14.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Domateca cozinha porcelanato
Domateca oferece uma biblioteca de soluções para cozinha, que podem ser combinadas para criar projetos únicos, incluindo a área molhada que remete a uma farm sink, aqui executada em Dansk Cement Graphite (Imagem: Portobello)

Por que a Doma Arquitetura aposta no porcelanato para bancada de cozinha 

calendar-blank-line
14.03.2023
Patricia Pomerantzeff cocriou com a Officina Portobello a Domateca, um sistema de design para personalização inteligente de cozinhas, apresentada pela primeira vez na Revestir
minutos de leitura

Bancada de porcelanato foi um tema polêmico por um tempo. “Ainda é”, me corrige a arquiteta Patricia Pomerantzeff, à frente do escritório Doma Arquitetura. Com foco no desenvolvimento de projetos de reformas residenciais, e, em muitos casos, no acompanhamento da obra, Pat possui ampla experiência na especificação de bancadas e afirma com segurança que não se passa de um preconceito infundado.

Patricia Pomerantzeff, arquiteta à frente da Doma Arquitetura (Retrato: Mariana Orsi)

“Já fiz vídeos executando testes em diferentes superfícies e o porcelanato sempre ganha”, afirma. A arquiteta especifica bancadas de porcelanato para as cozinhas que projeta há cerca de 10 anos. “Os clientes sempre pedem bancadas práticas. Não pode manchar, precisa poder apoiar panela quente sem preocupação, ter fácil manutenção. Outros materiais mancham, não aceitam altas temperaturas, precisam de produtos específicos para limpeza. Porcelanato é o mais prático”, elabora. É uma década de testes de funcionalidade não apenas em amostras, mas em projetos reais.

bancada com lastra tijolosrústicos  no piso da cozinha
Cozinha do projeto Tucano, com bancada executada em Lastra Oh!Take Mountain (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

Por que então ainda há controvérsia, tanto entre pessoas leigas, mas até entre profissionais de arquitetura? “Algumas pessoas questionam a resistência. Realmente, precisa ter a estrutura certa. Se instalar errado, uma bancada de granito também vai dar problema. Se a instalação for estudada e seguir as instruções, a bancada de porcelanato também é muito resistente”, explica Pat.

domateca com bancada de porcelanato para cozinha
A Doma Arquitetura é adepta das bancadas de porcelanato para cozinha pelas características técnicas do material (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

O preconceito também pode vir da mão de obra de marmoraria, ou, nesse caso, porcelanateria, que desencoraja o cliente por não saber exatamente como beneficiar o material. “O porcelanato é mais trabalhoso e mais delicado do que uma pedra para cortar e colar”, confirma Patricia. Para executar e instalar bancadas de porcelanato, é preciso mão de obra especializada. O mercado está crescendo no Brasil. 

Para a cozinha da Portobello Shop Pacaembu, a Doma Arquitetura criou uma solução leve para a ilha, com colunas e tampo de espessura slim com forma arredondada (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Fran Parente)

“É importante evoluir”, acredita a arquiteta. Ela afirma que jamais contraindicou o porcelanato para as bancadas das cozinhas que cria. E as cozinhas costumam ser protagonistas nos projetos da Doma. “No questionário ao início do projeto, perguntamos qual o cantinho da casa preferido do cliente. 90% respondem que é a cozinha. A gente vê muito como o coração da casa”, conta Pat.

cuba farm sink na cozinha
A cuba proeminente farm sink se tornou uma marca estética da Doma Arquitetura (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Fran Parente)

Pessoalmente, Pat não é exatamente uma mestre cuca, mas, apesar de não pilotar o fogão, curte a cozinha como local de encontro. “É um prazer como mãe alimentar meus filhos. Eu sinto que é um momento mesmo de conexão”, diz. E, como arquiteta, afirma: “é meu espaço preferido de projetar em uma casa”.

Domateca: uma biblioteca de soluções por Doma

Cozinha utilizou área molhada da Domateca na ilha em Borghini Viola, da Coleção Portobello 2023 (Imagem: Portobello)
 bancada Domateca
Área molhada é um diferencial da bancada Domateca (Imagem: Portobello)

Na Expo Revestir 2023, maior feira de revestimentos da América Latina, que acontece entre 14 e 17 de março, a Doma Arquitetura está apresentando pela primeira vez Domateca, a linha de bancadas de porcelanato para cozinhas cocriada com a Officina Portobello, marca de mobiliário em porcelanato da Portobello Shop. “Eu amo tirar um projeto do papel”, afirmou Patricia, duas semanas antes da Revestir. A nova linha chegará às 150 lojas da rede em todo Brasil após a feira.

>>> Saiba tudo sobre a coleção Authentic da Portobello na feira Expo Revestir 2023

Mais do que um produto pronto, Domateca é um sistema de design para personalização inteligente de cozinhas. Foram traduzidos em design o uso da área molhada, os acessórios, as cubas, as bordas, sistematizando e democratizando a bancada da cozinha de porcelanato. Um diferencial com a identidade da Doma é a área molhada como protagonista, em uma solução robusta e elegante, como as farm sinks tão usadas pelo escritório. 

cozinha minimalista em madeira, preto e mármore
Neste projeto, cuba em Dansk Cement Gaphite e bancada em Oh!take Moon compõem a Domateca (Imagem: Portobello)

A linha é uma biblioteca de módulos componíveis, que são combinados para criar projetos únicos. “Buscamos oferecer versatilidade. Na Doma, atendemos um público muito vasto, pelo alcance internet”, conta Pat, que produz conteúdo no Instagram e no YouTube para mais de 1 milhão de seguidores em cada canal. “A gente faz desde kitnets de 20 m2 até apartamentos de 2 mil m2. A Domateca é para todo esse público, uma biblioteca de soluções”. 

Patricia pretende, de fato, usar muito a Domateca nas suas cozinhas. Antes, o escritório se desdobrava para detalhar as bancadas e desenvolver fornecedores. “Agora, temos redonda uma solução que antes eu não encontrava no mercado. Estou feliz de poder oferecer para os nossos clientes. Espero ver muito por aí!”, afirma com animação.

Aproveite e confira a entrevista dada pela arquiteta Patricia Pomerantzeff Archtrends Podcast:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Por que a Doma Arquitetura aposta no porcelan...

Por que a Doma Arquitetura aposta no porcelanato para bancada de cozinha 

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies