16.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Um banheiro com banheira branca. Uma janela grande com árvores na vista.
Projeto de banheiro de luxo tem banheira como destaque (Projeto: )

Projetos de banheiro de luxo: saiba o que observar e confira inspirações

calendar-blank-line
16.01.2023
Quer um banheiro luxuoso mas não sabe como combinar revestimentos e objetos para criar um ambiente elegante e agradável? Confira as inspirações que separamos para te ajudar nessa missão
minutos de leitura

O banheiro é um dos ambientes mais utilizados em uma casa. Por isso, muitas pessoas, ao construírem ou reformarem sua moradia, dedicam um projeto exclusivo para o local. Assim, é possível conseguir aproveitar uma área ampla com revestimentos refinados além de espelhos, louças, metais, armários e banheira.

Diante de tantas possibilidades, pode ser um desafio combinar tudo sem perder a elegância e o conforto que o espaço exige. Se você sonha em ter um banheiro luxuoso na sua casa, o Archtrends preparou algumas dicas de decoração com projetos para te inspirar. Confira!

Como projetar um banheiro de luxo?

Para garantir a sofisticação de um banheiro de luxo, é indispensável pensar em todos os detalhes para que tudo fique harmonizado na decoração. Utilize materiais de qualidade e abuse das tecnologias disponíveis. Confira outras sugestões:

Lavabo com frontão em Chevron Golden Calacata, paredes em verde intesno e detalhes dos metais em dourado.
O banheiro de luxo tem uma harmonização perfeita entre o revestimento e sua decoração (Projeto: Isabella Magliarelli)

Escolha os tipos ideais de revestimentos

A base da decoração de um banheiro é o revestimento. Antes de optar por um estilo, temos que considerar a qualidade do material que será utilizado no local. O porcelanato tem se destacado neste tipo de projeto para revestir pisos, paredes e até as bancadas do banheiro. Ele apresenta alta resistência, durabilidade e alto grau de impermeabilidade, além de apresentar diversas opções de cores, texturas e estilos.

Para as paredes, o porcelanato polido é uma ótima opção. Esse tipo apresenta superfície mais brilhante e pode ser um ponto de destaque. Já para o piso, é preciso pensar na segurança. Por ser uma área úmida, o indicado é optar por revestimentos menos escorregadios.

O porcelanato natural não recebe nenhuma camada de tratamento na sua superfície e, por isso, atende a aos critérios da área molhada com alta qualidade.

parede de um banheiro com revestimento em porcelanato natural.
O revestimento leva personalidade e estilo ao banheiro de luxo (Projeto: Haus Arquitetos)

Revestimentos marmorizados

O uso da beleza natural nas decorações de ambientes é uma tendência que veio para ficar. O porcelanato inspirado no mármore mantém a beleza indiscutível do material, além de possuir boa resistência.

Banheiro com revestimento em mármore, duas cubas e dois espelhos.
O revestimento marmorizado confere um conceito urbano contemporâneo, com características únicas (Projeto: Fernando Pherpa)

Eles podem ser encontrados em tons mais claros, como os que reproduzem o mármore palissandro, ou mais escuros. A escolha entre eles irá definir um banheiro de luxo mais clássico ou mais ousado.

Leia também: 

Revestimentos de grandes proporções

As Lastras são porcelanatos de grandes proporções que podem ser utilizadas para revestir áreas amplas. Por isso, elas exigem menos rejunte durante a sua colocação, fornecendo um visual mais contínuo. O material pode ser utilizado no banheiro para revestir o piso, a parede, cubas, formar painéis, móveis e bancadas.

Além disso, as Lastras reproduzem fielmente diversos materiais como madeira, mármore, pedra e cimento, permitindo uma infinidade de estilos em uma decoração luxuosa.

Revestimentos de cores clássicas

Branco sempre foi a cor queridinha para o ambiente. Com o decorrer do tempo e a evolução dos materiais, ela foi combinada com outras e ganhou diferentes texturas. Atualmente, o banheiro cinza vem ganhando espaço e é uma opção para quem quer sair da mesmice.

A cor preta pode causar estranhamento para muitos, mas é possível utilizar algumas soluções para diminuir o impacto visual.

Banheiro de luxo com paredes e piso  revestidos com o porcelanato palissandro 120 x 120 cm. Revestimento  madeira carvalho para os moveis.
O revestimento de cores clássicas é aposta certa em banheiros (Projeto: Caroline Rodrigues)

Crie desenhos de móveis funcionais

Quando falamos em móveis para banheiro, nos limitamos ao armário logo abaixo da cuba. Mas saiba que em um banheiro luxuoso esse item vai muito além. Em um ambiente espaçoso, é possível integrar uma bela poltrona e até uma mesa de apoio para criar um ambiente relaxante para momentos de spa, por exemplo. Nichos ou prateleiras podem deixar os cosméticos, sais de banho e perfumes com acessos fáceis e ainda serem um objeto decorativo.

Voltando ao armário da cuba, ele é um grande aliado para organizar itens de higiene. Para deixá-lo sofisticado, escolha modelos com cores que harmonizem com a decoração. Uma porta ou gaveta espelhada pode acrescentar um toque refinado e combina com diversos estilos.

Banheiro de luxo com grande espelho iluminado e gavetas de madeira.
Os móveis levam funcionalidade e estilo ao banheiro de luxo (Projeto: Diego Revollo Arquitetura)

Use luzes e espelhos

Um projeto de iluminação é importante para deixar o banheiro mais claro e valorizar os detalhes da decoração. Utilize spots direcionados para o local que deseja destacar. Luminárias próximas ao espelho são grandes aliadas para a aplicação da maquiagem. Se o local contar com luz natural, explore essa vantagem.

Uma ideia para um banheiro de luxo com banheira é planejar uma iluminação mais branda, pensada para os momentos de relaxamento.

Banheiro monocromático revestimento Pietra Lombarda no piso, parede, nicho e também na bancada.
É preciso se atentar a iluminação do banheiro (Projeto: Juliana)

Incremente a decoração com lustres, plantas e outros elementos

Alguns objetos decorativos podem deixar sua decoração ainda mais luxuosa, como um belo lustre no centro do espaço ou um pendente discreto em cima da bancada. Um vaso de plantas próximo da banheira leva o verde da natureza para o local.

Banheiro com cerâmica em cores pasteis, 5 lampadas penduradas no teto, espelho redondo, decoração de flores e detalhes em dourado.
Decoração conta com revestimento colorido (Projeto: Adriele Fernanda Zini de Melo)

Capriche nos acabamentos metalizados

Outra dica boa para um banheiro de luxo é investir em itens metalizados dourados, em cobre ou rose gold. Essas cores transmitem elegância para esse tipo de decoração. Elas podem estar em objetos como torneira, chuveiro ou em acessórios como puxadores dos armários, luminária e na moldura do espelho.

Projetos de banheiros de luxo para se inspirar

Agora que você já viu algumas dicas para considerar no seu projeto de banheiro de luxo, confira opções de combinação para se inspirar:

Banheiro de luxo grande e espaçoso

Um grande espaço para projetar um banheiro de casal nos permite pensar em diversas soluções para deixá-lo funcional. Se ele faz parte de uma suíte, uma bancada ampla de porcelanato com duas cubas e uma área de banho com dois chuveiros é ideal para deixar o lugar confortável para os moradores. Uma claraboia também é uma alternativa para explorar a luz natural.

Se quiser ousar, aproveite o espaço para utilizar uma textura de destaque no revestimento de uma das paredes, como um cimento queimado. Manter os outros itens em tom neutro é a dica para deixar tudo harmonizado, e obter um ambiente luxuoso e agradável.

Banheiro de luxo com duas cubas e uma banheira com decoração de plantas penduradas e dois chuveiros.
O banheiro de casal fica bonito e funcional com duas cubas de porcelanato (Projeto: Val Monteiro)

Banheiro de luxo pequeno

Para decorar um banheiro pequeno e deixá-lo luxuoso opte por utilizar o branco e cores neutras como bege, off-white nos revestimentos e louças. Use o espelho como um aliado para aumentar a sensação de amplitude das cores claras. Uma dica para ambientes menores é usar um espelho sem moldura, de formato retangular com altura da bancada até o teto. Os detalhes de sofisticação podem ser inseridos em pequenos detalhes como em uma iluminação embutida diferenciada e um vaso de plantas sobre a bancada.

Banheiro de luxo pequeno em cores brancas e detalhes em dourado.
Os espelhos dão uma sensação de amplitude em um banheiro pequeno (Projeto: Ana Toscano Arquitetura e Interiores)

Banheiro de luxo com banheira em destaque

Uma banheira de chão no centro de um banheiro deixa o ambiente super luxuoso! Um lustre discreto cobre a destacando deixa os momentos de spa ainda mais agradáveis. Opte por uma combinação de revestimento na parede e no piso em tons acinzentados, como o indicado abaixo.

banheiro de luxo, com banheira e chuveiro.
A banheira pode incrementar um banheiro de luxo (Projeto: Rafael Ramos Arquitetura)

Banheiro de luxo com cores escuras

Os revestimentos escuros podem deixar o banheiro ainda mais chique. Opte por deixar essa opção para as paredes ou para os acessórios. Escolha uma cor clara para contrastar e não pesar visualmente a decoração. O branco é sempre uma ótima pedida, outras seriam o cinza claro ou bege. Para uma decoração mais ousada, combine móveis ou itens decorativos em cores vibrantes, como vermelho ou amarelo.

Banheiro de luxo com móveis em cores escuras.
As cores escuras levam mais elegância ao banheiro de luxo (Projeto: Pedro Luiz de Marqui)

Banheiro de luxo com revestimento amadeirado

A beleza da madeira em um banheiro pode ser explorada nos revestimentos e móveis. Os porcelanatos de formato régua dão um efeito super diferente nas paredes e no piso e visualmente ficam muito parecidos com o material natural - que são inviáveis em áreas molhadas.

Espelho ovais com a borda metálica preta irão fornecer um ar de modernidade ao ambiente, em conjunto com o tom de marrom que prevalece na decoração.

Banheiro de luxo com revestimento amadeirado na parede e uma banheira branca.
O revestimento amadeirado transmite sensação de calor e conforto ao ambiente (Projeto: Quintino Facci Arquitetos)

Após conferir algumas opções, qual foi o seu projeto preferido? Confira o post Soluções projetuais para um banheiro funcional para mais dicas.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Projetos de banheiro de luxo: saiba o que obs...

Projetos de banheiro de luxo: saiba o que observar e confira inspirações

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies