos para compor cozinha personalizada (Projeto: Portobello)

Arquiteta, artista plástica e youtuber, Patricia Pomerantzeff já fez vários vídeos para o YouTube mostrando projetos em que especificou cuba de porcelanato. Algo que ela já faz há cerca de 10 anos.

A preferência tem a ver com a praticidade do porcelanato, como veremos mais à frente sobre as vantagens desse material.

Para Patricia Pomerantzeff, a cozinha é um espaço-chave na vida das pessoas. Contudo, precisa refletir a personalidade e os gostos de quem vai usar.

Por isso, em sua criação com a Officina Portobello, elaborou opções que revelam uma cozinha única, prática, funcional e com personalidade.

O desafio foi sistematizar e democratizar a melhor solução para uma bancada de cozinha ideal. Como resultado, DOMATECA reúne uma biblioteca de módulos que podem compor de diferentes maneiras. 

Dessa forma, é possível selecionar aqueles que fazem mais sentido, de acordo com o checklist que cada um idealiza. Para isso, são levados em consideração aspectos como o uso da área molhada, os acessórios necessários, as cubas, bordas, o entorno, entre outros pontos.

Quando o assunto é cuba de cozinha, DOMATECA traz a Doma Sink. A proposta é compor uma área molhada com uma cuba em estilo farm sink, que se destaca no ambiente. Uma solução robusta e elegante, que imprime a marca da Doma Arquitetura. 

Principais vantagens da cuba de porcelanato

Mas, afinal, por que escolher uma cuba de porcelanato? Basicamente, ela é ideal não só para cozinhas, mas também para banheiros de todos os tamanhos e estilos. 

Afinal, além das vantagens estéticas, oferece ainda outros benefícios, que você confere na sequência.

cuba de porcelanato para banheiro
É possível apostar na reprodução de diferentes materiais na cuba de porcelanato, como o mármore neste projeto acima (Projeto: Marla Bravim)

Sofisticação

Sobretudo no caso da banheiro, é um ambiente que não costuma ter tantos elementos estéticos. Por isso, é importante escolher com cuidado os revestimentos e as cerâmicas.

Nesse sentido, a cuba em porcelanato pode contribuir para um espaço mais sofisticado. Isso, claro, sem abrir mão do aconchego e do bem-estar que são muito importantes na decoração, tanto da cozinha quanto do banheiro.

Isso acontece porque a cuba em porcelanato oferece diferentes possibilidades, o que faz com que esse elemento funcional ganhe destaque.

Pode ser, por exemplo, uma peça única, com destaque para o desnível que serve para escoar a água.

Personalização

cuba de porcelanato amadeirado
A cuba de porcelanato pode interpretar diferentes materiais naturais, como a madeira (Projeto: Karine Mayrink)

De maneira geral, o porcelanato conta com diferentes formatos, padrões e cores. Portanto, permite a personalização dos ambientes.

Ao optar pela cuba de porcelanato, basta escolher o material (reprodução de mármore, madeira, pedra, concreto etc.) que melhor se encaixa no estilo de decoração. Além de levar em consideração as preferências de quem vai usar o espaço.

Facilidade de limpeza

O porcelanato é fácil de limpar, e a cuba nesse material não é diferente. Além de não precisar de produtos específicos para manter o ambiente livre da sujeira, o cuidado no dia a dia é bem simples. De maneira geral, basta passar um pano úmido.

Contudo, se você precisar realizar uma limpeza mais pesada, dá para usar produtos como detergente neutro ou saponáceo cremoso. Lembrando que ambos precisam estar diluídos em água.

Baixa absorção de água

Por causa dessa característica, a cuba em porcelanato não mancha. Isso é importante, principalmente, no caso da cozinha. Afinal, esse é um espaço em que as pessoas manuseiam líquidos e alimentos que podem conter corantes.

Essa resistência também torna o material mais fácil de limpar. Por sua vez, isso garante maior durabilidade.

cuba de porcelanato de pedra
Entre os diferenciais da cuba de porcelanato está a baixa absorção de água (Projeto: Arquiteta Bianca Sefidvash / Fotografia: @danielamagariofotografia)

Bacteriostático

Uma das características do porcelanato é o fato de não permitir que micro-organismos proliferem em sua superfície.

Ou seja, perfeito para espaços como cozinhas e banheiros, em que é necessário manter a higiene. Sem falar que isso ajuda na hora da limpeza.

Leia também:

Alta durabilidade

As características anteriores reforçam esse tópico, que diz respeito à durabilidade da cuba de porcelanato. Isso acontece por se tratar de um material bastante rígido.

De maneira geral, é pensado para suportar atrito, mudanças de temperatura, além de peso, por exemplo. Portanto, ao contrário do que muita gente pode pensar, o porcelanato é altamente resistente.

Resistência a altas temperaturas

cuba de porcelananto portobello
Cozinha com cuba de porcelanato se torna mais prática, já que suporta altas temperaturas (Projeto: Portobello)

Tanto no caso de cozinhas quanto de banheiros, esse é um ponto interessante na cuba em porcelanato. Afinal, você pode precisar apoiar elementos quentes na superfície. Esse é o caso de secadores de cabelo ou panelas, por exemplo.

Sendo assim, ao optar pelo porcelanato, não haverá prejuízos estéticos à cuba. Portanto, isso contribui com a durabilidade.

5 inspirações de cuba de porcelanato

Agora que você já conhece as principais vantagens da cuba de porcelanato, acompanhe 5 inspirações para o seu ambiente.

1. Farm sink é cuba de porcelanato estilo fazenda

cuba de porcelanato estilo farm sink
Estilo farm sink também pode aparecer em porcelanato (Projeto: Portobello)

A farm sink é um tipo de cuba que tem a parte da frente sobressalente e à mostra. Traz para o espaço uma ideia de “cozinha de fazenda”, com todo o aconchego que esse tipo de ambiente proporciona.

De semiencaixe, essa é uma cuba ideal para cozinhas planejadas. Inclusive, como vimos anteriormente, a Portobello tem um produto especial para ambientes desse tipo.

Entre os módulos disponíveis na coleção DOMATECA, há a cuba de porcelanato nesse estilo, que ajuda a levar o ar rústico, mas ao mesmo tempo atemporal e contemporâneo.

2. Cuba esculpida é elegante

cuba de porcelanato esculpida para banheiro
Há diferentes formas de ter uma cuba esculpida, garantindo a personalização (Projeto: Ana Paula Ronchi)

Já a cuba esculpida é moldada diretamente na bancada. Portanto, requer maior planejamento, além de mão de obra especializada para a instalação.

No entanto, você pode contar com as soluções da Officina Portobello. Assim, é possível encontrar peças prontas para serem instaladas em bancadas de diferentes tamanhos e formatos.

Isso sem falar que são cubas em porcelanato que conferem um design personalizado e moderno a banheiros e cozinhas de todos os estilos. No projeto acima, a cuba esculpa Ícaro tem assinatura do designer e arquiteto Jader Almeida, parceiro da Portobello.

3. Reprodução de concreto é ideal para decoração contemporânea

cuba de porcelanato para banheiro
Concreto é material ideal para ambiente industrial e moderno (Projeto: Portobello)

Uma das grandes vantagens do porcelanato é o fato de reproduzir diferentes materiais, como é o caso do concreto.

Com uma cuba de porcelanato assim, é possível adicionar modernidade e um toque contemporâneo à decoração.

O estilo ainda fica ótimo em espaços com aspecto industrial, e é capaz de conferir aconchego. Sobretudo quando há a combinação com elementos naturais como plantas e têxteis.

4. Cuba de porcelanato pode ser acoplada à bancada

cuba de porcelanato na bancada da cozinha
Bancada com cuba de porcelanato é solução prática para cozinha (Projeto: Portobello)

Minimalista e versátil: assim é a bancada com cuba de porcelanato embutida que surgiu da parceria entre a Portobello e o chef Alex Atala.

A²to traz ainda brasilidade por meio do design inspirado em atos ancestrais de cozinhas e conviver no mesmo espaço.

Seu design integrado oferece sofisticação e permite criar espaços autênticos, uma vez que é discreto e fácil de combinar com outros elementos.

5. Variação de formatos permite cuba diferenciada

cuba de porcelanato cilíndrica
Variedade de formatos é vantagem da cuba de porcelanato (Projeto: Portobello)

E que tal uma cuba de porcelanato em forma de cilindro? Essa é uma das diversas possibilidades do material, sobretudo ao escolher produtos da Officina Portobello.

Discreta e compacta, essa é uma cuba de porcelanato assinada pelo designer Guilherme Wentz para a Portobelllo, criada para quem privilegia um visual diferenciado e moderno, para se destacar na decoração do banheiro.

Uma das possibilidades da cuba de porcelanato é apostar na reprodução de pedra. Conheça os mármores italianos que aparecem em cerâmica!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cuba de porcelanato: inspirações para cozin...

Cuba de porcelanato: inspirações para cozinha e banheiro

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu achei tudo muito lindo sou muito curioso
    estou fazendo um banheiro aqui em casa vou tentar fazer o lavatório de revestimento vamos ver como vai ficar sou curioso costo de criatividades

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies